Está o geocaching a morrer em Portugal?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Regular
Regular

Registado: quinta 22 ago 2013, 15:27

Mensagem Post: #61 a quinta 31 ago 2017, 16:21 

Re: Está o geocaching a morrer em Portugal?

Wessel1985 Escreveu:
Por isso quando me questiono se o Geocaching vai deixar de existir? Não acredito ... Vai ganhar novas roupagens ... Mas o conceito de descoberta inerente ao ser humano ... Esse nunca morre.

Boa tarde e desde já obrigado pela tua participação [:D]
Se me permites a questão, como pensas que será então o Geocaching do futuro (essas novas roupagens de que falas)? Voltará mais ao seu conceito básico (comunhão com a Natureza/apreciação dos locais visados/«natural») ou passará por uma abordagem muito mais virtual das coisas como começamos a assistir (com uma certa «mecanização» do jogo e dos seus praticantes, onde números imperam e o ato de assinar o logbook e somar uma mais é o que importa)? Tenho vários conhecidos que se afastaram deste hobby não tanto por se terem farto, mas por se terem desiludido com o rumo que o jogo estava a tomar. Já me chegaram a dizer que não reconheciam este Geocaching...
Pois pergunto-me, na eventualidade de algo divergir tanto da sua ideia de génese, mesmo que mantenha o nome, será a mesma coisa? Ou no futuro teremos um Geocaching irreconhecível?

prodrive Escreveu:Acredito que no futuro o conceito de Geocaching possa ser um pouco adulterado, mas quem gosta da sua essência continuará a encontrar formas de diversão de acordo com as suas preferências :)

Mas desde que esta essência seja mantida e haja a tal «escola» dos geocachers mais recentes... para lhes mostrar o «True Geocaching» penso que poderemos vir a sorrir e muito com o futuro desta nossa atividade.
Porque também não era espectável que o Geocaching se mantivesse imutável para sempre. E, na verdade, isto é uma espécie de relação de mútua adaptação entre nós, Geocachers, e o Geocaching em sí.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #62 a quinta 31 ago 2017, 16:48 

FoundItPro Escreveu:Mas desde que esta essência seja mantida e haja a tal «escola» dos geocachers mais recentes... para lhes mostrar o «True Geocaching» penso que poderemos vir a sorrir e muito com o futuro desta nossa atividade.

O essencial é que cada um mantenha essa essência e que seja fiel aquilo que mais gosta e que mais prazer lhe dá, resistindo à tentação de olhar em redor e de imitar os maus exemplos que os outros dão. Falo também e sobretudo por mim, obviamente :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Nano
Nano

Registado: terça 04 ago 2015, 19:54

Mensagem Post: #63 a quinta 31 ago 2017, 18:19 

Boa tarde e desde já obrigado pela tua participação [:D]
Se me permites a questão, como pensas que será então o Geocaching do futuro (essas novas roupagens de que falas)? Voltará mais ao seu conceito básico (comunhão com a Natureza/apreciação dos locais visados/«natural») ou passará por uma abordagem muito mais virtual das coisas como começamos a assistir (com uma certa «mecanização» do jogo e dos seus praticantes, onde números imperam e o ato de assinar o logbook e somar uma mais é o que importa)? Tenho vários conhecidos que se afastaram deste hobby não tanto por se terem farto, mas por se terem desiludido com o rumo que o jogo estava a tomar. Já me chegaram a dizer que não reconheciam este Geocaching...
Pois pergunto-me, na eventualidade de algo divergir tanto da sua ideia de génese, mesmo que mantenha o nome, será a mesma coisa? Ou no futuro teremos um Geocaching irreconhecível?

Boa Tarde

Obrigado mais uma vez também pelo debate construtivo acerca desta paixão que nos move a todos ...

Pois em relação ao futuro penso que irá ser bastante variável conforme as zonas do globo visto que cachar numa zona urbana é completamente diferente de cachar no meio da floresta pelo que o que penso é que iremos ter uma espécie de geocaching híbrido com ideias e caches diferentes em alguns casos e mais caches que não tem essa visão ... ( um pouco como já se vê hoje em dia ).

Falando por mim e foi o que disse a alguns geocachers que se mostraram um pouco desiludidos com algumas questões julgo que devemos todos ( novatos e mais experientes ) os que gostamos mesmo disto procurar fazer do Geocaching algo um pouco melhor com as nossas parcas experiências ... :) Não mudaremos algumas coisas que existem que podem ser a maioria ... mas damos o exemplo no que às práticas que achamos boas diz respeito ...

Eu pessoalmente porque tenho um prazer enorme em escrever faço questão de tentar fazer sempre logs personalizados, elaborados e que dêem um incentivo aos owners que dedicaram tantas horas a projectos muitas vezes fantásticos ... Aos projectos que acho menos fantásticos faço menos linhas mas escrevo sempre qualquer coisa acerca da cache ... Porque no fim quem colocou determinada cache sabe perfeitamente o valor que a mesma tem ou não tem ...

Tento também nas poucas caches da minha autoria proporcionar uma experiência agradável a quem as visita ... Enfim ... É apenas um parco contributo ... mas é o meu ...

Em relação às novas roupagens tenho plena consciência que com a massificação do Geo as coisas teriam de mudar umas para pior e outras para melhor ... O que penso é que dependerá muito de cada caso individual ...

Mas o ser humano é ávido pela inovação e no Geocaching isso não será diferente ... É tentar ver sempre o copo meio cheio ao invés do copo meio vazio porque as possibilidades essas são sempre imensas ... :)

Cumprimentos e boas cachadas a todos :)

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #64 a quinta 31 ago 2017, 21:14 

Nem todos os geocachers se afastam da modalidade por desilusão. Arrisco até a apostar que a maior parte se afasta por circunstâncias da vida: porque nasceram miúdos e a disponibilidade deixou de existir; porque experimentaram novos hobbys mais aliciantes, porque a situação profissional passou a consumir mais tempo, porque as responsabilidades alteraram-se... etc.
A comunidade vai se renovando e isso é a coisa mais natural do mundo!

Penso muitas vezes como encararia o geocaching se o descobrisse hoje, em 2017. Com toda a certeza que a minha visão seria bem diferente do que em 2007! Tal como a minha descoberta do geocaching em 2007 deve ter muito poucas semelhanças com aqueles que começaram em 2001, 2002, 2003, e por aí fora.
Acho que devemos contextualizar as coisas de acordo com a realidade dos tempos.
Aos geocachers que se iniciam nos dias de hoje, são servidas caches aos carreirinhos por todo o lado, os logs on line na esmagadora maioria são uma mera formalidade e um mal necessário, os registos nos logbooks são um rabisco colectivo, os containers são compais acabados de beber e ainda a cheirar a pêra/banana. É isto que o povo tem à disposição, é portanto isso que consome e que replica. Enquanto houver clientela para esse tipo de geocaching, e há muita, haverá oferta. Os PT's de caches tradicionais já caíram em desuso e até mesmo a Geoart de mistérios já é careta. O que está a dar é o PT de WherIgo, e só não nascem PT's de Multis porque esses dariam realmente trabalho, e isso é o que menos se quer. E qualquer dia arrumam-se os PT's porque outra cena mais sofisticada há-de lhe tomar o lugar.

O meu reparo é que a cache em si deixou de ter a relevância que já teve. Não é à toa que o Pokemon ou o Ingress cativaram tantos adeptos... isto de procurar uma coisa escondida, consome tempo precioso. Estamos na era do Virtual...

Acho até que o aspecto dos TOP's e das competições para maior número de founds, FTF's entre outros, também já está a cair em desuso. Toda a gente já tem a percepção que os próprios números são virtuais e já pouco ou nada significam.

É claro que estou a generalizar, e não creio que o sintoma tenha a ver com o facto de ser mais novato ou mais experiente na modalidade, mas mais com a disponibilidade de cada um. Felizmente, acredito que haverá sempre um universo de geocachers que privilegiam a qualidade à quantidade, quer na vertente de founders, quer na vertente de Owners. Chegará sempre ao geocaching sangue novo, com ideias criativas, com desafios muito válidos, e até com novos locais fantásticos para partilhar.

Quem tem menos disponibilidade é tendencialmente mais selectivo. Não acho que o geocaching vá morrer, acho que há cada vez mais diversidade e propostas para todos os gostos. Cabe a cada um procurar o género de geocaching onde se sente mais confortável e motivado.

Regular
Regular

Registado: quinta 22 ago 2013, 15:27

Mensagem Post: #65 a quinta 31 ago 2017, 22:02 

Lusitana Paixão Escreveu:Nem todos os geocachers se afastam da modalidade por desilusão. Arrisco até a apostar que a maior parte se afasta por circunstâncias da vida: porque nasceram miúdos e a disponibilidade deixou de existir; porque experimentaram novos hobbys mais aliciantes, porque a situação profissional passou a consumir mais tempo, porque as responsabilidades alteraram-se... etc.
A comunidade vai se renovando e isso é a coisa mais natural do mundo!

Claro que sim! Só estava a referir que essa realidade existe... a do afastamento por desilusão.

Lusitana Paixão Escreveu:Acho que devemos contextualizar as coisas de acordo com a realidade dos tempos.
Aos geocachers que se iniciam nos dias de hoje, são servidas caches aos carreirinhos por todo o lado, os logs on line na esmagadora maioria são uma mera formalidade e um mal necessário, os registos nos logbooks são um rabisco colectivo, os containers são compais acabados de beber e ainda a cheirar a pêra/banana. É isto que o povo tem à disposição, é portanto isso que consome e que replica.

É isto... [:-(]

Lusitana Paixão Escreveu: Felizmente, acredito que haverá sempre um universo de geocachers que privilegiam a qualidade à quantidade, quer na vertente de founders, quer na vertente de Owners. Chegará sempre ao geocaching sangue novo, com ideias criativas, com desafios muito válidos, e até com novos locais fantásticos para partilhar.

E isto também :)

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: segunda 09 jul 2012, 12:53

Mensagem Post: #66 a quinta 31 ago 2017, 23:12 

Lusitana Paixão Escreveu:Acho até que o aspecto dos TOP's e das competições para maior número de founds, FTF's entre outros, também já está a cair em desuso. Toda a gente já tem a percepção que os próprios números são virtuais e já pouco ou nada significam.

Nunca significaram ... eu coloco o GSAK a registar founds em meia dúzia de PT's espalhados pelo mundo e rapidamente sou o maior de Portugal, da Europa e do Mundo. Qual o interesse nisto? Nenhum. Qual o interesse dos Tops e Rankings? Nenhum. Porquê? Obviamente porque podem ser (e são) facilmente manipulados.

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 27 ago 2014, 19:01

Mensagem Post: #67 a sexta 01 set 2017, 05:18 

Lusitana Paixão Escreveu:
O meu reparo é que a cache em si deixou de ter a relevância que já teve. Não é à toa que o Pokemon ou o Ingress cativaram tantos adeptos... isto de procurar uma coisa escondida, consome tempo precioso. Estamos na era do Virtual...

Infelizmente é esta a realidade dos tempos que decorrem.
Priorizam-se as relações e o virtual, pondo de parte aquilo que é o mundo real!
Há menos encontros e convívio, menos conversas, menos vivências, menos experiências, isto porque as pessoas se acomodam e preferem fazer tudo atrás de um ecrã, é mais fácil...

Apesar de ter nascido numa geração quase inteiramente ligada ao virtual tenho os meus ideais e valores e, venha o tipo de sociedade que vier, colocar em primeiro lugar o mundo virtual não é algo de mim.
Epá, não te xateies... vai fazer geocaching que isso passa ;)

Imagem
Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 01 abr 2010, 01:36

Mensagem Post: #68 a sexta 01 set 2017, 09:26 

AndréPaulo Escreveu:Há menos encontros e convívio, menos conversas, menos vivências, menos experiências, isto porque as pessoas se acomodam e preferem fazer tudo atrás de um ecrã, é mais fácil...

Temos de chatear a cabeça ao Mr.Henriques para que ele volte a criar o acampamento ;)

Estou a crer que se formos persistentes (e chatos) ele lá acaba por o fazer :lol:
Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #69 a sexta 01 set 2017, 12:05 

AndréPaulo Escreveu:
Lusitana Paixão Escreveu:

Infelizmente é esta a realidade dos tempos que decorrem.
Priorizam-se as relações e o virtual, pondo de parte aquilo que é o mundo real!
Há menos encontros e convívio, menos conversas, menos vivências, menos experiências, isto porque as pessoas se acomodam e preferem fazer tudo atrás de um ecrã, é mais fácil...

Apesar de ter nascido numa geração quase inteiramente ligada ao virtual tenho os meus ideais e valores e, venha o tipo de sociedade que vier, colocar em primeiro lugar o mundo virtual não é algo de mim.

Na minha opinião não te estás a referir bem ao mesmo que a Flora... eu, que ainda dou alguma importância às caches (se calhar mais agora porque o meu filho gosta mesmo de encontrar os containers) gosto de fazer tanto ou mais de fazer geocaching sozinho do que acompanhado. Faço de vez em quando com bons amigos mas vou sozinho muito mais vezes e divirto-me na mesma.

Eventos... poucos ou nenhuns, se possível.

Nada deste meu mau feitio e exílio tem a ver com o Virtual... não sou mesmo é muito simpático.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #70 a sexta 01 set 2017, 23:01 

Sejamos realistas, quem não admite que a coisa descambou é porque não quer ver ou principalmente ferir susceptibilidades fazendo assim um jogo de palavras para dizer algo que não é mentira mas não é a realidade dura e crua.
Vendo bem a coisa não há acções directas que contribuam para a degradação, o que existem é um conjunto de acções indirectas, portanto é fácil argumentar pelo copo cheio ou pelo copo vazio...

Se o Geocaching mudou? Não! O Geocaching continua a ser o mesmo! Ah, mas vê-se cenas muito más no geocaching e cada vez mais, etc.... Tal como costumo dizer o Geocaching é apenas um reflexo da Sociedade e esses problemas não são algo específico do Geocaching, mas sim algo generalizado da Sociedade onde vivemos.

Com a massificação do Geocaching o que aconteceu foi que a actividade abriu-se a um maior número de extractos Sociais e cada um mais representativo em termos de números. O Geocaching continua o mesmo, as pessoas é que demonstram uma maior falta de respeito por tudo, e acham que podem fazer tudo como querem passado por cima de tudo e todos sem sequer ouvir quem os rodeia, mas isto não é no Geocaching, é na Sociedade em geral.

É a liberdade pós 25 de Abril que dá a cada um a liberdade de fazer como quer, mas esquecendo-se cada vez mais que a liberdade de cada um acaba onde começa a do outro.
Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante