[BADGE] Vértices geodésicos (talefes e pinocos)

E porque fica sempre bem uma medalha no teu perfil ou no listing da cache...

Moderadores: hulkman, IDILIO49

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #451 a sábado 21 abr 2018, 01:53 

Re: [BADGE] Vértices geodésicos (talefes e pinocos)

Por forma a dar uma maior dinâmica e actualização esta badge passou a ter um novo gestor:

Gatarron

Desde já o obrigado ao anterior gestor por todo o esforço e empenho na gestão desta badge e um agradecimento ao novo gestor pela disponibilidade e interesse em continuar a gestão desta badge.
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: segunda 09 jul 2012, 12:53

Mensagem Post: #452 a domingo 25 abr 2021, 10:03 

A cache https://www.geocaching.com/geocache/GC70015_oh-nao-outra-letterbox-muito-facil-em-monsanto está nesta badge. No entanto nem a localização nem a descrição têm/fazem referência a qualquer VG ...

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #453 a domingo 25 abr 2021, 16:24 

A J Pombo Escreveu:A cache https://www.geocaching.com/geocache/GC70015_oh-nao-outra-letterbox-muito-facil-em-monsanto está nesta badge. No entanto nem a localização nem a descrição têm/fazem referência a qualquer VG ...

Só, se por ter o VG Montes Claros a menos de 275m, mas realmente não faz muito sentido.
Mas o Gestor da Badge que se pronuncie.
Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Registado: terça 16 set 2014, 15:02

Mensagem Post: #454 a quarta 28 abr 2021, 13:48 

IDILIO49 Escreveu:
A J Pombo Escreveu:A cache https://www.geocaching.com/geocache/GC70015_oh-nao-outra-letterbox-muito-facil-em-monsanto está nesta badge. No entanto nem a localização nem a descrição têm/fazem referência a qualquer VG ...

Só, se por ter o VG Montes Claros a menos de 275m, mas realmente não faz muito sentido.
Mas o Gestor da Badge que se pronuncie.

Ora ainda bem que falam nisso!

Enquanto gestor da badge, e depois de despachar as sugestões automáticas com base nas palavras chave ("VG", "marco", "talefe" "geod") estou agora a analisar, uma a uma, todas as sugestões automáticas com base nas coordenadas (ou seja, qualquer cache em que o ponto inicial se localize num raio de 30 metros de um vértice geodésico).

É um trabalho fastidioso que implica analisar a listing de cada cache, e neste momento faltam-me 400 caches (mas já foram 1000). Claro que podia aceitá-las todas e, pelo que vi em outros tópicos aqui no fórum, parece que é isso que está a acontecer. Já pensei aceitar qualquer cache que esteja a menos de 30 metros (facilitaria muito o meu trabalho), mas acho que isso não faz sentido. A localização não deve ser o único critério.

Para mim, uma cache deve ser incluída na badge se o vértice geodésico tiver alguma relação substancial com a cache. Por isso incluo na badge qualquer cache que cumpra, pelo menos, um dos seguintes critérios (não cumulativos e em ordem decrescente de valor):
1. O nome da cache faz alusão direta ao VG;
2. A descrição faz alusão ao VG ou à existência de um VG no local;
3. O VG não é mencionado no nome da cache ou na descrição, mas a sua existência no local é incontornável (é este o caso em caches de acentuado carácter lírico-filosófico, em que se fala só da paisagem, mas em que o VG tem uma componente importante no local e é visível em fotos).

Este último critério é o mais difícil de avaliar, por isso recorro às imagens dos logs. Se não houver imagens nos logs, deixo a cache a repousar e volto a avaliar mais tarde.

Há muitos VGs que estão localizados em cima de igrejas ou de depósitos da água, muitos deles nem sequer são visíveis. Por isso, a menos que a descrição da cache faça alguma menção específica ao VG, não é incluída na badge.

Quanto ao caso da cache reportada: cumpre, quando muito, o critério 3, e apenas porque está visível na foto e eu próprio também já a visitei. Mas se consideram que não deve estar, vou removê-la já. Aliás, neste caso até pode ser um spoiler a quem faça a cache.

Estes critérios foram estabelecidos por mim e permitem-me rejeitar qualquer cache que não tenha nada a ver com VGs, mas que estão lá perto. Estou disponível para os vossos comentários, são muito bem-vindos para afinar o critério.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #455 a quarta 28 abr 2021, 13:57 

Gatarron Escreveu: Claro que podia aceitá-las todas e, pelo que vi em outros tópicos aqui no fórum, parece que é isso que está a acontecer. Já pensei aceitar qualquer cache que esteja a menos de 30 metros (facilitaria muito o meu trabalho), mas acho que isso não faz sentido. A localização não deve ser o único critério.

Não creio que isso esteja a acontecer em outras Badges. E se está não fez sentido!
Já manifestei várias vezes a minha opinião que se na Listing (texto,fotos,etc) não há qualquer alusão ao objecto da Badge (neste caso VG) é porque a cache não pretende evidenciar esse objecto logo não faz qualquer sentido incluir na Badge. O Gestor da Badge não deve perder muito tempo numa avaliação dessas, se fica com dúvidas é claramente sinal que a cache não pretende evidenciar esse objecto...
Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Mensagem Post: #456 a quarta 28 abr 2021, 15:56 

IDILIO49 Escreveu:
Gatarron Escreveu: Claro que podia aceitá-las todas e, pelo que vi em outros tópicos aqui no fórum, parece que é isso que está a acontecer. Já pensei aceitar qualquer cache que esteja a menos de 30 metros (facilitaria muito o meu trabalho), mas acho que isso não faz sentido. A localização não deve ser o único critério.

Não creio que isso esteja a acontecer em outras Badges. E se está não fez sentido!

Referia-me a este tópico, que parece uma situação desse tipo. Mas também não sei se os monumentos nacionais estão georreferenciados de forma a permitir uma sugestão automática com base na localização, como sucede com os VGs.

IDILIO49 Escreveu:Já manifestei várias vezes a minha opinião que se na Listing (texto,fotos,etc) não há qualquer alusão ao objecto da Badge (neste caso VG) é porque a cache não pretende evidenciar esse objecto logo não faz qualquer sentido incluir na Badge. O Gestor da Badge não deve perder muito tempo numa avaliação dessas, se fica com dúvidas é claramente sinal que a cache não pretende evidenciar esse objecto...

Em muitos casos essa referência ao objeto da cache é quase implícita. Por exemplo: uma cache com um título mais criativo e uma descrição que se limite a referir, por exemplo, a beleza da paisagem, colocada no topo de um VG, não deve estar na badge? Acho que deve.
Vejo isto em outras badges ao longo do tempo que levo no Geocaching, incluindo nesta badge antes de eu ser o seu gestor, e acho que isso é equilibrado. Por isso é que não incluo caches colocadas junto a igrejas que têm um VG (às vezes quase imaginário) no campanário. A menos que chamem a atenção para isso, claro.

E concordo com as sábias palavras de alguém que diz que a cache depois de publicada é pública :) . Nem sempre a vontade do owner deve ser soberana.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #457 a quarta 28 abr 2021, 16:08 

Gatarron Escreveu:Referia-me a este tópico, que parece uma situação desse tipo. Mas também não sei se os monumentos nacionais estão georreferenciados de forma a permitir uma sugestão automática com base na localização, como sucede com os VGs.

Quero acreditar que seja uma excepção e não a norma...

Gatarron Escreveu: Por exemplo: uma cache com um título mais criativo e uma descrição que se limite a referir, por exemplo, a beleza da paisagem, colocada no topo de um VG, não deve estar na badge? Acho que deve.

Eu acho que não deve. Melhor dizendo não tem por obrigação estar, se por ventura o Gestor souber disso não tem problema nenhum em estar na Badge, agora se abrires a pagina e não conseguires chegar rapidamente a essa conclusão, não pode ser apenas por o descobrires somente no terreno, o gestor não tem por obrigação ter de investigar isso ou muito menos visitar todas as caches...
Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Mensagem Post: #458 a quarta 28 abr 2021, 18:07 

IDILIO49 Escreveu:
Gatarron Escreveu: Por exemplo: uma cache com um título mais criativo e uma descrição que se limite a referir, por exemplo, a beleza da paisagem, colocada no topo de um VG, não deve estar na badge? Acho que deve.

Eu acho que não deve. Melhor dizendo não tem por obrigação estar, se por ventura o Gestor souber disso não tem problema nenhum em estar na Badge, agora se abrires a pagina e não conseguires chegar rapidamente a essa conclusão, não pode ser apenas por o descobrires somente no terreno, o gestor não tem por obrigação ter de investigar isso ou muito menos visitar todas as caches...

Tens exemplos disto na badge de Faróis: esta earthcache passa ao lado do tema dos faróis, nunca refere farol na descrição, mas o GZ está junto a um farol, segundo me lembro de quando a visitei.
Esta cache não tem farol no título, não há menção a qualquer farol nas suas parcas duas frases, e não se vê qualquer farol na foto. Tenho ideia de ter visto lá um farol das vezes que lá passei, ainda antes desta cache, e o meu ficheiro kmz confirma que estão lá dois.

Devem ficar fora da badge? Acho que não.

Os faróis são elementos relevantes do local em que está a cache, e quem os visita também visita o farol. Aliás, uma das grandes vantagens das badges é a de servirem de guias para podermos escolher locais a visitar em função do que lá podemos encontrar, mesmo que o owner tenha entendido não lhes dar relevância. Só acho é que isso não deve ser levado ao extremo de incluir qualquer cache só porque há um VG por perto, como no tal caso que referi, das igrejinhas com um VG lá em cima que não se vê em lado nenhum.

Quanto a integrar uma cache numa badge só pelo que conhecemos de a ter visitado, concordo inteiramente contigo. Isso é até injusto para outras caches em que não podemos lá ir. E no caso da letterbox que adicionei à badge, há o agravante adicional de poder ser spoiler. Por isso já removi a cache.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #459 a quarta 28 abr 2021, 19:21 

Gatarron Escreveu:
IDILIO49 Escreveu:

Tens exemplos disto na badge de Faróis: esta earthcache passa ao lado do tema dos faróis, nunca refere farol na descrição, mas o GZ está junto a um farol, segundo me lembro de quando a visitei.
Esta cache não tem farol no título, não há menção a qualquer farol nas suas parcas duas frases, e não se vê qualquer farol na foto. Tenho ideia de ter visto lá um farol das vezes que lá passei, ainda antes desta cache, e o meu ficheiro kmz confirma que estão lá dois.

Devem ficar fora da badge? Acho que não.

Os faróis são elementos relevantes do local em que está a cache, e quem os visita também visita o farol. Aliás, uma das grandes vantagens das badges é a de servirem de guias para podermos escolher locais a visitar em função do que lá podemos encontrar, mesmo que o owner tenha entendido não lhes dar relevância. Só acho é que isso não deve ser levado ao extremo de incluir qualquer cache só porque há um VG por perto, como no tal caso que referi, das igrejinhas com um VG lá em cima que não se vê em lado nenhum.

Quanto a integrar uma cache numa badge só pelo que conhecemos de a ter visitado, concordo inteiramente contigo. Isso é até injusto para outras caches em que não podemos lá ir. E no caso da letterbox que adicionei à badge, há o agravante adicional de poder ser spoiler. Por isso já removi a cache.

A única coisa que eu defendo é que o Gestor não tem obrigação de ir investigar isso a fundo se a informação não está disponível facilmente na página da cache.
Não defendo que não possam estar na badge, apenas que não devem estar se a informação disponível para todos não é suficiente e o gestor (por mero acaso) não dispõe de mais informação. O único objectivo é não responsabilizar os Gestores da Badge de ir andar atrás de informação muito complexa ou morosa de obter.
Quanto aos dois exemplos que deste, um conheço pessoalmente, o outro o próprio nome da cache "tem dois farolins" (alinhamento da barra é o alinhamento de 2 farolins). [;)]

P.S. - Já agora o kml/lista (que eu também actualizo) daqui tem muito mais caches (apenas pelo critério de proximidade ao Farol) do que a Badge.
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #460 a quarta 28 abr 2021, 20:06 

Gatarron Escreveu:Em muitos casos essa referência ao objeto da cache é quase implícita. Por exemplo: uma cache com um título mais criativo e uma descrição que se limite a referir, por exemplo, a beleza da paisagem, colocada no topo de um VG, não deve estar na badge? Acho que deve.
Vejo isto em outras badges ao longo do tempo que levo no Geocaching, incluindo nesta badge antes de eu ser o seu gestor, e acho que isso é equilibrado. Por isso é que não incluo caches colocadas junto a igrejas que têm um VG (às vezes quase imaginário) no campanário. A menos que chamem a atenção para isso, claro.

E concordo com as sábias palavras de alguém que diz que a cache depois de publicada é pública :) . Nem sempre a vontade do owner deve ser soberana.

Basicamente identifico-me com tudo o que o Gatarron disse. É essa a visão que tenho das Badges, e se esse for o critério usado por todos os Gestores teremos um produto final cada vez mais valioso e afinado [^]
AnteriorPróximo

Voltar para BADGES

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes