Prémios GPS - Grandes Plásticos do Século

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #621 a sexta 13 jan 2012, 19:43 

Re: Prémios GPS - Grandes Plásticos do Século

Ainda não está nada decidido. Os hamsters estão a cozinhar a coisa ;)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #622 a domingo 15 jan 2012, 02:56 

15 de Fevereiro parece-me uma boa data para apresentar a Lista de Nomeadas dos Prémios GPS 2011 [8D]
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 01 abr 2010, 01:36

Mensagem Post: #623 a sexta 20 jan 2012, 16:44 

prodrive Escreveu:15 de Fevereiro parece-me uma boa data para apresentar a Lista de Nomeadas dos Prémios GPS 2011 [8D]

É uma boa data. Mas não dará para começar a definir critérios.

Eu tenho um excel com uma fórmula que penso seja a correcta. E como quero fazer pelo menos 40 acabei por hoje ir dar uma vista de olhos para ver quantas tinha previstas e acima das 200. E por incrível que pareça eu que pensava que já deveria andar nas 30 apenas tenho 18. As outras 13 estão entre a 200 e 250. A minha questão é se vão ser dadas para votos apenas as 200 ou vai até as 250? Começar a definir isso para começar a pensar bem para onde vou nos próximos tempos e enquanto €€€ posso [:P] que isto daqui a dois meses vai andar mais complicado.
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #624 a sexta 20 jan 2012, 19:17 

Pessoalmente acho que deviam ser escolhidas pelo menos 300 caches (já com quotas por distrito).
Se as quotas forem de 5 por distrito, logo aí são 100, das quais algumas dezenas só entram pelas quotas. Tendo em conta que estamos a falar de caches a terem sido visitadas apenas em 2011 ou em alguns meses até ao fecho das votações acho que se pode perfeitamente alargar o número de candidatas. É preciso que fique claro que uma nomeada 2011 não tem necessariamente o mesmo mérito de uma nomeada GPS. O que interessa é que estão dentro das melhores caches publicadas em 2011 e que se o número não for muito reduzido, todas as verdadeiramente MELHORES estarão nomeadas. Depois o processo de votação trata do resto.

Em resumo, estou de acordo que se definam rapidamente os critérios e faço a proposta que se seja generoso com o número de nomeadas.
Acho importante não explicitar as que entram por quotas para não as menorizar logo à partida.
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #625 a sexta 20 jan 2012, 19:21 

jasafara Escreveu:Pessoalmente acho que deviam ser escolhidas pelo menos 300 caches (já com quotas por distrito).
Se as quotas forem de 5 por distrito, logo aí são 100, das quais algumas dezenas só entram pelas quotas. Tendo em conta que estamos a falar de caches a terem sido visitadas apenas em 2011 ou em alguns meses até ao fecho das votações acho que se pode perfeitamente alargar o número de candidatas. É preciso que fique claro que uma nomeada 2011 não tem necessariamente o mesmo mérito de uma nomeada GPS. O que interessa é que estão dentro das melhores caches publicadas em 2011 e que se o número não for muito reduzido, todas as verdadeiramente MELHORES estarão nomeadas. Depois o processo de votação trata do resto.

Em resumo, estou de acordo que se definam rapidamente os critérios e faço a proposta que se seja generoso com o número de nomeadas.
Acho importante não explicitar as que entram por quotas para não as menorizar logo à partida.

300 é porreiro que assim já fico quase com as 40 mínimas :P
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #626 a sexta 20 jan 2012, 19:24 

Ainda um complemento. Fora eventos foram publicadas cerca de 6.500 caches. Não me choca nada que sejam nomeadas pelo menos 5% o que daria cerca de 325. Digamos que é um critério duplamente exigente em relação ao rácio para atribuição de favorito (10%), pelo que garantidamente estaremos a falar de caches de qualidade média alta a excepcionais.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #627 a sexta 20 jan 2012, 19:36 

Kinder Escreveu:...

Olha que talvez não. Para já não estás a contar com as que vão entrar por quotas. Depois suponho que ou só estejas a aplicar uma das três fórmulas, ou no limite uma média (ponderada ou não das três).

Não sei como é que vão fazer. Eu nas nomeadas GPS utilizei as três fórmulas independentemente e escolhi as primeiras duzentas de cada (o que não é bem a mesma coisa do que escolher as primeiras duzentas de uma médias das três...) e depois acrescentei-lhes as quotas (cinco por ano e por distrito) por escalonamento absoluto da média das três.
Este método tem a vantagem de potenciar as particularidades de cada fórmula que podem incluir caches que numa outra fórmula fique classificada de forma razoavelmente diferente. Isso não me pareceu grave porque depois haveria a votação. Se fosse para publicar um ranking absoluto então utilizaria realmente uma média ponderada.
Assim enquanto não se souberem as regras não sabes quantas é que já fizeste ;)
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #628 a sexta 20 jan 2012, 19:41 

jasafara Escreveu:

Olha que talvez não. Para já não estás a contar com as que vão entrar por quotas. Depois suponho que ou só estejas a aplicar uma das três fórmulas, ou no limite uma média (ponderada ou não das três).

Não sei como é que vão fazer. Eu nas nomeadas GPS utilizei as três fórmulas independentemente e escolhi as primeiras duzentas de cada (o que não é bem a mesma coisa do que escolher as primeiras duzentas de uma médias das três...) e depois acrescentei-lhes as quotas (cinco por ano e por distrito) por escalonamento absoluto da média das três.
Este método tem a vantagem de potenciar as particularidades de cada fórmula que podem incluir caches que numa outra fórmula fique classificada de forma razoavelmente diferente. Isso não me pareceu grave porque depois haveria a votação. Se fosse para publicar um ranking absoluto então utilizaria realmente uma média ponderada.
Assim enquanto não se souberem as regras não sabes quantas é que já fizeste ;)

Só estou a usar uma das fórmulas. Pelo lado positivo sei sempre que pelo menos as que tenho nessa fórmula estão garantidas. Posso é vir a apanhar caches das outras fórmulas ou das quotas de cada distrito. As cotas fiz pelo menos 5 de cada distrito. Quanto a 325 acho que já começa a ser demais. Apostava mais nas 250 ou possivelmente as 300.
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #629 a sexta 20 jan 2012, 19:47 

Essa tua satisfação no entanto pode ser utilizada como argumento para restringir o número de nomeadas [:)] Parece que não existe um grande incentivo a que se visitem as nomeadas (especialmente que obriguem a sair da zona de proximidade geográfica). Uma das grandes vantagens de ser o IAAN a cozinhar a coisa é que pode cruzar as potenciais nomeadas com as já feitas por cada geocacher. Se já houver neste momento muita gente perto do número máximo de votos é preferível em vez de diminuir o número de nomeadas, aumentar o número de votos e por arrasto o número de founds para poder dar as votações máximas ou em alternativa aumentar o rácio founds/votos disponíveis.

Concretizando. Acho que é preferível ter 300 nomeadas sendo necessárias 60 founds para dar os 20 votos, do que ter 200, mantendo os 40 founds para os 20 votos.
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #630 a sexta 20 jan 2012, 20:18 

jasafara Escreveu:

Essa tua satisfação no entanto pode ser utilizada como argumento para restringir o número de nomeadas [:)] Parece que não existe um grande incentivo a que se visitem as nomeadas (especialmente que obriguem a sair da zona de proximidade geográfica). Uma das grandes vantagens de ser o IAAN a cozinhar a coisa é que pode cruzar as potenciais nomeadas com as já feitas por cada geocacher. Se já houver neste momento muita gente perto do número máximo de votos é preferível em vez de diminuir o número de nomeadas, aumentar o número de votos e por arrasto o número de founds para poder dar as votações máximas ou em alternativa aumentar o rácio founds/votos disponíveis.

Concretizando. Acho que é preferível ter 300 nomeadas sendo necessárias 60 founds para dar os 20 votos, do que ter 200, mantendo os 40 founds para os 20 votos.

Não gosto desse argumento pela seguinte razão:

Neste momento tenho caches nomeadas feitas pelos distritos: Aveiro, Braga, Viana, Vila Real, Leiria, Lisboa, Porto e Viseu tenho o que tenho (cerca de 30 em 8 distritos) se aumentaram para 60 caches vou ter de me deslocar muito longe. Para quem vive em regiões como Lisboa as 60 até que não são muitas mas para mim é muito Km para ter direito a votar como o pessoal de Lisboa por exemplo. Ao aumentares para 60 a meu ver estas a restringir a votação dos prémios 2011 ao pessoal de Lisboa ou de perto.
Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes