Duvida etica e moral

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #21 a segunda 01 set 2014, 19:35 

Re: Duvida etica e moral

jasafara Escreveu:Uma coisa é se um comportamento nos chateia ou não, outra é se o consideramos correcto...
Claro que é saudável que não nos chateie. Afinal fazemos geocaching para disfrutarmos do que nele retiramos de bom e não para nos chatearmos com comportamentos de terceiros.
Agora e sem nos chatearmos deveremos se estivermos para aí virados, defender o que achamos correcto. E eu pessoalmente não acho correcto que alguém faça um found numa cache na Lua se lá não for :) Diria que tu também não ;)

Então deveremos estabelecer o que é correcto, e isso (de acordo com as guidlines) não está definido para a situação aqui relatada.
No futebol não é correcto, e até é falta, fazer uma placagem ao jogador adversário. Já no futebol americano estás à vontade.

O geocaching, na sua essência, consiste em esconder caches (de acordo com as GL), procurar caches escondidas e fazer o respectivo found virtual depois de assinado o logbook real (por quem quer que seja). Nada disto parece ter sido violado.

Se eu fazia isto? Claro que não.
Eu conto a minha aventura que terá de corresponder necessariamente ao que vivi ou então estarei a mentir-me. Absurdo.
Se outros o fazem e estão bem consigo próprios?
De duas uma, ou a aventura que o geocaching não é importante e o que importa são as stats (e aqui ele está a jogar pelas regras - nada a apontar) ou então ele tem prazer em se enganar a si próprio - vivo bem com isso.
Parece-me ser o primeiro caso. Blame the numbers [:P]
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 06 jun 2012, 14:12

Mensagem Post: #22 a segunda 01 set 2014, 22:21 

Bem estou esclarecido acerca desta parte!

Foi por esta duvida ... eventualmente que os Moralistas do Grupo Geocaching ( algum admin de lá, só podia pois) ... me baniram do grupo, mas estou esclarecido!

Bem só se foi por ter insistido se em perguntar se determinado evento (os equipamentos estavam todos dentro da lei, licenças, etc ) e se passavam factura ... já que cobravam!

# --- E quanto aos eventos que possam colocar, que feitas as contas ... alguém lucra imenso com eles ? Bem acima de um valor aceitável esse lucro?

Já sei que só vai quem quer ... mas fazer eventos como cachos de bananas a cobrar imenso?! Nem é ético nem está de acordo com as GL, pois não?
Aka João Narciso, Geocaching BTT Rio Azul, FB Joao Narciso
Membro fundador dos GOLFINHOS BTT Rio Azul

Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #23 a segunda 01 set 2014, 22:52 

Ganhar dinheiro com eventos, julgo que contraria as GL, mas isso não me sinto à vontade para opinar (acertadamente).

SE um geocacher promove um jantar e anuncia um menu com valor acrescentado do que acordou com o restaurante não me sôa a muita, chamemos camaradagem, porque supostamente isto deveria ser uma actividade de camaradagem.

É um pouco como organizar um jantar de colegas do curso e o organizador meter a mão no bolso dos colegas.
Como dizes, só vai quem quer. Eu nunca iria. [:)]
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #24 a segunda 01 set 2014, 23:04 

Duvida etica e moral

É normal que um evento obrigue a uma taxa, vá lá, para cobrir os custos. Do lado da GS, só pedem que seja dada hipótese a quem quer só conviver que o possa fazer, sem obrigatoriedade de contribuir para o bolso do organizador.

O evento terá que ser um evento dedicado a geocachers, não podendo ser aproveitado outro evento existente (por exemplo, uma visita a uma instalação militar, uma visita ao farol do bugio, um jogo de paintball ou um evento de canyoning)

São cada vez mais os eventos suspeitos. Mas tal como já foi dito, só vai quem quer. Só paga quem quer mesmo fazer a actividade.

When you are dead, you do not know you are dead. It is only painful for others. The same applies when you are stupid. (Ricky Gervais)
--
BR

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #25 a segunda 01 set 2014, 23:08 

Pelas guidelines não me posso pronunciar, mas se te cobram para a realização de uma actividade e não te passam factura não estará certamente de acordo com a legislação fiscal portuguesa.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #26 a segunda 01 set 2014, 23:34 

Duvida etica e moral

Sim, Gonçalo. Isso cabe a cada um, na sua consciência, garantir. Nunca ocorreu participar num evento nesses moldes, mas quando o fizer, peço factura... Se eu pago os impostos todos, quero mais é que todos os paguem também.

When you are dead, you do not know you are dead. It is only painful for others. The same applies when you are stupid. (Ricky Gervais)
--
BR

Small
Small

Registado: segunda 10 out 2011, 23:27

Mensagem Post: #27 a terça 02 set 2014, 02:09 

jasafara Escreveu:Já o colocar uma cache atirada por uma âncora não me parece ético. A cache tem de "provar" ser acedível por alguém.

Conheço uma série delas que assumo que realmente alguém deve ter mergulhado, e acredito que haja geocachers capazes e com vontade de mergulhar, mas o único found é do próprio Owner, ou da sua dupla personalidade.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 06 jun 2012, 14:12

Mensagem Post: #28 a terça 02 set 2014, 19:32 

Esclarecido

Obrigado a todos!
Felizmente que existe este espaço democrático porque alguns vêm para aqui apregoar pela sua inocência, e depois riscam com lápis azul, e banem dos grupos quando alguma duvida toca os seus amiguinhos!

Mas esse espaço do facebook (grupo), não faz mesmo falta a ninguém, a não ser aos que apelam pela sua dita inocência e se auto promovem mais aos seus amiguinhos e seus € Eventos €

Obrigado a todos que esclareceram!
Aka João Narciso, Geocaching BTT Rio Azul, FB Joao Narciso
Membro fundador dos GOLFINHOS BTT Rio Azul

Imagem Imagem Imagem
Anterior

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante