Hints em inglês, please!!

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #71 a terça 21 ago 2012, 16:05 

Re: Hints em inglês, please!!

TelmoJuliao Escreveu:Cache em Portugal com listings exclusivamente em Inglês é algo que não concordo. Tenho apanhado bastantes aqui na zona do Algarve (óbvio), mas parece-me que NO MÍNIMO a listing deveria estar na língua nativa do país. Por outro lado também acho bem que se inclua ou tradutor automático ou uma tradução pelo menos da hint para o Inglês para que o pessoal "de fora" consiga perceber. Eu nas minhas listings faço questão de ter toda a descrição quer em Português, quer em Inglês. Acho que fica mais completa e acessível à maioria. :)

Algumas são minhas. É só para ser torto e contrabalançar com os tristes que só a criam em português... especialmente aqui na zona do Algarve. Se quisesse ser politicamente correcto poderia dizer que era por uma questão de hábito, que venho de um tempo onde as caches eram todas em inglês em todo o lado, considerando que o Geocaching é um jogo sem fronteiras e global. Conceito para o qual a Groundspeak arranjou uma interpretação muito interessante: se é sem fronteiras e global, significa que se deve promover o desenvolvimento estanque intra-Estado. Pudera... $$$$$$:$$$$$$$
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Small
Small

Registado: segunda 29 ago 2011, 23:59

Mensagem Post: #72 a terça 21 ago 2012, 16:14 

Torgut Escreveu:
TelmoJuliao Escreveu:Cache em Portugal com listings exclusivamente em Inglês é algo que não concordo. Tenho apanhado bastantes aqui na zona do Algarve (óbvio), mas parece-me que NO MÍNIMO a listing deveria estar na língua nativa do país. Por outro lado também acho bem que se inclua ou tradutor automático ou uma tradução pelo menos da hint para o Inglês para que o pessoal "de fora" consiga perceber. Eu nas minhas listings faço questão de ter toda a descrição quer em Português, quer em Inglês. Acho que fica mais completa e acessível à maioria. :)

Algumas são minhas. É só para ser torto e contrabalançar com os tristes que só a criam em português... especialmente aqui na zona do Algarve. Se quisesse ser politicamente correcto poderia dizer que era por uma questão de hábito, que venho de um tempo onde as caches eram todas em inglês em todo o lado, considerando que o Geocaching é um jogo sem fronteiras e global. Conceito para o qual a Groundspeak arranjou uma interpretação muito interessante: se é sem fronteiras e global, significa que se deve promover o desenvolvimento estanque intra-Estado. Pudera... $$$$$$:$$$$$$$

gostei da teoria do contrabalançar com as que só têm português :lol: mas claro que apoio a ideia bilingue :D
ImagemImagem

TB
TB

Registado: quinta 10 mai 2012, 10:30

Mensagem Post: #73 a sexta 14 set 2012, 14:06 

Sinceramente a mim tanto me faz. Sejam em português, sejam em inglês, ou noutra língua qualquer.
Se estão em Portugal e estão apenas em inglês também não me incomoda.
Da mesma forma que se vir numa listing que se tem de fazer mergulho para lá chegar eu não faço a cache, se alguém vir a listing exclusivamente em inglês, também tem o direito de não a fazer. Tão simples quanto isso.
Faço as caches que me apetecerem. E se estão em inglês ou noutra língua qualquer mas quero fazer, eu é que tenho de me esforçar, e não o owner a traduzir nas línguas todas possíveis.
A única coisa que faço questão, é assinar em Português e fazer os registos on-line em português.
Da mesma forma que me esforço para perceber outra língua, o owner se tiver interesse, que se esforce também. Caso contrário que passe ao lado, que eu faço o mesmo.
Imagem

fmz

Small
Small

Registado: terça 27 abr 2010, 01:33

Mensagem Post: #74 a terça 25 set 2012, 01:44 

Personally i would love to see more hints in English... And not just because it's my primary language. I have bothered to learn some Portuguese - so I can understand many words in hints, but many many more go over my head, and I have noticed that particularly with easy hides, often the hint is phrased in such a way that basic Portuguese like mine is no use anyway, even if i can understand a few of the words. I'm happy to use Google Translate, but it's not an option in the field...

If you don't speak English then I'm not saying you should learn, just to please us ignorant English speakers, but if you do then I for one would be super appreciative of hints in English as well as Portuguese. On a related note, I often pick up new Portuguese words when I can see text in both languages side by side...

Just my 2c.
Imagem

Small
Small

Registado: domingo 02 jan 2011, 23:14

Mensagem Post: #75 a terça 25 set 2012, 21:24 

tatao Escreveu:A única coisa que faço questão, é assinar em Português e fazer os registos on-line em português.
Da mesma forma que me esforço para perceber outra língua, o owner se tiver interesse, que se esforce também. Caso contrário que passe ao lado, que eu faço o mesmo.

Por acaso não concordo com isso, pelo menos não quando se loga uma cache fora de Portugal\Brasil.
Imagem ImagemImagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 06 jun 2012, 14:12

Mensagem Post: #76 a quarta 26 set 2012, 10:12 

Ora viva,

Já andei por alguns países e não falas a lingua deles estás @@@@@o, e não é preciso andar a praticar geocaching, basta fazeres uma simples pergunta, na Alemanha falarem inglês ... esqueçam ... 99% deles só se já te conhecerem ... "no entiendo" é o melhor que recebemos mesmo numa pergunta em Inglês! [}:)]

O Português é uma das linguas mais faladas do Mundo ... mas a nossa situação politica e economica remete-nos para a cauda do pelotão ... [:(!]

Eu achava bem e também não ... divido-me ... as hints ou listings em Inglês ... aliás porquê em Inglês? Porque não em Francês ou Alemão?
Farto dessa vassalagem à lingua Inglesa ... aliás aos americanos porque se fosse só pelo Queen English ... se calhar falava-se mais Alemão ou Francês.

Ainda não fiz nenhuma lá fora ... mas já li muitas ... em checo, russo etc etc ... google tradutor ... dá erros??!! Dá ... mas eles cag@@-se para mim ... e nós pela hospitalidade tuga e necessidade de divisas (para os ricos claro) ... toca lá a traduzir hints ... se possivel a listing toda ... e já agora deveria ser obrigatório ... ser feita por nós em 3 idiomas ... sim porque não??

Proponho o tuga, frances, alemão ... dou a alternativa em tuga, bimbo e alentejano :twisted:

Vêm cá, façam o trabalho de casa como nós quando vamos lá, preparem as coisas !!!! Nem que seja em férias tenho de o fazer ou lixo-me!!! :mrgreen:
Aka João Narciso, Geocaching BTT Rio Azul, FB Joao Narciso
Membro fundador dos GOLFINHOS BTT Rio Azul

Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Mensagem Post: #77 a quarta 26 set 2012, 10:35 

SandroD Escreveu:
tatao Escreveu:A única coisa que faço questão, é assinar em Português e fazer os registos on-line em português.

Por acaso não concordo com isso, pelo menos não quando se loga uma cache fora de Portugal\Brasil.

Percebo perfeitamente o teu ponto de vista. A mim não me faz diferença nenhuma as listings se estão em Inglês ou não, percebo minimamente para me safar, e para aqueles que poderão ter mais dificuldades, existem muitas ajudas, uma delas o tradutor do google.
No entanto, quantos de vós já viram um log online de um estrangeiro numa cache em Portugal que esteja escrito em português? Poucos ou nenhuns talvez...
Por isso, porque terei eu de razer o registo noutra língua?
Isto é um tema que nem me aquece nem arrefece, e respeito todas as opiniões. A minha é de que quanto aos registos, os meus serão feitos em português.
Agora poderão perguntar, ah e tal, e se por ventura um estrangeiro colocar a listing na sua língua mãe (que não o inglês) e também em inglês. E um português colocar a listing em português e inglês. Os owners neste caso estão a dar uma alternativa de facilidade com a língua inglesa e os geocachers poderão retribuir e fazer os logs em inglês. Poderão perguntar isso!
Meus amigos, assim como eu não me estou a esforçar minimamente em fazer o log noutra língua, até mesmo inglês (aliás, registo em português de cache estrangeira até acho q.b. de patriotismo, e de fazer chegar a nossa língua a outros cantos); os owner não se devem preocupar minimamente em ver outras línguas.
A tão aclamada cache As Colunas do Cais [Lisboa] do companheiro Hulkman, listing em português e inglês, se derem uma vista nos logs, quantos registos mais lás estão noutras línguas? O Hulkman importa-se? Certamente que não. Ficará possivelmente contente em ter outros registos.
Imagem

TB
TB

Mensagem Post: #78 a quarta 26 set 2012, 10:41 

Joao Narciso Escreveu:Ora viva,

Já andei por alguns países e não falas a lingua deles estás @@@@@o, e não é preciso andar a praticar geocaching, basta fazeres uma simples pergunta, na Alemanha falarem inglês ... esqueçam ... 99% deles só se já te conhecerem ... "no entiendo" é o melhor que recebemos mesmo numa pergunta em Inglês! [}:)]

O Português é uma das linguas mais faladas do Mundo ... mas a nossa situação politica e economica remete-nos para a cauda do pelotão ... [:(!]

Eu achava bem e também não ... divido-me ... as hints ou listings em Inglês ... aliás porquê em Inglês? Porque não em Francês ou Alemão?
Farto dessa vassalagem à lingua Inglesa ... aliás aos americanos porque se fosse só pelo Queen English ... se calhar falava-se mais Alemão ou Francês.

Ainda não fiz nenhuma lá fora ... mas já li muitas ... em checo, russo etc etc ... google tradutor ... dá erros??!! Dá ... mas eles cag@@-se para mim ... e nós pela hospitalidade tuga e necessidade de divisas (para os ricos claro) ... toca lá a traduzir hints ... se possivel a listing toda ... e já agora deveria ser obrigatório ... ser feita por nós em 3 idiomas ... sim porque não??

Proponho o tuga, frances, alemão ... dou a alternativa em tuga, bimbo e alentejano :twisted:

Vêm cá, façam o trabalho de casa como nós quando vamos lá, preparem as coisas !!!! Nem que seja em férias tenho de o fazer ou lixo-me!!! :mrgreen:

Concordo contigo, e este é um tema que poderá levar a muitas opiniões diferentes.
Quem precisa é que tem de se esforçar, simplesmente.
Se na Alemanha, eles (maioria, pois há excepções) quase que parecem que estão a gozar, porque falam inglês, mas exigem que nós falemos como eles, não ajudam em nada. Se formos aos Países Baixos, temos completamente o oposto!
Já me aconteceu ajudar estrangeiros porque vi o tipo de pessoas que eram e a sua simpatia. Quanto a outros que vêm cá com ar de arrogante, a minha resposta foi: "Não percebo, só falo português!" E eles ficam a olhar e vão ver navios para outo lado.
Imagem

TB
TB

Mensagem Post: #79 a quarta 26 set 2012, 10:48 

Muito me acontece isto com espanhóis! ihihihihih :D
Tenho imenso respeito por eles, mas não tenho dó nem piedade de nenhum.
No meu trabalho, lido regularmente com estrangeiros, seja por mail, telefone e muitas vezes pessoalmente.
E no caso dos espanhóis sou mauzinho [}:)] Se eu precisar falo em espanhol, se forem eles, limito-me ao português! ihihihih
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #80 a quarta 26 set 2012, 11:38 

"Lingua franca é uma expressão latina para língua de contacto ou língua de relação resultante do contacto e comunicação entre grupos ou membros de grupos linguisticamente distintos para o comércio internacional e outras interacções mais extensas."

"O inglês é a lIngua franca atual no mundo dos negócios internacionais no ocidente e na diplomacia." 8-)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lingua_franca

http://www.galaor.com.br/lingua-franca

http://en.wikipedia.org/wiki/Lingua_franca
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes