GPS - Proposta para desdobrar a votação

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Os GPS 2012 deveriam permitir votações independentes para as vertentes Local, Container e Aventura?

Sim
44
71%
Não
18
29%

Total de votos : 62

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #21 a segunda 07 jan 2013, 00:32 

Re: GPS - Proposta para desdobrar a votação

jasafara Escreveu:Nos prémios GPS 2011, apenas 11 das 20 caches vencedoras se podem considerar caches natura, as outras venceram pelos containers, pela aventura ou pela história associada.

Optaste por ver o copo meio vazio... se olhares para ele meio cheio, poderás constatar que apenas 9 das 20 caches vencedoras não eram Natura :)
Mais de metade eram Natura!!! Parece-me um equilíbrio perfeito entre caches Natura e caches "Container".

Com o alargamento do prazo da votação até ao final da Agosto, a probabilidade de haver mais caches Natura Vencedoras, é ainda maior, pois são caches de acessibilidade ligeiramente mais complicada e cujas visitas se potenciam nos meses de Verão.

Não vejo por isso qualquer necessidade de andar a redireccionar ainda mais o esquema de votação para beneficiar ainda mais as caches Natura.

O esquema instituído parece-me ideal, nem que não seja porque atribuí a vitória à cache que reúne mais votos :)

Votei não nesta sugestão porque me parece demasiado redutor resumir a qualidade de uma cache a uma das suas inúmeras facetas. Além disso leva-nos a discussões equivalentes à do sexo dos anjos.

Apenas pegando em dois exemplos citados:

GPN - Secret Agency - Referes que é uma cache tipicamente de aventura. Discordo em absoluto. A aventura é engraçada, mas muito aquem daquela que experimentei no mesmo dia ao descer às profundezas da terra na Going Down. Excaixaria-a muito mais numa secção de container, que me fez caír tudo!! Aliás, mais do que a aventura, ainda encaixaria melhor numa categoria que nem sequer equacionaste: enredo/argumento.

GreenShades - É certo que o local é de cortar a respiração, mas seria o mesmo sabor se lá chegasses de carro? Não terá um maior peso de aventura? Não respondas, é uma pergunta retórica? ;)

Acho que pretendes quantificar o inquantificável :)

Para mim, a melhor cache, é aquela que reúnir o melhor desses três factores e de muitos outros.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #22 a segunda 07 jan 2013, 00:39 

Não quero beneficiar mais as caches Natura. Quero que sejam classificadas numa categoria à parte das que não o são.
Não quero uniformizar opiniões pessoais nem standartizar o que não o é. Dás bons exemplos de caches em que poderemos ter avaliações completamente diferentes. Isso não é relevente. Cada um usaria o seu criterio. Quem não quisesse separar a votação a isso não seria obrigado. Quem o quisesse fazer ficava com essa liberdade.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #23 a segunda 07 jan 2013, 00:43 

Quanto aos copos meio cheios e meio vazios.
Apesar do grande aumento de caches que se fazem valer pelas componentes Container e/ou Aventura (aventura não Natura...) elas concentram-se em poucos distritos (diria até em poucos concelhos). A minha opinião é que 9 distritos em 20 é uma grande distorção das votações...Ou não, mas gostava de saber qual é a melhor cache Natura desses distritos...

Claro que posso ir à lista das votações globais e ver qual é a cache Natura mais classificada por distrito, mas não é a mesma coisa e não é justo para elas...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #24 a segunda 07 jan 2013, 00:46 

Basicamente estás a complicar uma coisa tão simples como isto:

Prémios GPS - 2011

Vencedora Container: A casa mistério Santarém Traditional helderjust

Vencedora Aventura: A velha Ponte do Barbancho Santarém Traditional DominisecTeam

Vencedora Local: Bartolomeu's Treasure [Azóia] Setúbal Letterbox bolacha

Vale a pena estar a tornar a votação tão complexa para chegar à mesma conclusão que a votação instituída chegou?
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #25 a segunda 07 jan 2013, 00:48 

prodrive Escreveu:Basicamente estás a complicar uma coisa tão simples como isto:

Prémios GPS - 2011

Vencedora Container: A casa mistério Santarém Traditional helderjust

Vencedora Aventura: A velha Ponte do Barbancho Santarém Traditional DominisecTeam

Vencedora Local: Bartolomeu's Treasure [Azóia] Setúbal Letterbox bolacha

Vale a pena estar a tornar a votação tão complexa para chegar à mesma conclusão que a votação instituída chegou?

...Claro que posso ir à lista das votações globais e ver qual é a cache Natura mais classificada por distrito, mas não é a mesma coisa e não é justo para elas...
Imagem Imagem

TB
TB

Registado: domingo 19 dez 2010, 01:00

Mensagem Post: #26 a segunda 07 jan 2013, 00:48 

hulkman Escreveu:que coerência teria uma votação que não obriga a votarem em todas as categorias? para uma categoria dá-se pontos, para a outra não, o outro geocacher já dá para o melhor container, mas não para a melhor aventura... isto não desvirtua os resultados? Extrapolar da votação global para a outra não me parece coerente também... continua a parecer-me tudo uma grande complicação.

Faço minhas as tuas palavras... torna demasiado complexa esta votação, para uma coisa que se quer simples..
ImagemImagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #27 a segunda 07 jan 2013, 00:51 

MightyReek Escreveu:Sem entrar no tema da divisão distrital (e no ser ou não justo que as caches dos distritos com caches fracas só sirvam para angariar votos para poder votar nas caches de outros distritos), acho que o melhor não seria dividir os votos pelas 3 categorias propostas mas sim "justificar" o voto.

Exemplo: Eu vou dar o meu voto de peso 4000 à cache XPTO. Se à frente da habitual caixa do voto tiver 3 checkboxes, posso assinalar qual foi a razão ou razões que me levaram a dar esse voto (Local/Recipiente/Aventura). Só estou a dar um peso de voto como sempre se fez, e para fins estatísticos poderão ser separados os melhores locais, melhores recipientes e melhores aventuras sem interferir nos pesos...

Uma opinião a debater, se a proposta não ficar em águas de bacalhau...
Imagem Imagem

TB
TB

Registado: domingo 19 dez 2010, 01:00

Mensagem Post: #28 a segunda 07 jan 2013, 00:53 

nunogil Escreveu:Votei não... porque tenho os meus ideais ;)

Votei sim, mas só depois percebi bem a ideia do jasafara e a forma como torna isto tudo muito complicado.

Como se muda para não?
ImagemImagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #29 a segunda 07 jan 2013, 00:55 

Acori Escreveu:
hulkman Escreveu:que coerência teria uma votação que não obriga a votarem em todas as categorias? para uma categoria dá-se pontos, para a outra não, o outro geocacher já dá para o melhor container, mas não para a melhor aventura... isto não desvirtua os resultados? Extrapolar da votação global para a outra não me parece coerente também... continua a parecer-me tudo uma grande complicação.

Faço minhas as tuas palavras... torna demasiado complexa esta votação, para uma coisa que se quer simples..

Diz-me? Na tua votação das nomeadas 2011, terias tido dificuldade em hierarquizares as caches em que votaste nas três categorias propostas?
Eventualmente poderias ter votado em mais caches do que as que votastes em categorias diferentes. Achas isso mau?
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #30 a segunda 07 jan 2013, 00:56 

Acori Escreveu:
nunogil Escreveu:Votei não... porque tenho os meus ideais ;)

Votei sim, mas só depois percebi bem a ideia do jasafara e a forma como torna isto tudo muito complicado.

Como se muda para não?

Basta votares outra vez. Esta votação permite mudar o sentido do voto ;)

edit: Desculpa...Afinal não estava a permitir mudar. Agora já está.
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes