TB
Registado: domingo 25 abr 2010, 12:58
Re: Anúncio dos Finalistas dos Prémios GPS 2011
prodrive Escreveu:pimigas Escreveu:prodrive Escreveu:pimigas Escreveu:Outra bem diferente é o numero de caches nomeadas que encontramos e como isso se traduz em votos...
Já há uma proporcionalidade entre caches Nomeadas encontradas e votos disponíveis. Propões uma proporcionalidade diferente?
Aquilo que eu estou a propor é que não seja possível obter todos os votos num só distrito.
Por exemplo:
Prodrive
Lisboa - 41 founds em nomeadas
Santarém - 35 founds em nomeadas
Leiria - 22 founds em nomeadas
Setúbal - 19 founds em nomeadas
Faro - 11 founds em nomeadas
Vila Real - 7 founds em nomeadas
Porto - 2 founds em nomeadas
Sistema Actual - 40 caches elegíveis para votos (o máximo permitido) que correspondem a 30 votos
Zé dos ftf's (personagem fictícia)
Lisboa - 41 founds em nomeadas
Sistema Actual - 40 caches elegíveis para votos (o máximo permitido) que correspondem a 30 votos
Minha proposta
Máximo de caches elegíveis para votos - 10 por distrito (numero exemplo e que seria ponderado depois)
Prodrive
Lisboa - 41 founds em nomeadas - 10 elegíveis para votos
Santarém - 35 founds em nomeadas - 10 elegíveis para votos
Leiria - 22 founds em nomeadas - 10 elegíveis para votos
Setúbal - 19 founds em nomeadas - 10 elegíveis para votos
Faro - 11 founds em nomeadas - 10 elegíveis para votos
Vila Real - 7 founds em nomeadas - 7 elegíveis para votos
Porto - 2 founds em nomeadas - 2 elegíveis para votos
Total de 59 elegiveis para votos - darão x votos (teria depois de ser analisado se se mantinha o numero máximo actual de 40 caches ou haveria alguma mudança)
Zé dos ftf's (personagem fictícia)
Lisboa - 41 founds em nomeadas - 10 elegíveis para votos
Total de 10 elegíveis que darão y votos
No sistema actual o Prodrive e o Zé dos ftf's teriam o mesmo peso na escolha da cache vencedora, no entanto é óbvio que o Prodrive têm uma abrangência e um conhecimento muito superior em relação às melhores caches do país. É uma distorção importante.
Considerações
Com o sistema que proponho, o Prodrive poderia continuar a votar apenas em caches do distrito de Lisboa se assim o entendesse. O limite distrital é só para a obtenção do numero de votos. A escolha continuaria a ser livre por parte de cada geocacher.
De todas as propostas que foram feitas, esta parece-me a mais injusta e a que maior desequilíbrios vai provocar entre distritos com muitas caches nomeadas e distritos com poucas caches Nomeadas.
Um distrito com 8 caches Nomeadas, o máximo de votos que uma cache desse distrito poderia obter, era 4 por votante. Já uma cache com mais de 40 nomeadas poderia levar logo com 30 de uma assentada.
Por outro lado, pelo facto de um votante, apenas ter encontrado uma cache em determinado distrito, não lhe poderia atribuír qualquer voto, ainda que ele a considerasse a melhor de Portugal. Por outro lado iria atribuír 30 pontos a uma cache mediana, só porque nesse distrito encontrou 40 caches medianas.
Não vejo qualquer inconveniente da melhor cache distrital continuar a ser obtida através de uma perspectiva nacional.
Prodrive, nao sei se conta proposta e contra proposta já estás a ficar confuso...