Os números justificam tudo????

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: sábado 15 out 2011, 15:12

Mensagem Post: #21 a segunda 23 abr 2012, 22:59 

Re: Os números justificam tudo????

Bem, subscrevo por completo as palavras do Daniel C.

Entendi que deveria deixar a minha opinião sobre o tópico, até porque conheço os geocachers que foram falados e conheço minimamente o ritmo. Para terem uma ideia, há uns meses, encontrei 60 caches num dia, na zona centro. Começámos às 10.30 e concluímos pelas 15h. Todas com o devido log físico, com buscas e sem trafulhices. Podíamos ter estendido o número de founds, mas outras coisas chamaram. Esse record de 60 será facilmente batido, basta querer. Podem perguntar-me qual o gozo disso e respondo mais ou menos como já aqui foi respondido: é um dia bem passado. Passado na companhia de malta porreira. Não se pode ser censurado por isso. Perguntem-lhes lá qual foi o nível de diversão deles....

Sobre a questão da batota, acho que apenas cada owner se deve preocupar com isso, senão os geocachers "alheios" acabam por se preocupar mais com os números do que quem faz 110 logs. É aquilo que já se tem escrito: cada um joga como quer, pode, sabe, etc. Vale para tudo: founds, hides, o que fôr. O owner de cada cache é que se deve entender com quem loga (ou não). Já tive umas situações de logs falsos em caches minhas, que apaguei. Já tive uma situação em que me pediram para fazer o log online e só muito mais tarde é que iriam lá fazer o log físico.

Eu costumo dizer à malta mais amiga com quem costumo trocar opiniões: é como jogar Playstation (passo a publicidade): se jogamos um jogo de futebol e tu só me dás porrada, ou deixo de jogar contigo ou aceito o teu modo, não vou à comunidade reclamar que "fulano" só manda cavacada no jogo. Mas o mais certo é continuares a jogar à tua maneira, com outro alguém... e eu engulo o sapo!

Atenção que o que aqui escrevi não é ataque a ninguém e se alguém se sentir ofendido que me contacte. Muitas vezes criam-se mal-entendidos por má interpretação do texto, por isso peço para lerem e tentarem interpretar da melhor forma possível. De forma simpática, vá lá.... [:D]

Resumindo e concluindo: Não há necessidade de nos andarmos a chatear, nem de andar aos piropos, nem queixinhas. Devemos todos ser bons vizinhos e disfrutar ao máximo as aventuras do geocaching. Os sentimentos de inveja e revolta não ficam nada bem, até porque hoje atacamos um ou outro geocacher e daqui a algum tempo esse geocacher até poderá fazer jeito para ensinar a criar listings :twisted: :twisted: :twisted:

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #22 a segunda 23 abr 2012, 23:15 

As bruxas... ahaaa, as bruxas. Sempre essas malandras a serem caçadas... :)

Tinha mais umas achas para a fogueira e ia mandar dicas sobre que me incomodava muito mais as caches que um desses geocacher coloca, em catadupa e em locais que só lhe lembra a ele do que os logs, verdadeiros ou falsos mas não o vou fazer... :)

Até porque, lembrei-me que tenho um found, numa cache do Monho, em que não a encontrei no local, tinha desaparecido e que depois do meu dnf online ele foi verificar e me disse que um engraçadinho a tinha movido para outro local, a duas dezenas do gz e que estava à vontade para mudar para found pois tinha encontrado o esconderijo e tinha visitado o forte. Mesmo o meu tipo de geocaching... por mim, serve... até porque já lá passei ao lado mais umas dezenas de vezes e já teria assinado o livro se achasse que o devia mesmo fazer...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 25 abr 2010, 16:43

Mensagem Post: #23 a segunda 23 abr 2012, 23:23 

Pcalisto Escreveu:Entendi que deveria deixar a minha opinião sobre o tópico, até porque conheço os geocachers que foram falados e conheço minimamente o ritmo

Mais uma vez: Que fique claro (mais uma Vez) que não me estou a referir a ninguém em particular. Estou-me a referir a este tipo de situações em geral!
Pcalisto Escreveu:Todas com o devido log físico, com buscas e sem trafulhices.
Situação completamente distinta da "postada" inicialmente aqui (a ser verdade!!)
Pcalisto Escreveu:Sobre a questão da batota, acho que apenas cada owner se deve preocupar com isso,
Completamente verdade e totalmente de acordo. Mas isso não significa que, a meu ver, não possa ter uma opinião crítica em relação ao resto.
Pcalisto Escreveu:Atenção que o que aqui escrevi não é ataque a ninguém e se alguém se sentir ofendido que me contacte. Muitas vezes criam-se mal-entendidos por má interpretação do texto, por isso peço para lerem e tentarem interpretar da melhor forma possível. De forma simpática, vá lá....
Era o que faltava estarmos a "atacar-mo-nos" mutuamente... Divergências de opiniões não tem de ser necessariamente ataques...
Pcalisto Escreveu: Não há necessidade de nos andarmos a chatear, nem de andar aos piropos, nem queixinhas
Chatear? Já nos basta a vida do dia-a-dia! São só opiniões! Divergentes nalguns casos, é certo, mas só isso! Não me chateio com ninguém...
Pcalisto Escreveu:Os sentimentos de inveja e revolta não ficam nada bem
Tenho muitos defeitos! Muitos! Mas inveja e revolta? :lol: :lol: No geocaching?? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #24 a terça 24 abr 2012, 00:09 

elpombero Escreveu:
Pcalisto Escreveu:Entendi que deveria deixar a minha opinião sobre o tópico, até porque conheço os geocachers que foram falados e conheço minimamente o ritmo

Mais uma vez: Que fique claro (mais uma Vez) que não me estou a referir a ninguém em particular. Estou-me a referir a este tipo de situações em geral!
Pcalisto Escreveu:Todas com o devido log físico, com buscas e sem trafulhices.
Situação completamente distinta da "postada" inicialmente aqui (a ser verdade!!)
Pcalisto Escreveu:Sobre a questão da batota, acho que apenas cada owner se deve preocupar com isso,
Completamente verdade e totalmente de acordo. Mas isso não significa que, a meu ver, não possa ter uma opinião crítica em relação ao resto.
Pcalisto Escreveu:Atenção que o que aqui escrevi não é ataque a ninguém e se alguém se sentir ofendido que me contacte. Muitas vezes criam-se mal-entendidos por má interpretação do texto, por isso peço para lerem e tentarem interpretar da melhor forma possível. De forma simpática, vá lá....
Era o que faltava estarmos a "atacar-mo-nos" [:D] mutuamente... Divergências de opiniões não tem de ser necessariamente ataques...
Pcalisto Escreveu: Não há necessidade de nos andarmos a chatear, nem de andar aos piropos, nem queixinhas
Chatear? Já nos basta a vida do dia-a-dia! São só opiniões! Divergentes nalguns casos, é certo, mas só isso! Não me chateio com ninguém...
Pcalisto Escreveu:Os sentimentos de inveja e revolta não ficam nada bem
Tenho muitos defeitos! Muitos! Mas inveja e revolta? :lol: :lol: No geocaching?? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Já vi o que é uma espécie de inveja no geocaching. Porquê espécie de inveja? Não sei explicar, mas foi o que entendi. "Ah e tal, as companhias, tantos founds, tantos hides, tantos Tb's, não prestam para nada", é a isso que chamo de invejas, que acho desnecessário. O melhor que há a fazer é primeiro superarmo-nos [:D] e depois superar os outros. Se não chegamos lá, se não formos capazes, não há nada que apontar.

Eu falei em alguém, embora sem ter mencionado nicks, porque entendi que esses nicks estavam a "chamados à baila". Com ou sem justiça, estavam. Fui parcial e acredito que a minha parcialidade é justificada. Não há melhor que o owner para verificar quem tem razão, mas pergunto eu: para quê esse trabalho? Devem mesmo ser dadas tais justificações? Eu não me sujeitaria a tal.

Houve um ponto que não comentei (e se calhar foi o melhor que fiz [:o)] ) mas cá vai: o facto de serem os logs todos repetidos... não gosto de os ler, nem gosto de os receber, mas também os recebo em poucas dezenas de cache que possuo. Nada de estranhar, se até já se disponibilizam ferramentas para isso... "ah e tal, eu agora só faço logs com a ferramenta XPTO, aquilo é só escrever uma e vai tudo igual, que se lixe". Que não se choque quem nunca ouviu, eu já ouvi... Vindo de geocachers supostamente "anti-números", anti tudo e mais alguma coisa. Mas lá está... Cada um regista como entender... não devo sequer criticar.

E agora um offtopic directamente ao El Pombero [B)] : desculpa a graçola do "superamo-nos" e do "atacar-mo-nos", mas como escreveste entre aspas achei piada. Não sou melhor que tu a escrever português, nem sou mais esperto, apenas achei piada e fiz a graçola [:o)]

Para compensar a piada toma lá um grande Thumbs Up

Imagem

Ufa... escrevi, escrevi, escrevi, e não se aproveitanada :lol: se apanharem pontapés na gramítica puxem-me a zorelhas

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #25 a terça 24 abr 2012, 00:19 

Pcalisto Escreveu:se até já se disponibilizam ferramentas para isso... "ah e tal, eu agora só faço logs com a ferramenta XPTO, aquilo é só escrever uma e vai tudo igual, que se lixe".

De referir que ferramentas como o GeoPT geocaching Tools permitem fazer logs com um cabeçaho e rodapé standards mas o conteúdo do log é individual.
Será tanto igual se o utilizador decidir copiar de um para os outras tal e qual como faz sem as ferramentas.
Se fazem o log integral no cabeçalho ou no rodapé não é essa a intenção da ferramenta portanto não é por ai.
A ferramenta ajuda sim a efectuar os logs de forma mais simples. Fazer todos iguais tanto faz com ferramenta ou sem ela.
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 25 abr 2010, 16:43

Mensagem Post: #26 a terça 24 abr 2012, 00:23 

Pcalisto Escreveu: desculpa a graçola do "superamo-nos" e do "atacar-mo-nos", mas como escreveste entre aspas achei piada. Não sou melhor que tu a escrever português, nem sou mais esperto, apenas achei piada e fiz a graçola

Não tens nada de pedir desculpa!
Percebi a graçola.
Um abraço.
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #27 a terça 24 abr 2012, 00:28 

IDILIO49 Escreveu:
Pcalisto Escreveu:se até já se disponibilizam ferramentas para isso... "ah e tal, eu agora só faço logs com a ferramenta XPTO, aquilo é só escrever uma e vai tudo igual, que se lixe".

De referir que ferramentas como o GeoPT geocaching Tools permitem fazer logs com um cabeçaho e rodapé standards mas o conteúdo do log é individual.
Será tanto igual se o utilizador decidir copiar de um para os outras tal e qual como faz sem as ferramentas.
Se fazem o log integral no cabeçalho ou no rodapé não é essa a intenção da ferramenta portanto não é por ai.
A ferramenta ajuda sim a efectuar os logs de forma mais simples. Fazer todos iguais tanto faz com ferramenta ou sem ela.

Vou ser sincero, eu não sei que ferramenta é. Sei que numa conversa ouvi falar disso, mas sou um bocado tosco e não utilizo as ferramentas disponibilizadas - nem nunca as vi. Comodismo, acho eu. Isso corre em Mac?

Dei o exemplo de um ferramenta por ser algo que está disponível, o Cmd+C e Cmd+V servem perfeitamente :)

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #28 a terça 24 abr 2012, 00:41 

RuiJSDuarte Escreveu:As bruxas... ahaaa, as bruxas. Sempre essas malandras a serem caçadas... :)

Uma caça às bruxas nem sempre é uma coisa má...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: domingo 25 abr 2010, 12:09

Mensagem Post: #29 a terça 24 abr 2012, 01:09 

Quando coloquei o topic, é óbvio que não critico quem faz cento e tal caches (eu não tenho capacidade para tal), não critico quem faz dez ou vinte. Assim como não critico quem faz uma cache por mês. Uma das coisas boas que a democracia tem, é que há espaço para tudo e todos! Cada um retira do jogo o gozo que entende mas há regras... penso eu!

Não foi há muito que passaram por exemplo, em Alcanena, e em 39 caches logaram efectivamente 4 (!!!!) e todas foram logadas online!

Da mesma forma, aconteceu na Chamusca, por exemplo, em que se logaram caches que não foram visitadas ou pelo menos encontradas!

O Bruno refere "o logbooks estão assinados? Isso é o que importa!" E não Bruno... Alguns não estão! Joguem como quiserem, façam do jogo o que bem entenderem... estive 3 ou 4 meses fora disto e pelos vistos a saga continua e para bem pior!

Ninguém está chateado com a situação até porque não me afecta em rigorosamente nada! Mas se o Mário Soares tem direito à indignação, eu pelo menos tenho o mesmo direito e não gosto que nos tomem por tolos! Meus caros geocachers, se quiserem logar as 13000 caches de Portugal, por mim nada a opor! Jogai como bem entendam...Agora não façam as pessoas de parvas porque TODOS sabem como se fazem todas essas caches e ainda para mais, nesta zona! De resto, divirtam-se como entenderem.

Vou continuar a fazer o que me dá prazer nisto, que é conhecer locais, fazer as minhas caminhadas, dar a conhecer aos meus filhos o que temos de bom e conviver com pessoas fantásticas que já tive oportunidade de conhecer graças a esta actividade. Curiosamente, dos geocachers do top 20 de founds em Portugal, até conheço a maioria e são excelentes pessoas! Tenho a melhor das impressões!

Respeito toda a gente e tento ajudar que chega de novo ao jogo. Quem me conhece sabe disso. Tenho responsabilidades no que faço pois sou professor e faço parte do Projecto Go em Portugal. Conheço o Geocaching há muitos anos, dou formação na área dos GPS e desportos de outdoor e nunca me registei até 2009, altura em que um colega me disse: "Porque não te registas?" E lá fui!

Por isso Daniel C, como diz o outro do skate (adaptado): "Inveja é uma cena que não me assiste..."

Abraço e como diz uma das pessoas fantásticas que conheci... Fiquembuedabem!
Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #30 a terça 24 abr 2012, 10:34 

Pcalisto Escreveu:Comodismo, acho eu. Isso corre em Mac?

Comodismo? Nahh... comodismo era usar as tools [;)]
Em Mac corre mas só usando um emulador de windows [:D]
Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes