Não acompanhei este tópico mas fica aqui o meu contributo hoje, um dia depois da inauguração da Ecopista do Tâmega entre Chapa e Canêdo de Basto (limites do concelho de Celorido de Basto).
Parece-me muito redutor que uma cache que está colocada numa Ecopista em terra batida não possa ser considerada ecovia porque não tem pavimento, tanto mais que a linha que separa ecovia de ciclovia é muito ténue: ambas servem o mesmo propósito ou definição "Via ou caminho ecológicos"
A da Povoa é em terra batida, a de Ponte de Lima é em terra batida, a do Dão em grandes partes é terra batida, a de Évora é em terra batida.. enfim.. ainda deve haver mais exemplos mas estes são os que eu tive o prazer de conheçer até ao momento. Mais redutor ainda seria considerar os 214km da Ecovia do Litoral Algarvio como ecovia e não ciclovia ... oh que pena, porquê?: é em terra batida.
Por uma questão de badge, não entendo o intuito de separar "terra batida" de "ciclovia" se a ideia é construir a badge com a maior quantidade de informação para os geocachers, e a própria da Ecovia do Tãmega (orgulho para alguns) deveria estar incluida nela. É um projecto de quase 52 km com uma estimativa aproximada de 150 caches na sua totalidade. Porquê? porque EU não necessito de uma bicicleta TT ou BTT para fazer desde a Livração até ao Arco de Baulhe basta-me uma bicicleta normal.
Tem troços de terra batida? tem. Dois troços de aproximadamente 16km na totalidade.
Por isso, ou a badge Ciclovias se torna mais abrangente e inclui a vertente "via ou caminho ecológicos" como refiro antes, ou deveria criar-se, aí sim, a badge ECOVIAS, mas aí a Ciclovias perderia interesse, ou por ultimo submeter no forum à opinião de quem por aqui passa se ciclovias e ecovias deveriam estar juntas... ou não. Confiar na opinião de alguns pode-se tornar facioso ou tendencioso no compto geral da badge.
Deixo aqui um link da "nova" ecopista do Tâmega a 19.05.13.
Traços verdes Ecopista com pavimento, a vermelho a mesma Ecopista mas com troços em terra batida.

Resumindo: deveria separar-se Ecovia de Ciclovia e criar 2 badges distintas?
Fica a opinião.