Gonncalo Escreveu:Bem, ontem houve o "Dia da Marinha" na base do Alfeite e eu peguei na minha Canon 60D e fui tirar lá umas fotos aos navios.
Quando voltei todo feliz, fui ver as fotos no computador, estavam excepcionais e tal, muita qualidade...
Mas quando vou a colocar no facebook, elas acabam por perder muita muita muita qualidade...
Penso que a dimensão das fotografias está um pouco grande: 5184x3456px
Alem disso ando a tirar fotos em .JPG, e penso que o JPG não presta. ):
Já ouvi falar dos .raw ou uma coisa assim...
Pronto, agora como é que eu faço para a qualidade das fotos ficarem dignas de ser de uma canon?
A que parte do menu é que vou??
Já agora, que programas utilizam vocês para editar fotos?
Curiosidade: Sabiam que 2 das minhas fotos foram partilhadas pelo Vereador da Câmara de Almada? Estou famoso (just kidding)

Já agora quem quiser dar dicas, aceito tudo! ((((:
Imagens partilhadas pelo Facebook do Sr. Matos:

Aqui podem reparar a qualidade que ficou as imagens!

Primeiro que tudo li esta thread na diagonal. Por isso o risco de dizer "baboseiras" é grande!!
Antes de colocares fotos na net a primeira coisa que deves fazer é redimensioná-las para um tamanho decente!
Se tentaste fazer o upload de uma foto 5184x3456 além de demorar uma eternidade a carregar (se o site permitir) ela irá ser redimensionada automaticamente ao tamanho definido no site onde o estás a fazer (facebook, foruns, etc) ficando toda pixelizada.
Se tens uma Canon, elas costumam trazer uns CDs que têm umas ferramentas giras.
Pessoalmente, e porque o único tratamento que costumo dar às fotos é redimensionar, "tapar" matricular e "tapar" containers.

costumo usar a ferramenta de edição de imagens que vem com o Office!
A nível de RAW e JPG.
O RAW é mais utilizado pelos profissionais da fotografia.
Tal como o nome diz a foto é RAW (Crua). Ou seja, a foto contém toda informação (cores e suas tonalidades, etc)!
Eu costumo dizer que "guardou tudo o que estavas a ver"! Por isso é que os ficheiros têm um tamanho gigantesco.
Quando dizes que o JPG não tem qualidade, isso é mentira!! Tem!!
A diferença é que o JPG "comprime" a informação retirada da imagem! Por exemplo, há tons e cores que o olho humano não detecta!! Então porquê essas cores e tons estarem presentes na imagem se nós não a vemos?? (semelhante ao mp3 na musica).
Simples o JPG elimina da imagem todas a informação que não precisamos!
Estava a olhar para a imagem que tem a vela do navio e tens aí um bom exemplo onde poderás ver as diferenças entre RAW e JPG.
Se contares o nº de cordas e cabos que seguram o mastro irás encontrar muito mais na foto RAW do que na foto JPG.