Novo aparelho para geocaching

O último grito em tecnologia... Novos Firmwares...

Moderadores: hulkman, migueis

Regular
Regular

Registado: terça 06 mar 2012, 13:18

Mensagem Post: #11 a sexta 17 ago 2012, 02:10 

Re: Novo aparelho para geocaching

Nutellas02 Escreveu:
kondlippe Escreveu:Afinal já consegui por o oregon a funcionar outra vez. :)

Por curiosidade apenas...
Como é que avariou e como é que o reparas-te?

Ele simplesmente deixou de ligar (desligava a meio quando estava carregar os waypoints e afins). E depois de fazer um master reset, ficou a funcionar outra vez.
Não sei o que lhe deu. Talvez tenha sido a excitação do geocoinfest. :lol:

Regular
Regular

Registado: terça 06 mar 2012, 13:18

Mensagem Post: #12 a sexta 17 ago 2012, 02:12 

Tenho um amigo que vai começar a se iniciar no goecaching e quer comprar um gps. Ele está inclinado entre o Dakota 20 e o Oregon 450t.
Qual aconselham? Vale a pena dar a diferença pelo Oregon (ainda são cerca de 100€ a mais)?

Regular
Regular

Registado: sábado 19 jun 2010, 15:51

Mensagem Post: #13 a sábado 18 ago 2012, 11:44 

kondlippe Escreveu:Tenho um amigo que vai começar a se iniciar no goecaching e quer comprar um gps. Ele está inclinado entre o Dakota 20 e o Oregon 450t.
Qual aconselham? Vale a pena dar a diferença pelo Oregon (ainda são cerca de 100€ a mais)?

Olá! Antes demais obrigado pela partilha da resolução do problema. Poderá ser útil a outras pessoas que venham a ter o mesmo problema poderem usufruír da tua solução. É sempre uma boa prática quando pedimos ajuda num fórum, se depois conseguirmos resolver o problema, explicar de maneira é que o resolvemos! [;)]

Bom, indiscutivelmente, em termos técnicos o Oregon 450t é uma máquina melhor que um Dakota 20. A questão central na compra de um GPS (e grande maioria dos aparelhos) é definirmos exactamente o que esperamos e precisamos que um aparelho faça. Com isto quero dizer que não adianta uma máquina ser melhor se depois aquilo que ela têm a mais (e pela qual demos mais cerca de 100€) nós não vamos usufruír.
Eu dou-te o meu exemplo. Antes de comprarmos o nosso Dakota 10, perguntamos para nós próprios: "Humm... será que não valerá mais a pena um Dakota 20 ou um Oregon?" Até que depois na net vimos alguns users desses aparelhos a dizer por exemplo "que a slot de cartões de memória estava lá com o cartão a ganhar bolor" porque não dão uso a mapas personalizados por exemplo. E com isto vêm outras funcionalidades que até podem ser promissoras, mas que depois podem simplesmente não serem usadas.
A nossa equipa queria um GPS essencialmente que:
- Tivesse uma antena de alta sensibilidade;
- Suporta-se mapas topográficos;
- Suporta-se mapas roteáveis; (para uma emergência já que para estrada, já temos o nosso TomTom!)
- Tive-se funcionalidades Paperless para metermos a informação de todas as caches que quisessemos com imagens para não andarmos com papeis;
- Tivesse possibilidade de gravar trajectos para depois vermos mais tarde no pc a nossa aventura e por onde andamos a pisar; quantos km estivemos a andar, entre outras estatisticas que o gps suporta;
- Tivesse possibilidade de criar percursos no pc ou directamente no GPS;

E basicamente não precisavamos mais do que isto. E por isso, andamos a ver o mercado, e para as nossas necessidades constatamos que um Dakota 10 seria a solução mais económica e que seria mais bem aproveitada.
Em boa verdade, o Dakota 10 que compramos, estamos a usufruir das suas potencialidades em cerca de 85~90%, pagando o preço mais baixo possível de maneira a ficarmos satisfeitos. Se fossemos para um Oregon, se calhar pagariamos mais os tais 100€ e estariamos a usufruir dele em apenas uns 70% digamos.
Ou seja, a melhor forma é sempre pôr os aparelhos que temos em vista lado-a-lado, e ver as caracteristicas que os diferem. As que vimos que não nos interessa, descartamos pois se não é para usar, não vale a pena estarmos a pagar por uma funcionalidade acrescida que não usamos, correcto?
Depois quando chegarmos à parte de decisão vemos: "Ora bem, este custa mais 10 ou 20€ (valores especulados) mas têm bussula electronica, se calhar até é capaz de ser uma funcionalidade interessante e vale a pena apostar na diferença, então pronto, já decidi!
Mas este método têm um senão. Temos de ter cuidado na avaliação das caracteristicas pois se virmos que o que a máquina têm para oferecer é para ser aproveitado em cerca de 100%, então corremos o risco de depois ficarmos com vontade que a máquina faça mais do que aquilo que ela realmente faz. Aí então já começa a valer a pena ir para uma gama superior se a diferença de preço compensar. Mais vale 200€ e ficar satisfeito do que 150€ e saír frustrado.

Para colocar aparelhos lado-a-lado para ver as caracteristicas, vê este site:

https://buy.garmin.com/shop/compare.do?cID=145&compareProduct=30926&compareProduct=63350

As comparações entre aparelhos é suportada no próprio site da garmin.

Temos feito assim. Não nos temos arrependido.

Boa sorte!
ImagemA cachar com:Imagem
- Garmin Dakota 10 Imagem
- Huawei Ascend G300 (com c:geo, Sygic etc...) Imagem

- De mãos dadas Imagem

-TomTom Navigator Imagem on HTC Touch 3G (com graves problemas de hardware [:I)] [:P] ) Descança em paz. Eterno companheiro de longas cachadas.

Se precisarem de alguma ajuda com o Garmin Dakota 10 e com software para geocaching: TomTom, c:geo, Sygic ou outro software enviem mensagem privada.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #14 a sábado 18 ago 2012, 11:51 

It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #15 a segunda 20 ago 2012, 16:00 

Completamente de acordo com o Nutellas02, muita gente tem por hábito fazer a escolha pelo preço, eu acho que essa deve de ser a última "característica" a ser tida em conta, primeiro o que necessitas ou achas que podes vir a necessitar. Eu optei pelo Oregon, por dar para wereigo, neste momento não sei se tinha isso em conta, uma vez que faço/há poucas e tenho o télélé que serve.

Outra coisa, na tua opção Oregon, falas no "t", porquê? A única diferença para o "sem t", são os mapas topográficos (acho) de toda a Europa, mas para Portugal tens o Topolisitânia, para Espanha o Topohispânia (não sei se é assim que se escreve), ambos gratuitos. Para os restantes países não sei o que há, mas será que necessitas de mapas topográficos de toda a Europa?!

Refiro este ponto, porque os vendedores gostam de salientar a necessidade de ter mapas topográficos para quem anda no mato, só que, há mapas melhores e grátis ;)
Imagem Imagem Imagem
Anterior

Voltar para GADGETS & GIZMOS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes