Bolsa de Valores Geocachiana: Alguns Exemplos

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #21 a sexta 24 ago 2012, 01:45 

Re: Bolsa de Valores Geocachiana: Alguns Exemplos

MightyReek Escreveu:Fugindo ligeiramente ao assunto:
E supondo que recebias um pedido de manutenção numa cache tua porque o "equipamento de escrita" estaria danificado/desaparecido, que tipo de acção tomarias sabendo que não é um elemento essencial da cache como é um logbook ou como é um recipiente inteiro no Inverno (pelo menos para mim um recipiente com a tampa partida a 15 de Junho não merece o mesmo tipo de acção que a mesma situação a 15 de Outubro)?
Irias lá de propósito, se calhasse em caminho farias um desvio para o recolocar ou deixavas para quando lá fosses fazer uma manutenção por outros motivos mais fortes?

Eu? Pessoalmente? Deixa-me colocar-te as coisas desta maneira: actualmente, depois de anos a fio a ser-me dito, em diversos tons e contextos, que, pelo menos em Portugal, o Geocaching é para nos borrifarmos todos, não faço manutenção das minhas caches a não ser que desaparecam, e isso é se não acordar com vontade de arquivar mais uma.

Se fosse no tempo em que eu acreditava que era possível salvar o Geocaching da invasão da gandulagem e da má raça que, muito para além de a considerar inevitável a organizou e promoveu, qualquer cache minha que eu soubesse que precisava de alguma coisa teria essa alguma coisa com a rapidez possível, ou seja, muita rapidez.

Fire4me Escreveu:Tenho de concordar com a opinão do Torgut nas partes negativas, enquanto o BYOP acaba por não me incomodar muito pois considero um dispositivo de escrita essencial nas minhas cachadas tal como um GPS (apesar de já ter tirado fotos a logbooks por não ter dispositivo de escrita :lol: )

O que me tira do serio é "por favor seja muito discreto para assegurar a sobrevivencia da cache" e depois são incapazes de meter uma hint... [:(!]
E temos de "discretamente" revirar toda a zona num raio de 10 metros, na minha opinião o geocaching deve servir para nos mostrar o local não para andar 10 minutos a revirar todos os cantinhos e buraquinhos da rua.

Felizmente como no ultimo ano tenho feito quase sempre caches fora das cidades não tenho visto se esta situação se mantem, eu perdi a paciencia para as rotundas e para os sinais de transito, e para regressar a mesma rotunda passado 6 meses porque a cache anterior foi arquivada.

Em relação aos DNFs analizando os meu numeros acho que sou um bocado nabo mesmo apesar de recorrer varias vezes ao Helpdesk, tenho muito mais jeito para os DNFs que para os founds estou e 112 lugar nos founds e em 42 nos DNFs...

1) Tenho dificuldade em perceber porque é que custa a tanta gente concordar com outros.

2) A mim também não me incomoda por ai além, considero a caneta a ferramenta mais importante a seguir ao GPS, mas isso se calhar é precisamente fruto de uma situação relativamente nova, a de contentores onde eventualmente não há nada para escrever. E mesmo assim, por ter perdido a minha caneta no "campo" ou por me ter esquecido dela no "cachemobile", já deixei de assinar logbooks e ai começa a incomodar. De resto, o tópico é sobre as flutuações para melhor e para pior ao nível de detalhes que escapam despercebidos ou apenas se tornam evidentes quando se tornam factos consumados.

3) Esses apelos sem "hint" também são irritantes, mas é uma coisa inócua, e o que eu queria mesmo era chamar a atenção para o significado do termo "sobrevivência". Agora, de facto, se não querem que a cache lhes desapareca, façam por que tal não aconteça: dêem dicas (que não seja "ver foto spoiler") e coloquem-na no local mais evidente que a vista alcança.

4) Em relação aos DNF's... a tendência reportada, com sinal mais, era a redução dos DNF's não reportados, ou seja, não logados.

P.S. - Se alguém andar a recolher conselhos para prestar aos recém-chegados aqui estão dois: quando criarem caches coloquem uma hint que seja hint e decididamente não algo como "ver spoiler". O que me fez recordar que até já escrevi sobre isso: http://papacaches.wordpress.com/2011/03/01/a-dica/ e pelo caminho, outra coisa a aconselhar: http://papacaches.wordpress.com/2011/07/07/log-finito/
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

TB
TB

Registado: quinta 10 mai 2012, 10:30

Mensagem Post: #22 a sexta 14 set 2012, 14:13 

Torgut Escreveu:
de facto colocar um contentor no alto de um sinal de trânsito a 2,5 m de altura, na rua mais movimentada de Castelo Branco e com um desvio de 20 m, não é propriamente colocar a sobrevivência nas mãos de quem procura

Sério? Onde?
Achei curioso o facto de referir a minha cidade :)
Era apenas um exemplo certo?
Imagem

TB
TB

Mensagem Post: #23 a sexta 14 set 2012, 14:16 

Torgut Escreveu:
2) O abrandamento claro das chamadas "caches mistério", sem mais comentários.

compreendo perfeitamente ;)
Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #24 a sexta 14 set 2012, 14:49 

tatao Escreveu:
Torgut Escreveu:
de facto colocar um contentor no alto de um sinal de trânsito a 2,5 m de altura, na rua mais movimentada de Castelo Branco e com um desvio de 20 m, não é propriamente colocar a sobrevivência nas mãos de quem procura

Sério? Onde?
Achei curioso o facto de referir a minha cidade :)
Era apenas um exemplo certo?

Vejo agora que [felizmente] essa cache deixou de existir, por isso posso dar os detalhes: o ponto zero dava mesmo ao lado do portão principal do liceu. A cache, estava do lado da lá da avenida! Nas condições que descrevi anteriormente! Sem dica ou se a tinha era ininteligível. E de ora em diante vou deixar de responder a quem me tratar por "você" porque sinceramente não tenho pachorra para essa subtileza arcaica da língua portuguesa.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 06 jun 2012, 14:12

Mensagem Post: #25 a sexta 14 set 2012, 15:48 

Boas

Aqui vai a opinião de um tecnico que mal sabe escrever [:D]

Olho para o mapa e cada vez se vê mais e mais, caches sombreadas, falta de manutenção.
É quase impossivel senão for com ajuda (se a pessoa trabalhar) dar manutenção a 100, 200, 400 caches de que é owner.

Se para um owner é gratificante receber logs com substância, também será para quem faz um found encontrar algo interessante, ainda há dias fiz parte de um pt, seriam 10 mas à 8ª perdi a paciência ... foram 8 founds ... com 8 garrafinhas de plastico, fixe, o log desenrola lá dentro e custam a sair que se farta sem rasgar (nota mental: andar com elasticos), é gratificante andar e andar ... em locais por vezes sem interesse para achar garrafas de plastico. A um colega meu aconteceu o mesmo com caches recentes ao longo da costa e arriba fossil.

Se o pessoal não tem algo melhor (pois caixinhas ate custam €€) façam menos, mas com mais qualidade.

Apesar de escrever mal ... num logbook maior ate poderia fazer uns versos, colocar um TB ... será seria mais simpático a antiga caixa do rolo de 35 mm que uma garrafa de plástico que só de olhar parece que andamos ao lixo!
Se calhar seria boa ideia, alguém tem stock de 35mm, troca-se pela garrafa e manda-se para reciclar :evil:
Aka João Narciso, Geocaching BTT Rio Azul, FB Joao Narciso
Membro fundador dos GOLFINHOS BTT Rio Azul

Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Mensagem Post: #26 a sexta 14 set 2012, 15:51 

Pois, não deve ser do meu tempo. É que tenho praticamente todas feitas na cidade e nunca me tinha passado essa.
Desculpa a linguagem, mas tenho alguma dificuldade, foram hábitos que se criaram, e vêem sempre ao de cima.
Mas se tu o dizes, ok ;)
Acredita que não é por subtil maldade.
Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #27 a sexta 14 set 2012, 16:01 

Joao Narciso Escreveu:Boas

Aqui vai a opinião de um tecnico que mal sabe escrever [:D]

Olho para o mapa e cada vez se vê mais e mais, caches sombreadas, falta de manutenção.
É quase impossivel senão for com ajuda (se a pessoa trabalhar) dar manutenção a 100, 200, 400 caches de que é owner.

Se para um owner é gratificante receber logs com substância, também será para quem faz um found encontrar algo interessante, ainda há dias fiz parte de um pt, seriam 10 mas à 8ª perdi a paciência ... foram 8 founds ... com 8 garrafinhas de plastico, fixe, o log desenrola lá dentro e custam a sair que se farta sem rasgar (nota mental: andar com elasticos), é gratificante andar e andar ... em locais por vezes sem interesse para achar garrafas de plastico. A um colega meu aconteceu o mesmo com caches recentes ao longo da costa e arriba fossil.

Se o pessoal não tem algo melhor (pois caixinhas ate custam €€) façam menos, mas com mais qualidade.

Apesar de escrever mal ... num logbook maior ate poderia fazer uns versos, colocar um TB ... será seria mais simpático a antiga caixa do rolo de 35 mm que uma garrafa de plástico que só de olhar parece que andamos ao lixo!
Se calhar seria boa ideia, alguém tem stock de 35mm, troca-se pela garrafa e manda-se para reciclar :evil:

A solução aqui é, "Mais uma cache de M3rd@" no log, assim, quando eu for ver os logs anteriores já sei o que irei encontrar e aí sim, só lá vou se quiser e não vou enganado.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #28 a sexta 14 set 2012, 18:15 

Joao Narciso Escreveu:Se o pessoal não tem algo melhor (pois caixinhas ate custam €€) façam menos, mas com mais qualidade.

Sabes que nem todos somos iguais, para mim, prefiro uns compais no local bom, do que uma cache toda XPTO num local sem interesse, claro, o conjunto das duas coisas seria o ideal. Isto se os owner's das caches XPTO não seguirem a "teoria" da moda: "se deu trabalho a fazer, tem de dar trabalho a encontrar", nesse caso, prefiro sempre o compal ;)

Joao Narciso Escreveu:... será seria mais simpático a antiga caixa do rolo de 35 mm que uma garrafa de plástico que só de olhar parece que andamos ao lixo!

Além de não ser boa política trocar o que o owner colocou, os rolos fotográficos não são menos lixo que os outros recipientes, além da desvantagem de deixarem entrar água.
Imagem Imagem Imagem

Micro
Micro

Registado: sexta 07 set 2012, 19:42

Mensagem Post: #29 a terça 18 set 2012, 13:27 

Joao Narciso Escreveu:Se para um owner é gratificante receber logs com substância, também será para quem faz um found encontrar algo interessante, ainda há dias fiz parte de um pt, seriam 10 mas à 8ª perdi a paciência ... foram 8 founds ... com 8 garrafinhas de plastico, fixe, o log desenrola lá dentro e custam a sair que se farta sem rasgar (nota mental: andar com elasticos), é gratificante andar e andar ... em locais por vezes sem interesse para achar garrafas de plastico. A um colega meu aconteceu o mesmo com caches recentes ao longo da costa e arriba fossil.

Concordo. E este é, para mim, um ponto em baixa no geocaching. Mesmo que o local seja digno de ser assinalado (e às vezes não é) não gosto de encontrar uma garrafa ou caixa de pastilhas atirada ali para um canto qualquer (às vezes cheio de lixo) com um logbook difícil de tirar. Ás vezes parece que há uma competição para ver quem publica mais caches e toca a meter containers antes que outro se despache mais cedo.

Como alta assinalo, claro, o numero crescente de dnf´s registados. Penso que isso se deve também à maior facilidade de logar. No meu caso, antes de usar o gsak, só fazia o dnf se tivesse a certeza que a cache tinha desaparecido (dava muito trabalho ir ao mapa); Agora uso um smartphone e faço sempre o dnf.

Tenho também como alta o número crescente de geocachers e caches publicadas porque, mesmo com os inconvenientes da massificação, considero que a maioria das pessoas (e das caches) que chegam são boa gente.

No fim, considero que o geocahing em portugal tem vindo a "valorizar-se" em crescendo e disso (penso eu que) é prova o próprio geo.pt e os eventos que se vão multiplicando.
Imagem
Anterior

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes