Como melhorar o "meu" Geocaching?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #1 a terça 21 ago 2012, 18:14 

Como melhorar o "meu" Geocaching?

Não me refiro a conceitos teóricos, mas sim a "coisas" que tenham aplicado e tenham dado resultado.

Eu até criei uma das fórmulas utilizadas para os GPS's, mas o que é um facto é que na prática nunca a usei [:I)], achava sempre que "faltava ali alguma coisa" e "atirava" tudo para o GPS.

Ultimamente tenho feito dois tipos de geocaching. De proximidade, o único que me tem levado a sair especificamente para praticar geocaching, normalmente a meio da jornada já estou a dizer "é desta que abandono o geocaching"! E, para os números ;), não, não é bem o que estão a pensar, é ir para alguma actividade extra e levar no GPS as caches que se vão atravessar no caminho, embora por vezes sejam excelentes caches, não são elas que me levam ao local, por isso o "para os números".

Agora estou a fazer uns filtros no GSAK, com as várias séries GPS, incluindo as prováveis 2.012, top's favoritos, mais umas badges de temas e áreas que gosto. Aqui já fujo um bocado à qualidade, porque se fossem mesmo boas também estavam nas outras, mas como são temas a meu gosto, pode ser que não me incomodem. Depois retiro as que já fiz, as inactivas e as que nos últimos 3 log's, pelo menos 2, são de DNF.

Com isso fiquei com 920 caches para fazer em todo o país, incluindo regiões autónomas, o que à primeira vista não é um número mau. Só que, num raio de 50 Km já só tenho 23. E, entre muitas coisas, o geocaching também é um vício. Como é que se "mata o vício", sem ir à falência que o combustível está caro?

Não encontrei resposta, a não ser com o geocaching de proximidade, incluindo os vários concelhos a pequena distância de por onde costumo permanecer e não apenas passar, fiquei com 1.250 caches, com 246 a menos de 50 Km do "ponto" onde passo mais tempo. Só que, isto vai-me levar ao ponto inicial [B)]!

Como é que vocês fazem?
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #2 a terça 21 ago 2012, 18:22 

Re: Como melhorar o "meu" Geocaching?

Epá, como me revi em muitas dessas palavras.

Basicamente o meu Geocaching tem andado em função de 4 coisas que são as que dou actualmente mais importância:

1º Caches Nomeadas dos Prémios GPS (tanto passadas como potenciais futuras de 2012)

2º Caches em concelhos onde nunca encontrei nenhuma

3º Caches mais antigas da Bagde Pioneiras

4º Caches de proximidade, ou drive-ins descomplicadas, não diria para o número directamente, mas para poder acumular Favoritos para as merecedoras [:P]
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #3 a terça 21 ago 2012, 18:28 

Uma coisa que melhor e muito o geocaching de proximidade... faze-lo de bicicleta! 1 cache a 15 kms de casa! Mesmo que a cache seja uma treta, depressa te apercebes que "não é sempre o found que te dá o smile".
A não ser claro que mores numa zona muito feia... ai já não sei como será.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #4 a terça 21 ago 2012, 18:50 

RuiJSDuarte Escreveu:Uma coisa que melhor e muito o geocaching de proximidade... faze-lo de bicicleta! 1 cache a 15 kms de casa! Mesmo que a cache seja uma treta, depressa te apercebes que "não é sempre o found que te dá o smile".

Isso já fiz e deixei de fazer, mas devia de levar umas chibatadas por isso ;), por falar nisso, vou ali encher os pneus à bicla que está parada há tanto tempo que nem ar tem nas rodas [:I)] e a ver se recomeço, que de facto, assim até nos esquecemos da (falta de) qualidade das caches.

RuiJSDuarte Escreveu:A não ser claro que mores numa zona muito feia... ai já não sei como será.

A Via Norte é lindíssima ;) e dá umas dozes extras de adrenalina ;)
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #5 a terça 21 ago 2012, 18:51 

Eu na zona onde moro não tenho muitas caches por fazer. Dos meus founds apenas 11,5% são a menos de 50km de casa... O resto é daí para cima.
Como é que eu faço para seleccionar as caches.
O meus geocaching tem 2 fases: Geral e Específica.

Na Geral, ou seja do dia a dia em que não sei para onde vo no dia seguinte tenho o Oregon sempre carregado com todas as caches dos distritos de Évora, Beja, Setúbal e Faro.
Tenho filtros separados para assinalar com um prefixo GPS_ as nomeadas de 2010 e 2011 e GPS_12 as resultantes das duas bookmarks disponíveis. Depois tenho as outras todas que estão activas. E meto as encontradas também (posso precisar de voltar a uma já visitada). As inactivas também são carregadas com o prefixo INACT_.
Assim está sempre atafulhado. Quando vou para outro lado faço a mesma operação para assinalar as caches e carrego as zonas completas (tenho filtros no GSAK para cada Zona NUTS III. Ex: Alentejo Litoral, Médio-Tejo, Minho-Lima, Alto Douro, Cova da Beira, etc).

Quando vou em missão Específica carrego as caches das zonas do mesmo modo, mas como levo alvos bem definidos (Ex: Operação Lost Nazi Mine), essa meia dúzia de caches-objectivo são bem estudadas. Um TPC à moda antiga, antes do paperless: Páginas lidas, logs lidos, pontos colocados no Google Earth para analisar estradas entre eles, estacionamentos analisados, restaurantes e alojamentos na zona pesquisados ou até previamente marcados e depois é ir... Dá-me muito gozo preparar uma jornada assim... As restantes que calharem calham, são extras...

Se calhar é por isso que ainda mal passei das 1100 em 5 anos mas também ainda não estou farto, pelo contrário. Cada vez estou mais entusiasmado com o geocaching...

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #6 a terça 21 ago 2012, 19:07 

O problema é a parte do "vício" (provavelmente sem aspas), as missões programadas não se podem fazer todos os dias. Provavelmente essa é a maior razão de se fazer mau geocaching, se o controlarmos e fizermos só as boas e quando podemos, fazemos menos mas não nos "chateamos".

Já agora, como é que é isso dos prefixos?
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #7 a terça 21 ago 2012, 19:11 

Paulo_Domingues Escreveu:O problema é a parte do "vício" (provavelmente sem aspas), as missões programadas não se podem fazer todos os dias. Provavelmente essa é a maior razão de se fazer mau geocaching, se o controlarmos e fizermos só as boas e quando podemos, fazemos menos mas não nos "chateamos".

As (wig-) têm-me ocupado muito tempo por isso costumo andar ocupado...

Os prefixos. Para o Oregon carrego as caches pela macro GarminExport. Algures lá pelo meio podemos editar o nome com que a cache passa. Por defeito é qualquer coisa como %name. Basta por o que queremos antes, por exemplo: GPS12_%name

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #8 a terça 21 ago 2012, 19:12 

prodrive Escreveu:Epá, como me revi em muitas dessas palavras.

Basicamente o meu Geocaching tem andado em função de 4 coisas que são as que dou actualmente mais importância:

1º Caches Nomeadas dos Prémios GPS (tanto passadas como potenciais futuras de 2012)

2º Caches em concelhos onde nunca encontrei nenhuma

3º Caches mais antigas da Bagde Pioneiras

4º Caches de proximidade, ou drive-ins descomplicadas, não diria para o número directamente, mas para poder acumular Favoritos para as merecedoras [:P]

A minha forma é muito parecida com a tua, excepto a 2ª (tenho demasiada cache das alíneas 1 e 3 por fazer :)).

Quanto à 4º. Tinha ideia que tua não tinhas problemas de favoritos...Eu tenho e grande. Por isso um objectivo importante.
Depois eu gosto de caminhar. Talvez por isso os PT me sejam muito menos desagradáveis do que para muitos que aqui os abominam. Se de bicicleta eles rendem, então a pá rendem muito mais :) De carro são capazes de ser uma grande seca...
Sei ao que vou, não me chateia especialmente encontrar containers de treta (mas nem sempre. Estou por exemplo curioso de fazer a Monstra) e também ajudam para os números.
Tu já fizeste aquelas maluqueiras de cachar uma data de horas seguidas, de tentar bater o record pessoal, etc. etc. Eu nem por isso e são "objectivos" onde consigo tirar prazer.

Com a opção 1 alargada (a minha fórmula Best é [premiosgps2010=1 or premiosgps2011=1 or geoptorg_2012=1 or favpoints>4]) tenho tido um geocaching de grande qualidade. Ou seja estou super-motivado a continuar [:D]
E a tentar ajudar os outros a que não se desmotivem ;)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #9 a terça 21 ago 2012, 19:16 

MightyReek Escreveu:
Paulo_Domingues Escreveu:O problema é a parte do "vício" (provavelmente sem aspas), as missões programadas não se podem fazer todos os dias. Provavelmente essa é a maior razão de se fazer mau geocaching, se o controlarmos e fizermos só as boas e quando podemos, fazemos menos mas não nos "chateamos".

As (wig-) têm-me ocupado muito tempo por isso costumo andar ocupado...

Os prefixos. Para o Oregon carrego as caches pela macro GarminExport. Algures lá pelo meio podemos editar o nome com que a cache passa. Por defeito é qualquer coisa como %name. Basta por o que queremos antes, por exemplo: GPS12_%name

Também uso isso. Uma marcação antes das Best ;) Não vou ter só essas no GPS e depois estou mesmo, mesmo em cima de outra e não o sei :)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #10 a terça 21 ago 2012, 19:26 

jasafara Escreveu:Quanto à 4º. Tinha ideia que tua não tinhas problemas de favoritos...Eu tenho e grande. Por isso um objectivo importante.

Não tenho, nem quero vir a ter. Mas estou numa tendência nitidamente de escoamento de stock. Já cheguei a ter mais de 100 depois de ter distribuido retroactivamente quando surgiram. Agora estou abaixo dos 60 disponíveis. Mas continuo a praticar um Geocaching superior à proporção de 1 cache Favoritada por cada 10 encontradas. Tenho feito um esforço para visitar algumas caches banais para tentar manter o stock de Favoritos num nível aceitável que não me force a alterar o critério de Favoritização ;)
jasafara Escreveu:Depois eu gosto de caminhar. Talvez por isso os PT me sejam muito menos desagradáveis do que para muitos que aqui os abominam. Se de bicicleta eles rendem, então a pá rendem muito mais :) De carro são capazes de ser uma grande seca...

O meu problema é que o Land Rover me leva a praticamente quase todo o lado. Raros são os powetrials em que ele não meta lá o focinho e depois quem paga é o motor de arranque [:D]
jasafara Escreveu:Sei ao que vou, não me chateia especialmente encontrar containers de treta (mas nem sempre. Estou por exemplo curioso de fazer a Monstra) e também ajudam para os números.

Eu também quase sempre sei ao que vou e por isso quase nunca vou muito entusiasmado [:P]
jasafara Escreveu:Tu já fizeste aquelas maluqueiras de cachar uma data de horas seguidas, de tentar bater o record pessoal, etc. etc. Eu nem por isso e são "objectivos" onde consigo tirar prazer.

Sim, praticamente já experimentei todos os prazeres fugazes, por isso agora concentro-me em prazeres mais prolongados [8D]
jasafara Escreveu:E a tentar ajudar os outros a que não se desmotivem ;)

Esse tem sido para mim um dos maiores prazeres do Geocaching ;)
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes