desigualdade de criterios

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

TB
TB

Registado: quinta 29 abr 2010, 19:15

Mensagem Post: #131 a segunda 05 set 2011, 19:20 

Re: desigualdade de criterios

SUp3rFM Escreveu:
Rolgav Escreveu:[b]Há o razoável, o abusivo e o intermédio. A interpretação não é abusiva, mas não me parece dentro do "bom" razoável.
Eu chamo-lhe a teoria do "sfumé", quando as coisas não estão dentro de um parâmetro mas também ainda não estão noutro.
Não vou escrever à GS por causa disso...
Mas não enriquece a actividade quando assim é.
As caches estão publicadas, são um espectáculo de caches. Pegar com o pormenor de ser um balde enterrado porquê? Ninguém tem que escavar para chegar à cache. Guarda a guideline para quando alguém enterrar um baú (tipo pirata) numa pradaria sem fim ou numa praia onde a areia é toda igual.

Ou seja, deixo passar um balde enterrado com uma cache lá dentro, mas não deixo passar uma cache enterrada, sem balde? E a coerência na avaliação? Aí sim, estamos sem qualquer critério!

Porque é que é necessário enterrar um balde para esconder uma cache lá dentro? O "Leave no Trace" é só uma coisa gira para se dizer em inglês?

Não estamos a lidar com uma posição entre preto e branco. Estamos a lidar com vários tons de cinzento. Muitos mesmo. Eu tento ser o mais coerente possível. Se vou falhar? Certamente, mas nunca de forma intencional para beneficiar A ou B.

Esses tons de cinza é que eu chamo de "sfumé" (esfumado).
O balde é irrelevante.
O que me parece relevante é o que tens que fazer para chegar à cache.
Levantar um bocado de xisto para descobrir a cache não me faz diferença nenhuma (com balde ou sem balde). Mas se lá estiver o balde sempre protege melhor a cache contra humidades e a própria terra (sujidade)...
O que me faria diferença era chegar a uma praia e num raio de 10 metros o que dá uma área de 314m² aproximadamente ( :lol: ) e com uma pá às costas a pensar "onde raio vou eu começar a escavar...? E já agora, quanto é que vou escavar?"
Se calhar estamos a dizer a mesma coisa e eu não me expliquei bem... :?

O "leave no trace" também tem a sua cota parte de subjectividade. A partir do momento que deixamos uma cache num sítio... Trace. ;) Acho que também não vale a pena ir por aí...

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #132 a segunda 05 set 2011, 19:24 

Rolgav Escreveu:Esses tons de cinza é que eu chamo de "sfumé" (esfumado).

Isto tudo começou porque alguém se perdeu no "sfumé"

Rolgav Escreveu:O balde é irrelevante.
O que me parece relevante é o que tens que fazer para chegar à cache.

É para ti irrelevante, mas as Guidelines citam esse exemplo em duas ou três linhas que não se pode pisar. Vai lá lê-las com atenção, particulamente a para do "Hiding a Geocache"

Rolgav Escreveu:Levantar um bocado de xisto para descobrir a cache não me faz diferença nenhuma (com balde ou sem balde). Mas se lá estiver o balde sempre protege melhor a cache contra humidades e a própria terra (sujidade)...

Certo, de acordo, mas não podes alterar o terreno de forma a lá colocares um balde. Não podes.

Rolgav Escreveu:O que me faria diferença era chegar a uma praia e num raio de 10 metros o que dá uma área de 314m² aproximadamente ( :lol: ) e com uma pá às costas a pensar "onde raio vou eu começar a escavar...? E já agora, quanto é que vou escavar?"
Se calhar estamos a dizer a mesma coisa e eu não me expliquei bem... :?

Faria uma diferença básica. Esse não é o Geocaching que se quer no Geocaching.com (até noutros, pasme-se!). Isso não é geocaching.

Rolgav Escreveu:O "leave no trace" também tem a sua cota parte de subjectividade. A partir do momento que deixamos uma cache num sítio... Trace. ;) Acho que também não vale a pena ir por aí...

Alto. Agora não há tons de cinzento? Mau... :)
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

TB
TB

Registado: quinta 29 abr 2010, 19:15

Mensagem Post: #133 a segunda 05 set 2011, 19:34 

SUp3rFM Escreveu:
Rolgav Escreveu:(...)
Rolgav Escreveu:O "leave no trace" também tem a sua cota parte de subjectividade. A partir do momento que deixamos uma cache num sítio... Trace. ;) Acho que também não vale a pena ir por aí...

Alto. Agora não há tons de cinzento? Mau... :)

Sim, o balde pode ser de vários tons... :lol:

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #134 a segunda 05 set 2011, 19:45 

SUp3rFM Escreveu:
IDILIO49 Escreveu:
SUp3rFM Escreveu:- Errado. Cada caso é um caso. Há excepções excepcionais.

Mas afinal andamos aqui a discutir o quê?
Isto é exactamente o que eu tenho andando a defender desde o início, se tu dizes o mesmo....

Dificuldades de leitura, certamente.

Gostei de te ver a admitir.
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 26 fev 2011, 00:05

Mensagem Post: #135 a segunda 05 set 2011, 19:50 

SUp3rFM Escreveu:
Carlytos Escreveu:Eu já tive uma cache dessas, mas não a arquivei... coloquei-a noutro local acerca de 50m de distancia... pois aprendi que não podia estar nos muros mas também porque o Muro praticamente desapareceu naquela zona da cache!
PS: A cache agora esta debaixo de uma passadiço de madeira!

Ao menos que se aprenda com os erros, não é?
Já agora, o muro parecia-te sólido ao início?

Era solido como betão! Eram pedregulhos (blocos rectangulares) de granito com pedras menores entre eles. Escondi atrás de uma delas... resumindo: retiraram todas e ainda as arremeçaram po rio. Só lá ficou as margens do rio e o que restou do muro (esburacado)....
Imagem

Large
Large

Registado: domingo 29 mai 2011, 03:16

Mensagem Post: #136 a segunda 05 set 2011, 19:53 

hautamaki Escreveu:
brunogiggs11 Escreveu:
prodrive Escreveu:
hautamaki Escreveu:Fiquem sabendo que a melhor cache que já fiz foi justamente um aspersor num jardim lindíssimo. Uma cache já com quase 200 logs, alguns favoritos...e tudo o que a rodeia está de perfeita saúde? Vou reportar esta situação??? Desculpem, mas não vou! É uma mais valia para a Vila onde está e sobretudo...é uma mais valia para o geocacher.

Quando encontrares umas caches com umas vistas de cortar a respiração, ou após superares uns desafios que três dias depois ainda te provocam formigueiro na barriga, vais deixar de querer esconder caches em aspersores de jardim ;)

eu neste momento concordo contigo prefiro mil vezes ir fazer uma cache no meio do nada do que na cidade.

Não digo que não...é bem possível e tenho tempo para descobrir isso. Tb acredito que seja precisa alguma destreza e experiência para isso. Não me vou aventurar numa coisa dessas apenas com 39 caches descbertas e 5 escondidas.
Só uma ressalva: eu não tenho nenhuma cache escondida num aspersor num jardim. Já encontrei uma sim, mas ter, não tenho.

não é necessário ter destreza para isso basta ires acompanhado pois normalmente são caches onde há mais perigos de acontecer kk coisa e ninguém dar conta ,na cidade temos de estar sempre a ver se alguem nos esta a observar e outras coisas no meio do monte andas mesmo a vontade
Imagem
ImagemImagemImagem

Geocoin
Geocoin

Registado: segunda 08 ago 2011, 18:35

Mensagem Post: #137 a segunda 05 set 2011, 20:00 

brunogiggs11 Escreveu:
hautamaki Escreveu:
brunogiggs11 Escreveu:
prodrive Escreveu:
hautamaki Escreveu:Fiquem sabendo que a melhor cache que já fiz foi justamente um aspersor num jardim lindíssimo. Uma cache já com quase 200 logs, alguns favoritos...e tudo o que a rodeia está de perfeita saúde? Vou reportar esta situação??? Desculpem, mas não vou! É uma mais valia para a Vila onde está e sobretudo...é uma mais valia para o geocacher.

Quando encontrares umas caches com umas vistas de cortar a respiração, ou após superares uns desafios que três dias depois ainda te provocam formigueiro na barriga, vais deixar de querer esconder caches em aspersores de jardim ;)

eu neste momento concordo contigo prefiro mil vezes ir fazer uma cache no meio do nada do que na cidade.

Não digo que não...é bem possível e tenho tempo para descobrir isso. Tb acredito que seja precisa alguma destreza e experiência para isso. Não me vou aventurar numa coisa dessas apenas com 39 caches descbertas e 5 escondidas.
Só uma ressalva: eu não tenho nenhuma cache escondida num aspersor num jardim. Já encontrei uma sim, mas ter, não tenho.

não é necessário ter destreza para isso basta ires acompanhado pois normalmente são caches onde há mais perigos de acontecer kk coisa e ninguém dar conta ,na cidade temos de estar sempre a ver se alguem nos esta a observar e outras coisas no meio do monte andas mesmo a vontade

Por outro lado no monte, acompanhado por alguem do sexo oposto...Caso algum muggle mesmo assim nos aviste lá vamos nós ser apontados por mais um a fazer sexo no monte... :lol: :lol: :lol:
http://tesourosdeplastico.blogspot.com/ ''Mais um blog de Aventuras Geocachianas''
Imagem Imagem
Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #138 a segunda 05 set 2011, 20:04 

Stig Group Escreveu:Por outro lado no monte, acompanhado por alguem do sexo oposto...Caso algum muggle mesmo assim nos aviste lá vamos nós ser apontados por mais um a fazer sexo no monte... :lol: :lol: :lol:

Agora imagina quando vais com um amigo do mesmo sexo... [}:)]
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: segunda 08 ago 2011, 18:35

Mensagem Post: #139 a segunda 05 set 2011, 20:07 

IDILIO49 Escreveu:
Stig Group Escreveu:Por outro lado no monte, acompanhado por alguem do sexo oposto...Caso algum muggle mesmo assim nos aviste lá vamos nós ser apontados por mais um a fazer sexo no monte... :lol: :lol: :lol:

Agora imagina quando vais com um amigo do mesmo sexo... [}:)]

UIIIIIIIII...... [:(!]
http://tesourosdeplastico.blogspot.com/ ''Mais um blog de Aventuras Geocachianas''
Imagem Imagem
Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #140 a segunda 05 set 2011, 20:19 

desigualdade de criterios

Carlytos Escreveu:
SUp3rFM Escreveu:
Carlytos Escreveu:Eu já tive uma cache dessas, mas não a arquivei... coloquei-a noutro local acerca de 50m de distancia... pois aprendi que não podia estar nos muros mas também porque o Muro praticamente desapareceu naquela zona da cache!
PS: A cache agora esta debaixo de uma passadiço de madeira!

Ao menos que se aprenda com os erros, não é?
Já agora, o muro parecia-te sólido ao início?

Era solido como betão! Eram pedregulhos (blocos rectangulares) de granito com pedras menores entre eles. Escondi atrás de uma delas... resumindo: retiraram todas e ainda as arremeçaram po rio. Só lá ficou as margens do rio e o que restou do muro (esburacado)....

Creio que este exemplo do Carlytos pode ser tomado como a abordagem típica de quem esconde uma cache no muro. Pare sólido, mas o tempo vem provar que se tornou num péssimo contributo. São estes casos que nos aparecem diariamente. São os tais muros, sólidos que nem uma rocha, que são utilizados.

Isto é o que eu vejo a acontecer.

De louvar a capacidade para perceber o que se fez de mal e corrigir esse erro. É aquilo que vejo menos, infelizmente.

Sent from my iPhone using Tapatalk
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes