Torgut Escreveu:E como é que se introduzem os pontos? Espreitei na versão de demonstração e fiquei com a ideia que tem de ser alimentado com endereços, à mão ou através da importação de um ficheiro de Excel.Ora chegado a este ponto chego também ao limite onde o que se deve fazer para obter algo mais fácil começa a ser mais complicado do que fazer as coisas como antes. Na realidade, para Geocaching, creio que as rotas a olhómetro são bastante aceitáveis e caso não me passe pela frente uma coisa que pape ficheiros GPX e me devolva a papinha feita sem USD pedidos em troca, assim continuarei.
O site pode ser alimentado a partir de um ficheiro .csv do tipo
GC14FK2,-7.65095,37.1251
GC1T3MR,-7.649967,37.126483
GC1TXGF,-7.651267,37.1284
GC1NTHT,-7.653867,37.13085
GC1QAG9,-7.648683,37.12865
GC1GJV3,-7.659033,37.134167
Nome,Longitude,Latitude com o delimitador entre atributos ",' e o delimitador decimal '.'. Não é um .GPX, mas não é complicado de obter.
São carregados pontos (pelo formato acima), veículos (que na verdade define o ponto de partida) e rotas (associação de pontos a veículos). Não é muito complicado embora o site me parece um pouco lento. É pago e só fiz a subscrição mais barata por curiosidade e porque não encontrei nenhum free. A macro para o GSAK já referida é interessante mas tem a referida limitação dos 23 pontos.
Claro que é discutível a utilidade/necessidade de um software de planificação de rotas. Para o geocaching, o planeamento a olho é possivelmente o mais gratificante (fazer um percurso de geocaching é mais do que encontrar a rota mais curta), mas o que vos posso garantir é que para um número significativo de pontos é muito difícil que uma rota a 'olho' seja a mais optimizada...
Eu por mim, até há pouco tempo não tinha sentido nenhuma necessidade de planeamento. Estava num síto, ligava o PDA e o GCzII, escolhia caches mais próximas e fazia uma ou duas caches. Recentemente quando decidi fazer umas cachadas mais exaustivas em Santarém e Estocolmo, verifiquei na práctica como o planeamento é importante... Proximamente no Algarve vou tentar fazer as coisas de forma mais planeada e logo vejo.