Reposição de caches

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quinta 05 mai 2011, 10:44

Mensagem Post: #31 a quarta 29 ago 2012, 09:44 

Re: Reposição de caches

pcsilva Escreveu:Ora aqui está um bom exemplo daquilo que quero referir.

Manso Centenário - GC35HM8
http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?wp=GC35HM8

A maior parte dos geocachers fez bem, reportar a situação, mas podiam lá ter deixado um container e não o fizeram, fizeram sim o DNF e o report da situação.

Um dos logs:

" Needs Maintenance Needs Maintenance
06/17/2012

Lá estava o buraco, a árvore, o plástico...mas nada de cache!!!!"

Podiam lá ter deixado um container e fazer o found (sempre tinham mais um), mas não foi isso que fizeram, fizeram sim aquilo que tenho tentado demonstrar mas que pelos vistos alguns não querem ver.

o log de Needs Maintenance se calhar serve só para enfeitar :lol:

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 11:42

Mensagem Post: #32 a quarta 29 ago 2012, 12:20 

David Santos 87 Escreveu:o log de Needs Maintenance se calhar serve só para enfeitar :lol:

Não é apenas para enfeitar, é para os cromos que não sabem o que quer dizer a palavra entre-ajuda.
Como fui habituado a ajudarmos-nos na manutenção das caches uns dos outros, sempre o continuei a fazer e irei continuar, mas parece que agora passou a ser um pecado, o owner que se lixe criou a cache que tome conta dela sozinho... Se este é o vosso GC, não é o meu de certeza!

QUEM SE METE COM MIÚDOS SAI SEMPRE BORRADO! e é bem verdade! Over and out!
Manuais: GSAK - Logs de caches, trackables, etc...
Todos falam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos... Quando é que pensam em deixar melhores filhos para o nosso planeta?"
NÃO RESPONDO A PMs, qualquer duvida deve ser colocada aqui no fórum, outros assuntos através de e-mail.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #33 a quarta 29 ago 2012, 12:23 

Bolacha Escreveu:
David Santos 87 Escreveu:o log de Needs Maintenance se calhar serve só para enfeitar :lol:

Não é apenas para enfeitar, é para os cromos que não sabem o que quer dizer a palavra entre-ajuda.
Como fui habituado a ajudarmos-nos na manutenção das caches uns dos outros, sempre o continuei a fazer e irei continuar, mas parece que agora passou a ser um pecado, o owner que se lixe criou a cache que tome conta dela sozinho... Se este é o vosso GC, não é o meu de certeza!

é melhor ir chamar cromo a quem conhece que ainda não lhe dei confiança para tal!

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #34 a quarta 29 ago 2012, 12:39 

Quando escondo uma cache comprometo-me em cuidar dela e dar lhe a devida manutenção a tempo e horas.

Orgulho-me por ter um logbook suplente preparado e personalizado para cada uma para qualquer eventualidade.

Imagem

Muita gente tem a mania de cagar caches a centenas de km da sua zona só porque é bonito e depois a manutenção que apareça sozinha.

Large
Large

Registado: segunda 07 jun 2010, 02:44

Mensagem Post: #35 a quarta 29 ago 2012, 12:55 

Bolacha Escreveu:

Tem mas é educação, se não te deram não é aqui que a vais encontrar, filhos tenho mas dessa idade ainda não e educação é bom e eu gosto.

Se estás a querer dar um de bom samaritano, acho que não estás aconseguir, pois para quem diz que não joga para os numeros não é isso que dá a entender, pois 1.º contactasse o Owner e só depois colocas um container, isto não "é a casa da Joana" querem fazer o que lhes apetece.

Deves ser alguma alma caridosa que anda no GC, eu não sou contra a ajuda, mas deve existir coerência quando o se faz, não colocar um container sem autorização do Owner, deixar um container só para ganhar um found.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #36 a quarta 29 ago 2012, 13:46 

Parece-me algo exagerado concluir que uma pessoa que recoloca uma cache sem previamente contactar o owner o faz apenas para conseguir mais um found...

Não tenho dúvidas que haja que o faça pelo found, mas também não tenho dúvidas que haja quem o faça prioritariamente para ajudar o owner, ainda que possam haver owners que recusem essa ajuda, seja porque razão for, e estão no seu direito...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 09 abr 2010, 22:39

Mensagem Post: #37 a quarta 29 ago 2012, 14:16 

Aprendi com a experiência a não repor caches sem antes ter falado com o owner.
A nível de exemplo, repusemos a The Jewell of Saphire, dos conhecidos geocacheres da década, GreenShades, em 2009, que já antes tinha sido reposta por outros geocachers, a fim de não se "perder" uma cache que já naquela altura era histórica.
Apesar de termos contactado os owners, e de dezenas de logs posteriores referirem que nem a dica, nem a dimensão do container, fazem sentido, nunca houve qualquer alteração na listing. É uma cache ao abandono. Hoje acho que foi um erro, para estar assim, estava melhor arquivada.
ImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #38 a quarta 29 ago 2012, 14:27 

Isto que estamos aqui a assistir não é mais do que um choque cultural entre duas gerações distintas :)

Não pretendo julgar ninguém, nem dar razão a ninguém, mas para que percebam melhor a forma de estar e de "jogar" do Bolacha, gostaria de fazer aqui um pequeno enquadramento do Geocaching em 2006 ou 2007.

Basicamente, na altura não havia um Geocaching de proximidade. O geocaching urbano era um conceito pouco instituído. Lisboa tinha na altura umas 20 ou 30 caches, espalhadas por parques e jardins e não existia sequer aquele conceito de esconder uma cache à porta de casa com um texto copiado da Wikipédia sobre o "artista" que dá o nome à rua.

As caches estavam escondidas em locais recônditos, longe da civilização e mais longe ainda de casa dos owners :)

Na altura, o Almeidara era o owner que tinha mais caches escondidas, quase uma centena delas, que iam desde Rio de Onor (fronteira entre o distrito de Bragança e Espanha), até Bensafrim (o extremo oposto no Algarve, junto a Sagres), passado por distritos como Viseu, Setúbal, Guarda, Portalegre, Beja, Évora, Coimbra, etc., etc.).

Esse era o caso mais notável, mas havia muitos outros, como os GreenShades, ClCortez, MAntunes, Touperdido, etc., com caches escondidas fora das áreas de residência. Nessa época não havia quaisquer restrições à publicação de caches fora das áreas de residência. Felizmente que não havia, pois foi essa liberdade que proporcionou o desenvolvimento do Geocaching nas áreas Natura e em distritos sem Geocachers.

Estamos a falar de uma época em que os nicks de Geocachers se conheciam quase todos. As caches tinham todas identidade própria e os Geocachers mais activos conseguiam acompanhar os logs todos que eram feitos em todas as caches de Portugal Continental e Ilhas. Os logs minimalistas eram raros e havia muitas referências ao estado das caches e necessidades de manutenção.

Neste cenário, era impensável, apesar dos esforços que consumiam aos owners, quer em viagens propositadas quer em enormes desvios, conseguirem dar conta do recado sozinhos. O espírito comunitário era muito sólido, e a manutenção era assegurada pela comunidade. Se houvesse uma referência a uma falta de lápis porque o Geocacher anterior tinha referido no seu log que tinha levado o da cache por engano, o Geocacher seguinte tratava de o recolocar em vez de colocar um Needs Maintenance para o Almeidara ir num instante a Rio de Onor, recolocá-lo :)

O mesmo para a Recolocação de Caches. Se havia uma consciência que a cache tinha efectivamente desaparecido, o Geocacher seguinte que tivesse intenção de visitar a cache, oferecia-se para a recolocar, sem necessidade de uma deslocação propositada do owner. Claro que também havia excepções e havia owners que não aceitavam essa oferta de ajuda, e faziam questão de manter exemplarmente as suas caches, com todos os sacrifícios que daí advinham.

Foi esta a cultura que o Bolacha apreendeu e é esta a cultura que continua a manter em prática.

Pessoalmente, consegui adaptar-me à nova realidade de caches descartáveis "paridas em ninhadas", e não me atrevo a recolocar uma cache desta geração, contudo se me deparar com uma situação destas, mais recônditas, de um Geocacher da "Velha Guarda" não terei a mínima dúvida em recolocá-la em concordância com o owner :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 09 abr 2010, 22:39

Mensagem Post: #39 a quarta 29 ago 2012, 14:34 

Óptimo post!
ImagemImagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #40 a quarta 29 ago 2012, 14:46 

prodrive Escreveu:...contudo se me deparar com uma situação destas, mais recônditas, de um Geocacher da "Velha Guarda" não terei a mínima dúvida em recolocá-la em concordância com o owner :)

é o ponto que mais interessa.
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes