Reposição de caches

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #11 a terça 28 ago 2012, 18:01 

Re: Reposição de caches

Já substituí alguns containers que andavam desaparecidos e inclusivamente de uma cache que estava lá, mas a 17 metros das coordenadas... conclusão ficaram lá duas temporariamente (sendo que a provisória todos encontravam e vá-se lá saber porquê, ninguém encontrava o original).
Desde então deixei de substituír containers, salvo raríssimas excepções em que contactei previamente o owner e tenho instruções precisas de onde o colocar.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: segunda 07 jun 2010, 02:44

Mensagem Post: #12 a terça 28 ago 2012, 18:04 

Amigo Rui se gostas do local e achas um local interessante de dar a conhecer a outros, porque não arquivar essa mesma cache de um Owner que já nem isso é, e colocares lá tu uma cache e em teu nome, ficares tu como Owner? Já que estás disposto a fazer manutenção e dar a conhecer esse mesmo espaço.
No 1.º caso que referiste é já aquilo que tinha referido, vale tudo para se fazer mais um found, em vez de se reportar a situação, todos nós temos um pouco de "revisores" e se algo não está correcto, cache desaparecida, Owner já não vai ao jogo à imenso tempo, aí sim reportar a situação e não "o deixa cá fazer mas é mais um found" e continua tudo na mesmo em vez dessa cache ser arquivada e se alguém tiver interesse lá colocar outra.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #13 a terça 28 ago 2012, 18:07 

Ah! Resta acrescentar que a maior parte dos containers que substituí, foi assumidamente para poder somar mais um Found :roll:

Large
Large

Mensagem Post: #14 a terça 28 ago 2012, 18:08 

Sim Gustavo é isso a que me refiro, se for contactado o Owner e ele responder e não se importar não vejo mal nenhum, agora recolocar uma cache só porque se acha que desapareceu e o respectivo Owner não demonstra interesse ou até já nem existe no jogo, é isso que acho mal.

Large
Large

Mensagem Post: #15 a terça 28 ago 2012, 18:10 

Pois mas pelos vistos ganhaste juízo, mas não é isso que andar acontecer e cada vez há mais a fazer isso simplesmente pelo found e não pela manutenção em si!!!!

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #16 a terça 28 ago 2012, 18:27 

pcsilva Escreveu:Amigo Rui se gostas do local e achas um local interessante de dar a conhecer a outros, porque não arquivar essa mesma cache de um Owner que já nem isso é, e colocares lá tu uma cache e em teu nome, ficares tu como Owner? Já que estás disposto a fazer manutenção e dar a conhecer esse mesmo espaço.
No 1.º caso que referiste é já aquilo que tinha referido, vale tudo para se fazer mais um found, em vez de se reportar a situação, todos nós temos um pouco de "revisores" e se algo não está correcto, cache desaparecida, Owner já não vai ao jogo à imenso tempo, aí sim reportar a situação e não "o deixa cá fazer mas é mais um found" e continua tudo na mesmo em vez dessa cache ser arquivada e se alguém tiver interesse lá colocar outra.

:) A questão é que nós não arquivamos caches, se ela desaparecer (1º caso) siga, e se ela estiver a precisar de manutenção (2º caso)? :) e tinha de ser eu a mandar a dita para o lixo? ou espero que os elementos o façam por mim? ... alem de que o owner pode reaparecer, vi isso acontecer à poucos dias...

11/08/2009 - 04/17/2011 - 06/24/2012 - estas são as datas que uma Team tem de founds. Esteve sem "jogar" um ano e meio, depois mais 14 meses... a agora ainda por aí outra vez.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #17 a terça 28 ago 2012, 18:31 

Sim, concordo que quando há um interesse geral, o owner deverá ser contactado previamente e todos ganham com isso: O owner evita uma deslocação propositada ao local, quem recoloca soma mais um found (nada contra), e os restantes Geocachers ganham mais uma cache activa.

Recolocar, sem ter noção exacta do esconderijo pode provocar constrangimentos e efeitos colaterais.

Há uns anos recebi um mail em tom irónico de um Geocacher, a dizer que me tinha esquecido de assinar o log-book, nesta cache. Havia lá duas caches e ele tinha encontrado uma e eu outra. Do mal o menos, tinha sido o owner a recolocar a segunda cache porque não tinha encontrado a primeira [:D]

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #18 a terça 28 ago 2012, 18:36 

Atenção a uma questão... eu não recoloquei nenhuma cache... a que não está lá, pedi para arquivar... a que lá está, estou a pensar em trocar por uma nova. Não é para o dito "found".

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #19 a terça 28 ago 2012, 19:00 

Ora aqui está uma coisa que pode ter dois lados bem diferentes.
Por norma não ando por aí a recolocar recipientes nas caches que não encontro, mas já o fiz.
Uma vez foi ali na Ilha do Rato. Mandei um mail ao owner que agradeceu bastante a disponibilidade.
Outra vez foi na Irlanda. Uma cache nas ruínas espectaculares de uma abadia espectacular. Fomos lá, descobrimos o recipiente todo partido e deixámos um novo. Quando regressámos contactámos o owner que também nos agradeceu bastante o gesto. Registei o found, dei o Favorito e fiquei com a cache debaixo de olho. Só em Abril se começaram de novo a queixar de o recipiente estar desaparecido. Espero que o owner ou alguém lhe faça manutenção, porque se há locais que merecem uma cache, aquele é um deles.

Por outro lado, ainda este fim de semana visitei uma cache de um owner que nunca primou pela manutenção das suas 2 caches. O local é fantástico e tem que ter lá uma cache. O recipiente final está desaparecido, e tenho a certeza disso porque com esta foi a 3ª vez que lá fui e não tinha um recipiente comigo para recolocar.
Mas é uma situação em que o owner não faz manutenção e não dá grandes garantias de a fazer. Numa outra completamente destruida tem a manutenção agendada há mais de 1 ano. Situações destas não me impelem a colaborar na manutenção...

Não me arrependo de ter feito as manutenções que fiz e voltarei a fazer se entender que as caches, os locais e os owners as merecem e se tiver a certeza delas terem desaparecido.
Outro caso que temos em Portugal são as caches dos Greenshades onde por vezes aparece quem conteste a manutenção que se lhes faz, mas no fim há sempre alguém que lá vai demonstrar o carinho que lhes tem e faz a manutenção necessária... Por um lado são caches que dependem de terceiros porque os owners desapareceram ou retiraram-se, mas por outro lado são caches onde o sentido de comunidade vai falando mais alto para manter essas pérolas históricas...

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #20 a terça 28 ago 2012, 19:09 

Também há casos de caches em que os containers são repostos e os owners só têm mesmo que fazer o log de reactivação e nem isso fazem... conclusão, as caches são arquivadas e lá fica o container a gerar geo-lixo em Parques Naturais :(
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes