A história das caches das Linhas de Torres já tem barbas brancas

Olha, as primeiras penugens começaram a crescer quando estávamos em 2004 e por alturas de se ter começado a recuperar os Fortes (as Câmaras de Loures, VFX, Mafra, SMA e TVD juntaram-se num protocolo que visava recuperar as Linhas, como veio a acontecer, no âmbito da comemoração dos 200 anos das mesmas que se estavam a aproximar) e um conjunto de 4 geocachers se juntou para levarem por diante um "projecto" que todos queria levar para a frente: a colocação de caches nos Fortes das Linhas de Torres. Esse grupo inicial era composto por mim, pelo Lamas, pelo Bargão Henriques e, espante-se para quem não sabe, Greenshades. Só mais tarde "aderiram" ao projecto nomes como vsergio ou Almeidara.
Inicialmente o projecto apontava para a colocação de 10 caches (conforme pode ser visto no listing
desta cache, por exemplo) sobre o tema, e a maneira de ligar todas elas era dividir a Cronologia e onde cada um dos owners enviaria uma parte dessa Cronologia por e-mail a quem visitava cada uma das caches. Outros tempos, onde a cadência de visitas permitia irmos enviando o e-mail com a parte da Cronologia respectiva àquela cache em anexo a quem visitava uma das caches, sem nos atrasarmos muito no envio mesmo que estivéssemos uma semana sem ir à net. No meu caso, que tenho só uma, não seria complicado, mas no caso dos Lamas que tinham várias seria nos tempos de hoje impensável pensar sequer nessa ideia. Hoje, esse envio caiu por terra em alguns casos. É impossível manter actualizado o envio com tantas visitas, não se fazia mais nada que enviar e-mails.
Hoje parece ser a ideia para "mais um"PowerTrail ou série, mas na verdade em 2004 contavam-se pelos dedos dos pés e das mãos as caches que haviam no distrito de Lisboa fora dos centros urbanos. Este projecto era na altura algo com uma dimensão épica e inovadora, coisa nunca vista. Levar geocachers a percorrer dezenas de quilómetros para encontrar várias caches para completar a Cronologia e conhecer a 1ª e a 2ª Linha era o nosso objectivo. E caches, quase não haviam, já disse, não já?
Mas ainda antes dos primeiros desenvolvimentos deste projecto conjunto,
já se falava no @PT deste projecto, embora o post do MAntunes em finais de 2003 peca por desconhecimento: a cache em questão "
The Seagull's Nest" não era para ser uma cache integrante das Linhas de Torres, quando foi publicada. Tal como o owner diz, a cache foi criada em Junho de 2003 mas só submetida para publicação em Outubro de 2003. De facto eu e o owner chegámos a falar das Linhas de Torres e de facto a cache estava situada no que seria o "fim" da 2ª linha, a norte da Ericeira, mas depois nunca daí passou, pois a cache nem chegou a ser encontrada, provavelmente por ter sido levada pela força do mar da Ericeira antes disso.
Infelizmente também não encontrei nada nos registos do grupo geocaching_portugal acerca das conversas tidas na altura sobre a colocação de caches nas Linhas de Torres, mas estávamos no início dos meetup's de Lisboa (alguém que não saiba do que estou a falar?) e estes projectos eram essencialmente debatidos cara-a-cara nos meetups do MacDonalds da Av de Roma, depois na "A Mexicana", na Praça de Londres, depois no BigApple na Elias Garcia e actualmente é no Monumental, tudo na cidade de Lisboa. Foi aqui que démos a conhecer uns aos outros a intenções para o projecto, e foi assim que começou. As reuniões seguiram-se, entretanto dos 4 originais os GreenShades saíram e acabaram por não participar no projecto e não colocar nenhuma cache sobre as Linhas (penso que as ideias deles andavam para a colocação no Forte de S Vicente e para onde o Almeidara tem a dele das Comunicações, basicamente eles estavam com a 1ª linha com os Lamas e eu e o Bargão com a 2ª Linha), e entraram o almeidara e mais tarde o vsergio. São estes os originais deste projecto, tudo o que apareceu a seguir é fora do âmbito deste e foram caches colocadas por iniciativa própria dos owners que as têm.
Espero ter ajudado à História do Geocaching Português com mais este pedacinho