[DPSTOP] Recepção a um novo geocacher

Boas Vindas, Felicitações, Sugestões e Duvidas sobre o fórum.

Moderadores: hulkman, prodrive, migueis

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #1 a terça 21 ago 2012, 23:41 

[DPSTOP] Recepção a um novo geocacher

[dpstop] De pequenino se torce o pepino. Tentei ver se encontrava algum trocadilho com DP-STOP mas não consegui...

Este tópico é um split do De pequenino se torce o pepino e tem como objectivo

:arrow: Redigir a carta de boas-vindas e encaminhamento para a brochura ou links a incluír.

Resumindo o "acordado" até agora.

Todos os novos geocachers receberão um mail automático do IAAN imediatamente a seguir ao seu primeiro log ser capturado.

Esse mail terá uma componente fixa e uma componente contextual.

Componente fixa a remeter para uma brochura o mais apelativa e simples possível com pelo menos:

:arrow: Mensagem de boas vindas
:arrow: Recomendações básicas sobre boas prácticas
:arrow: Indicação de links onde poderá obter mais informações
:arrow: Por arrasto indicação dos links dos fóruns portugueses de geocaching

A componete contextual referencia o nick e mail directo do owner em que fez a cache ou caso esse não tenha aderido à iniciativa e não tenha providenciado a ligação ao seu user GS.com e a sua localização geográfica (concelho) a de um qualquer escolhido aleatóriamente dentro dos que se voluntarizaram para apadrinhar novos geocachers dentro do concelho da cache em que foi feito o primeiro found e de forma a gerir de forma equilibrada o número de afilhados de cada voluntário.

O mail deve convidar o novo geocacher a indicar qual o seu concelho caso seja diferente do da cache, caso em que posteriormente será atribuído novo padrinho.

A debater : Na minha opinião o padrinho atribuído deverá posteriormente e com o seu mail pessoal, fazer um novo contacto mais personalizado e remetido para a realidade do concelho ao seu novo afilhado.

A debater : Na minha opinião sempre que ele faça uma nova primeira cache de um novo owner aderente, deverá receber um novo mail muito mais sintético e apenas com a mensagem de boas vindas e o contacto do novo owner.

Tem de ser ver se num mail automático via GS Se pode utilizar formatação mais sofisticada, tipo HTML ou Flash. O formato electrónico da brochura terá de ser adequado às limitações técnicas que possam existir. Isto porque independentemente da existência de links, o corpo do mail deve ser logo o mais apelativo possível.

É preciso assim:

:arrow: Voluntário para dinamizar este tópico.
:arrow: Definir os conteúdos da brochura.
:arrow: Recensear os links a conter.
:arrow: Desenhá-la gráficamente.
:arrow: Definir o processo automático de envio de mails.

Precedências (que serão tratadas em tópicos próprios):

:arrow: Criação de um manual e/ou conteúdos formativos simples e atrativos já abrangentes em relação às diferentes componentes da actividade.
:arrow: Criação da BD de aderentes à iniciativa de forma passiva (owners) ou activa (padrinhos concelhios).

Tenho mais considerandos a fazer, mas para já fica o pontapé de saída ;)
Começando por mim, a ver se nos disciplinamos para aqui só se falar do tema em contexto. Para outras vertentes existirão os dois outros tópicos que serão criados ou então o tópico original.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #2 a terça 21 ago 2012, 23:42 

Re: [DPSTOP] Recepção a um novo geocacher

Neste segundo posts serão sistematizadas as conclusões a que se forem chegando para não obrigar a pesquisar por todo o tópico.
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 31 jul 2011, 19:54

Mensagem Post: #3 a quarta 22 ago 2012, 00:18 

No seguimento dos outros tópicos em que se alinhavou este...podes contar comigo.
Para já...como geocacher voluntário (padrinho)
Numa segunda instância, ver melhor o desenrolar do tópico para ver onde posso ajudar em mais matérias.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 25 mar 2010, 22:46

Mensagem Post: #4 a quarta 22 ago 2012, 11:21 

jasafara Escreveu:Todos os novos geocachers receberão um mail automático do IAAN imediatamente a seguir ao seu primeiro log ser capturado.

SPAM - Spam is the use of electronic messaging systems to send unsolicited bulk messages, especially advertising, indiscriminately. (fonte Wikipedia)

Isto não será um uso abusivo?
Será até legal (sem ir pelo ético) o uso do contacto deixado no perfil de cada geocacher, para esse fim?
Não irão arranjar "problemas"?

Abreijos!
Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 15 abr 2010, 10:54

Mensagem Post: #5 a quarta 22 ago 2012, 11:24 

Viva jasafara,

antes de mais parabéns pelo empenho!

mas neste caso estou de certa maneira ao lado do lopesco, não será um pouco abusivo?

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #6 a quarta 22 ago 2012, 11:31 

jasafara Escreveu:Todos os novos geocachers receberão um mail automático do IAAN imediatamente a seguir ao seu primeiro log ser capturado.

Acho isto abusivo. Um mail automático não autorizado desencadeado por um log no geocaching.com? Cheira-me a qualquer coisa a cair no departamento do spam. E todos aqueles que checkaram a caixinha do geocaching.com a dizer "não quero receber emails yadda yadda yadda" ?

O mail deve convidar o novo geocacher a indicar qual o seu concelho caso seja diferente do da cache, caso em que posteriormente será atribuído novo padrinho.

Nitidamente abusivo, intrusivo, "big brother".

Tem de ser ver se num mail automático via GS Se pode utilizar formatação mais sofisticada, tipo HTML ou Flash. O formato electrónico da brochura terá de ser adequado às limitações técnicas que possam existir. Isto porque independentemente da existência de links, o corpo do mail deve ser logo o mais apelativo possível.

No way, Jose.
Plain text.

:arrow: Criação da BD de aderentes à iniciativa de forma passiva (owners) ou activa (padrinhos concelhios).

Lê primeiro os termos de utilização do Geocaching.com antes de propor estas aventuras. Tenho impressão que o TOS impedem este tipo de recolha de dados e acções decorrentes associado directamente aos users geocaching.com.
--
BR

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #7 a quarta 22 ago 2012, 11:31 

wow. "abusivo" em três replies diferentes e seguidas.
--
BR

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #8 a quarta 22 ago 2012, 11:37 

Diria que estaria a ser abusivo se lhes estivesse a tentar vender alguma coisa.

O objectivo desse mail, será um mail de acolhimento, com literatura complementar que enriquece o hobby que eles escolheram.

Acho mesmo que esse mail deveria ser enviado pela própria Groundspeak aos novos Geocachers.

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 25 mar 2010, 22:46

Mensagem Post: #9 a quarta 22 ago 2012, 11:43 

Acho que a "venda", não implica somente dinheiro.
Se lá colocarem links para algum site, seja este ou outro qualquer, estão a "lucrar" hits na página. Visitantes aos locais. Logo isso, tem valor no que toca a publicidade.
Estarão também a vender-lhes umas ideias, as vossas (nossas?) ideias. A vossa (nossa?) maneira de ver o geocaching.

Uma coisa, é tu, como owner, teres esse cuidado e enviares um email a alguém que aches que precisa de alguma ajuda. Outra é ter uma ferramenta automática, à caça desses logs.

Só para complementar esta minha participação:

Eu não estou nem contra nem a favor desta ideia. Não estou a arranjar problemas. Estou só a dar uma opinião acerca de algo que, para mim, me parece abusivo. Posso estar errado, como já estive em outras vezes... :)

Abreijos!
Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 31 jul 2011, 19:54

Mensagem Post: #10 a quarta 22 ago 2012, 11:44 

prodrive Escreveu:Diria que estaria a ser abusivo se lhes estivesse a tentar vender alguma coisa.

O objectivo desse mail, será um mail de acolhimento, com literatura complementar que enriquece o hobby que eles escolheram.

Acho mesmo que esse mail deveria ser enviado pela própria Groundspeak aos novos Geocachers.

Ora nem mais! Qualquer um vê o propósito deste projecto. Toda a gente iria ficar a ganhar com isto, desde o geocacher novato, ao "padrinho" por estar voluntariamente a ajudá-lo a ser um bom geocacher, à comunidade que ficará mais unida e saudável...enfim, poderia enumerar aqui uma série de exemplos.

Com certeza que com uma iniciativa destas haveriam muito menos tópicos queixosos de TFTC, OPC, FEITA, logs fantasmas etc etc etc! O que se está a tentar implementar aqui é quanto a mim, uma grande lacuna da GS.

Mas...quem sou eu...
Próximo

Voltar para FORUM

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes