Foruns

Boas Vindas, Felicitações, Sugestões e Duvidas sobre o fórum.

Moderadores: hulkman, prodrive, migueis

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 25 mar 2010, 22:46

Mensagem Post: #11 a sexta 30 abr 2010, 15:15 

Re: Foruns

Boas!

Ora, eu fui um dos que era contra a criação de uma Associação.

Digo "era contra" porque, quando começamos (eu e o Hugo) os contactos com a, por exemplo, Cascais Natura, uma das "dificuldades" era não termos representação "legal". Seria muito mais fácil para a Cascais, justificar gastos connosco, geocachers, se houvesse a associação. É muito diferente dizerem que gastaram dinheiro com o Lopesco ou com a Associação Nacional de Geocaching.
Senti também alguma "dificuldade" quando fui à GNR explicar o geocaching e não uma Associação a fazê-lo.

Conclusão: Não gosto de termos de o fazer (porquê, não sei) mas acho que mais cedo ou mais tarde, será necessário a criação da mesma.

Abreijos!
Imagem

Large
Large

Registado: quinta 15 abr 2010, 11:20

Mensagem Post: #12 a sexta 30 abr 2010, 16:15 

prodrive Escreveu:
PLnauta Escreveu:Uma qualquer associação pode ser formada em qualquer altura sem sequer precisar de discussão nos foruns. E esse é um "risco" que corremos (eu sei do que estou a falar). E este "corremos" é aqui colocado no plural porque parto do principio que existem muitas pessoas com objectivos comuns.

Se achas que o assunto não precisa sequer de discussão nos foruns, não vejo qual o objectivo de o trazeres à baila.

Não sei se existem muitas pessoas ou poucas com objectivos comuns, mas se insistes em trazer o assunto a discussão misturado com o ruído de fundo de outras discussões mais acesas, perdendo a objectividade que poderia ter, o mais certo é nunca virmos a saber.

Hmmm, pelos vistos não entendeste e/ou eu não me expliquei bem. Mas eu tento, que sou persistente.

A associação não precisa ser discutida no forum para ser criada. É uma evidência que decorre da legislação que as legaliza. Qualquer pessoa, com dois ou três amigos, cria uma associação na hora. Mas DEVE ser discutida. Percebes decerto a diferença. Só assim pode ser de utilidade para uma maioria e não apenas para uma minoria.

Quanto à segunda parte, não concordo com o que dizes. O ruído de fundo ou outras discussões acesas existe desde que faço geocaching. Ainda à pouco o Hugo me dizia, a propósito do problemas das stats, que os assuntos de hoje em pt são os assuntos discutidos noutras paragens à muito. Se ficarmos à espera que não exista ruído de fundo .... bem podemos esperar sentados por isso e por muito mais.
Além de que a objectividade da discussão somos nós que a fazemos. Não basta dizer que o momento não é o certo. Podias por exemplo dizer, quando, então, na tua opinião é que o momento será o adequado.
E é claro que conhecemos diversas pessoas com objectivos comuns .... o que eu "ainda" não sei é se existe massa critica suficiente para que pessoas interessadas em criar uma Associação de geocaching apareçam a dar a cara pela ideia. Aparentemente a maioria das pessoas com que falo no assunto não vê nisso uma necessidade ... mas isso não me impede de continuar a achar que a presente situação só reforça a necessidade de que tal aconteça.

Paulo

Large
Large

Mensagem Post: #13 a sexta 30 abr 2010, 16:32 

Lopesco Escreveu:Boas!

Digo "era contra" porque, quando começamos (eu e o Hugo) os contactos com a, por exemplo, Cascais Natura, uma das "dificuldades" era não termos representação "legal". Seria muito mais fácil para a Cascais, justificar gastos connosco, geocachers, se houvesse a associação. É muito diferente dizerem que gastaram dinheiro com o Lopesco ou com a Associação Nacional de Geocaching.
Senti também alguma "dificuldade" quando fui à GNR explicar o geocaching e não uma Associação a fazê-lo.

Conclusão: Não gosto de termos de o fazer (porquê, não sei) mas acho que mais cedo ou mais tarde, será necessário a criação da mesma.

Abreijos!

Aqui está um magnífico exemplo de que a inexistência de algo que dê ESTATUTO ao geocacher é um problema. Eu não encontro melhor argumento do que estes exemplos de acções a todos os títulos meritórias de geocachers individuais, que colocam a sua vontade na concretização de "coisas" ambiciosas, para a existência desse algo.
Este post do Lopesco é magnífico e altamente esclarecedor do porquê. Sozinho vale mil post meus a tentar explicar.

A dificuldade do Lopesco é sentida por vários de nós quando se deslocam a uma autarquia, a uma empresa e a outras entidades a solicitarem apoios para eventos e/ou outras actividades. À nossa boa maneira, e neste caso fruto do trabalho do Lopesco e tb na experiência prévia da CAscais NAtura com o geocaching, a solução encontrou-se e temos um evento magnífico cheio de conteúdo e que valoriza de uma forma extremamente positiva quem faz e pratica geocaching.

Mas não seria óptimo, por exemplo, a possibilidade de um geocacher ao querer fazer um evento na sua terra, chegar ao munícipio e dizer, quero organizar isto, isto e isto. Preciso disto e disto. E tenho o apoio da Associação xpto....

Eu acho que era. E só isto vale tudo.
É dificil de implementar. É
Vai trazer outros problemas. Vai.
Tem potencial de causar chatices. Tem.
Implica uma discussão alargada. Implica.

e depois .... somos imensos, sem organização, ilegais como dizia o ct2jzr ;) e mesmo assim temos isso tudo (problemas, chatices, birras, azelhices, susceptibilidades feridas, egos alterados, vontade de partilhar e de trabalhar, disponibilidade para ajudar).

Paulo Lopes

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #14 a sexta 30 abr 2010, 16:57 

PLnauta Escreveu:Podias por exemplo dizer, quando, então, na tua opinião é que o momento será o adequado.

Por mim podes discuti-lo agora mesmo! Se achares que é a altura indicada, força! O meu reparo tem a ver com os resultados, e faço-o na defesa dos teus interesses (e daqueles que partilham a tua opinião). A última vez que o trouxeste à baila/lançado à fogueira no meio de discussões mais acesas, não deu em nada. A discussão perdeu-se ao fim de uma dúzia de posts. Não aprendeste nada com os erros do passado? A única garantia que te posso dar é que aqui não haverá posts movidos para parte incerta ;)
Imagem Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Registado: terça 27 abr 2010, 11:02

Mensagem Post: #15 a sexta 30 abr 2010, 16:58 

Já tivemos oportunidade manifestar a nossa opinião quanto a essa ideia, que se mantém inalterada hoje em dia.

Achamos desnecessário. Trata-se de uma actividade de lazer individual que goza de alguma discrição, pelo que o associativismo parece-nos a nós de alguma forma contra-natura.

Sabendo, como se sabe, que é não é fácil o entendimento entre as várias partes, a constituição de uma associação iria inevitavelmente empossar de alguma autoridade, os responsáveis pela mesma, e de seguida, já se está a ver, o mau-estar e descontentamento de outros (sem querer atribuir culpa ou razão, a qualquer um dos lados).

Para além disso, não deverá ser fácil, representar em uníssono e sem tiques de elite, os milhares de geocachers que vão praticando a actividade com maior ou menor regularidade.

Sinceramente, o que pretendemos é continuar a "praticar" o geocaching como fizemos nestes passados 4 anos. Sempre que nos apetece e temos disponibilidade, leve, sem formalismos, nem compromissos, nem mais regras do que as já definidas e que se baseiam em pouco mais do que o senso comum.

Da nossa parte, está bem assim, obrigado.

Cumps!
Célia & Daniel (MakoShark2 Team)

Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #16 a sexta 30 abr 2010, 16:59 

PLnauta Escreveu:

Abreijos!

Este post do Lopesco é magnífico e altamente esclarecedor do porquê. Sozinho vale mil post meus a tentar explicar.

Já ponderaste arranjar um interlocutor que consiga explicar num post, aquilo que tu não consegues em mil [?]

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 25 mar 2010, 22:46

Mensagem Post: #17 a sexta 30 abr 2010, 17:03 

prodrive Escreveu:Já ponderaste arranjar um interlocutor que consiga explicar num post, aquilo que tu não consegues em mil [?]

Eu faço "barato"... :p
Imagem

Large
Large

Mensagem Post: #18 a sexta 30 abr 2010, 18:54 

prodrive Escreveu:
PLnauta Escreveu:

explicar[/b].

Já ponderaste arranjar um interlocutor que consiga explicar num post, aquilo que tu não consegues em mil [?]

Ahahah, eu encaixo bem estas coisas :lol: Gustavo ;) mas vivo da minha cabeça e das minhas ideias. Uso o que os outros publicamente dizem e faço meus os bons exemplos de outros. Não fecho os olhos a bons interlocutores, como os chamas.
Além de que eu sei que tu sabes que eu sei que entendeste perfeitamente que está ali uma hipérbole ;) [:D] .

Mas isso até em si mesmo é uma boa discussão. Quem pode ser um interlocutor que seja capaz de agregar as ideias e as defender de forma a transmitir de uma forma coerente e sobretudo seja: um geocacher conhecido e reconhecido pela comunidade pela forma exemplar como se coloca na actividade; seja defensor da existência da Associação; seja moderador e capacitado para gerar consensos na discussão que se seguiria.

Eu não tenho este perfil. Reconheço as minhas debilidades. Conheçes alguém?
Eu falo com ele [:D]

Paulo

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #19 a sexta 30 abr 2010, 18:59 

Eu sei que tu sabes que eu sei que tu sabes que eu estava a entrar contigo ;)

Também sei que tu sabes que eu sei que és suficientemente bom interlocutor para convencer a comunidade das tuas convicções...

... nem que seja pelo cansaço :mrgreen:

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 11:42

Mensagem Post: #20 a sexta 30 abr 2010, 20:04 

Quais associações quais quê!? A ser criado algo, que seja uma federação, é mais IN e tem mais vantagens. :mrgreen:
Manuais: GSAK - Logs de caches, trackables, etc...
Todos falam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos... Quando é que pensam em deixar melhores filhos para o nosso planeta?"
NÃO RESPONDO A PMs, qualquer duvida deve ser colocada aqui no fórum, outros assuntos através de e-mail.
AnteriorPróximo

Voltar para FORUM

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes