O "pretuguês" nos log's

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 27 jun 2012, 17:22

Mensagem Post: #91 a segunda 23 jul 2012, 15:58 

Re: O "pretuguês" nos log's

sergiomdias Escreveu:Não vou acrescentar nada, mas só para que conste que deste lado também está mais um português de gema que está em completo acordo com o Novo Acordo Ortográfico!
A língua muda e a nossa até é das que tem mais mudado ao longo dos tempo.

A língua evolui sem dúvida, mas não é forçadamente nem com base em interesses económicos. A língua muda com o tempo, com as pessoas, com a história. Não é com meia dúzia de maltrapilhos que nem o próprio AO souberam redigir decentemente. Nem vou entrar nesta guerra, se não nunca mais saio daqui. :P

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #92 a segunda 23 jul 2012, 16:12 

Foi isso que escrevi antes, mas deve ter sido com tinta invísivel. A língua muda, mas quem a faz mudar é o povo, lentamente. Não é por decreto de lei. Esta, quando surge, deverá confirmar a evolução efectuada. Não me chocaria nada que se reformulassem gramáticas e se eliminassem os "ter-se-ão" e outras coisas mais complicadas separadas por muitos traçinhos que ninguém usa. Porque de facto, ao longo de décadas de evolução cairam no desuso. Agora, obrigar por decreto um país inteiro a mudar a forma como escreve a sua língua, enfim...... haja quem goste.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geocoin
Geocoin

Registado: segunda 26 abr 2010, 01:16

Mensagem Post: #93 a terça 24 jul 2012, 01:17 

Pois olha que eu não...
Não sou grande artista da escrita mas vou continuar a escrever como sempre escrevi...
Dúvidas quando as há, vou verificar num dicionário.
Depois temos o flip que permite verificar algum texto com ou sem AO.
Trust me, I´m the Doctor - This message was sent from the relay system of T.A.R.D.I.S.

Imagem Imagem

“There’s something out of place – let’s go and poke it with a stick.” – The Doctor (Amy’s Choice episode)

Geocoin
Geocoin

Registado: sábado 19 fev 2011, 16:38

Mensagem Post: #94 a terça 24 jul 2012, 11:01 

A discussão do AO dá "pano para mangas". Concordo que as alterações tenham sido forçadas por outros interesses - pelo menos assim parece - mas acho que a língua portuguesa é desnecessariamente complexa: existe, ainda, demasiada acentuação; concordo com a eliminação das consoantes mudas; a utilização do hífen deveria ser ainda mais reduzida; "ç", "s", "ss", "c" são formas a mais para se ler "s" (acho inclusive que o "ç" poderia ir de férias :) ); deveria haver uma maior aproximação entre aquilo que se lê e o que se escreve (por exemplo, Viseu não deveria ter deixado de ser Vizeu), entre outras. A língua deve evoluir no sentido da simplicidade, havendo uma aproximação entre a oralidade e a escrita, respeitando as normas estruturais.

Partilho contudo da opinião que as mudanças não deveriam ter sido forçadas por decreto lei; deveria existir uma entidade realmente independente ao governo com essas competências.

TB
TB

Registado: quinta 29 dez 2011, 01:40

Mensagem Post: #95 a terça 24 jul 2012, 11:28 

Tudo na vida é feito disto....diferentes opiniões e pontos de vista!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Imagem

TB
TB

Registado: quinta 10 mai 2012, 10:30

Mensagem Post: #96 a terça 24 jul 2012, 11:55 

Valente Cruz Escreveu:
Partilho contudo da opinião que as mudanças não deveriam ter sido forçadas por decreto lei; deveria existir uma entidade realmente independente ao governo com essas competências.

Utopia?! :lol:
Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #97 a terça 24 jul 2012, 12:52 

Valente Cruz Escreveu:

É exactamente a Academia de Ciências de Lisboa que trabalha esta matéria desde 1924.
Existem diversos trabalhos e documentos escritos sobre o assunto consultáveis por quem desejar largar argumentos sustentáveis em pressupostos pessoais ignorando questões mais abrangentes.

Não deixa, no entanto, de ser caricata a posição tomada numa boa parte dos defensores anti-acordo. Por um lado acusam que Portugal não tem capacidade de destaque, de iniciativa e evolução, por outro utilizam o exemplo absolutamente rídiculo da ignorante falta de evolução da lingua Inglesa.
Meus amigos, quer queiram que não, este é o caminho a seguir. A Academia de Ciências aceitou, os PALOP concordaram, o governo legislou - Ponto Final; resumam-se à vossa insignificância.
Não entendo o problema que expõem, desde longa data que a língua portuguesa é determinada por normas legais, muito antes de qualquer um de nós vir ao planeta. Acham mesmo que agora, logo agora, irá mudar?

O Inglês, definitivamente, não serve como exemplo para sustentar a anti-evolução do Português.
Para comprenderem do que falo, ouçam o que Edward Rondthaler têm a dizer sobre o assunto.

Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #98 a terça 24 jul 2012, 13:11 

ajsa Escreveu:...Ponto Final; resumam-se à vossa insignificância...

Que arrogância caro António :twisted:
Interessante que ainda ontem estive ali ao lado a ver umas ricas polêmicas relacionada com lavagem de viaturas e em que a coisa azedou ;)
Ainda bem que as divergências foram sanadas e estamos aqui todos [:D]
Vê lá ó fundamentalista do NAO se recebes aqui uma fatwa de algum fundamentalista do NÃO-NAO...
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sábado 19 fev 2011, 16:38

Mensagem Post: #99 a terça 24 jul 2012, 13:22 

ajsa Escreveu:É exactamente a Academia de Ciências de Lisboa que trabalha esta matéria desde 1924.

Pois, eu sei, mas aquilo que transparece é que este acordo foi mais político do que se calhar deveria e daí a minha referência ao "realmente independente". De qualquer forma, e ainda em relação a este AO, não só concordo com ele na generalidade como acho sinceramente que poderia e deveria ter sido mais profundo. Agora, mais alterações, só daqui a algumas décadas.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #100 a terça 24 jul 2012, 14:46 

jasafara Escreveu:
ajsa Escreveu:...Ponto Final; resumam-se à vossa insignificância...

Que arrogância caro António :twisted:

Vá, deixa lá que eu também estou metido no mesmo grupo, dos insignificantes sem importância.
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes