TB
Registado: domingo 25 abr 2010, 12:58
Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.
Moderadores: hulkman, prodrive
TB
Registado: domingo 25 abr 2010, 12:58
Geopt Proud Member
Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07
Geocacher Viciado
Registado: sábado 04 set 2010, 02:01
jasafara Escreveu:Contribui para um Geocaching melhor e classifica a cache
Classificação média das caches por ti votadas : 5,75 Total de caches : 94
Distribuição das tuas votações : 2 [1] 4 [2] 5 [3] 12 [4] 21 [5] 23 [6] 14 [7] 6 [8] 4 [9] 3 [10]
A bold as classificações que tens disponíveis para atribuição.
A classificação média actual é a indicada. No final [] está indicado o número de geocachers que avaliaram cada parâmetro.
Valida os seguintes parâmetros
Ø Difficulty: 1 1.5 2 2.5 3 3.5 4 4.5 5 [50]
Ø Terrain: 1 1.5 2 2.5 3 3.5 4 4.5 5 [49]
Ø Size: 1 2 3 4 5 [61]
Avalia os seguintes parâmetros
Ø Local: 1 2 3 4 5 [110]
Ø Container: 1 2 3 4 5 [80]
Ø Listing: 1 2 3 4 5 [25]
Ø Perigosidade: 1 2 3 4 5 [30]
Avaliação global da cache : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [102]
Só estão disponíveis as classificações indicadas. Se forçares uma classificação não disponível será proposta uma lista com as caches que tenham sido previamente classificadas com esse valor, para pelo menos uma ser reclassificada em baixa.
Obrigado pelo teu contributo!
jasafara Escreveu:Uma proposta de compromisso.
Os votos negativos seriam secretos. Os votos positivos seriam públicos, assim como seria pública a distribuição de votos de cada geocacher comparada com a que seria a distribuição ideal de acordo com o valor médio das caches classificadas e a dispersão normal.
Em cada momento de votação o geocacher seria relembrado desses valores. Depois o voto seria livre.
Geopt Proud Member
ArqueoLobo Escreveu:1. Foi com agrado que vi surgirem as classificações para Local e Container. Gosto de ver um bom container, mas para mim é um aspecto muito secundário da cache, a minha atribuição pessoal de favoritos diz apenas respeito ao local.
ArqueoLobo Escreveu:2. Vi surgir o classificação para Perigosidade e pessoalmente acho-a dispensável, a existir até deveria estar na mesma secção que o terreno e a dificuldade.
ArqueoLobo Escreveu:3. Votos negativos secretos e votos positivos públicos. Não faz sentido, provoca logo à partida uma tendência para posições extremas, quem quer prejudicar dará mais negativo do que seria de esperar (encoberto pela privacidade) e quem quer elogiar abusará do positivo. Portanto, ou tudo público, ou tudo secreto.
ArqueoLobo Escreveu:4. Entendo a obrigatoriedade de votar dentro de uma média, para evitar certos abusos, no entanto conduz a vários problemas. Olhando para o meu caso pessoal, como não dou importância aos containers teria tendência para dar notas médias a caches em locais medianos, mas com um container excelente. Com a obrigatoriedade de existir uma têndencia teria, de alguma forma, de seguir a manada.
ArqueoLobo Escreveu:5. Batota. Sendo um sistema aberto a qualquer geocacher (sem necessidade de investir €€€ como acontece com os favoritos) posso facilmente criar umas 10 contas. Quando sai uma cache de um amigo vou lá e classifico logo 10 founds com 10, quando é uma cache de um rival vou logo classificar 10 founds com 1. Se existisse uma obrigatoriedade de seguir uma distribuição, eu iria praticamente obrigar os geocachers seguintes a seguir a minha média. Claro que ao longo do tempo se ia harmonizando, mas nas caches com poucas visitas isso ia demorar muitos anos.
ArqueoLobo Escreveu:6. Parece-me que as classificações (geral e parciais) não deveriam ser a média das classificações, mas sim possuir um factor de ponderação que ia perdendo peso com o aumento da antiguidade dos logs. E porquê? Fica um exemplo: um geocacher que gostaria de ter boas caches tem uma cache com 100 logs (conseguidos ao longo de 4 anos) e uma listing reles. O sistema de classificação arranca e 20 geocachers vão lá classificar a listing com uma média de 1,5. O owner, vendo aquele resultado, resolve investir algum tempo a aprender html e desenvolve uma nova listing merecedora de nota 4. Mesmo com uma votação livre (e assumindo que o padrão de visitantes/classificadores se mantivesse) seriam necessários outros 4 anos para a cache ter uma média de apenas 2,75 na classificação da listing. O mesmo exemplo podia ser apresentado para o container e (dentro dos 160 metros) até para o local.
Geopt Proud Member
Geopt Proud Member
Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07
Geocacher Viciado
Registado: terça 16 nov 2010, 00:26
Geopt Proud Member
migueis Escreveu:...
Assim, para baralhar mais um pouco, quem sabe dois factores importantes a considerar com algum peso, seriam a antiguidade do geocacher e o numero de founds (partindo do principio que já comeu muitos bolos e consegue de uma forma mais justa avaliar a qualidade do mesmo).
Geopt Proud Member
Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07
jasafara Escreveu:migueis Escreveu:...
Assim, para baralhar mais um pouco, quem sabe dois factores importantes a considerar com algum peso, seriam a antiguidade do geocacher e o numero de founds (partindo do principio que já comeu muitos bolos e consegue de uma forma mais justa avaliar a qualidade do mesmo).
Ou para baralhar mais um pouco, em vez do número de founds, a qualidade média dos founds
Geopt Proud Member
migueis Escreveu:jasafara Escreveu:migueis Escreveu:...
Ou para baralhar mais um pouco, em vez do número de founds, a qualidade média dos founds
É importante que tenha uma visão dos extremos.
Voltar para GEOCACHING NACIONAL
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes