Bolsa de Valores Geocachiana: Alguns Exemplos

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #11 a quinta 23 ago 2012, 15:27 

Re: Bolsa de Valores Geocachiana: Alguns Exemplos

Torgut Escreveu:1) Cada vez se lê mais o acrónimo BYOP nas caches. Bring Your Own Pen. Dantes, era um aviso reservado a caches nano, por motivos obviamente incontornáveis. Hoje é ver BYOP's às mãos cheias em micros onde cabiam 3 ou 4 lápis, simplesmente porque os owners se estão gradualmente a desresponsabilizar pela inclusão do costumário material de escrita. Os que lêem os fóruns todos, lembram-se do que escrevi sobre a questão dos timings para intervir e bloquear más atitudes nascentes antes delas se converterem em normas vigentes? Ora aqui está uma com o timing perfeito.

Há dias fui averiguar uma cache minha que tinha tido um DNF e fiquei na dúvida.
Estava lá, mudei o esconderijo um pouco e só depois, ao chegar a casa, enquanto actualizava a página reparei no pormenor que indiquei na página relativamente a material de escrita aquando da publicação. Já nem sei a razão, o facto é que ficou originalmente sem material de escrita. Na altura escrevi com letras garrafais vermelhas o aviso e descarreguei obviamente a culpa noutro geocacher.
Quando estive na cache nem me lembrei de averiguar se tinha lápis ou não, o logbook estava ok portanto siga o baile.
Depois em casa, diante do aviso, ocorreu-me:
Parece que antes se dava mais atenção ao material de escrita...
A verdade é que é rara a ocasião em que, presentemente, uso o material de escrita presente nas caches. Tenho a minha fiável roller ball da Parker que até escreve em logbooks húmidos por isso acabo por descurar o cuidado com o material de escrita nas minhas próprias caches...
Algo a corrigir sem dúvida.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #12 a quinta 23 ago 2012, 15:31 

[:D] É um prazer polemizar contigo. Pena que não me ajude na desabituação postítica...

Um gajo de Letras, tem uma IMPRESSÃO PESSOAL e tira uma CONCLUSÃO PESSOAL, mas que acha... (poderia desenvolver isto mas não te quero fazer subir a febre...).

Um gajo de Ciências, tem uma IMPRESSÃO PESSOAL e procura analisa-la com as ferramentas ao seu dispor (nomeadamente numéricas, mas o soro da verdade também seria uma boa alternativa se fosse aplicado a uma amostra representativa...) de modo a tirar uma CONCLUSÃO FUNDAMENTADA, que pode ou não comprovar a sua impressão.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #13 a quinta 23 ago 2012, 16:14 

E como este tópico é para deixarmos as nossas, aqui deixo uma "impressão" de um gajo de Ciências

P@v@r0tti Escreveu:...
Se você é um geocacher que registou qualquer do 8.530.163 DNF enviados para o Geocaching.com até agora, a comunidade geocaching agradece. .
[tradução portuguesa de fonte oficial GS.com)

Se nos restantes países houver um rácio Found/DNF equivalente a Portugal terão sido registados até agora sensivelmente 200M (200 milhões de founds).

Comparando com o que é dito neste artigo (http://quartzodeplasma.wordpress.com/2012/02/23/o-planeta-terra-plastificado/) a pegada ecológica do plástico dos caixotinhos (e mesmo dos sacos de plástico que embrulham muitos) é completamente insignificante.
O que não quer dizer que não se procure que seja reduzida ao mínimo.

Isto quer dizer acabar de vez com os sacos de plástico a tapar as caches..

Ainda este fim de semana, numa muito agradável cache num cerro algarvio, lá estava um saco de 100L de capacidade a proteger muito bem a caixinha de marca tupperware.

Já deixei isto escrito em vários logs e continuarei a fazê-lo.

"O plástico com que actualmente são feitos os sacos do lixo (pelo menos no Ocidente), é biodegradável. Assim mesmo que não se mexa, ele vai-se decompor em poucas semanas...Por isso ao fim de algum tempo só temos restos de saco a envolver as caixas o que lhes retira a única vantagem que poderiam ter que é de camuflagem".
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #14 a quinta 23 ago 2012, 17:20 

Nas subidas de cotação:

Vejo uma grande motivação da comunidade de querer mudar um pouco o rumo das coisas, trabalhando em conjunto para um Geocacher melhor.

Vejo o aparecimento de muitas caches novas muito boas.

Vejo o surgimento de muitos Eventos de alto nível.

Nas descidas de cotação:

Vejo uma menor disponibilidade de tempo para estar no terreno a procurar caches.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #15 a quinta 23 ago 2012, 18:47 

jasafara Escreveu:[:D] É um prazer polemizar contigo. Pena que não me ajude na desabituação postítica...

Um gajo de Letras, tem uma IMPRESSÃO PESSOAL e tira uma CONCLUSÃO PESSOAL, mas que acha... (poderia desenvolver isto mas não te quero fazer subir a febre...).

Um gajo de Ciências, tem uma IMPRESSÃO PESSOAL e procura analisa-la com as ferramentas ao seu dispor (nomeadamente numéricas, mas o soro da verdade também seria uma boa alternativa se fosse aplicado a uma amostra representativa...) de modo a tirar uma CONCLUSÃO FUNDAMENTADA, que pode ou não comprovar a sua impressão.

Jafara, a última vez que me dei ao trabalho - algo que creio nunca mais será replicado - de te responder a estatísticas com estatísticas gostei do teu sorriso amarelo. Foi uma boa forma de mostrar o que valem as "tuas" conclusões fundamentadas por números. A última vez que "convivi" com malta da tua "escola" foi ainda nos anos 90, quando andava com a mania da especulação de acções... era vê-los nos fóruns a discutir trends, todos cheios de conclusões fundamentadas.... quem fosse tótó suficiente para dar crédito às suas impressões analisadas com ferramentas de modo a tirar conclusões fundamentadas poderia ficar a pensar que afinal a vida era tão simples... bastaria estudar onde o Jasafara estudou e, só para começar, acabar-se-iam os problemas de dinheiro... e todos os outros, que ferramenta aqui, ferramenta acolá, não só se saberia porque é que aquele gato pardo que acolá vai decidiu passar a estrada em 26 passos como também se poderia passar a saber quantas pessoas foram à cache Vilamoura em 2010 e, não a conseguindo encontrar, se decidiram sentar antes na esplanada do McDonalds a saborear um Sundae, nao tendo chegado nunca a rgeistar um DNF. Ah! De Caramelo. Se tiver sido de Morango é preciso outra fórmula.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #16 a quinta 23 ago 2012, 18:51 

prodrive Escreveu:Nas subidas de cotação:

Vejo uma grande motivação da comunidade de querer mudar um pouco o rumo das coisas, trabalhando em conjunto para um Geocacher melhor.

Vejo o aparecimento de muitas caches novas muito boas.

Vejo o surgimento de muitos Eventos de alto nível.

Nas descidas de cotação:

Vejo uma menor disponibilidade de tempo para estar no terreno a procurar caches.

Tudo muito bem, mas quando pensei no assunto interessei-me mais nos factores discretos, aqueles que vêm de fininho e se instalam como consumados no dia em que damos por eles. A desresponsabilização de colocar material de escrita é um deles, mas haverá mais do mesmo nível.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #17 a quinta 23 ago 2012, 19:00 

Torgut Escreveu:...Jafara, a última vez que me dei ao trabalho - algo que creio nunca mais será replicado - de te responder a estatísticas com estatísticas gostei do teu sorriso amarelo...

Se gostaste fico contente. O que não quero é que te zangues que não vale a pena. Não fiquei com nenhum sorriso amarelo. Reconheci que a tua "impressão" era justificada pelo rácio. Valor Absoluto/Rácio ambos são válidos dependendo do que queremos dizer. Para o caso, a tua análise foi mais correcta.
E se o reconheci e me calei ou fiquei com um sorriso amarelo, para usar a tua expressão, foi porque te socorreste de estatísticas e não de impressões ;)

PS. Espero que não tenhas perdido muito dinheiro...
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #18 a quinta 23 ago 2012, 19:21 

Torgut Escreveu:Tudo muito bem, mas quando pensei no assunto interessei-me mais nos factores discretos, aqueles que vêm de fininho e se instalam como consumados no dia em que damos por eles. A desresponsabilização de colocar material de escrita é um deles, mas haverá mais do mesmo nível.

Fugindo ligeiramente ao assunto:
E supondo que recebias um pedido de manutenção numa cache tua porque o "equipamento de escrita" estaria danificado/desaparecido, que tipo de acção tomarias sabendo que não é um elemento essencial da cache como é um logbook ou como é um recipiente inteiro no Inverno (pelo menos para mim um recipiente com a tampa partida a 15 de Junho não merece o mesmo tipo de acção que a mesma situação a 15 de Outubro)?

Irias lá de propósito, se calhasse em caminho farias um desvio para o recolocar ou deixavas para quando lá fosses fazer uma manutenção por outros motivos mais fortes?

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #19 a quinta 23 ago 2012, 20:42 

TiagoGH Escreveu:
jasafara Escreveu:Mas há outra leitura, os geocachers de 2003 eram mesmo ceguinhos [8D]

Hahhaaha afinal era isso!

Já agora, acho que o cenário em 2003 era tão diferente do actual que uma comparação qualitativa torna-se complicada. Podias fazer as mesmas contas, mas para 2007, ano em que houve uma consideravel massificação da actividade? E depois para um cenário mais recente, género do ano passado, para ver se houve mudanças positivas recentemente?

A análise incluía todos os anos de 2001 a 2012 a nível nacional.
Repetido a análise apenas para o distrito de Faro (um distrito por enquanto a salvo da praga dos PT) os resultados são os seguintes.

Imagem

Curiosamente o rácio que entre 2007 e 2009 era superior ao do país, diminuiu desde então sendo que em 2012 tem um delta de variação de quase -20%. A nível de rácio total (para o período 2001-2012) é prácticamente igual.

Claro que seria muito interessante fazer essas análises para universos mais reduzidos, mas infelizmente ainda não me deram acesso directo á BD para poder explorar os logs. Assim tenho-me de cingir ao disponibilizado pelo IAAN que para este tipo de análise só vai até ao distrito.
Imagem Imagem

Large
Large

Registado: segunda 26 abr 2010, 20:42

Mensagem Post: #20 a sexta 24 ago 2012, 00:23 

Tenho de concordar com a opinão do Torgut nas partes negativas, enquanto o BYOP acaba por não me incomodar muito pois considero um dispositivo de escrita essencial nas minhas cachadas tal como um GPS (apesar de já ter tirado fotos a logbooks por não ter dispositivo de escrita :lol: )

O que me tira do serio é "por favor seja muito discreto para assegurar a sobrevivencia da cache" e depois são incapazes de meter uma hint... [:(!]
E temos de "discretamente" revirar toda a zona num raio de 10 metros, na minha opinião o geocaching deve servir para nos mostrar o local não para andar 10 minutos a revirar todos os cantinhos e buraquinhos da rua.

Felizmente como no ultimo ano tenho feito quase sempre caches fora das cidades não tenho visto se esta situação se mantem, eu perdi a paciencia para as rotundas e para os sinais de transito, e para regressar a mesma rotunda passado 6 meses porque a cache anterior foi arquivada.

Em relação aos DNFs analizando os meu numeros acho que sou um bocado nabo mesmo apesar de recorrer varias vezes ao Helpdesk, tenho muito mais jeito para os DNFs que para os founds estou e 112 lugar nos founds e em 42 nos DNFs...
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes