Geocacher Muito Viciado
Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01
[GSAK] Exportar para Tom Tom (PDA, PNA e iPhone)
Façam o download e instalem esta macro: http://gsak.net/board/index.php?showtopic=6378 (cortesia do Big Wolf, o autor da mesma)
Sugiro fazer primeiro um filtro com as waypoints/caches que queremos ter no Tomtom. Eu, tipicamente, utilizo um filtro com um raio de 25, 50km à volta de minha casa. No entanto, se quiserem a BD inteira, com 7000 caches, a macro também é capaz de os transformar.

A opção de topo, o "Include caches that are" acaba por ser redundante se o vosso filtro for hermético. Caso contrário, dá jeito utilizar e, provavelmente, excluir caches que já encontraram, inactivas ou que são vossas.
Opto por incluir todo o tipo de waypoints. Dão sempre jeito.
Na opção "Display as", estou a utilizar a opção Single icon but showing status. A opção "Different icon for each cache type", para mim, é mais confusa. Isto porque gosto de utilizar a opção, no Tomtom, de navegar para os pontos interesse mais próximos -> Geocaching, onde tenho todas aglomeradas.
No "Export directory" indicam onde vão ser gravados os pontos. Se o vosso PDA/PNA aparecer como drive USB, podem escolher desde logo essa pasta para gravarem.
"Export File Prefix", escolhem isso mesmo. O prefixo a atribuir a cada ficheiro utilizado. Podem ver como fica, nesta imagem em baixo.

"POI Description". Esta ponto é importante. Habituei-me a usar a seguinte fórumla: %typ1 %Name %code (%Dif/%Ter) %last4 by %By
Signifca que exibirá o nome da cache como
T Jardim Constantino GC27D3B (2/1,5) FFFF by piticos.
Logo:
%typ1 - Tipo de cache (T - tradicional, M - Multi-cache, etc)
%Name - Nome
%code - GC Code
(%Dif/%Ter) - Dificuldade e Terreno
%last4 - Últimos 4 tipos de logs
%By - Owner

Depois de tudo acertado, é escolher "Export" e os ficheiros são criados. Os ficheiros necessitam de estar na pasta do mapa do Tomtom que estão a utilizar. São sempre aos pares - GCficheiro.ov2 e GCficheiro.bmp.
Eis algumas imagens do Tomtom com esta macro activa:

Razão: Título editado a pedido do utilizador do post inicial.
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.