Hints em inglês, please!!

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 06 jun 2012, 14:12

Mensagem Post: #81 a quarta 26 set 2012, 12:26 

Re: Hints em inglês, please!!

paulohercules Escreveu:"Lingua franca é uma expressão latina para língua de contacto ou língua de relação resultante do contacto e comunicação entre grupos ou membros de grupos linguisticamente distintos para o comércio internacional e outras interacções mais extensas."
"O inglês é a lIngua franca atual no mundo dos negócios internacionais no ocidente e na diplomacia." 8-)

Quem decidiu isso? Os americanos? Aliás ainda não está provado que Colombo não era Português!!!
Quem descobriu metade do Mundo foram os Tugas ... falem Português sff.

Em Damão e Diu ainda há descendentes Tugas com muito orgulho em saber falar Português ...!

Se vou para lá não há hints em tuga, nem falam Português ... logo verificando-se o oposto eles que aprendam ... respeito os outros, cada qual faz como a sua consciência manda, para mim nem tem conversa, eles que aprendam, quantos exemplos têm com logs em Português feitos por "kamones yess" nem que fosse à martelado do google (unknown-) (unknown-)
Aka João Narciso, Geocaching BTT Rio Azul, FB Joao Narciso
Membro fundador dos GOLFINHOS BTT Rio Azul

Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 09 abr 2010, 22:39

Mensagem Post: #82 a quarta 26 set 2012, 12:31 

Gostava de vos ver a fazer geocaching no estrangeiro, e não falo de encontrar uma cache ou duas à porta do hotel, falo de sair de manhã e voltar à noite (como provavelmente fazem cá), conhecer e descobrir os locais, e se não for um dia, mas for uma semana, ou até duas, como fiz nas últimas férias, acham mesmo que se pode fazer o trabalho de casa? Acham que o google translator serve para alguma coisa? Em caso de dúvida, a resposta é não.
ImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #83 a quarta 26 set 2012, 12:39 

Joao Narciso Escreveu:Ainda não fiz nenhuma lá fora ... mas já li muitas ... em checo, russo etc etc ... google tradutor ... dá erros??!! Dá ... mas eles cag@@-se para mim ... e nós pela hospitalidade tuga e necessidade de divisas (para os ricos claro) ... toca lá a traduzir hints ... se possivel a listing toda ...

No estrangeiro há muitas listings e hints apenas na língua nativa, mas também há algumas com lintings e hints em inglês. Tudo tem a ver com os horizontes e visão dos owners.
Lá como cá, também há alguns que preferem manter-se orgulhosamente sós :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #84 a quarta 26 set 2012, 13:00 

Por acaso nunca fui à Alemanha nem fiz geocaching no centro da Europa mas se calhar no dia que vier de lá venho a dizer qualquer coisa como "aqueles gajos são umas bestas, escrevem tudo em alemão".
Mas se calhar um alemão que venha a Portugal até vai a dizer "estes gajos são umas bestas, escrevem tudo em portugueisich, menos meia dúzia que escrevem em inglês e a malta até entende"...

E lá por os alemães fazerem finca-pé em termos de não usar inglês isso não quer dizer que nós tenhamos que fazer ou que seja essa a posição mais amiga dos visitantes. Se há gente com quem não quero ser equiparado é com os alemães... e os espanhóis, e os franceses... e mais uma meia dúzia de povos que não vou colocar aqui... :twisted:

Tudo depende da visão do owner e do público alvo das suas caches. Quem usar uma língua que, por muito que falem e discutam, é conhecida por mais de 80 % dos geocachers de todo mundo está a abrir as portas a toda essa gente. Quem opta por usar uma língua conhecida por uma fracção muito mais pequena, não quer dizer que feche a porta aos outros mas pelo menos encosta-a...

As minhas caches têm como objectivo serem visitadas, por isso tento que qualquer pessoa que a queira visitar a entenda. Mas também tenho caches totalmente em Português, são caches que muito dificilmente um estrangeiros irá fazer e também tenho caches unicamente em Inglês por motivos variados.
E já recebi logs de estrangeiros a agradecer por ter a descrição e hint em Inglês...
Curiosamente quando uso o tradutor do Google ponho sempre para me dar o resultado em Inglês, porque é a tradução que sai melhor e melhor se percebe...

Por essa razão, prefiro usar uma linguagem que provavelmente mais de 80% dos geocachers do mundo conhece e 80% dos geocachers portugueses conhece, em vez de exclusivamente uma linguagem que 100% dos geocachers portugueses conhece mas apenas 10% ou menos dos geocachers do mundo conhece...
Estes valores são meras suposições mas a ordem de grandeza não deve variar por aí além...

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #85 a quarta 26 set 2012, 13:04 

Joao Narciso Escreveu:
paulohercules Escreveu:"Lingua franca é uma expressão latina para língua de contacto ou língua de relação resultante do contacto e comunicação entre grupos ou membros de grupos linguisticamente distintos para o comércio internacional e outras interacções mais extensas."
"O inglês é a lIngua franca atual no mundo dos negócios internacionais no ocidente e na diplomacia." 8-)

Quem decidiu isso? Os americanos? Aliás ainda não está provado que Colombo não era Português!!!
Quem descobriu metade do Mundo foram os Tugas ... falem Português sff.

Consultaste os links ?

http://www.geopt.org/index.php?option=com_jfusion&Itemid=53&jfile=viewtopic.php&p=112273#p112273

"O português serviu de lingua franca na África e Ásia nos séculos XV e XVI.
Quando os portugueses começaram a explorar os mares da África, América, Ásia e Oceania, tentaram comunicar-se com os nativos misturando uma versão da lingua franca, influenciada pela português com as línguas locais.
Quando navios ingleses e franceses chegaram para competir com os portugueses, a tripulação tentou aprender esse "Português truncado".
Através de sucessivas mudanças ao longo do tempo, a lingua franca, junto com o vocabulário português, foi substituída pela língua dos povos em questão."
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Small
Small

Registado: domingo 02 jan 2011, 23:14

Mensagem Post: #86 a quarta 26 set 2012, 13:20 

Eu estive na Eslovénia no ano passado e raramente via uma listing em inglês, o que tornou a minha vida bem difícil e fiz umas 5 caches por essa razão! Se calhar, se as listings estivessem em inglês, ou um resumo da listing, ou uma frase, algo que ajudasse o geocacher na procura ou o porquê da cache estar ali, se calhar tinha me safado melhor. Mas também não vim para Portugal querendo fazer o mesmo aos estrangeiros que cá vêm.Outra razão é o de muitas pessoas usam as PQ e só vêm a listing quando estão perto da cache e ai não há tradutor do google que os safe!
Imagem ImagemImagem

Regular
Regular

Registado: domingo 25 abr 2010, 20:54

Mensagem Post: #87 a quarta 26 set 2012, 13:41 

Joao Narciso Escreveu: eles que aprendam ...

Este é sem dúvida o meu argumento preferido neste tipo de discussões!
Não sei bem quem são "eles", mas assumindo que será qualquer pessoa que não a própria isto implica que para haver comunicação, todos os outros terão que aprender outra língua, qualquer que ela ela seja.

Eu cá gosto de aprender coisas, tenho este defeito, por isso não me importo de aprender outra língua, e de a usar para ler ou escrever.
Não é isso que nos rouba a identidade, muito pelo contrário, mas claro o caminho mais fácil é achar que os outros estão errados.
Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #88 a quarta 26 set 2012, 14:01 

SandroD Escreveu: usam as PQ e só vêm a listing quando estão perto da cache e ai não há tradutor do google que os safe!

Ora ai está ... sacam as PQ não importa o quê ... e não leiem as listings ... depois não se podem queixar ... afinal o que importa é ter um número elevado de caches sempre disponiveis para fazer onde quer que vão, as listings ficam para segundo plano ... aí já não importa a história local, o motivo da cache etc etc ... se fizessem os DNF ... de certo que era bem mais elevado que os números elevados de founds que alguns orgulhosamente mostram nas assinaturas, isto é um newbie a falar cheio de inveja ... antes o que o escrevam ... já está ...!

Façam os trabalhos de casa ... se forem à pesca de barco em zona desconhecida... sem fazerem os trabalhos de casa ... acabam a gritar por socorro!! [:D]

Fazer geocaching ser ler as listings ... pode-se tornar perigoso ... são os mais experientes que o afirmam, ou não?

Não se fala em identidade, fala-se em ser eternamente vassalo das grandes potências mundiais, de vassalagem, como em quase tudo neste país em relação ao estrangeiro, se nós podemos aprender eles ( e eles, são todos os não tugas) também podem!

Posso achar que os outros estão errados, ou não? Ainda estamos em democracia e terei esse direito (pelo menos dizem que sim) ... agora pode-se ter essa ideia baseada em factos que para uns estão certos e os outros acham que não, tal como o caminho que este país segue!

Não será prepotencia minha pensar assim, nós somos os eternos bonzinhos da Europa e do Mundo, povo acolhedor, pacato etc etc e ve-se onde chegámos com essa atitude!

Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #89 a quarta 26 set 2012, 14:09 

E ainda ...

Ainda me resta dizer (alias pode deduzir do que escrevo aqui), apesar de ter internet em casa, tenho a 3ª classe mal tirada e pouco sei de inglês, não falo alemão, nem checo, nem russo ... mas gosto de geocaching, ora qual a listing feita em alemão e português?

Terei de voltar para a escola para poder geocaching na alemanha, ou usar o google com umas dicas de uns amigos, certo?

Ora aí está, quando tiver uma cache minha (se, tiver), vai ter de ser em TUGA, não sei inglês temos pena.

Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #90 a quarta 26 set 2012, 14:25 

Joao Narciso Escreveu:Fazer geocaching ser ler as listings ... pode-se tornar perigoso ... são os mais experientes que o afirmam, ou não?

Exacto, é nessa perspectiva que, quando num país onde não entendo a sua língua, agradeço quando têm essa informação em inglês. Como tal, trato os outros da forma como gostaria de ser tratado: providenciando toda a informação essencial em inglês :)
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes