Concordo com o Cláudio, no sentido em que exploração urbana industrial, em nada se assemelha a aldeias/ conventos/ igrejas que já não o são...
Mas o objectivo é o mesmo, a busca por rastos passados, pegadas outroras dadas, busca por informações passadas, seja por imagens, por objectos observados no local...Tudo.
Claro que uma casa normalissima, no meio da cidade a cair aos pedaços, possa não ser considerado, mas se levarmos o significado á letra, até poderia tornar-se.
Deixo o link, para a descrição na wikipédia (está a inglês), para que melhor se possa perceber:
http://en.wikipedia.org/wiki/Urban_explorationEm Portugal, não somos grande adeptos, deste tipo de hobbie e vulgarmente e agora dirigindo-me ao geocaching, vulgarmente nos logs, lemos coisas deste tipo "é pena estar como está", "estava cheio de lixo" e etc....
Nós, e eu falo por mim e por uma minoria, que gosta e leva o UrBex, também como passatempo, o que nos delicia é o local estar assim, cheio de memórias. O lixo, se está em perigo de derrocada, e por aí fora, é isso que faz os nossos corações baterem mais depressa, pelo medo do que poderemos encontrar, mas também do que conseguimos retirar seja em foto, seja em memória.
Perguntam-me muitas vezes, "Mas como podes achar piada a um sítio a cair aos bocados, cheio de lixo"...
Não consigo explicar o porquê de ver beleza no caos, da adrenalina de ver um arquivo antigo, utensilios espalhados no meio do chão como a contar uma história, mas é desta forma que cada vez mais, vou ganhando gosto e mais gosto, a algo considerado talvez até anormal.