Classificação dos logs pelos owners

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 22:11

Mensagem Post: #31 a sexta 17 ago 2012, 13:58 

Re: Classificação dos logs pelos owners

Voçês estão-se a preparar para uma Megapeixarada
Geosomething or other
Imagem
Imagem
Imagem

Junta-te ao EarthCachers Anonymous

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #32 a sexta 17 ago 2012, 14:11 

danieloliveira Escreveu:Voçês estão-se a preparar para uma Megapeixarada

Não vejo mesmo porque dizes isso...
O sistema é completamente baseado em números e não em posts.

Achas que alguém vem para aqui defender um log "TFTC" numa cache com 10% de favoritos? Se vier e com argumentos fortes (achas que os arranja e que se sente motivado para os defender?) que o faça (sem peixeiradas).

Tu que és um owner que utilizaria a ferramenta como achasses que era melhor (só destacando os bons ou os bons e os maus) achas mesmo que isso daria origem a peixeiradas?

E para ser ainda mais bruto. Um geocacher que só escreve "TFTC" ou "Mais uma" que é avisado e que não muda o comportamento só merece ser pressionado a abandonar a actividade, com peixeirada ou sem ela.
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #33 a sexta 17 ago 2012, 14:15 

Vais começar a sentir a pressão da PIDE da ditadura do positivismo muito em breve, se é que não a sentiste já. Bem vindo à Resistência.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 23 jan 2011, 13:05

Mensagem Post: #34 a sexta 17 ago 2012, 14:17 

Shalmai Escreveu:Avançem com isto mais rápidamente possível... é mesmo preciso :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

Bora lá com isso (como se diz agora) ... [^] [^] [^]
ImagemImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #35 a sexta 17 ago 2012, 14:48 

Acho que uma classificacao é inútil.
As pessoas votam em extremos sempre.
Ou é bom ou é mau. Ou entao é normal.
É quase um like, dislike ou nao vota.
Ou gostamos ou nao gostamos do log.
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #36 a sexta 17 ago 2012, 15:21 

migueis Escreveu:Acho que uma classificacao é inútil.
As pessoas votam em extremos sempre.
Ou é bom ou é mau. Ou entao é normal.

Não concordo.
Depende da votação. Vê por exemplo os utilizadores do GCVote (que ainda são bastantes). Conseguem perfeitamente utilizar os graus todos entre 0 e 5 sem problemas. É um esquema de votação adequado para uma votação mais racional. Afinal de contas quem vota, perdeu tempo a ir à cache, a escrever o log, se utiliza o GCVote é de forma ponderada.

migueis Escreveu:É quase um like, dislike ou nao vota.
Ou gostamos ou nao gostamos do log.

Concordo.
Uma votação como a dos logs é mais do tipo emocional do tipo like, dislike.
Por isso mais adequada uma escala em torno de um ponto neutro (0 que será a maioria e não tem necessidade de voto).
Mas justifica-se uma gradação mínima.
Nenhum owner terá dificuldade em distinguir entre um +1 (Gostei) e +2 (Gostei muito e quero que este log seja destacado no portal do geopt ;))
Entre o -1 e o -2 poderá ser mais difícil (mas também não é assim tão difícil distinguir entre log fraquinho e log inqualificável de um geocacher que é useiro e vezeiro em logs destes e que merece ser queimado na praça pública ;))
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #37 a sexta 17 ago 2012, 15:32 

Torgut Escreveu:Vais começar a sentir a pressão da PIDE da ditadura do positivismo muito em breve, se é que não a sentiste já. Bem vindo à Resistência.

Não tenho problemas com pressão, mas acho que não.
Se a ideia for para a frente e parece que tem pernas para andar, os owners positivistas podem só dar classificações positivas (não tem é muita lógica depois virem-se queixar dos maus logs e da desmotivação provocada pelos mesmos). Os owners que eu quero defender (aqueles que se sentem desmotivados por ter maus logs e andam por aí a arquivar caches) só se forem masoquistas e incoerentes é que não dão classificações negativas quando aplicável ;)
Mesmo os positivistas quando tiverem a ferramenta disponível e se confrontarem com "Jornada de geocaching intensivo pelo concelho de...." num cache com 50% de favoritos são capaz de não resistir a dizerem "badam****" para ti e para a tua jornada de geocaching intensivo.

PS. Não tenho dada contra jornadas de geocaching intensivo. Para as caches de treta utiliza-se esse log, mas tenha-se o discernimento de não meter no mesmo saco caches de outro calibre.
PS2. E até acho que alguns que forem mandados "badam****" terão discernimento suficiente para perceberem a razão e tentaram na próxima só levar um -1.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #38 a sexta 17 ago 2012, 16:53 

Sintetizando (à atenção do duende verde) as funcionalidades básicas seriam:

1) Uma opção parecida com a da votação para os prémios GPS (com reconhecimento de user geocaching.com).
Apareceriam por defeito todos os logs não classificados, em caches com um nível de qualidade (a definir) que daria acesso à classificação.
Possibilidade de fazer filtros por cache, data, founder ou classificação de forma a classificar logs mais antigos ou ver as classificações atribuídas.
Importa saber se alterações aos logs são detectáveis ou não. Se sim uma alteração de um log votado deveria dar origem a uma repreciação.

2) Rankings Logs + e Logs - por valor absoluto e média.

Mínimo dos mínimos para começar. Enquanto se criava alguma massa crítica e se afinava o processo logo se viam as evoluções possíveis.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #39 a sexta 17 ago 2012, 17:07 

Estive aqui a fazer uma simulação mental do Ranking negativo e em 1º lugar vão ficar ex-equo 5.000 tipos que apenas usam smiles, pontos ou ponto e virgulas nos logs. As 5.000 posições subsequentes vão ficar os tipos que usam as iniciais OPC e TFTC. Só a partir dessa posição é que vão aparecer os gajos que escrevem nos logs: "Feita! Incha mais uma". :|
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #40 a sexta 17 ago 2012, 17:11 

Para evitar eventual polémica sobre "....em caches com um nível de qualidade (a definir) que daria acesso à classificação" o sistema poderá ser aberto a qualquer cache.

No entanto se for assim acho importante nos rankings poder-se fazer filtros por rácio de favoritos.
É completamente diferente a análise possível sobre classificações negativas em caches sem favoritos (e em que diria que os owners se retrairão muito mais a dar más classificações e poderão ter tendência a dar mais classificações muito positivas para atraírem fregueses) e a que se faça sobre caches com 20% ou mais de favoritos (em que os owners têm outra autoridade para votar tanto negativamente como positivamente).
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes