Arquivamento das caches da Rocha da Pena (Loulé)

Moderadores: KimPossible, jasafara

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #91 a sexta 18 jan 2013, 18:33 

Re: Arquivamento das caches da Rocha da Pena (Loulé)

Da minha parte, muito obrigado. Estou esclarecido. Não acho que tenha sido a atitude correcta por parte da CML, agir de forma preventiva em relação a um assunto que poderiam mesmo confirmar no terreno, se haveria ou não impacto negativo mas, foi o caminho que escolheram.
Pode até colocar-se o caso de que quem colocou esta cache não ter nada a ver e não saber fosse o que fosse sobre o assunto pelo que a não ser que recusem a colocação de caches pelo "povinho" nestes mesmos moldes, acho que poderia ter sido feito algo mais para manter as antigas. Sugeria aos antigos owners que o tentassem, ganhávamos todos e víamos o que saía dai.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #92 a sexta 18 jan 2013, 19:05 

Xanocas posted a note for Rocha da Pena (Multi-cache) at 1/18/2013

Log Date: 1/18/2013
Meus caros, a questão é a seguinte:

Eu não tenho nada a ver com os Owners da cache, apenas tenho a felicidade de os conhecer pessoalmente.
Trata-se de um grupo de entusiastas do geocaching que trabalham, de facto, na divisão de cultura e tiveram a ideia de, como forma de comemorar o dia dos monumentos e sítios, fazer uma cache que proporciona um tour pelo Património Classificado da cidade de Loulé.
Na sequência dessa cache tomaram conhecimento, com tristeza, que a CML tinha ordenado o arquivamento de algumas caches no conselho, utilizando para isso alguns dos argumentos que alguns de vocês já expuseram.

Foi na sequência do conhecimento desses arquivamentos (a da Benémola, por exemplo) que as mesmas pessoas, com a ideia de dinamizarem algumas áreas de interesse do conselho - nomeadamente, alguns percursos pedestres - decidiram pedir uma autorização formal aos superiores hierárquicos para estender a actividade, sendo para isso explicada a essência do Geocaching.

Pessoalmente considero, como já disse, um passo positivo para que deixemos de ser vistos como vândalos e poluidores. Não quero, no entanto, ser considerada uma "advogada do Diabo". Entendo que a CML agiu mal mas não posso concordar com a teoria da "politiquice" que se tem vindo aqui a levantar. Pelo menos, não por parte do "Owner".

É certo que a CML deve ser questionada acerca dos motivos que levou a aceitar esta cache e rejeitou as outras, da mesma forma que lhe deve ser sugerido que aceite de volta as que ordenou o arquivamento, mas este não é o canal porque não estão a chegar a quem as mandou arquivar mas mais do que isso, deve sim, ser pedido um parecer ao ICN e ao próprio revisor, que a autorizou.
Reparem que o Owner publicou uma cache sem saber dos episódios que anteriormente se tinham passado, tendo tido apenas um leve conhecimento que "algures no passado a CML mandou remover caches".
> Está aqui a ser feito um julgamento sumário e uma "caça às bruxas" contra o alvo errado! Com esta postura na página, só se chega aos geocachers que apenas quiseram levar o geocaching para o património da Cidade onde vivem.

Questionemos, sim... Mas usando os canais certos. Não é por reclamar ou "vandalizar" uma página, que alguém com poder executivo na CML ou no ICN vai ouvir ou, sequer, reconsiderar a recolocação das caches cujo arquivamento ordenou.

E sim, todos queremos o mesmo. O facto de acusar e ofender outros geocachers só para fazer ver o próprio ponto de vista, não faz uns argumentos mais válidos que os outros. Ninguém sabe porque é que a geocacher em causa teve as caches tanto tempo sem manutenção... E ninguém tem grande coisa a ver com isso! estão arquivadas, e é tudo o que se deve saber acerca disso! Ir ver o historial de alguém com uma opinião oposta é nossa, só para ver onde se pode pegar, é triste e demonstra muitas coisas, entre as quais o civismo e a compreensão não se encontram!
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #93 a sexta 18 jan 2013, 19:14 

Deixo-vos também um link antigo com uma notícia relevante relacionada com isto:

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/camara-de-loule-aprova-reclassificacao-da-fonte-da-benemola-e-rocha-da-pena-180953

A gestão das Áreas de Paisagem Protegida será assegurada pela autarquia, que criou para o efeito uma comissão directiva composta por um presidente, dois vogais designados pelo ICN e pelas Juntas de Freguesia de Querença e Salir.

A comissão directiva tem como competências preparar e executar planos e programas anuais de gestão e investimento e dar autorização à edificação, construção, remodelação de quaisquer construções, as actividades industriais, turísticas, agrícolas, florestais ou pecuárias dentro dos limites das Áreas Protegidas.
--
BR

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #94 a sexta 18 jan 2013, 19:42 

btrodrigues Escreveu:Deixo-vos também um link antigo com uma notícia relevante relacionada com isto:

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/camara-de-loule-aprova-reclassificacao-da-fonte-da-benemola-e-rocha-da-pena-180953

A gestão das Áreas de Paisagem Protegida será assegurada pela autarquia, que criou para o efeito uma comissão directiva composta por um presidente, dois vogais designados pelo ICN e pelas Juntas de Freguesia de Querença e Salir.

A comissão directiva tem como competências preparar e executar planos e programas anuais de gestão e investimento e dar autorização à edificação, construção, remodelação de quaisquer construções, as actividades industriais, turísticas, agrícolas, florestais ou pecuárias dentro dos limites das Áreas Protegidas.

Desta forma está plenamente justificada a acção dos revisores. [^]
Já quanto às atitudes dos restantes elementos continua injustificável... [xx(]
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #95 a quarta 23 jan 2013, 00:14 

11 pedidos de arquivamento [:O]

Acho que é o novo recorde nacional.

Rocha da Pena

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #96 a quarta 23 jan 2013, 00:23 

Bastava um

Enviado do bolso de trás das calças com o Tapatalk
--
BR

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quarta 05 jan 2011, 16:31

Mensagem Post: #97 a quarta 23 jan 2013, 01:06 

:(

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #98 a quinta 14 fev 2013, 00:28 

MAntunes posted a note for Rocha da Pena (Multi-cache) at 2/13/2013

Log Date: 2/13/2013

Recebi, nesta Segunda-feira, a resposta do ICNF à minha mensagem questionando-os sobre se tinham efectivamente aprovado esta nova cache na Rocha da Pena, após se terem associado com a CM Loulé para o arquivamento das anteriores geocaches existentes neste local e na Fonte Benémola.

A resposta dada foi a que anexo mais abaixo.

Em face desta resposta, apaguei o meu pedido de arquivamento desta cache mas quero deixar manifestada a minha preocupação perante o perigoso precedente, que esta situação das geocaches na Rocha da Pena e da Fonte Benémola representam, que é a de Entidades Gestoras de Espaços Públicos usarem do poder descricionário que detêm para mandar arquivar geocaches em zonas onde depois vão elas próprias colocar outras geocaches.

Tal como adiantei no meu pedido de arquivamento, se as zonas foram reclassificadas e já é possível, dentro de determinados limites, a existência de geocaches, então deviam ter sido as geocaches anteriormentes existentes no local a serem recolocadas e reactivadas por iniciativa de quem promoveu o seu arquivamento, prestando ajuda efectiva aos anteriores autores e orientando-os na recolocação das caches para que as mesmas ficassem devidamente conformes com as novas regras. Não bastaria dizer "se quiserem podem reactivas as caches", segundo alguém me disse que terá sido dito aos anteriores autores, mas que aqui, no local devido, não foi comprovado.

O que aconteceu com toda esta situação, embora suportado por uma mudança de legislação, ou de classificação das zonas envolvidas, fica muito mal e não abona em favor do prestígio das Instituições envolvidas.

Espero que os Revisores da GroundSpeak estejam atentos a futuras possiveis situações similares porque, por mais piruetas que se dêem à argumentação, cheira muito mal uma Entidade mandar arquivar geocaches numa zona e depois ir colocar as suas próprias geocaches. Deveria ter havido o bom senso e a elevação moral de auto-contenção e auto-regulação, por parte da CM Loulé, e perceber-se que não é bonito fazer o que se fez, mesmo a coberto uma alteração lesgislativa.

É a minha opinião.

Manuel Antunes

A mensagem recebida;

"
Exm.º Senhor

Apesar de as Paisagens Protegidas, de âmbito local, “Rocha da Pena” e “Fonte da Benémola”, já não se encontrarem sob jurisdição do ICNF, agradecemos o envio da sua mensagem, a qual mereceu a nossa melhor atenção, e após interacção técnica com os serviços do Município de Loulé, permitiu-nos esclarecer a situação, pelo que passamos a responder/esclarecer o seguinte:

Relativamente ao pedido de esclarecimento formulado por V.ª Ex.ª, cumpre informar sobre as Paisagens Protegidas Locais da “Rocha da Pena” e da “Fonte da Benémola”, e a colocação de “geocaches” nestas áreas protegidas:

1. As Paisagens Protegidas Locais da “Rocha da Pena” e da “Fonte da Benémola” foram regulamentadas pelo Aviso n.º 20717 /2010, de 18 de outubro;

2. A gestão destas duas Paisagens Protegidas é assegurada pela Câmara Municipal de Loulé (Comissão Diretiva e Conselho Consultivo);

3. O ICNF apenas faz parte do Conselho Consultivo, não detendo atualmente e desde 2010, a gestão destas áreas protegidas;

4. Estes territórios encontram-se integrados em Sítio de Interesse Comunitário da Rede Natura 2000, e muitas das atividades que aí têm lugar têm necessariamente que receber parecer do ICNF;

5. A Câmara Municipal de Loulé não necessita de pedido de autorização para colocação de “geocaches” nestas áreas protegidas, desde que o faça em sítios devidamente balizados para o acesso da população em geral e dos turistas (percursos pedestres , áreas de merendas, etc.)

6. No seguimento da identificação de uma localização (em gruta) de uma “geocache“, que se revele prejudicial à colonização por morcegos (situação alertada pelo ex-ICNB) a Câmara Municipal de Loulé procedeu à localização dos diversos pontos de referência “geocache” e optou pela sua remoção, por estes pontos se encontrarem fora dos caminhos e percursos sinalizados (em propriedade privada, em grutas; note-se que, para além de constituírem abrigo para diferentes espécies de morcegos, em algumas delas existia o perigo de derrocada);

Relativamente ao “geocache”, consideramos ser uma atividade de lazer e turística de interesse para o reconhecimento do território.

A colocação de novos “geocaches”, caso considerem de interesse, deve ser submetida à apreciação da Comissão Diretiva das Paisagens Protegidas Locais da Rocha da Pena e da Fonte da Benémola, para análise e eventual aprovação;

Com os melhores cumprimentos,

João Alves
Diretor do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Algarve (PNRF+PNSACV+RNSCM-VRSA) - [em regime de substituição]

"
daqui
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #99 a quarta 27 mar 2013, 12:24 

Não deixa de der curioso: um mês e meio após a publicação, a cache continua à espera de FTF...

http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?wp=GC42EJ5

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #100 a quarta 27 mar 2013, 14:47 

prodrive Escreveu:Não deixa de der curioso: um mês e meio após a publicação, a cache continua à espera de FTF...
http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?wp=GC42EJ5

Mais curioso ainda é não haver DNFs... :twisted:
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!
AnteriorPróximo

Voltar para FARO

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante