Garmin Etrex 20 vs Garmin Dakota 10

Ferramentas, utilitários e outro tipo de software de apoio à prática do geocaching e outras actividades de ar livre.

Moderadores: hulkman, migueis

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quinta 05 mai 2011, 10:44

Mensagem Post: #11 a sexta 23 ago 2013, 13:20 

Re: Garmin Etrex 20 vs Garmin Dakota 10

nrss Escreveu:Bom update!!
No meu aniversário resolveram-me o problema!
Ofereceram-me um Dakota 20 !

Todo contente e após umas horas a amaldiçoar as instruções no site etc. fazer a pocket queire foi fácil. Chato, chato foi não ter encontrado nenhum software de jeito para carregar as caches no GPS.
La andei a ver a lista descrita e foi testar uns, testar outros.
Uma seca.
Resolvi-me pelo easyGPS e correu bem. La meti as caches :)
Saio todo contente para cacher e....o mapa em branco! Volta ao PC, testa isto testa aquilo.Mas como raio carrego mapas gratis nisto dado que na garmin é tudo louco com aquele preçário! A garmin tem "n" sfwt para se ligar ao PC mas nenhum userfrindly.
La pego na factura e vou a mediamarket (onde me compraram o equipamento) para ter assistencia.
Azar... percebem tanto daquilo como eu de lagares de azeite. "aparece tudo em branco" mas devia ter um mapa mundo por defeito" - dizem-me.
Pois no menu aparece mas o ecran so fica com as caches e com o resto em branco.
Soluçao? ah devolvemos à marca e damos um voucher.

Portanto, agora tenho de comprar outro (dakota ou etrex) e voltei ao ponto de partida!!

programas para enviar caches para um garmin? uma PQ ainda por cima?

basta-te extrair o rar e ficas com 2 GPX um das caches e um dos waypoints, ligas o gps ao pc, acedes a memoria, dentro da pasta Garmin tens a pasta GPX onde simplesmente colocas os ficheiros.

Mapas fazes o download do TopoLusitania v0.97 versao para instalar directamente no GPS:
http://rapidshare.com/files/1357840361/TopoLusitania_v097_gmapsup2.rar

extrais o rar e copias o ficheiro GMAPSUP2.IMG, ligas o gps ao pc, acedes a memoria, e colas dentro da pasta Garmin e ja la mora um mapa gratuito.

Large
Large

Registado: terça 27 abr 2010, 17:12

Mensagem Post: #12 a sexta 23 ago 2013, 13:26 

Alguns problemas conhecidos em relação aos Etrex e alguns Dakotas:

- Os ficheiros não podem ter mais do que 10MB, geralmente não funcionam (falo por .GPX descompactado)
- Se a transferência de ficheiro for feita em Mac (isto pelo menos no Etrex30) o ficheiro não era reconhecido pelo GPS (isto no firmware original).

Na dúvida:
testa com uma PQ pequena, até 500 caches, utiliza um PC Windows e copia os GPX normalmente para o GPS, geralmente para a pasta Garmin/GPX e testa.
Se funcionar começa a testar com PQs maiores
Imagem

Micro
Micro

Registado: segunda 01 abr 2013, 16:04

Mensagem Post: #13 a sexta 23 ago 2013, 15:49 

David Santos 87 Escreveu:
nrss Escreveu:Bom update!!
No meu aniversário resolveram-me o problema!
Ofereceram-me um Dakota 20 !

Todo contente e após umas horas a amaldiçoar as instruções no site etc. fazer a pocket queire foi fácil. Chato, chato foi não ter encontrado nenhum software de jeito para carregar as caches no GPS.
La andei a ver a lista descrita e foi testar uns, testar outros.
Uma seca.
Resolvi-me pelo easyGPS e correu bem. La meti as caches :)
Saio todo contente para cacher e....o mapa em branco! Volta ao PC, testa isto testa aquilo.Mas como raio carrego mapas gratis nisto dado que na garmin é tudo louco com aquele preçário! A garmin tem "n" sfwt para se ligar ao PC mas nenhum userfrindly.
La pego na factura e vou a mediamarket (onde me compraram o equipamento) para ter assistencia.
Azar... percebem tanto daquilo como eu de lagares de azeite. "aparece tudo em branco" mas devia ter um mapa mundo por defeito" - dizem-me.
Pois no menu aparece mas o ecran so fica com as caches e com o resto em branco.
Soluçao? ah devolvemos à marca e damos um voucher.

Portanto, agora tenho de comprar outro (dakota ou etrex) e voltei ao ponto de partida!!

programas para enviar caches para um garmin? uma PQ ainda por cima?

basta-te extrair o rar e ficas com 2 GPX um das caches e um dos waypoints, ligas o gps ao pc, acedes a memoria, dentro da pasta Garmin tens a pasta GPX onde simplesmente colocas os ficheiros.

Mapas fazes o download do TopoLusitania v0.97 versao para instalar directamente no GPS:
http://rapidshare.com/files/1357840361/TopoLusitania_v097_gmapsup2.rar

extrais o rar e copias o ficheiro GMAPSUP2.IMG, ligas o gps ao pc, acedes a memoria, e colas dentro da pasta Garmin e ja la mora um mapa gratuito.

Antes de mais obrigado pelas tentativas de ajuda!!
Certo já vi essa instruçao algures e eu bem que procurei pela memoria e pela pasta "Garmin" quando liguei o dito ao PC mas nada...
Acredito que seja mesmo "lamuzice" minha...
Como referi, agora tenho o credito e tenho de ir la buscar outro GPS.
Surgiu-me novamente a duvida se trago outro Dakota 20 ou se opto por um Etrex 20. Ha quem prefira um ou outro. O Dakota 20 tem a bussola electronica de 3 pontos (nao sei se é assim tao relevante) mas o Etrex 20 permite ver fotos das caches. Acho que aceder ao Glonass também nao é uma melhoria por ai alem... enfim..duvidas de newbie.
Enfim..ate domingo vou la passar e logo vejo. Acho que o etrex 20 ate esta mas barato e aproveito a diferença de valor para trazer mais umas coisitas...
Entretanto mandei um mail para uma loja revendedora de garmin a explicar a situaçao. Apesar de nao poder comprar la o equipamento pelas razoes que descrevi perguntei se davam assistencia e afins. Foram impecáveis e ja ofereceram ajuda e que me carregam tudo etc.
É o que dá ir ao mediamarket e outros que tais. Nao passam de supermercados de electronica e nao percebem nada do que vendem.
Vou dando noticias

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sexta 20 jan 2012, 13:33

Mensagem Post: #14 a sexta 23 ago 2013, 16:11 

Independente onde comprares quase sempre não trazem mapas. Tenta comprar onde te oferecem os mapas pelo menos de Portugal.
Desculpem a publicidade mas no ano passado comprei 3 Etrex 20 na Ciclonatur em Odivelas e todos com o mapa fantástico de portugal incluindo trilhos de terra.
ImagemImagemImagem
Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #15 a sexta 23 ago 2013, 16:16 

nrss Escreveu:mas o Etrex 20 permite ver fotos das caches.

tambem o dakota permite ver fotos.

etrex 20 e dakota 20 estao em niveis diferentes.

etre3 30 e dakota 20 ja estao mais equiparados.

Micro
Micro

Mensagem Post: #16 a sexta 23 ago 2013, 16:20 

jorgetadeuramos Escreveu:Independente onde comprares quase sempre não trazem mapas. Tenta comprar onde te oferecem os mapas pelo menos de Portugal.
Desculpem a publicidade mas no ano passado comprei 3 Etrex 20 na Ciclonatur em Odivelas e todos com o mapa fantástico de portugal incluindo trilhos de terra.

Sim cheguei a essa conclusao..... mas como foi oferta (e entretanto devolvi) so posso comprar mesmo no mesmo sitio (mediamarket)

Micro
Micro

Mensagem Post: #17 a sexta 23 ago 2013, 16:31 

David Santos 87 Escreveu:
nrss Escreveu:mas o Etrex 20 permite ver fotos das caches.

tambem o dakota permite ver fotos.

etrex 20 e dakota 20 estao em niveis diferentes.

etre3 30 e dakota 20 ja estao mais equiparados.

Olha nao sabia que o dakota20 tambem dava para ver fotos.

A equiparação é relativamente ao facto de o etrex30 e o dakota20 terem a tal bussola electronica de 3 eixos.

A alteração de fundo entre as duas gamas é uma ser touch screen e a outra ser de botoes. Depois ambas têm 2 ou 3 modelos que se podem ir comparando.
O meu requisito era ter mapas com cores portanto etrex10 saiu logo das contas. O dakota10 porque nao tem memoria interna...tambem descartei.

A partir dai vou escolher um. Como referi deram-me um dakota20. Nao me entendi com a questao de carregar mapas. (problema de utilizador acho eu)

Entretanto no forum ja vi que aconselham o oregon 450!! mais uma gama para me confundir! :o :|
Tenho de ir ver os preços... :|

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #18 a sexta 23 ago 2013, 17:20 

os dakotas nem sempre deram mas ambos dao pois receberam essa funcionalidade numa actualizaçao.

Changes made from version 4.70 to 4.90:
Added Photo Viewer application

o 450 nao é para confundir pois é realmente o melhor de todos os mencionados.

ja tive um dakota 10, um etrex 30 e agora tou com o oregon 450 e nao nem nada a ver.

entre os dakota e etrex aconselho os dakota pois da minha experiencia pareceu me serem mais rapidos em termos de navegaçao em mapa, zoom in/out do que no etrex que por vezes demorava um pouco a carregar a imagem do mapa ficando branco por algum tempo.

nao sei se isto ja foi melhorado ao longo das actualizaçoes.

Micro
Micro

Mensagem Post: #19 a sexta 23 ago 2013, 18:05 

Obrigado David Santos 87

Se com o valor do credito conseguir ir buscar o 450 optimo. So pelo ecran maior e melhor resoluçao prefiro-o.

Senão logo vejo o que há na loja e os preços. Disseram-me que o etrex baixou de preço e por menos 40 euros posso gastar em outras coisas.

Ate domingo tenho o novo equipamento e depois logo passo aqui a contar novidades!

Micro
Micro

Mensagem Post: #20 a segunda 26 ago 2013, 13:10 

NEWS!
Ora no sábado lá fui ao mediamarket ver o que havia....
Dakotas nem vê-los e havia uma caixa de um etrex20 que...era o de exposição! Perguntando ao vendedor quando iam receber stock... lá foi ver no PC e.... não tinha informação.
-Ah então e agora?
-Então agora pede o dinheiro de volta! Nem há o que o sr quer!
- ah posso? é que não disseram nada disso ontem!

E assunto resolvido. Reembolso efectuado!

Entretanto encontrei isto!!
http://www.fnac.pt/Garmin-Oregon-450-Electronica-Desporto-e-Saude-GPS-Outdoor/a79593

Se isto se confirmar opto pelo Oregon. Pelo que li é a melhor escolha e ao estando ao mesmo preço...
Se não opto pelo Dakota. Para actividades lentas como o geocaching ajuda a bussola de 3 eixos! agrada-me melhor imagem do etrex mas... entre pros e contras... e vou seguir o conselho do David Santos 87 :)

Vamos lá ver se de facto encontro o Oregon 450 a 199€!!
AnteriorPróximo

Voltar para UTILITÁRIOS/OUTROS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante