Geopt Proud Member
Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07
Tem Graça !
Curioso com a minha constatação.
jasafara Escreveu:Foi publicada este noite a Tem Graça ! por WIMMTEAM em Lisboa, que foi a primeira que encontrei não publicada no Geocaching.com. Fica entre asSenhora do Monte e a
Villa Bertha e aparentemente por critérios de distância que a faria ser aceite para publicação pelo SUp3rFM. Fica muito perto de onde em tempos existiu a
Miradouro da Graça
e a do SUp3rFM que
SUp3rFM Escreveu:Parece que até agora, só uma cache em Portugal foi criada genuinamente no OC, isto porque não deu para encaixar, por causa da proximidade com outras no Geocaching.com.
e tendo eu próprio respondido a este pergunta que ficou sem resposta
jasafara Escreveu:Também pensei que a "Tem Graça !" tivesse sido publicada por não a terem conseguido publicar no Geocaching.com, mas na vista de olhos que dei as duas caches próximas, a "Senhora do Monte" e a "Vila Bertha", ficavam fora do perimetro dos 160m. Existe ali algum ponto final de outra cache?
e depois de alertados por este meu post a cache ter tido finalmente um FTF, muito tempo após o que teria acontecido se a publicação tivesse ocorrido no Geocaching.com, fiquei curioso e decidi hoje depois do jantar fazer uma visita à cache.
O found foi feito com facilidade e no Opencaching registei este log
JASAFARA encontrou esta cache.
11 Dez 2010
Estou agradecido ao opencaching por ter permitido que esta cache tenha sido publicada e eu a tenha podido fazer. Mas como o site neste momento não está à altura da cache e dos considerandos que eu lhe pretendo fazer, convido a quem interessar que veja um log um pouco mais desenvolvido em http://www.geopt.org Fórum / Geocaching Nacional / Tem Graça ! Gostei bastante da mesma e da forma como está escondida. TFTC
Como referi aqui estou a fazer o que lá escrevi...
Há já uns tempos que não ia ao Miradouro da Graça. O spot como sabem todos os lisboetas é excelente, com uma vista soberba sobre a Cidade. O sítio está arranjado e bem iluminado e gostei de ver que estavam lá bastantes crianças a brincar. Como a pobre listing que o opencaching permite, refere, desconhecia que já há mais de uma ano que ali tinha sido erigido um busto e uma placa em acrílico com um verso em homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen.
O que posso dizer sem revelar muito é que a cache é uma digna homenagem à poetisa. Uma cache simples, bem escondida, com um bom e original container e escondida no sítio mais feliz que poderia ter sido encontrado.
Já perceberam que gostei da cache e de geocacher para geocachers recomendo fortemente que a vão lá fazer. E isto independentemente de ficar a 74m ou 111m do ponto final da
VILLA SOUSA, que ainda não fiz, mas de que a não publicação desta cache no geocaching.com já me permitiu eliminar uma das hipóteses das gaitinhas...Não me vai contar para os números. Não faz mal. Gostei muito mais desta cache e do DNF que tive hoje nesta do que muitas que já fiz e contaram...
Afinal apesar de gostar muito de números, o mais importante do geocaching não são os números mas as boas caches.
Como esta é indiscutivelmente uma boa cache que vai ser prejudicada pelo facto de ter sido relegada para a ainda incipiente e muito incompleta plataforma do opencaching, mais uma vez vos convido a visitá-la. Classifiquei-a com uma das poucas boas coisas que o opencaching trouxe, como
[Difficulty 2.0 Camuflada / Terrain 1.5 Acessível /Awesomeness 3.5 Divertido / Size 2.0 Micro].
O objectivo deste tópico não é ser polémico, mas apenas dar publicidade a este cache. No então quero deixar apenas uma opinião.
Não sou a favor da anarquia e por isso considero que uma mais valia entre muitas do geocaching.com é o seu processo de revisão e aprovação, com revisores locais. É importante haverem regras reguladoras e forma de as fazer cumprir.
A regra dos 161m de distância faz sentido, embora pudessem ser 100m ou 200m, afinal são 161 apenas porque isso corresponde a 0,1milhas...
Mas a validação dessa regra dispensava perfeitamente um revisor humano. Seria muito fácil implementar essa validação automaticamente (o que incompreensivelmente não é feito para alertar o owner antes da submissão...).
Mas lá está. Não há regra sem excepção, aliás já algures perguntei isso mesmo ao SUp3rFM algures "há excepções?" e se me recordo ele respondeu lacónicamente e claramente "há". Ou seja o que um revisor humano pode fazer é autorizar excepções.
Não faço ideia onde termina a VILLA SOUSA e se a distância para esta são os 74 ou os 111m. Possivelmente fica na outra ponta do Miradouro (sou capaz de lá ir amanhã para esclarecer isso), mas o que sei é que esta cache "Tem graça!" merece existir, e faz sentido estar onde está.
Não estou a criticar a recusa da cache . Não é fácil gerir excepções e podem dar origem à abertura de uma caixa de Pandora. Pessoalmente não tenho nada a apontar ao Hugo, pois todas as objecções que fez às minhas caches foram pertinentes. Também não estou a fazer de advogado do WIMM Team que não conheço, embora pela log do Lagrot tenha ficado a saber que estamos a falar do António e da Magda.
O SUp3rFM diria que podiam perfeitamente ter feito uma multi, passando pelo ponto final e acabando num local fora do perímetro sagrado dos 161m. Eu como felizmente não tenho as responsabilidades dele e como Geocacher tenho apenas de lhes agradecer terem colocado a cache onde faz sentido.