ANG - Associação Nacional de Geocaching

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: segunda 05 abr 2010, 21:58

Mensagem Post: #51 a terça 22 jun 2010, 00:29 

Re: ANG - Associação Nacional de Geocaching

Raspa Escreveu:Nao queria mandar mais achas para a fogueira, mas há algo que me está aqui a causar impressão.

Supostamente esta associação, a ser criada, vai agir em prol dos interesses do seus associados, no que respeita em decisões a tomar que impactem o geocaching nacional. Ora bem, não sendo eu associado, estas mudanças, muito provavelmente vão ter impacto no MEU geocaching. Não será possível que o MEU geocaching comece a ser alterado pelas decisões tomadas no VOSSO geocaching, mesmo contra a minha vontade?

Um dos assuntos que me preocupa, mas que não é o único, é a clandestinidade associada ao GC. Eu gosto das coisas como estão. Gosto do crescimento da comunidade com o passar de boca em boca, gosto de andar a fazer figuras tristes para que os transeuntes que passam não saibam que ando à procura da caixinha, gosto de ser o maluquinho dos tupperwares.Temo que esta associação venha a publicitar, e a banalizar, o GC. Já basta a GroundSpeak a fazer publicidade no facebook. Não quero que fiquem a pensar que sou um velho do Restelo. Eu não sou contra a mudança\evolução do Geocaching, mas não vejo nada de bom a vir desta mudança em específico.

Não se esqueçam que este geocaching é de todos NOS. Não façam disto o VOSSO geocaching.

Raspa

Concordo com o Raspa.
Todos nos temos uma maneira pessoal de fazer Geocaching e a clandestinidade da um certo gozo.
Já chega o imenso rol de regras que nos são criadas pela Groundspeak que temos muitas vezes que tornear por serem "cegas".
Não queiram criar mais regras.

Não querendo ferir susceptibilidades ate porque não sei, nem procurei saber, quem está por trás deste projecto, parece que há muita gente que quer ser "PLESIDENTE DA JUNTA" como dizia o Herman nos saudosos tempos de bom humor que fazia.
Assim à falta de eleições para as freguesias existentes, vão-se criando mais umas freguesias.
The Chase Is Better Then The Catch!
Imagem

Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:04

Mensagem Post: #52 a terça 22 jun 2010, 00:33 

Primeiro que tudo e parafraseando Alcina Lameiras: "Não negue à partida uma ciência que desconhece."
Ou seja, partilho da opinião (neste caso, na falta dela) de grande parte dos "comentaristas" desta thread: "Vamos esperar para ver."

Já tinha lido a discussão há uns tempos (penso que no gc-pt) acerca da criação de uma Associação. Li os vários pontos de vistas e devo confessar que professo um pouco de cada ponto de vista. Há aspectos positivos e aspectos negativos.

Neste momento, e tal como disse o SMF Team:
SMF Team Escreveu:Atenção eu estava a brincar no meu ultimo post, eu já sou associado de uma "associação" de geocaching, pago vinte e tal euros para uns americanos que gerem a actividade, e fornecem umas coordenadas as vezes bem engraçadas...

para mim a minha associação é a GC, o qual pago 30 dólares de "cotas". Quando tenho problemas contacto ou peço ajuda ao "representante do sindicato", o SuperFM.

Para mim o geocaching em Portugal está bem e recomenda-se. Poderá haver melhorias? Deverá haver evolução? Claro que sim!!

Só peço uma coisa, e é única crítica que deixo à criação desta ANG. Que não seja uma associação criada apenas por "meia dúzia" de geocachers. E tal como referiu o Raspa tem que ser uma associação em que o VOSSO geocaching não interfira com o MEU geocaching.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Imagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Kingman GPS KM11 / Navigon 3310 max / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / Iphone 3GS

Small
Small

Registado: domingo 25 abr 2010, 10:33

Mensagem Post: #53 a terça 22 jun 2010, 09:46 

Este assunto já foi discutido umas quantas vezes e já ouvi (bons) argumentos a favor e contra uma Associação, no entanto mantenho a minha opinião: Neste momento a nossa conduta a esconder e procurar caches é regida pelas leis do país e pelo "bom senso" - não será uma Associação que nos dará mais liberdade de acção, mas no limite pode dar visibilidade "oficial" suficiente ao Geocaching para que alguém se lembre de o regulamentar e qualquer dia estamos a pagar licenças para colocar caches em zonas públicas e ainda o teremos que fazer seguindo estritamente um rol de regras que poderão ou não fazer sentido.

Uma outra questão que me levanta algumas dúvidas é a legitimidade (ou mesmo a legalidade) de uma entidade composta por alguns dos praticantes de Geocaching em Portugal reclamar para si o estatuto de representante do Geocaching em Portugal. (É uma pergunta conceptual, não sei que percentagem dos geocachers Portugueses fazem ou estão interessados em fazer parte da Associação, nem sei se esta tem por objectivo representar o Geocaching em Portugal).

Nuno, da team Três Marias.

TB
TB

Registado: quinta 29 abr 2010, 19:15

Mensagem Post: #54 a terça 22 jun 2010, 10:53 

Três Marias Escreveu:Este assunto já foi discutido umas quantas vezes e já ouvi (bons) argumentos a favor e contra uma Associação, no entanto mantenho a minha opinião: Neste momento a nossa conduta a esconder e procurar caches é regida pelas leis do país e pelo "bom senso" - não será uma Associação que nos dará mais liberdade de acção, mas no limite pode dar visibilidade "oficial" suficiente ao Geocaching para que alguém se lembre de o regulamentar e qualquer dia estamos a pagar licenças para colocar caches em zonas públicas e ainda o teremos que fazer seguindo estritamente um rol de regras que poderão ou não fazer sentido.
(...)

E ser obrigado a ser geocacher registado com cartão identificativo e número e andar com um uniforme e um colete homologado...
Depois vêm as regras:

COMO FAZER UM FOUND:
Preencher os founds em 3 vias, uma para o próprio, uma para a associação e outra para arquivo.
Os founds só serão aceites se for comprovada a conduta do geocacher no terreno e se a cache não for reportada como desaparecida nos 15 dias seguintes, como prova de que o geocacher efectivamente encontrou a cache. Além disto, o found deve ser confirmado por escrito, pelo próprio owner, para a associação, até 3 dias depois de publicado o found no site da GSpeak. Este apenas será validado pela GSpeak apenas e quando confirmado por dois representantes da associação, reconhecidos pelo tribunal competente para o exercício da função, através de impresso próprio para o efeito, adquirível no edifício da Câmara Municipal, ou nas Estações de Correio, que depois serão sempre entregues na presença de 3 testemunhas. Este reconhecimento será válido apenas para um acto (para cada found).

Além disso, trimestralmente, o conteúdo das caches deverá ser verificado e 37% do conteúdo das caches deverá reverter a favor do estado.
A título de exemplo, se uma cache tiver logbook, 1 lapis do "patrocinador oficioso" e 1 brinde, o brinde e algumas aparas do lápis deverão ser entregues nas repartições das finanças na secção criada especificamente para o efeito (isto lembra-me esta coisa das portagens nas SCUTS).
[V] [V] [V]

A exagerar...? Claro que sim.
Mas guardem este post. E se a associação andar para a frente. Leiam este post outra vez, daqui a 5 anos e vão ver se ele é tão absurdo assim. [8D]

Escusado será dizer que muito antes de todo este absurdo eu já não seria geocacher há anos e anos...

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #55 a terça 22 jun 2010, 11:29 

Para quem acompanha as novelas de uma das associações espanholas, nada me espanta.
Nesse caso em particular, a associação é o veículo para "regular" o geocaching de umas dezenas de indivíduos, que se não cumprirem um conjunto de regras são corridos. Levantar a palavra contra a "direcção" é severamente punido. Para não falar do facto de a associação ser frequentemente usada como arma de arremesso contra a groundspeak e as decisões polémicas do aprovador. A meu ver, uma associação criada com personalidade jurídica que serve de veículo para um conjunto de coisas boas mas que a reboque trazem um conjunto de coisas absurdas.

É assim, mais coisa menos coisa.

Nós por cá... Vamos vendo no que dá...
--
BR

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 16:44

Mensagem Post: #56 a terça 22 jun 2010, 12:43 

Mas os portugueses, em regra, têm que cair sempre nos mesmo erros que os outros, e nunca aprender com eles.
Of all the things I've lost, I miss my mind the most. Let see if I can find it with a GPS.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #57 a terça 22 jun 2010, 13:12 

O exemplo de que o Bruno fala, o espanhol, é provavelmente o pior e único exemplo de uma associação de geocachers que conheço.

Conheço muitas organizações locais e nacionais cuja existência de uma organização trouxe coisas boas para a actividade e seus praticantes.

Em alguns contactos oficiais que tive, quer como revisor, quer como geocacher, fiquei com a clara ideia de que esperava uma entidade oficial do lado do geocaching para os projectos avançarem. E isto, não é algo nosso, ligado à nossa cultura.

O facto de haver uma associação de geocaching não significa o fim da "clandestinidade" do geocaching ou dos seus praticantes. O Reino Unido e os Irlandeses continuam a esconder e a procurar cache, sem que ninguém saibam quem são. Continuam clandestinos. No entanto, o trabalho feito por ambas junto das Associações de Proprietários de Terrenos do Reino Unido permite-lhes esconder caches em terrenos privados, desde que se respeite o acordo firmado entre ambas as entidades. Sem esse acordo, era impossível colocar uma cache nesses locais.

Por outro lado, fazer geocaching em Londres, no meio da cidade, onde centenas de olhos de polícias e camâras de video-vigilância nos vigiam é perfeitamente seguro. Porquê? Porque a Associação de Geocachers do Reino Unido se reuniu com a Metro Police de Londres e conseguiu assegurar a existência das caches, com o conhecimento das autoridades. Podem ficar descansandos que continuam clandestinos aos olhos de muita gente na City.

Nos Estados Unidos, onde as associações e organizações existem há anos, o trabalho feito por estas é de louvar e incide na promoção da actividade junto das entidades oficiais, como Parques Naturais, forças de segurança, parques de campismo/RV, etc. O trabalho dá frutos e o geocaching é permitido em áreas onde até à data dos acordos era proibido exercer a actividade.

Se alguém vier com este espírito, é bem-vindo. Se alguém vier para estabelecer coutadas, não me representa. É tão simples quanto isso.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sexta 12 mar 2010, 01:58

Mensagem Post: #58 a terça 22 jun 2010, 13:28 

Ok, então vamos olhar para o seguinte cenário:

- ANG estabelece acordo com a quinta do tio João, muitos hectares de cultivo, mas por onde passa o rio XPTO e que dá um belo passeio. A associação estabelece que o percurso que os geocachers vão fazer é de A por B até C onde está a cache. O regresso deve ser feito da mesma forma. O syousuck, gajo chico esperto, acha que não deve de ir de A ate C passando por B, achando que deve ir comer umas laranjas ao cultivo do tio João antes de atravessar o terreno de milho para atalhar até à cache. Isto desencadeia um ataque de raiva no tio que proíbe o geocaching na sua quinta.

Ah, mas o syousuck não pertence à ANG!! E mesmo que pertencesse?? A imagem do geocaching diante do tio João é um todo

Quero com isto dizer que não serve de nada a ANG existir e criar acordos com entidades para ir fazer geocaching com autorização. Autorização?? mas que raio de palavra é essa num jogo que se quer (eu pelo menos quero) clandestino.

Continuo a não acreditar na utilidade mas espero que alguém me prove que estou errado.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #59 a terça 22 jun 2010, 14:01 

the_Ateam Escreveu:Ok, então vamos olhar para o seguinte cenário:

- ANG estabelece acordo com a quinta do tio João, muitos hectares de cultivo, mas por onde passa o rio XPTO e que dá um belo passeio. A associação estabelece que o percurso que os geocachers vão fazer é de A por B até C onde está a cache. O regresso deve ser feito da mesma forma. O syousuck, gajo chico esperto, acha que não deve de ir de A ate C passando por B, achando que deve ir comer umas laranjas ao cultivo do tio João antes de atravessar o terreno de milho para atalhar até à cache. Isto desencadeia um ataque de raiva no tio que proíbe o geocaching na sua quinta.

Paulo, já tivémos exemplos assim. Sem qualquer tipo de projecto de associação em cima da mesa. E a cache era "clandestina". Não podemos esperar que os "porcos voem", portanto se já existe quem ignore tudo e mais alguma coisa, não é o facto de aparecer uma entidade ou o que quer que seja que o fará mudar de postura e tomar outra atitude.

the_Ateam Escreveu:Ah, mas o syousuck não pertence à ANG!! E mesmo que pertencesse?? A imagem do geocaching diante do tio João é um todo

Mais uma vez, o geocaching já "sofreu" por algumas situações. Nessa altura, tu e eu acabámos afectados pelo fim dessas caches, não directamente, claro.

the_Ateam Escreveu:Quero com isto dizer que não serve de nada a ANG existir e criar acordos com entidades para ir fazer geocaching com autorização. Autorização?? mas que raio de palavra é essa num jogo que se quer (eu pelo menos quero) clandestino.

Lá está. Nas várias conversas que tivémos, o teu problema resume-se a essa palavra. O trabalho de uma associação/organização passa por mais coisas que uma autorização.

the_Ateam Escreveu:Continuo a não acreditar na utilidade mas espero que alguém me prove que estou errado.

Eu acredito, tal como sempre disse, desde a primeira vez que se falou no assunto, na utilidade de um organismo destes. No entanto, espero também por provas concretas.

NOTA

Não é preciso dizer que nada tenho com o tal projecto ou outro qualquer, pois não? Ainda bem. :)
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 28 abr 2010, 15:10

Mensagem Post: #60 a terça 22 jun 2010, 14:09 

Assim que associação seguir para a frente, vão nos proibir metade das caches que temos em zonas protegidas, de encanto natural inestimado e nesses sitios assim.
Aposto.
E vai haver movimentos anti-geocaching.... etc :D

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Rock Hard Ride Free!
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante