Concelhos portugueses

Para além do canivete suíço do geocaching, este espaço serve para discussão de outros aplicativos de gestão de bases de dados

Moderadores: hulkman, migueis

TB
TB

Registado: terça 16 set 2014, 15:02

Mensagem Post: #61 a quarta 14 ago 2019, 23:05 

Re: Concelhos portugueses

jasafara Escreveu:Esta macro (https://gsak.net/board/index.php?s=aa6fc87af72b5511bc57412ce93173a9&showtopic=4623&st=80&#entry260948) se bem me lembro gera mapa de concelhos. Não a utilizo há muito tempo desde que comecei a utilizar a macro do Project-GC mas julgo que tem este mapa.

Tive de instalar um mapa de Portugal a partir desta lista do GSAK, elaborado pelo Hulkman, mas que só apresenta os distritos.

Há um mapa de França que diz ter os municípios, mas só tem os departamentos.

Há um mapa da Bélgica que apresenta todos os municípios. Seria uma coisa deste género. Não dá para carregar para a referida lista de mapas? Idílio, que tal?

IDILIO49 Escreveu:
Gatarron Escreveu: Este tem o problema de ter aqueles irritantes buracos a cinzento no território de vários concelhos (já agora, alguém sabe porque há esses buracos? É para diferenciar da versão paga?) .

Sempre achei isso esquisito, mas tanto quanto percebi acho que tem a ver com a percentagem de caches encontradas no concelho. Por exemplo se tiveres encontrado todas as caches não tem buraco nunca.

Há ali concelhos que aparecem completos nos quais tenho meia dúzia de caches, ou menos. Só para falar nos que estão a verde, porque há concelhos onde não tenho nada e estão também completos. Tem de ser outra a explicação.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #62 a quinta 15 ago 2019, 01:15 

Gatarron Escreveu:
Tive de instalar um mapa de Portugal a partir desta lista do GSAK, elaborado pelo Hulkman, mas que só apresenta os distritos.

Há um mapa de França que diz ter os municípios, mas só tem os departamentos.

Há um mapa da Bélgica que apresenta todos os municípios. Seria uma coisa deste género. Não dá para carregar para a referida lista de mapas? Idílio, que tal?

Aquilo tem instruções detalhadas de como criar mapas, parece-me bem, alguém que tente veja no que dá! [^]
https://gsak.net/board/index.php?showtopic=8241&view=findpost&p=51448
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: segunda 09 jul 2012, 12:53

Mensagem Post: #63 a quinta 15 ago 2019, 20:59 

Também podes recorrer ao "sql" para realizar umas contagens na tua BD de caches encontradas:
Total por país:
select count(*),country from caches group by country

Total por concelho, em Portugal:
select count(*),county from caches where country='Portugal' group by county

ordenado de forma decrescente:
select count(*),county from caches where country='Portugal' group by county ORDER BY COUNT(*) DESC

TB
TB

Mensagem Post: #64 a quinta 15 ago 2019, 23:33 

A J Pombo Escreveu:Também podes recorrer ao "sql" para realizar umas contagens na tua BD de caches encontradas:
Total por país:
select count(*),country from caches group by country

Total por concelho, em Portugal:
select count(*),county from caches where country='Portugal' group by county

ordenado de forma decrescente:
select count(*),county from caches where country='Portugal' group by county ORDER BY COUNT(*) DESC

Obrigado pelo conselho, mas eu nem sequer sei o que é um SQL...

E isso parece que só dá uma lista de concelhos, e eu queria mesmo era olhar para um mapa.

Geocoin
Geocoin

Registado: terça 27 ago 2013, 19:23

Mensagem Post: #65 a sexta 16 ago 2019, 00:54 

Ainda ninguém fez isso para o GSAK, provavelmente por causa do mapa do geoPT, que supria essa necessidade.

Não é difícil de fazer. Requer algum tempo, mas faz-se.
Eu fiz o o mapa dos estados do Brasil e depois de perceber como funciona, é bem simples.
Se ninguém se chegar à frente, posso tentar fazê-lo quando tiver um tempinho.

TB
TB

Mensagem Post: #66 a domingo 18 ago 2019, 22:56 

AntMadeira Escreveu:Ainda ninguém fez isso para o GSAK, provavelmente por causa do mapa do geoPT, que supria essa necessidade.

Não é difícil de fazer. Requer algum tempo, mas faz-se.
Eu fiz o o mapa dos estados do Brasil e depois de perceber como funciona, é bem simples.
Se ninguém se chegar à frente, posso tentar fazê-lo quando tiver um tempinho.

Ainda bem que se chega à frente alguém que sabe do assunto. Sou um mero curioso, não me sinto capaz de juntar todos os ingredientes.
A Direção-Geral do Território disponibiliza os shapefiles dos concelhos com base na Carta Administrativa Oficial de Portugal. Pode ser um ingrediente útil.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #67 a domingo 18 ago 2019, 23:41 

Gatarron Escreveu:A Direção-Geral do Território disponibiliza os shapefiles dos concelhos com base na Carta Administrativa Oficial de Portugal. Pode ser um ingrediente útil.

Ui...isso acho que tem informação/precisão a mais para o efeito [;)]
Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Mensagem Post: #68 a segunda 19 ago 2019, 11:49 

IDILIO49 Escreveu:
Gatarron Escreveu:A Direção-Geral do Território disponibiliza os shapefiles dos concelhos com base na Carta Administrativa Oficial de Portugal. Pode ser um ingrediente útil.

Ui...isso acho que tem informação/precisão a mais para o efeito [;)]

Aqui há tempos arranjaram-me um mapa de Portugal com os concelhos em PDF, e disseram-me que foi feito no Google Earth com base nisto. Tentei reproduzir sem conseguir, mas ainda consegui vizualizar os ficheiros no Google Earth. Acho que tem muita coisa, mas também tem o básico: polígonos dos concelhos e nome. É tudo uma questão de saber juntar os ingredientes :)

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #69 a domingo 08 mar 2020, 07:10 

Polígonos com a informação completa "Freguesia::Concelho::Distrito" AQUI relativos ao CAOP2019 actualmente em vigor.

(os ficheiros apenas com os Concelhos foram postados no forum do GSAK para actualizar no GSAK se possível)
[;)]

Este ano nenhuma cache mudou de freguesia. [^]
Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #70 a sexta 19 mar 2021, 01:40 

Polígonos com a informação completa "Freguesia::Concelho::Distrito" AQUI relativos ao CAOP2020 actualmente em vigor.

(os ficheiros apenas com os Concelhos foram postados no fórum do GSAK para actualizar no GSAK se possível, assim como o dos distritos mas esse é certo que preferem não actualizar no GSAK)
[;)]
Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GSAK

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes