Bolsa de Valores Geocachiana: Alguns Exemplos

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #1 a quinta 23 ago 2012, 11:15 

Bolsa de Valores Geocachiana: Alguns Exemplos

Tava aqui a ler uma listing e uma passagem saltou-me à vista. Fez-me pensar que há uns quantos anos não seria verosímil encontrá-la ali. E fiquei a matutar na forma como as coisas mudam, desta feita não as coisas evidentes do Geocaching, mas as pequenas, os pormenores, que avançam com uma subtileza que passa despercebida à maioria. E umas mudam para melhor, outras para melhor, em ciclos, tal e qual como numa bolsa de valores. Estão aqui alguns dos detalhes que me ocorreram:

Sinal MENOS

1) Cada vez se lê mais o acrónimo BYOP nas caches. Bring Your Own Pen. Dantes, era um aviso reservado a caches nano, por motivos obviamente incontornáveis. Hoje é ver BYOP's às mãos cheias em micros onde cabiam 3 ou 4 lápis, simplesmente porque os owners se estão gradualmente a desresponsabilizar pela inclusão do costumário material de escrita. Os que lêem os fóruns todos, lembram-se do que escrevi sobre a questão dos timings para intervir e bloquear más atitudes nascentes antes delas se converterem em normas vigentes? Ora aqui está uma com o timing perfeito.

2) Cada vez se lêem mais alusões à responsabilidade dos geocachers na sobrevivência das caches. Nem vou comentar que, mesmo nesse sentido, uma cache bem pensada e correctamente colocada se salva a si própria de forma quase perpétua, e que de facto colocar um contentor no alto de um sinal de trânsito a 2,5 m de altura, na rua mais movimentada de Castelo Branco e com um desvio de 20 m, não é propriamente colocar a sobrevivência nas mãos de quem procura, a não ser que o método antevisto seja a não procura de todo. Não... isso é por demais evidente. A nuance aqui é a semântica: sobrevivência. É a preparação das coisas para que se começe a associar um desaparecimento a um óbito. É a chegada de mais um elemento que anda de mãos dadas com os termos eleitos da sociedade de consumo ao qual o Geocaching se vendeu: descartável. Ardeu, acabou. Depois põe-se outra. Só esta semana, aqui no distrito, vi sair 3 ou 4 caches em locais onde já fui uma porrada de vezes encontrar caches consecutivas.

Sinal MAIS

1) Podes ser apenas impressão minha; pode ser uma coisa regional. Mas a verdade é que considero que menos agora do que antes se renegam os logs de DNF como chegou a ser tão natural como o respirar. Quando olho para as minhas caches, que naturalmente sigo de forma mais atenta, vejo que quando sucede um problema, nomeadamente um desaparecimento, os logs de DNF se sucedem com o ritmo natural a que teria recebido founds caso estivesse tudo normal.

2) O abrandamento claro das chamadas "caches mistério", sem mais comentários.

Para ambos os vectores podiam indicar mais elementos, mas por acaso sinto que chega.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #2 a quinta 23 ago 2012, 11:26 

Re: Bolsa de Valores Geocachiana: Alguns Exemplos

Boas reflexões que dão as três primeiras bons contributos para conselhos a dar a novos geocachers/owners.
A questão dos DNF's é fácil de quantificar. Basta o Hulkman quando voltar de férias fazer um rácio mês a mês entre Founds/DNF's.
Logo se vê se aumentaram apenas em valor absoluto o que é normal ou também em valor relativo o que é bom.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #3 a quinta 23 ago 2012, 11:44 

Temos 1.984 caches arquivadas, em que a diferença entre o primeiro e o último found não atingiu um ano. Não chega a 10% das caches. Por enquanto não me parece demasiado grave, mas podem-se fazer mais análises, nomeadamente o rácio ao longo dos anos...
Por curiosidade 110 morreram no mesmo dia, sendo que 48 com founds e 62 sem founds. Mais 220 não chegaram a 30 dias.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #4 a quinta 23 ago 2012, 11:54 

Ia eu a escrever, que pena,pena eram as arquivadas com mais de 10 anos (3650 dias) entre o primeiro e último found quando me deparo com esta lista... [:D]

Código:
cacheName   cacheOwner
Airport of Faro [Faro]   Torgut
Barragem do Vale Cobrão [Benavente]   manelov
no tiNA NO cache   prodrive

Tudo caches com primeiros founds feitos em 2001-01-01.

Não sei como é que deixaste passar este log da IPF, mas se calhar agora é mesmo melhor preservá-lo a nível de curiosidade histórica

Imagem
Imagem Imagem

TB
TB

Registado: quarta 05 out 2011, 13:30

Mensagem Post: #5 a quinta 23 ago 2012, 12:11 

O número de participantes neste forum é grande, mas o número de "visitantes" é muito maior.
Penso que não é exagero dizer que o fórum e o portal tem visibilidade suficiente para influenciar os comportamentos dos geocachers a nível nacional, para o bem e para o mal.
Por isso, tem sido muito importante tudo o que aqui tem sido trazido a atenção sobre a importância da colocação de boas caches, registo de bons logs, e registo de DNF's, por exemplo. Tudo isso contribui para um "geocaching melhor".
Tal como o excessivo "positivismo" e "deixa andarismo" provoca uma degradação da qualidade do geocaching ou, no mínimo, não ajuda em nada.

Estou curioso para saber se o rácio de DNF's/Founds aumentou efectivamente, o que seria muito bom.
ImagemImagem ImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #6 a quinta 23 ago 2012, 12:27 

TiagoGH Escreveu:...
Estou curioso para saber se o rácio de DNF's/Founds aumentou efectivamente, o que seria muito bom.

Afinal foi fácil

Imagem

Infelizmente pelos números não se conforma optimismo.
Por outro lado há factores que são importantes. As cachadas massivas e em grupo em PT e caches fáceis, influenciam a diminuição dos DNF's. Assim pode estar a esconder um eventual aumento da percentagem de DNF's em outro tipo de caches. Não é impossível lá ir, mas as análises terão de ser muito mais complexas.

Mas há outra leitura, os geocachers de 2003 eram mesmo ceguinhos [8D]
Imagem Imagem

TB
TB

Registado: quarta 05 out 2011, 13:30

Mensagem Post: #7 a quinta 23 ago 2012, 13:20 

jasafara Escreveu:Mas há outra leitura, os geocachers de 2003 eram mesmo ceguinhos [8D]

Hahhaaha afinal era isso!

Já agora, acho que o cenário em 2003 era tão diferente do actual que uma comparação qualitativa torna-se complicada. Podias fazer as mesmas contas, mas para 2007, ano em que houve uma consideravel massificação da actividade? E depois para um cenário mais recente, género do ano passado, para ver se houve mudanças positivas recentemente?
ImagemImagem ImagemImagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #8 a quinta 23 ago 2012, 14:24 

Essa abordagem é um absurdo pegado. Não há forma de chegar a conclusões. A minha impressão é duas coisas: MINHA e IMPRESSÃO. A não ser que queiras reunir mil geocachers, lhes injectes soro da verdade e depois lhes apresentes um inquérito, nunca haverá números sobre esse problema dos DNF que não são logados.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #9 a quinta 23 ago 2012, 14:35 

Es formado em Historia e assuntos do Mar.
Tens desculpa...

Sent from my GT-P1000 using Tapatalk 2
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #10 a quinta 23 ago 2012, 14:41 

Quando falei em soro da verdade, não pretendia que exprimentasses em ti mas que te picasses com uma droga marada de características alucinogéas.... que fui eu fazer.....
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes