Paulo, a meu ver os prémios GPS (vá lá na sequencia dos favoritos) permitiram pela primeira vez criar mecanismos de classificar qualitativamente as caches e ainda mais importante do que isso a levar os geocachers a visitando-as preferencialmente terem um geocaching muito melhor do que o que poderão ter com uma escolha aleatórias das caches.
Acho que é uma iniciativa fantática e que tem a credibilidade de as caches não serem escolhidas por considerações mais ou menos subjetivas, mas apenas pelo que da quantidade pode indiciar qualidade.
A meu ver nas votações GPS 2011 começou-se foi a evidenciar uma tendência que se irá cada vez mais acentuar se se mantiverem os critérios de votação.
Cada vez mais serão caches engenhosas ou de aventura/urbex perto de grandes centros populacionais. São as de mais fácil acesso, têm mais visitas e são habitualemnte visitadas em grupos.
Isso vai tirar visibilidade às cahes Natura, especiamente às de difícil acesso e poucas visitas. No entanto essas caches devem ser acarinhadas, mesmo que esteja de acordo que o Geocaching não tem de ser restringido ao sentido original de containers normais cujo objectivo principal a levarem-nos a lugares remotos e poucoi conhecidos.
Como a dakidali disse, cada vez as caches serão mais tecnológicas. Como tu disses, essas caches terão tendência a ter um ciclo de vida muito inferior ao das Naturas.
Pode-se andar aqui a discutir muita coisa. Eu com o outro tópico não pretendo moldar os gostos de ninguém, nem evitar que os "engenhocas" ganhem prémios. Quero que os owners de caches natura também possam ver as suas caches reconhecidas, sem com isso terem de colocar um painer solar no meio do penhasco, para terem electricidade para fazerem abrir o container