O "pretuguês" nos log's

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #81 a sexta 20 jul 2012, 17:52 

Re: O "pretuguês" nos log's

Julgo que me irei repetir mas cá vai a minha opinião sobre o assunto do acordo ortográfico.

Por mim não me incomoda nem um bocadinho. É-me completamente indiferente.
O momento que vivemos já é suficientemente selvático com pessoas a passarem problemas do arco da velha que certamente não passa pela cabeça dos mais cépticos que estar preocupado como se escreve determinados termos parece ser algo demasiado insignificante.

Poderia aqui colocar diversos argumentos que sustentam o acordo e a evolução do idioma mas não iria adiantar nada. Muitos dos que acham um absurdo o acordo dizem-no simplesmente porque é fino e até está na moda.
Conseguem mesmo achar ridículo passar a escrever objeto?
Mas... já não fazem algo pior como utilizar parvas conjugações verbais inventadas de forma estranha: "Vou ali cachar porque preciso de mais um found para favoritar aquela cache porque tinha um container bué de fixe porque quando a loguei ainda não tinha os pontos suficientes...."

Isto sim, choca-me, mas devo dizer que ainda assim consigo ficar muito mais chocado com o preço das portagens, do combustível, da energia, da alimentação, dos manuais escolares e do IRS que tive de pagar depois de já terem retido uma pequena fortuna que me faria muito feliz se o tivesse na minha carteira.

Por ora tê'avondo ê ainda assim vou ser chamado de burcalhanito por não aventar o acordo. C'a calma também nã dá pra enchernecar até porque ê é que sô destrabulhado esbrazeado.
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #82 a sexta 20 jul 2012, 18:05 

Abomino este Acordo Ortográfico. A língua é uma entidade viva e mutante, mas tal como um organismo vivo não pode, ou não deveria, mudar por decreto administrativo. O decreto administativo é que deveria acompanhar as alterações reais da língua, oficializando-as quando necessário. O Estado existe para servir o povo, e não o oposto, e raramente esta máxima se aplica tão bem como na questão do Acordo Ortográfico. O Povo não quer, não pediu e não gosta. Duhh! Estado (e amigos da coisa), deu para perceber? S-E-R-V-I-R o Povo. Deixem-se lá de sonhos megalómanos de um Lusitanismo Universal. Não vai dar. É inevitável. Os brazucas terão a sua língua a médio / longo prazo e até lá só estão a criar chatices a toda a gente. Analítico e formulado o suficiente?

De resto, na minha vida, o Acordo Ortográfico teve os seguintes efeitos: deixei de comprar jornais e revistas portugueses, e livros em português, só os que não entraram por esse caminho. O Planeta Terra produz suficiente substracto literário para me manter entretido para o resto desta vida e para todas as que vierem a seguir. E tudo traduzido para inglês, essa língua que não muda de Terça para Quarta-feira pode decreto ministerial. Absurdo.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #83 a sexta 20 jul 2012, 18:07 

Por ora tê'avondo ê ainda assim vou ser chamado de burcalhanito por não aventar o acordo. C'a calma também nã dá pra enchernecar até porque ê é que sô destrabulhado esbrazeado.

O translate da google é mesmo esperto. Detectou esse pseudo-alentejano como português :D
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #84 a sexta 20 jul 2012, 18:12 

Há algum tempo que estava à espera, para ver até onde iria a capacidade de contenção do Torgut mas não entrar nesta discussão [:D]
Apetecia-me mandar umas achas para a fogueira, mas já chega de fogos ;)
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 06 jun 2012, 14:12

Mensagem Post: #85 a sexta 20 jul 2012, 19:22 

Adorei esse argumento!!!

Há mais Brasileiros que Portuguêses ... pois ... mas também há Americanos, Sul Africanos e Australianos e os Ingleses não mudam!!
Isso é lá argumento? Só se for em Portugal!

Por essa ordem de ideias tinha de seguir a maioria em tudo, mesmo que tivessem mal e não é bem assim!
Aka João Narciso, Geocaching BTT Rio Azul, FB Joao Narciso
Membro fundador dos GOLFINHOS BTT Rio Azul

Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Registado: sexta 16 mar 2012, 23:00

Mensagem Post: #86 a sábado 21 jul 2012, 10:03 

Aish, agora é que me lembrei que tinha respondido a este tópico acerca do meu teste...

Sabem quanto é que eu tirei??? Entre 76% e 78% (Já não me recordo)...
Hmm, nada mau, o que vai dar 4 no final do período. (ou melhor que já deu... xD)

Malditas escolhas múltiplas oifjheoidhjoeihaiedh grrrr.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #87 a sábado 21 jul 2012, 18:02 

Pintelho Escreveu:(...) Saiu recentemente uma cache próxima da minha casa em que eu nem sequer conseguia entender o conteúdo. Ainda deixei uma Nota a pedir revisão ao listing, mas "so gar, nothing good". Mas este não é um caso isolado. Longe disso.

Provavelmente é uma cache mistério com um enigma codificado na listing para ser decifrado, o owner poderá ter-se enganado a escolher o tipo de cache... :mrgreen:
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

TB
TB

Registado: quinta 29 dez 2011, 01:40

Mensagem Post: #88 a sábado 21 jul 2012, 18:28 

Não vou acrescentar nada, mas só para que conste que deste lado também está mais um português de gema que está em completo acordo com o Novo Acordo Ortográfico!
A língua muda e a nossa até é das que tem mais mudado ao longo dos tempo.

Porque raio hei-de eu escrever letras que não pronuncio?? Porque fica mais bonito? Porque antigamente falava-se assim?
Acho que as pessoas devem é informar-se profundamente porque vejo por aí muitos argumentos contra o acordo que nem sequer são válidos, tais como a questão do "facto" passar para "fato" (que evidentemente não passa).

Só para deixar uma opinião a favor!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #89 a domingo 22 jul 2012, 04:57 

sergiomdias Escreveu:Porque raio hei-de eu escrever letras que não pronuncio?? Porque fica mais bonito? Porque antigamente falava-se assim?

Se fosse só isso.... o conselho de recolher mais informação é devolvido.

E já agora, chamo a atenção para esta questão das letras que supostamente não são pronunciadas. Não serei o único a referir que a maior parte delas são de facto pronunciadas, embora de forma menos perceptível. Eu, e muitas outras pessoas, não dizemos "facto" e "fato" da mesma maneira, apesar da "nuance" ser muito ligeira. Os "c" costumam estar lá, ma vocalização. Ah... e sim... percePtível também é dito com o "pêzinho" a vibrar ligeiramente.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 25 abr 2010, 16:43

Mensagem Post: #90 a domingo 22 jul 2012, 23:13 

Novo Acordo Ortográfico? Aberração!! Não, obrigado!
Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes