Geopt Proud Member
Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20
Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.
Moderadores: hulkman, prodrive
Geopt Proud Member
Geopt Lackey
Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38
Geopt Proud Member
IDILIO49 Escreveu:Quando vi o assunto que abriu este tópico fiquei apreensivo e preocupado...
depois cliquei no link e vi de onde vinha o comentário e prontos ficou tudo explicado, mais do mesmo, vindo do mesmo...![]()
![]()
![]()
provavelmente seriam os mesmos que perseguiam as caches dele em locais abandonados...
Large
Registado: terça 18 fev 2014, 02:13
ArqueoLobo Escreveu:A minha opinião é simples, qualquer cache deve ser arquivada se se verificar que está a causar impactos negativos no meio envolvente, seja esse meio uma construção humana ou um meio natural.
Dito isto és tu que tens de avaliar com justiça o que se passa, ou seja se achas que é a tua cache que está a prejudicar o local, ou sequer se o local está de alguma forma a ser destruido...
Micro
Registado: terça 28 dez 2010, 13:33
ArqueoLobo Escreveu:Um dos administradores do grupo lugares abandonados no FB acabou de fazer a sua declaração.
Pelos vistos concluíram que os culpados pela divulgação de localizações e consequente vandalização dos locais são a SIC, o site Ruin'Arte e o geocaching....
Também parece que esses locais eram calmos e agora com a mediatização são mais frequentados perturbando o silêncio dos dinossauros do urbex que vêm assim ameaçado o seu couto pessoal.
Deixo aqui o texto integral.Boa tarde amigos.
Programas como os ’Abandonados’ da SIC e projectos como o mediático Ruin’Arte parecem ter reforçado definitivamente uma tendência para a exploração de locais desprezados ou ao abandono. Os sites de geocaching, actividade pela qual tenho o maior respeito, também tem contribuído para a ampla divulgação de alguns desses cenários.
Como resultado disso, alguns dos locais, que eram autênticos santuários, não só para fotógrafos, mas também para pessoas que gostam, pelos mais variados motivos, de desfrutar em silêncio desses ambientes, passaram a ser visitados com maior frequência.
Esta página pretendeu sempre ser apenas um ‘local’ onde, quem tem este gosto, possa juntar-se e apreciar registos desses lugares; nunca, nem por um só momento, pretendeu ser uma base de dados ou um local onde se possam elencar esses espaços para conhecimento universal e, efectivamente, nunca foi.
Não obstante as regras sejam claras quanto à proibição de divulgar as localizações, surgem, com demasiada regularidade, debates recorrentes pedindo a divulgação generalizada dos locais registados. Esse debate é um logro, uma falácia!
Já esclareci muitas vezes que que não me oponho à divulgação pública de algumas coisas, mas há locais que, a serem divulgados, seriam certamente pilhados e vandalizados logo após as publicações - invariavelmente quando têm 'coisa interessantes' ou recheio... O hotel paralelo à IC19, perto de Lisboa, constitui-se num perfeito exemplo disso - passou de um hotel completo a um mero bloco de paredes nuas, vandalizadas e grafitadas.
Embora tenha a noção de que não me compete e que não conseguirei, por muito que tente, preservar todos os locais, quero uma vez mais deixar bem claro que aqui, sob a responsabilidade dos administradores, não serão publicadas quaisquer localizações. As publicações desse tipo que forem detetadas serão eliminadas e os utilizadores avisados ou banidos. Não se devem publicitar locais que estão mais desprotegidos! Possivelmente, dezenas de pessoas passam por eles diariamente sem sequer pensarem em lá entrar, até que um dia descobrem que lá há mobílias, livros, brinquedos e ferramentas.
Há quem ache mais importante fazer as reportagens e alertar a população para o património abandonado do que preservar os locais para fotografia; há quem não acredite na teoria de que, ao publicitar os locais, está a contribuir decisivamente para a sua destruição. Mas a verdade é que, se andam por aí em explorações, certamente que já testemunharam actos de vandalismo – quantos de vós conhecem locais que passaram de praticamente intactos a verdadeiros caixotes do lixo? Uma maneira de proteger é não publicar fotos que possam levar à identificação de alguns locais mais sensíveis.
Embora estatisticamente os responsáveis pelos actos de vandalismo sejam pessoas da área circundante, as expectativas para a exploração de um local são quase inseparáveis das possibilidades da sua depredação.
Volto a pedir que não percam a noção do racional e do razoável e que mantenham a dignidade nas argumentações, não abusem dos argumentos logicamente inconsistentes e não usem termos ofensivos, ataques pessoais, injúrias, etc.
Algumas pessoas já me conhecem, outras já me conheciam e outras ainda vão-me conhecendo; de qualquer modo, se quiserem discutir este e outros assuntos mais aprofundadamente, estou e sempre estarei disponível - seja por aqui ou particularmente, sempre com prazer.
Abraço a cada um.
Micro
Registado: terça 28 dez 2010, 13:33
Geocacher Viciado
Registado: quinta 25 mar 2010, 22:11
TB
Registado: segunda 26 abr 2010, 21:57

Geocacher Muito Viciado
Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11
Voltar para GEOCACHING NACIONAL
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes