Power Trails

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Small
Small

Registado: quarta 03 out 2012, 01:16

Mensagem Post: #341 a terça 21 out 2014, 23:04 

Re: Power Trails

Eu concordo com o Gustavo. Ele tem a opinião dele (que quase na totalidade faço minha, como já expressei um pouco mais atrás). Como geocacher, como qualquer um de nós, tem o direito de mostrar a sua opinião e fê-lo. Como admin do portal, não me parece a mim que esteja impedido de mostrar sua opinião também. Pelo contrário, dou mais valor a um admin com suas próprias crenças, que a um admin que apenas está lá para fazer a vontade aos demais e ficar bem na foto. Mas mais importante, é um admin que não proíba o direito à expressão dos outros. E ele, ao defender sua posição no tema dizendo que para ele é assunto acabado (que eu interpreto apenas como uma força de expressão e não de uma forma literal), não deu por terminado o tema nem sua discussão.

Sobre isto, acho precipitado fazer juízos de valor, mas uma vez mais, cada um tem sua opinião e suas bases próprias que a fundamentam. Mas não nos deixemos cegar por elas...

Quanto ao assunto em si, eu vejo o geocaching como um baralho de cartas. É impressionante a quantidade de jogos que se podem jogar com esse mesmo baralho... Sueca, bisca, burro, copas, solitário, etc, etc e ainda etc. Existem aqueles que gostam de sueca, mas acham uma treta o jogo do solitário. Outros têm paciência para o solitário e detestam o jogo das copas. Uns jogam para matar o tempo, outros jogam porque gostam mesmo e são viciados, outros porque acham ser uma forma de conviver com os amigos. Existe quem jogue por prazer, quem jogue por competição, quem jogue por dinheiro ou a feijões.

No entanto, não é normal ouvir alguém dizer mal de outro por não usar o baralho de cartas da mesma forma que usaria. Se outro não gosta de jogar à sueca... Procuro quem queira jogá-lá comigo. Se me convidam para jogar à bisca... Não jogo, passo à frente.

Epá, o geocaching é o nosso baralho de cartas. Usem-no para jogar como gostam, deixem os outros jogarem como lhes apetece.
Quando vejo alguém que não sabe jogar um jogo de cartas? Ensino. Quando vejo alguém a fazer batota? Peço para não o fazerem. Continuam a fazer batota? Saio da mesa e vou para outra que me agrade e passo a evitar jogar com o batoteiro.

Desculpem lá, meus caros companheiros, mas existem coisas que pudemos tornar tão simples, mas tão simples, que no final acabamos por não perceber mais como as pudemos encontrar tão complicadas no inicio. E nesse final, agradecemos então por não nos termos precipitado de forma que nos viessemos depois a arrepender.

A comunidade somos todos nós e não meia dúzia. Vamos todos arranjar soluções, em vez de nos ficarmos apenas pelo dizer mal disto e daquilo.

E quanto ao geocaching de qualidade... Prefiro começar a chamá-lo de geocaching consciente. A qualidade é uma definição própria de cada um. Mas a consciência é aquilo que nos permite definir a qualidade.

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 06 jun 2012, 14:12

Mensagem Post: #342 a terça 21 out 2014, 23:04 

Diga-se em abono da verdade que se falei uma vez em pessoa com o Prodrive foi muito, logo longe de mim poder avaliar a pessoa por detrás de um nick.

Enquanto geocacher pouco conheço, nunca andei com ele neste nosso hobbie, não calhou, apenas por isso, nada contra a pessoa, locais, vidas e comunidades diferentes etc.

Mas:

prodrive Escreveu: É aqui que discordamos totalmente. Eu não quero que façam o que eu quero. Façam o que vos apetece. Não quero saber :)

Esta não é a atitude, cada qual toma o percurso que deseja, é, pode ser verdade, mas a expressão (pessoal creio, não enquanto admin ou o que seja deste forum) diz tudo
prodrive Escreveu:Façam o que vos apetece. Não quero saber :)

Talvez por atitudes destas que muitos que frequentam este forum, e não são poucos, são frequentadores assiduos do mesmo, mas participativos? Muito pouco ... se calhar nem 1/3 ... a mim pouco afecta mas para muitos este tipo de frase é muito (perdoem a expressão) "castrativa".

Falando na 3ª pessoa ... #Se "ele" nem quer saber! ... Vou-me eu chatear?# Está tudo dito ... assim também se controla massas!
Aka João Narciso, Geocaching BTT Rio Azul, FB Joao Narciso
Membro fundador dos GOLFINHOS BTT Rio Azul

Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #343 a terça 21 out 2014, 23:07 

Quixote_Cia Escreveu:Eu concordo com o Gustavo. Ele tem a opinião dele (que quase na totalidade faço minha, como já expressei um pouco mais atrás). Como geocacher, como qualquer um de nós, tem o direito de mostrar a sua opinião e fê-lo. Como admin do portal, não me parece a mim que esteja impedido de mostrar sua opinião também. Pelo contrário, dou mais valor a um admin com suas próprias crenças, que a um admin que apenas está lá para fazer a vontade aos demais e ficar bem na foto. Mas mais importante, é um admin que não proíba o direito à expressão dos outros. E ele, ao defender sua posição no tema dizendo que para ele é assunto acabado (que eu interpreto apenas como uma força de expressão e não de uma forma literal), não deu por terminado o tema nem sua discussão.

Sobre isto, acho precipitado fazer juízos de valor, mas uma vez mais, cada um tem sua opinião e suas bases próprias que a fundamentam. Mas não nos deixemos cegar por elas...

Quanto ao assunto em si, eu vejo o geocaching como um baralho de cartas. É impressionante a quantidade de jogos que se podem jogar com esse mesmo baralho... Sueca, bisca, burro, copas, solitário, etc, etc e ainda etc. Existem aqueles que gostam de sueca, mas acham uma treta o jogo do solitário. Outros têm paciência para o solitário e detestam o jogo das copas. Uns jogam para matar o tempo, outros jogam porque gostam mesmo e são viciados, outros porque acham ser uma forma de conviver com os amigos. Existe quem jogue por prazer, quem jogue por competição, quem jogue por dinheiro ou a feijões.

No entanto, não é normal ouvir alguém dizer mal de outro por não usar o baralho de cartas da mesma forma que usaria. Se outro não gosta de jogar à sueca... Procuro quem queira jogá-lá comigo. Se me convidam para jogar à bisca... Não jogo, passo à frente.

Epá, o geocaching é o nosso baralho de cartas. Usem-no para jogar como gostam, deixem os outros jogarem como lhes apetece.
Quando vejo alguém que não sabe jogar um jogo de cartas? Ensino. Quando vejo alguém a fazer batota? Peço para não o fazerem. Continuam a fazer batota? Saio da mesa e vou para outra que me agrade e passo a evitar jogar com o batoteiro.

Desculpem lá, meus caros companheiros, mas existem coisas que pudemos tornar tão simples, mas tão simples, que no final acabamos por não perceber mais como as pudemos encontrar tão complicadas no inicio. E nesse final, agradecemos então por não nos termos precipitado de forma que nos viessemos depois a arrepender.

A comunidade somos todos nós e não meia dúzia. Vamos todos arranjar soluções, em vez de nos ficarmos apenas pelo dizer mal disto e daquilo.

E quanto ao geocaching de qualidade... Prefiro começar a chamá-lo de geocaching consciente. A qualidade é uma definição própria de cada um. Mas a consciência é aquilo que nos permite definir a qualidade.

Muito boa apresentação sim senhor :idea: ;)

Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Registado: sexta 10 ago 2012, 01:29

Mensagem Post: #344 a quarta 22 out 2014, 03:17 

Joao Narciso Escreveu:
Quixote_Cia Escreveu:Eu concordo com o Gustavo. Ele tem a opinião dele (que quase na totalidade faço minha, como já expressei um pouco mais atrás). Como geocacher, como qualquer um de nós, tem o direito de mostrar a sua opinião e fê-lo. Como admin do portal, não me parece a mim que esteja impedido de mostrar sua opinião também. Pelo contrário, dou mais valor a um admin com suas próprias crenças, que a um admin que apenas está lá para fazer a vontade aos demais e ficar bem na foto. Mas mais importante, é um admin que não proíba o direito à expressão dos outros. E ele, ao defender sua posição no tema dizendo que para ele é assunto acabado (que eu interpreto apenas como uma força de expressão e não de uma forma literal), não deu por terminado o tema nem sua discussão.

Muito boa apresentação sim senhor :idea: ;)

Adorei a analogia!
_PoPeYe_

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #345 a quarta 22 out 2014, 03:46 

prodrive Escreveu:(...) Se as pessoas me vêem como uma referência, que olhem para o tipo de Geocaching que eu pratico, focado em objectivos pessoais, em caches de qualidade, em desfrutar da companhia dos amigos que eu adoro e que fazem parte da minha vida e que não percam o pouco tempo que têm disponível para a actividade ser desperdiçado com assuntos da tanga que não lhes trazem qualquer retorno de felicidade.

Concordo e subscrevo! [^]
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #346 a quarta 22 out 2014, 10:55 

Quixote_Cia Escreveu:E quanto ao geocaching de qualidade... Prefiro começar a chamá-lo de geocaching consciente. A qualidade é uma definição própria de cada um. Mas a consciência é aquilo que nos permite definir a qualidade.

Basicamente é isto!! O Geocaching (tal como tudo na vida) é uma questão de consciência. Nenhum de nós pode querer ter a pretensão de policiar cada log e cada found. Há uns anos atrás quando havia apenas meia dúzia de logs diários isso era de alguma forma possível, hoje em dia com milhares de logs diários é totalmente impensável.
Aceito que se alertem consciências mas mais do que isto parece-me ser ficção científica.

Deixo-vos com este texto que preparei há umas semanas atrás a propósito da cache que eu e uns amigos dedicámos ao MAntunes e que assenta nesta discussão que nem uma luva.

O texto acabou por não passar na revisão porque hoje em dia não se pode dedicar caches a ninguém... modernices...

Esta cache é dedicada ao MAntunes (Manuel Antunes), uma das principais referências do Geocaching português a quem eu gostaria de apelidar como: a consciência!
O listing da cache era suposto ser todo pipi cheio de links para as conquistas e menções honrosas protagonizadas pelo homenageado, mas quem se preocupar com esse género de detalhes poderá consultar o que tínhamos preparado, aqui: http://www.geopt.org/index.php/artigos/outros-artigos/geocaching/item/3008-mantunes-uma-referencia-do-geocaching-em-portugal

Mais do que a obra deixada gostaria de realçar a herança moral que deixou no Geocaching e a importância vital para quem ama realmente esta actividade.
Quem conhece o Manuel, certamente não ficará indiferente aos seus princípios e sobretudo à sua intransigência em os quebrar. Alguns dos seus princípios poderão ser vistos mesmo aos olhos de um conservador, como demasiado fundamentalistas, quase de seita religiosa.
Mas são esses princípios e sobretudo a sua intransigência em os quebrar que o mantém fiel à actividade e sobretudo que continuam a balizar a actividade de quem o tem por referência.
Nunca abdica deles e contagia quem o conhece, quem o admira e o segue.
Numa época em que os números falam mais alto e são quem nos conduz, abdicar dos nossos próprios princípios de verdade, de honestidade e de exigência parece à partida um pequeno preço a pagar para um fim muito mais alto e nobre que é a visibilidade de uma conta de números gordos num ranking cada vez mais competitivo e onde os princípios se vão quebrando, uns a seguir aos outros sem qualquer tipo de arrependimento nem consciência pesada, até se tornarem socialmente aceitáveis.
Contudo, os números não passam de uma quimera que se desvanecerá no tempo, exactamente à mesma velocidade que o desinteresse pela actividade se instale, e não haverá maior catalisador para isso do que o desrespeito que por ela demonstramos e o esvaziamento de valores que nos expropriamos a troco do objectivo fútil que no final nada valerá.
Vejo o Manuel como a consciência do Geocaching que funciona como um íman e nos impede de descarrilar no momento de abdicarmos dos nossos princípios a troco de um Found que quase merecemos.
Tenho a forte expectativa que depois da turbulência passar e quando aqueles que abdicaram dos seus princípios por um devaneio competitivo se desinteressarem da actividade, ficarão os outros, aqueles que em determinada altura tiveram o privilégio de serem influenciados pelo magnetismo da consciência do Manuel e que se conseguiram manter intransigentes, fiéis aos seus próprios princípios.
Um imenso obrigado pela influência que sempre exerceste no Geocaching e por teimosamente te manteres intransigente, fiel aos teus próprios princípios mesmo quando a maré nos fazia acreditar que eras o único que estavas errado.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #347 a quarta 22 out 2014, 11:03 

Curioso o facto de uma cache que pretende homenagear um exemplo já ter um log de beta test logado anterior a qualquer registo de found... [B)]
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #348 a quarta 22 out 2014, 11:19 

IDILIO49 Escreveu:Curioso o facto de uma cache que pretende homenagear um exemplo já ter um log de beta test logado anterior a qualquer registo de found... [B)]

Então mas as boas prácticas de beta test não é registarem os founds antes da data de publicação com referência a que é um log de beta test?
Ou estás a referir que um geocacher que participou na colocação não é técnicamente um beta test?
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #349 a quarta 22 out 2014, 11:34 

Quixote_Cia Escreveu:...Quanto ao assunto em si, eu vejo o geocaching como um baralho de cartas. É impressionante a quantidade de jogos que se podem jogar com esse mesmo baralho... Sueca, bisca, burro, copas, solitário, etc, etc e ainda etc. Existem aqueles que gostam de sueca, mas acham uma treta o jogo do solitário. Outros têm paciência para o solitário e detestam o jogo das copas. Uns jogam para matar o tempo, outros jogam porque gostam mesmo e são viciados, outros porque acham ser uma forma de conviver com os amigos. Existe quem jogue por prazer, quem jogue por competição, quem jogue por dinheiro ou a feijões.

Quando vejo alguém que não sabe jogar um jogo de cartas? Ensino. Quando vejo alguém a fazer batota? Peço para não o fazerem. Continuam a fazer batota? Saio da mesa e vou para outra que me agrade e passo a evitar jogar com o batoteiro...

Uma interessante analogia mas que me parece pouco aplicável...

Vejamos

Num jogo de cartas há um único role - o de jogador. No geoaching existem pelo menos o dono do jogo (a GS), os revisores, os owners e os finders. Ou seja as interacções entre players são muito mais complexas.

Num jogo as regras são simples e bem segregadas para cada uma das suas variantes o que faz com que seja simples cada um dirigir-se ao jogo que lhe interessa.
No geocaching existem regras gerais e comuns a todos os jogos que alé disso não são objectivas. Assim existe um potencial muito superior de visões diferentes.

No geocaching os owners não podem escolher os seus parceiros, levam com os finders que lhe caberem em sorte e que podem não jogar com as mesmas regras.
No geocaching os finders não podem com facilidade identificar as caches que estão de acordo com a sua forma de jogar. È possível minimizar os riscos mas o jogo não oferece ferramentas seguras para isso (nem regras claras, nem segmentação de jogos, nem sequer forma estruturada de tipificar as caches). A parte da separação das várias formas de jogar (caches "normais" para um lado, PT para outro, enigmas ainda para outro, etc) é uma das utopias que o clcortez almeja :)

Finalmente e não menos importante. Quando não se pode jogar às cartas físicamente numa mesa ou onde for, pode-se joga no computador contra outros jogadores ou contra a máquina. No geocaching fora os que registam "caches de sofá" resta-nos mandar uns palpites aqui ou no facebook [:D]
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #350 a quarta 22 out 2014, 11:43 

jasafara Escreveu:
IDILIO49 Escreveu:Curioso o facto de uma cache que pretende homenagear um exemplo já ter um log de beta test logado anterior a qualquer registo de found... [B)]

Então mas as boas prácticas de beta test não é registarem os founds antes da data de publicação com referência a que é um log de beta test?
Ou estás a referir que um geocacher que participou na colocação não é técnicamente um beta test?

Ora aí está uma boa questão ... talvez não neste tópico mas:

São os beta test um found válido? Sim nas minhas houve besta test!

Mas fico na duvida se um besta test deveria ser considerado válido, se foi colocada e a pessoa foi testar se estava tudo correcto ou se o teste foi feito na altura da colocação da cache mano a mano?!

O test foi feito na altura da colocação da cache mano a mano?! É isso um beta test? Colocaram, afastaram-se ... subiram ou desceram a montanha e voltaram a subir pelo GPS, isso é um Beta test ............... e .......... mano a mano ... colocaram, cada qual olhou para o seu GPS e bate certo os dois ... OK beta test feito :mrgreen:

Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 34 visitantes