Está o geocaching a morrer em Portugal?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Large
Large

Registado: segunda 03 set 2012, 20:13

Mensagem Post: #51 a terça 29 ago 2017, 22:42 

Re: Está o geocaching a morrer em Portugal?

Henriquez Escreveu:
Quer isto dizer que o geocaching perdeu interesse ou qualidade? Eu não acho! Ainda é possível sair de casa e fazer muitas caches excelentes, com bastante interesse e muito bem elaboradas. Dá é o dobro do trabalho que dava separar o trigo do joio! É certo que os PT, as geoartes e os números se banalizaram mas as caches boas continuam por aí, muitas delas no interior do país à espera de que alguem vá realmente fazer-lhes uma visita!

O problema está aí, no trigo e no joio, o que para mim é trigo para outro pode ser joio, e vice-versa, vai dos gostos de cada um.
As T5 até há algum tempo atrás para mim era joio, estavam ali no mapa e lá ficava como tinham vindo ao mundo... hoje em dia devido às companhias é uma cache para uma experiência nova, e passou a ser trigo, há quem as continue a ver como joio.

Henriquez Escreveu:
Cabe-nos a nós unir a comunidade e mostrar aos novatos que geocaching não são só compais e frascos de urina debaixo de uma pedra atrás de um poste num local sem interesse e que há coisas fantásticas por aí.

Os frascos de urina, estavam cheios de urina??? (estou a brincar, não é para responder)

O problema está mesmo no local sem interesse, pois eu prefiro encontrar um frasco de compal ou um frasco de urina num local de se lhe tirar o chapéu, do que encontrar uma casinha de bonecas ao virar da esquina, ou junto a uma lixeira a céu aberto, cheia de favoritos mas que está com um erro de coordenadas de 40m.

Small
Small

Registado: quinta 13 nov 2014, 01:33

Mensagem Post: #52 a terça 29 ago 2017, 22:45 

joca.18 Escreveu:
Henriquez Escreveu:
Quer isto dizer que o geocaching perdeu interesse ou qualidade? Eu não acho! Ainda é possível sair de casa e fazer muitas caches excelentes, com bastante interesse e muito bem elaboradas. Dá é o dobro do trabalho que dava separar o trigo do joio! É certo que os PT, as geoartes e os números se banalizaram mas as caches boas continuam por aí, muitas delas no interior do país à espera de que alguem vá realmente fazer-lhes uma visita!

O problema está aí, no trigo e no joio, o que para mim é trigo para outro pode ser joio, e vice-versa, vai dos gostos de cada um.
As T5 até há algum tempo atrás para mim era joio, estavam ali no mapa e lá ficava como tinham vindo ao mundo... hoje em dia devido às companhias é uma cache para uma experiência nova, e passou a ser trigo, há quem as continue a ver como joio.

Henriquez Escreveu:
Cabe-nos a nós unir a comunidade e mostrar aos novatos que geocaching não são só compais e frascos de urina debaixo de uma pedra atrás de um poste num local sem interesse e que há coisas fantásticas por aí.

Os frascos de urina, estavam cheios de urina??? (estou a brincar, não é para responder)

O problema está mesmo no local sem interesse, pois eu prefiro encontrar um frasco de compal ou um frasco de urina num local de se lhe tirar o chapéu, do que encontrar uma casinha de bonecas ao virar da esquina, ou junto a uma lixeira a céu aberto, cheia de favoritos mas que está com um erro de coordenadas de 40m.
Não podia concordar mais contigo! Isso tudo!

Ah e não tinha urina, se bem que já encontrei coisas piores dentro de containers!

Enviado do meu VTR-L09 através de Tapatalk

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #53 a terça 29 ago 2017, 23:17 

Porque pode haver quem não conheça, ou então para relembrar :)

http://www.geopt.org/index.php/board/viewtopic.php?f=47&t=3803
Imagem Imagem

Regular
Regular

Registado: quinta 22 ago 2013, 15:27

Mensagem Post: #54 a quarta 30 ago 2017, 00:39 

jasafara Escreveu:Porque pode haver quem não conheça, ou então para relembrar :)

http://www.geopt.org/index.php/board/viewtopic.php?f=47&t=3803

Desconhecia...Interessante!

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #55 a quarta 30 ago 2017, 00:56 

Ainda não tive tempo para inteirar-me da conversa toda, mas pelo que li pareceu-me interessante. Pelo menos há mais quem pense que nem tudo são números na forma de ingestão pantagruélica.

Small
Small

Registado: quinta 13 nov 2014, 01:33

Mensagem Post: #56 a quarta 30 ago 2017, 03:39 

joom Escreveu:Pelo menos há mais quem pense que nem tudo são números na forma de ingestão pantagruélica.

Ahahah muito bom! Adorei a expressão!

Enviado do meu VTR-L09 através de Tapatalk

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #57 a quarta 30 ago 2017, 18:12 

Está o geocaching a morrer em Portugal?

Sim, se formos a ver que um grande número de geocachers só estão interessados nas caches pelo número encontrado. Sem ver que caches são, sem ler a informação das páginas, sem olhar com algum tempo o local ou, seguindo o exemplo do que encontram, criando caches semelhantes.

Mas esses, embora tenham influência no estado das coisas, são o que menos interessa. Cabe a cada um pensar e agir se, o divertimento, os locais que se conhecem e os amigos que se fazem, continuem a justificar que o geoaching existe da forma como gostam.

A discussão não é de agora, embora actualmente e com o aparecimento de ferramentas de mass logging, seja mais fácil aumentar os números sem muito trabalho. A maior parte dos "bons exemplos" não são de geocachers chegados há dois anos. Lembro-me bem de alguns episódios, no meu primeiro ano completo de geocaching, que me abriram a pestana sobre referências e modelos a seguir.

Infelizmente com a quantidade de caches existentes por vezes é uma tarefa complicada escolher onde se vai, mas há sempre maneira de encontrar objectivos e que não passa necessariamente por encontrar caches de determinado owner, ter um número de favoritos, ou estar nomeada.

Continua a haver boas caches, para todos os gostos, e à espera de serem encontradas. E acima de tudo para todos. As caches não são, obviamente, para agradar a todos e nem todos gostam, por exemplo de caminhadas grandes ou exercitar a massa cinzenta, e aprender algo na resolução de enigmas. Às vezes fico a pensar a razão de alguns irem encontrar essas caches. É só para ter mais um sorriso no mapa? Ninguém é obrigado a encontrar todas.

Acho que se todos pensassem mais naquilo que iriam transmitir aos outros sobre o que encontraram e o como, o relato da aventura e que faz do geocaching uma actividade altruísta (do ponto de vista que quem encontra) em vez incrementarem a contagem a experiência seria mais proveitosa para todos e não haveria tópicos como este. Por vezes uma das maiores vantagens de ir a um FTF é mesmo não haver nada para ler.

Antigamente é que era bom? Livra! Os bons tempos são vividos por nós. E não é por alguém ter descoberto o geocaching em 2000 que é promovido automaticamente a bestial e os outros em 2016 a bestas. E vice-versa.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #58 a quarta 30 ago 2017, 19:14 

joom Escreveu:... ou exercitar a massa cinzenta, e aprender algo na resolução de enigmas. Às vezes fico a pensar a razão de alguns irem encontrar essas caches. É só para ter mais um sorriso no mapa? Ninguém é obrigado a encontrar todas...

O gostar ou não de enigmas não tem nada a ver com gostar das caches cujas coordenadas são descodificadas pela sua resolução.
Claro que quem gosta muitas vezes valoriza a cache também ou até principalmente pelo enigma, enquanto quem não valoriza essa componente e arranja as coordenadas com ajuda (e eu é quase sempre com ajuda do owner) dá valor apenas às componentes "normais" L/C/A.
E eu até gosto de enigmas, o que não gosto é da imaginação retorcida de muitos owners de enigmas [:D]
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #59 a quarta 30 ago 2017, 19:36 

jasafara Escreveu:
joom Escreveu:... ou exercitar a massa cinzenta, e aprender algo na resolução de enigmas. Às vezes fico a pensar a razão de alguns irem encontrar essas caches. É só para ter mais um sorriso no mapa? Ninguém é obrigado a encontrar todas...

jasafara Escreveu:O gostar ou não de enigmas não tem nada a ver com as caches cujas coordenadas são descodificadas pela sua resolução.

Se não gostares dificilmente irás tentar a sério e dar aquele passo que permite avançar. Não percebo, naqueles caches que o enigma é a verdadeira razão da existência da cache, com um local apropriado a isso, seja importante, para alguns, encontrar essa cache sem saber do que se fala.

jasafara Escreveu:Claro que quem gosta muitas vezes valoriza a caches também ou até principalmente pelo enigma, enquanto quem não valoriza essa componente e arranja as coordenadas com ajuda (e eu é quase sempre com ajuda do owner) dá valor apenas às componentes "normais" L/C/A.
E eu até gosto de enigmas, o que não gosto é da imaginação retorcida de muitos owners de enigmas [:D]

Há caches enigma que o são para não terem muitas visitas por espaço de tempo. Se calhar são-no para proteger a cache e o local. O facto de as coordenadas andarem a circular não ajuda a essa longevidade nem demonstram muito respeito por quem coloca as caches.

E quem diz enigma, diz multis, letters e earthcaches. Depois as caches resumem-se a só mais um gccode numa field note e nada há mais para dizer do que a habitual prescrição do dia acompanhados de não sei quem. Bastante gratificante para quem coloca a cache, para quem lê os registos para saber qual é o "valor" da cache e para quem, quando anda à procura da cache no local e não a encontra, tenta saber algo mais.

Se começares a ver, esse é o início do problema, primeiro não se valoriza essa componente, a resolução, depois não se valoriza o local nem a história e no final fica só o container. E que até pode ser mostrado ao resto da excursão que não valorizou sequer ir ao local. Por vezes nem sequer a assistir. E é isso.

Se há enigmas que só estão na cabeça de quem os cria? Sim. E é deixar essas caches para quem gosta delas ou nem sequer lhes ligar. Há por aí algumas. Se é impossível lá chegar? É. Tal como algumas caches físicas.

Agora naqueles enigmas resolúveis, complicados, trabalhosos e bem construídos, mas com fim à vista, é gratificante chegar lá. Tal como uma longa caminhada ou, por exemplo uma visita ao interior de uma gruta ou uma descida com corda. Para quem nunca experimentou está aí uma boa oportunidade. Não é o geocaching uma forma de mostrar coisas diferentes do dia-a-dia? Experiências diferentes? Não é muito mais recompensador, para ambos os lados (owners e finders), haver um mínimo esforço de descoberta e empenho? Sejam desafios mentais ou físicos.

Para as outras caches, algumas extraordinariamente interessantes, e acessíveis a todos (leia-se com poucas estrelinhas de dificuldade e terreno) não há grandes problema. Por vezes os relatos sofrem do mesmo mal e não me refiro, obviamente ao número de letras que formam o texto mas sim o conteúdo do mesmo.

Nano
Nano

Registado: terça 04 ago 2015, 19:54

Mensagem Post: #60 a quinta 31 ago 2017, 15:30 

Boa Tarde

Antes de mais saúdo este post que parece-me uma boa reflexão acerca do estado da arte no passado, no presente e no futuro.

Falando da minha experiência pessoal no Geocaching a verdade é que este passatempo foi e é muito importante para mim isto porque faz acreditar que é possível num mundo cada vez mais cinzento encontrarmos outras vias de encantamento com as coisas ... Mas isso não tem a ver com o Geocaching em si mas connosco próprios e com a nossa essência pessoal que passa muitas vezes pela descoberta de locais novos e de tesouros criativos onde menos esperamos ...

O Geocaching é para mim uma grande base de dados de aventuras que nos ajuda a ordenar tudo isso e que nos faz valorizar mais as pequenas coisas que muitas vezes nos passam ao lado ...

Comecei em 2014 na ilha Terceira, Arquipélago dos Açores onde resido e fiquei logo encantado com a magia deste hobbie para além de ter conhecido um grupo de pessoas fantásticas ao longo deste ainda curto caminho ...

Vi coisas menos positivas? É uma realidade ... Mas é como tudo na vida ... Por vezes é necessário existir o mau para valorizarmos o bom.

Vi gente somente preocupada com números e que faz de tudo para ficar bem na fotografia? Também aconteceu ... Mas isso não mudou a minha forma de estar nisto ... Porque eu encaro este hobbie como isso mesmo ... Um momento de lazer para conviver com amigos ou com família ... Nada mais do que isso ...

Aprecio um local desconhecido que não conhecia e que conheci graças ao geo, como também aprecio um container cuidado e criativo ou uma listing bem cuidada e organizada ... Sobretudo aprecio o esforço de quem realiza uma cache não somente para existir ... Que tenha algum componente que a faça ter significado ...

Desde que me iniciei nesta actividade tive muitas pessoas que continuam minhas amigas mas que foram perdendo algum interesse pelo caminho ... Mas tudo faz parte ... Quem sabe num ápice não aparecem novas vanguardas que inovem à sua forma o Geocaching? Tenho sempre plena confiança de que isso já é e cada vez mais vai ser uma realidade ou várias realidades paralelas ...

Por isso quando me questiono se o Geocaching vai deixar de existir? Não acredito ... Vai ganhar novas roupagens ... Mas o conceito de descoberta inerente ao ser humano ... Esse nunca morre.
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante