As Invasões Francesas e as Linhas de Torres

Moderadores: KimPossible, jasafara

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 16:44

Mensagem Post: #41 a segunda 17 dez 2012, 02:45 

Re: As Invasões Francesas e as Linhas de Torres

claro que funciona, está excelente.
foi um ótimo trabalho.
[:D]
Of all the things I've lost, I miss my mind the most. Let see if I can find it with a GPS.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #42 a segunda 17 dez 2012, 07:00 

:D :D tks

Sent from my NexusHD2 using Tapatalk 2
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sábado 15 out 2011, 15:12

Mensagem Post: #43 a sábado 29 dez 2012, 18:29 

hulkman Escreveu:Gosto de ver que a nova funcionalidade de gestão dos badges tem funcionado ;)

Sent from my NexusHD2 using Tapatalk 2

Funciona mesmo bem!

E aproveitando o post:

Hoje fui visitar o Forte do Alqueidão. Ali perto, 250mts mais coisa menos coisa existe o Forte do Simplício, muito bem cuidado, e o Forte do Machado, que não visitei.

A razão do que escrevo: Aqueles fortes não levariam também uma cache cada um, para "marcar presença"?

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #44 a sábado 29 dez 2012, 19:06 

Já tinha pensado nisso e na altura até falei com o Vsérgio sobre isso que se não me engano tinha tido igual feedback do Lamas.
Mas ainda não estamos farto de caches só para marcar presença? As outras dos fortes que fiz tinham até umas lições de história bem catitas no seu interior.
Gostava que a aparecerem caches fossem mais nesse espírito.

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #45 a sábado 29 dez 2012, 19:59 

RuiJSDuarte Escreveu:Já tinha pensado nisso e na altura até falei com o Vsérgio sobre isso que se não me engano tinha tido igual feedback do Lamas.
Mas ainda não estamos farto de caches só para marcar presença? As outras dos fortes que fiz tinham até umas lições de história bem catitas no seu interior.
Gostava que a aparecerem caches fossem mais nesse espírito.

E que tal essas caches marcarem a presença, com a respectiva história, e marcar determinados fortes que ainda não são visitados? Gostaria de saber quantos dos geocachers que foram ao Forte do Alqueidão também foram aos vizinhos que não têm caches...

Existem critérios para escolher os fortes a assinalar? Acho que não entendeste o que quis dizer, Rui, rumaste em direcção a "mais uma cache", certo? Interpreta a coisa de outra forma. Não leves as coisas tanto para esse lado ;)

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #46 a sábado 29 dez 2012, 20:10 

Eu só opinei sobre isto "Aqueles fortes não levariam também uma cache cada um, para "marcar presença"?" que me fez lembrar de que haverá muito boa gente que andará com "caches" nos bolsos e que se por lá tivessem passado já teriam marcado a sua presença. Rumei mesmo a mais uma cache, confesso.
Na altura que falei com o Vsergio, podia ter voltado lá para colocar eu mesmo mas não era a mesma coisa. Eu não queria colocar lá uma cache, queria que ele colocasse lá uma das dele. Ou do Lamas, com quem não falei. Porque para mim à coisas que são assim... tal como as caches da Realeza que existiam espalhadas pelo Aqueduto em Belas. Não me passaria pela cabeça colocar lá uma minha na altura pois não fazia sentido, para mim.
Se lá aparecer uma cache, óptimo, é mais uma desculpa para ir andar de bike para ali. Se lá aparecer uma boa cache, melhor, claro. Se lá aparecer uma de um deles, [^] ,mas, o mais provável é que lá apareça um PT delas, todas iguais caída de um bolso de um qualquer geocacher cheio de pica.

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #47 a sábado 29 dez 2012, 20:29 

Esqueci-me de referir que "mais umas caches para marcar presença" mas criadas ou com intervenção de quem já está no projecto...

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #48 a sábado 29 dez 2012, 21:16 

[História]: As Invasões Francesas e as Linhas de Torres

A história das caches das Linhas de Torres já tem barbas brancas :) Olha, as primeiras penugens começaram a crescer quando estávamos em 2004 e por alturas de se ter começado a recuperar os Fortes (as Câmaras de Loures, VFX, Mafra, SMA e TVD juntaram-se num protocolo que visava recuperar as Linhas, como veio a acontecer, no âmbito da comemoração dos 200 anos das mesmas que se estavam a aproximar) e um conjunto de 4 geocachers se juntou para levarem por diante um "projecto" que todos queria levar para a frente: a colocação de caches nos Fortes das Linhas de Torres. Esse grupo inicial era composto por mim, pelo Lamas, pelo Bargão Henriques e, espante-se para quem não sabe, Greenshades. Só mais tarde "aderiram" ao projecto nomes como vsergio ou Almeidara.

Inicialmente o projecto apontava para a colocação de 10 caches (conforme pode ser visto no listing desta cache, por exemplo) sobre o tema, e a maneira de ligar todas elas era dividir a Cronologia e onde cada um dos owners enviaria uma parte dessa Cronologia por e-mail a quem visitava cada uma das caches. Outros tempos, onde a cadência de visitas permitia irmos enviando o e-mail com a parte da Cronologia respectiva àquela cache em anexo a quem visitava uma das caches, sem nos atrasarmos muito no envio mesmo que estivéssemos uma semana sem ir à net. No meu caso, que tenho só uma, não seria complicado, mas no caso dos Lamas que tinham várias seria nos tempos de hoje impensável pensar sequer nessa ideia. Hoje, esse envio caiu por terra em alguns casos. É impossível manter actualizado o envio com tantas visitas, não se fazia mais nada que enviar e-mails.
Hoje parece ser a ideia para "mais um"PowerTrail ou série, mas na verdade em 2004 contavam-se pelos dedos dos pés e das mãos as caches que haviam no distrito de Lisboa fora dos centros urbanos. Este projecto era na altura algo com uma dimensão épica e inovadora, coisa nunca vista. Levar geocachers a percorrer dezenas de quilómetros para encontrar várias caches para completar a Cronologia e conhecer a 1ª e a 2ª Linha era o nosso objectivo. E caches, quase não haviam, já disse, não já? [8D]

Mas ainda antes dos primeiros desenvolvimentos deste projecto conjunto, já se falava no @PT deste projecto, embora o post do MAntunes em finais de 2003 peca por desconhecimento: a cache em questão "The Seagull's Nest" não era para ser uma cache integrante das Linhas de Torres, quando foi publicada. Tal como o owner diz, a cache foi criada em Junho de 2003 mas só submetida para publicação em Outubro de 2003. De facto eu e o owner chegámos a falar das Linhas de Torres e de facto a cache estava situada no que seria o "fim" da 2ª linha, a norte da Ericeira, mas depois nunca daí passou, pois a cache nem chegou a ser encontrada, provavelmente por ter sido levada pela força do mar da Ericeira antes disso.
Infelizmente também não encontrei nada nos registos do grupo geocaching_portugal acerca das conversas tidas na altura sobre a colocação de caches nas Linhas de Torres, mas estávamos no início dos meetup's de Lisboa (alguém que não saiba do que estou a falar?) e estes projectos eram essencialmente debatidos cara-a-cara nos meetups do MacDonalds da Av de Roma, depois na "A Mexicana", na Praça de Londres, depois no BigApple na Elias Garcia e actualmente é no Monumental, tudo na cidade de Lisboa. Foi aqui que démos a conhecer uns aos outros a intenções para o projecto, e foi assim que começou. As reuniões seguiram-se, entretanto dos 4 originais os GreenShades saíram e acabaram por não participar no projecto e não colocar nenhuma cache sobre as Linhas (penso que as ideias deles andavam para a colocação no Forte de S Vicente e para onde o Almeidara tem a dele das Comunicações, basicamente eles estavam com a 1ª linha com os Lamas e eu e o Bargão com a 2ª Linha), e entraram o almeidara e mais tarde o vsergio. São estes os originais deste projecto, tudo o que apareceu a seguir é fora do âmbito deste e foram caches colocadas por iniciativa própria dos owners que as têm.

Espero ter ajudado à História do Geocaching Português com mais este pedacinho :)
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 16:44

Mensagem Post: #49 a domingo 30 dez 2012, 22:20 

Não coloquei lá nenhuma cache porque acho que a grandiosidade do forte de alqueidão e da sua cache são já marcos suficientes para se apreciar um belo passeio e a bela história.
Os outros tres fortes não trazem nada de substancialmente novo.
Mas mais tarde ou mais cedo claro que aparecerão por lá caches, claro, e serão bem vindas sempre.
Of all the things I've lost, I miss my mind the most. Let see if I can find it with a GPS.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #50 a segunda 31 dez 2012, 00:31 

Re: [História]: As Invasões Francesas e as Linhas de Torres

clcortez Escreveu:...Espero ter ajudado à História do Geocaching Português com mais este pedacinho :)

Ajudaste sim senhor :)
E a propósito da (tradicional-) The Seagull's Nest [Ericeira] que nunca chegou a ser encontrada.
Lá houve um geocacher que não pôde usufruir da audio cassete...
Ou aquilo era o vosso slogan na altura? "Slow Forever" parece-me muito o tipo de Geocaching que defendes [:D]

Imagem

PS. Para os revivalistas. Só 2€+portes.
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para LISBOA

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante