Founds Duplicados

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

TB
TB

Registado: quarta 05 out 2011, 13:30

Mensagem Post: #301 a terça 26 ago 2014, 16:15 

Re: Founds Duplicados

Grande cocó... Afinal já não os vamos correr à paulada?! Vamos apenas boicotar a GS, é? Bah..

Sent from my coise...
ImagemImagem ImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #302 a terça 26 ago 2014, 16:34 

POLgeo Escreveu:1 - Rankings (?) têm o valor que cada qual lhe queira dar mas são os provocadores de muitas discussões só porque é desagradável verificar que a, b, ou c estão à minha frente porque são "batoteiros". Se assim não fosse quem se sentiria "incomodado" com founds duplicados ou de sofá? Só por puritanismo?

A convicção que eu tenho é que o número de Geocachers que se preocupam com isso é muitíssimo reduzido. Dou-te um exemplo muito concreto:
O Team Casc.eiro fez cerca de 13 mil e tal founds de sofá. Ficou comprovado que se tratava de uma conta fantasma, a Groundspeak bloqueou a conta. Ainda assim, a percentagem de founds que foram apagados pelos owners não deve ter chegado a 3%. Eu incluo-me nos 97% que se estiveram a borrifar para o assunto. Ah!! E nem o facto dele ter ultrapassado trinta mil Geocachers no Ranking foi razão para se darem ao trabalho. Rankings? Não acho que sejam motivo para alguém se dar ao trabalho, nem acho que sejam o mal de todos os problemas.
POLgeo Escreveu:2 - De acordo com as regras, os owners podem tomar medidas. Tudo o que possa ser feito para os ajudar ou incentivar a gerir essas situações é bem vindo. No limite a culpa de tais situações é deles.

Mesma resposta dada na pergunta 1.
POLgeo Escreveu:3 - Com base no que neste post está referido, pode e deve o Geopt promover um bom "Manual de boas práticas" para praticantes de geocaching, quer como owners quer como founders e se, considerarem que o found duplicado é uma má prática é para o lado do owner que deve cair o ónus de o apagar.

Já há uns meses/anos (?) que o Geopt tem uma compilação de Manuais de Boas Práticas a que se convencionou chamar Guias Essenciais, e cujo conteúdo é enviado para cada novo Geocacher que o IAAN detecta.
Se os Manuais poderão ser melhorados e actualizados? Sim, possivelmente. Se poderão estar condensados num único texto? Sim, provavelmente. Aceitam-se sugestões de melhoria.
POLgeo Escreveu:4 - Se o Geopt é o site de referência do geocaching em Portugal não percebo porque só mobiliza 250. Pensava que eram bem mais.

A lista de Geocachers que o Geopt mobiliza poderá ser vista aqui:

http://www.geopt.org/index.php/board/memberlist.php

250 foi o número mínimo que aventei de pessoas a manifestarem-se acerca de uma acção radical no IAAN. Se o Geopt seguisse todas as sugestões que são dadas no forum, há muito que se tinha suicidado :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #303 a terça 26 ago 2014, 17:09 

Estou com o Gustavo... os rankings incomodam poucos. O que incomoda muitos é o tudo o resto que parece vir agarrado a esses, aos tais que lhes interessa MESMO os rankings... e como parece que tudo está contido no reino da subjectividade e poucos chamam os bois pelos nomes, esta parte, a da estatistica é simples de provar e/ou comprovar. O que interessaria a muitos, julgo eu, seria um inverter da tendência actual e a real auto regulação pelos intervenientes. É isto que se vai debatendo aqui... ou não? Nessa auto regulação cabe a exclusão dos que utilizam indevidamente ferramentas e recursos disponibilizados po outros, que tenham uma filosofia diferente? Espero sinceramente que sim.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #304 a terça 26 ago 2014, 17:32 

Só se conseguem 250 opiniões se se condicionar o acesso ao IAAN a uma obrigação de votar...
É uma forma um bocado drástica de referendar a comunidade, mas que não chateará muito.

Pode servir para este efeito ou para outras perguntas que se queiram fazer...

Tipo a votação que já é possível em tópicos, mas com um incentivo forte a que a participação seja maciça...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #305 a terça 26 ago 2014, 18:18 

RuiJSDuarte Escreveu:O que interessaria a muitos, julgo eu, seria um inverter da tendência actual e a real auto regulação pelos intervenientes. É isto que se vai debatendo aqui... ou não? Nessa auto regulação cabe a exclusão dos que utilizam indevidamente ferramentas e recursos disponibilizados po outros, que tenham uma filosofia diferente? Espero sinceramente que sim.

A minha opinião pessoal é que quanto mais derem na cabeça do Zé Ribeiro mais motivado ele se sente para asneirar. É tipo muito porreiro mas alimenta-se destas quezílias e dos holofotes que lhe apontam. Quanto mais palco lhe derem mais regras ele vai quebrar. No dia em que deixarem de lhe dar atenção ele auto-extingue-se. Não acredito que alguma vez se auto-regule :)

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #306 a terça 26 ago 2014, 18:21 

Se calhar vai ser é extinguido mais depressa do que se julga.... até tenho pena que de momento não possa colocar caches e/ou eventos... seria rápido, certamente.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #307 a terça 26 ago 2014, 18:22 

jasafara Escreveu:Só se conseguem 250 opiniões se se condicionar o acesso ao IAAN a uma obrigação de votar...
É uma forma um bocado drástica de referendar a comunidade, mas que não chateará muito.

Pode servir para este efeito ou para outras perguntas que se queiram fazer...

Tipo a votação que já é possível em tópicos, mas com um incentivo forte a que a participação seja maciça...

A questão dos 250 tipos a manifestarem-se, seja por voto secreto seja como for, é uma forma de sentir o pulso à comunidade.

O básico da questão é perceber se a comunidade se preocupa realmente com este assunto ou se são apenas uma dúzia de tipos que se preocupam muito com isto.

O meu sentimento é que é um assunto que interessa a poucos, mas espero estar muito enganado :)

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #308 a terça 26 ago 2014, 18:32 

Tás a ser venenoso! :D

O que me parece que interessa a muitos é o rumo das coisas e o lead by example, não os números. Os números são só a coisa mais óbvia de todas.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 02 set 2010, 13:09

Mensagem Post: #309 a terça 26 ago 2014, 18:48 

E destacar este toxico na Home, em vez de forçar votações? É que, tenho para mim, a maioria dos users não está, sequer, a ler isto. Algo tipo: IAAN: queremos a tua opinião! na Home há-de chamar participantes. E estou com o Gustavo: 250 é um número ad hoc. Interessa é ler opiniões de cinquenta e não apenas dos dez q estão a alimentar este tõpico. Somos um viés :)!

@prodrive pouco me importa o que o Zé Ribeiro possa achar ou fazer com o assunto. Se ele se extinguir haverá outros. O que gostava de focar é, como diz o Rui, o lead by example, o ensinar dos novos praticantes.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #310 a terça 26 ago 2014, 18:55 

Pintelho Escreveu:E destacar este tópico na Home, em vez de forçar votações? É que, tenho para mim, a maioria dos users não está, sequer, a ler isto. Algo tipo: IAAN: queremos a tua opinião! na Home há-de chamar participantes...

Para quem não acompanhou de princípio agora já está um romance demasiado longo.
Quanto muito poderia remeter para um tópico com uma pool e um resumo da coisa...
E corrige lá o "tóxico" para "tópico" :)

edit: Não acredito que nenhuma poll voluntária atinja 250 votantes mas pode-se experimentar. E mesmo que atinja só fará sentido abrir uma votação dessas quando houver um acordo da Adminstração do (geopt-) em a implementar. Ou seja logo à partida as opções terão de ser validadas por quem as pode implementar (o que neste caso quer dizer o João concordar com as opções disponíveis :) )
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes