Datas eventos regionais Prémios GPS

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

TB
TB

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:26

Mensagem Post: #1 a sexta 04 mai 2012, 21:39 

Datas eventos regionais Prémios GPS

Em modo desabafo:
Parece-me que a data (6 de Maio) - dia da Mãe, para os eventos regionais dos prémios GPS não foi a melhor escolhida.
Recordo-me o ano passado, terem posto à consideração de quem quisesse, apresentar uma proposta e depois seria a "melhor" escolhida e atribuída então a esse owner a honra de organizar o evento.
Este ano, foram "distribuídos" /nomeados geocachers para ficarem com essa organização e "de repente" saíram os eventos todos.
Aqui, em Leiria, o geocacher nomeado pelo Geo.pt, por motivos particulares e pessoais não pôde levar para a frente tal evento, tendo-se recorrido a outros.
Depois foi complicado, arranjar nova data, uma vez que estava um pouco em cima da hora.
Parece-me que alguns, senão a maioria tem poucos will attends e não passam de um café, uma mini de rosca [:D] , sem tempo para se organizar um programa mais completo e que faça com que as pessoas queiram/tenham vontade de conhecer as caches nomeadas desse distrito.
Ficam a perder as caches nomeadas, ficamos todos a perder.
Não me levem a mal, é a leitura que faço disto e achei que a devia partilhar convosco, se estiver enganada digam-me.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em Leiria está a ser preparado um evento de 2 dias, o 1ª - dia 19/05 mais radical, com caches natura e terreno difícil (Serra), uma de mar, e depois as urbanas à noite. Dia 20, mais familiar, aproveitando as pelo Pinhal de Leiria.
A nossa ideia é oferecer-vos 17 das 24 caches nomeadas neste Distrito.
Esperamos conseguir com a ajuda de todos os geocachers de Leiria e dos owners dessas caches proporcionar vos uns dias bem passados. Todas as ajudas serão bem vindas.
A página está a ser ultimada e os contactos já estão feitos, aguardando as respostas.
ImagemImagemImagem

Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #2 a sexta 04 mai 2012, 23:41 

Re: Datas eventos regionais Prémios GPS

Na minha opinião para os próximos anos deveriam haver algumas alterações.

1) Nomeadas divulgadas no início da Primavera (poderia ser o 1º fim de semana a seguir a 21 de Março)
2) Fecho das votações no final do Verão (poderia ser no 1º fim de semana a seguir a 21 de Setembro)
3) Evento de atribuição de prémios no 1º fim de semana de Outubro,

Permitiria:
1) Mais tempo para as caches publicadas no final do ano terem um mínimo de massa crítica de founds.
2) Alargaria o período disponível para se fazerem as caches, abrangendo a totalidade das duas estações do ano mais apetecíveis para isso e incluindo o período em que a maioria dos geocachers tiram férias. Com o calendário actual as caches por exemplo do Algarve são nitidamente prejudicadas.
3) Permitiria diferir no tempo os eventos distritais. Poderiam haver vários por distrito, mas só deveriam ter o patrocínio Geopt aqueles que tivessem por objectivo principal (com fórmula a definir para se enquadrarem nas guidelines...) geo-cachadas às caches nomeadas. Geo-IKEA's não teriam direito a patrocínio oficial ;)
4) O diferimento dos eventos distritais que deveriam ser marcados até final de Abril, permitia que cada um se organizasse para participar em vários e não apenas (nem principalmente) no da sua residência.

O calendário actual tem como objectivo o fazer coincidir o eventos dos prémios GPS com o Geo-Acampamento. É interessante, mas não me parece que seja a melhor solução.
Mais uma sujestão. Esse evento passar a ser realizado em Vila de Rei. A câmara local disponibilizou-se para acolher mais actividades ligadas ao geocaching. Assim a atribuição dos prémios GPS poderia passar a estar enquadrada num encontro nacional anual lá no 1º fim de semana de Outubro.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #3 a sábado 05 mai 2012, 00:04 

E que tal já este ano se alterar o evento para coincidir com a Geo-Churrascada de Setembro...
Não será por isso que o Geo-Acampamento deixará de ser um sucesso e tínhamos mais três meses para procurar as caches...
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #4 a sábado 05 mai 2012, 00:20 

Desde o início me tenho queixado que acho pouco tempo entre a divulgação das nomeadas e o final da votação...
Morando eu numa zona afastadas da maioria das nomeadas, não tenho muitas hipóteses de as procurar e acho que quanto mais tempo esteja a votação em aberto melhor será para quem quer participar na votação.

Outra alternativa seria uma lista de nomeadas dinâmica e pública... Uma lista que mostraria em *tempo real* as fórmulas seleccionadoras aplicadas sobre a lista de caches seleccionáveis e que seria congelada na data em que começassem as votações...
Assim toda a gente teria mais tempo para visitar as caches do topo da lista. Pelo menos eu, com uma média de 300 founds por ano não me importava de os direccionar para o topo dessa lista...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #5 a sábado 05 mai 2012, 00:31 

MightyReek Escreveu:...
Outra alternativa seria uma lista de nomeadas dinâmica e pública... Uma lista que mostraria em *tempo real* as fórmulas seleccionadoras aplicadas sobre a lista de caches seleccionáveis e que seria congelada na data em que começassem as votações...
Assim toda a gente teria mais tempo para visitar as caches do topo da lista. Pelo menos eu, com uma média de 300 founds por ano não me importava de os direccionar para o topo dessa lista...

Mais do que uma alternativa seria um complemento que passaria pela oficialização de um ranking GeoPT. Acho que teria um potencialidade de conflito que conviria ser ponderada...embora a ideia me pareça boa. No entanto tenho um compromisso com o clcortez e a Silvana de procurar valorizar as caches mais distantes e menos visitadas que primeiro deveria ser cumprido ;)
De qualquer forma enquanto não oficializamos um ranking Geopt esta opção com um filtro por ano de publicação já seria uma boa aproximação...
Imagem Imagem

TB
TB

Registado: domingo 25 abr 2010, 12:58

Mensagem Post: #6 a sábado 05 mai 2012, 01:00 

jasafara Escreveu:E que tal já este ano se alterar o evento para coincidir com a Geo-Churrascada de Setembro...
Não será por isso que o Geo-Acampamento deixará de ser um sucesso e tínhamos mais três meses para procurar as caches...

Os prémios gps não vão ser eternamente em Mondim. Passa-los eternamente para Vila de Rei não faz sentido. A ideia que os eventos para fazerem sentido tem que se realizar num raio curto à volta de Lisboa faz-me lembrar as ovelhas que estão presas por uma corda a um pau... É mais uma ideia provinciana! :twisted: :twisted: [:P] [:P] [:P]
ImagemImagem ImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #7 a sábado 05 mai 2012, 01:13 

pimigas Escreveu:
jasafara Escreveu:E que tal já este ano se alterar o evento para coincidir com a Geo-Churrascada de Setembro...

Os prémios gps não vão ser eternamente em Mondim. Passa-los eternamente para Vila de Rei não faz sentido. A ideia que os eventos para fazerem sentido tem que se realizar num raio curto à volta de Lisboa faz-me lembrar as ovelhas que estão presas por uma corda a um pau... É mais uma ideia provinciana! :twisted: :twisted: [:P] [:P] [:P]

Ok. Então em cada ano é num distrito diferente. O mais importante é o quando e não o onde.
Também pode ser no distrito que melhor organizar o evento distrital de lobbing...
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 20 out 2011, 00:04

Mensagem Post: #8 a sábado 05 mai 2012, 01:45 

Relativamente a existir uma actualização constante das caches que seriam nomeadas para 2012, eu já propus nos Bagdes a abertura a mais caches (Top 500 ou 1000 Favoritos). Eu constantemente estou de volta do GSAK e vejo que existem muitas caches que ficam excluídas dos "Prémios". Assim como também consigo ir vendo quais são as caches de 2012 que vão de certeza ser nomeadas. A questão é, qual é a percentagem de geocachers que usam o GSAK? Qual é a percentagem de geocachers que acompanham quais as caches que vão tendo o maior numero de favoritos ou de votos no GCVOTE? Com um bagde (por exemplo TOP-100 2012) ou uma bookmark actualizada (por exemplo 1x por mês) teríamos a possibilidade de ao longo do ano ir fazendo as caches que serão as nomeadas 2012. Fica a sugestão. Se quiserem fico responsável por essa actualização, basta eu uma vez por todas perceber o raio da formula e as excepções à mesma. :P

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #9 a sábado 05 mai 2012, 02:14 

Obrigada António pela disponibilidade.
Muitas sugestões interessantes neste tópico e perfeitamente válidas.
No meu ponto de vista a iniciativa Prémios GPS tem como principal objetivo realçar e divulgar caches de qualidade, e pessoalmente tenho francamente orientado o meu Geocaching ao encontro das caches nomeadas, quer da década, quer do ano 2011. O resultado tem sido fantástico.
Assim, vejo com bons olhos toda e qualquer ferramenta que venha ajudar no cumprimento desse objectivo. A ideia do ranking dinâmico não me seduz, não acho que seja saudável introduzir um factor competitivo. Já a ideia de uma bookmark mensal soa-me bastante bem!
Quanto à localização do Evento, acho natural que próximas edições venham a ocorrer noutros pontos do país. A fórmula Mondim de Basto resultou de forma brilhante em 2010 e a "renovação" da parceria aconteceu este ano de maneira muito natural por entendimento de todos os envolvidos na organização de ambos os eventos mas, acredito que a evolução natural seja a deslocalização para outros pontos do país, tal como é provável que o próprio geoacampamento venha a ter lugar em outro ponto de Portugal, no futuro!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #10 a sábado 05 mai 2012, 15:06 

Ora bem, como diria o Jack o Estripador, "vamos por partes":

Em 1º lugar, este ano os Lobbys Distritais foram liberalizados, pelo que cada um é livre de criar os eventos de apoio às Caches Nomeadas, como quiserem, quantos quiserem, nas datas em que entenderem e com os programas que desejarem. Espero que as iniciativas não se resumam aos 21 eventos dos Prémios GPS criados pelo Geopt no dia 6 de Maio (ou nas outras datas em que os anfitriões convidados pelo Geopt optaram). Aliás, nesse espírito já surgiu mais este Evento.

Basicamente estes Eventos servem basicamente para divulgar a iniciativa, dar a conhecer as caches Nomeadas e prestar esclarecimentos sobre o sistema de votação. Em muitos casos servirão de ponto de partida para visita a algumas caches Nomeadas. Parte de cada anfitrião e da vontade dos participantes o que fazer nesses Eventos.

Quanto à data escolhida, poderá não ser a mais favorável, mas nesta fase em que há Eventos e actividades aliciantes praticamente todos os fins-de-semana, é difícil não fazer coincidir datas com outras actividades. Nunca há nenhum dia consensual para todos os Geocachers. No ano passado a data escolhida foi o 25 de Abril e também se levantaram vozes de desfavorecimento :)

Em relação ao Lobby de Leiria, tal como no ano passado foi o que se mostrou mais dinâmico e propôs/está a preparar um programa mais ambicioso. Creio que não terá a ver com o factor data, mas sim com a paixão que a malta de Leiria tem pelo Geocaching ;)

Em relação à data da Cerimónia de Entrega dos Prémios GPS e ao seu local, Mondim de Basto é que tem apresentado as propostas mais concretas, aliciantes e de qualidade para que lá se realize. Este ano foi sugerido Vila de Rei, quando já havia um acordo formal para repetir a cerimónia em Mondim. Seja como fôr não foi apresentada qualquer proposta formal de candidatura. Poderá ser uma hipótese para 2012, tal como qualquer outra candidatura interessante noutra zona do país que seja apresentada.

jasafara Escreveu:Na minha opinião para os próximos anos deveriam haver algumas alterações.

1) Nomeadas divulgadas no início da Primavera (poderia ser o 1º fim de semana a seguir a 21 de Março)
2) Fecho das votações no final do Verão (poderia ser no 1º fim de semana a seguir a 21 de Setembro)
3) Evento de atribuição de prémios no 1º fim de semana de Outubro,

Permitiria:
1) Mais tempo para as caches publicadas no final do ano terem um mínimo de massa crítica de founds.
2) Alargaria o período disponível para se fazerem as caches, abrangendo a totalidade das duas estações do ano mais apetecíveis para isso e incluindo o período em que a maioria dos geocachers tiram férias. Com o calendário actual as caches por exemplo do Algarve são nitidamente prejudicadas.
3) Permitiria diferir no tempo os eventos distritais. Poderiam haver vários por distrito, mas só deveriam ter o patrocínio Geopt aqueles que tivessem por objectivo principal (com fórmula a definir para se enquadrarem nas guidelines...) geo-cachadas às caches nomeadas. Geo-IKEA's não teriam direito a patrocínio oficial ;)
4) O diferimento dos eventos distritais que deveriam ser marcados até final de Abril, permitia que cada um se organizasse para participar em vários e não apenas (nem principalmente) no da sua residência.

Em relação a esta proposta do Joaquim, poderá fazer algum sentido, mas temos que ter noção que os Prémios GPS deverão ter uma orientação cada vez mais distrital. É impensável alguém ter uma visão global de todas as caches nomeadas a concurso. Não nos podemos esquecer que muitas das caches Nomeadas já estão publicadas há mais de um ano, e mais três ou quatro meses pouca diferença fariam, mas concordo que sejam criadas algumas ferramentas que possam destacar as Candidatas a Nomeadas do ano seguinte, para que possam ter mais probabilidades de ser visitadas com antecedência. Essa lista não será vinculativa e servirá apenas como indicativa. É uma boa sugestão, sem dúvida, embora os Favoritos e o GCVote já dêem algumas boas indicações :). Vamos estudar isso ;)
Próximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante