[Inquérito] Geocaching VS Ambiente

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: segunda 08 ago 2011, 18:35

Mensagem Post: #11 a quinta 17 mai 2012, 12:33 

Re: [Inquérito] Geocaching VS Ambiente

Feito!

Contudo e como foi dito acima, algumas perguntas induzem à resposta.

Ou seja Paulo, em algumas perguntas mostras a tua opinião pessoal!

Mas a iniciativa é positiva.
http://tesourosdeplastico.blogspot.com/ ''Mais um blog de Aventuras Geocachianas''
Imagem Imagem
Imagem

Regular
Regular

Registado: domingo 05 fev 2012, 22:34

Mensagem Post: #12 a quinta 17 mai 2012, 12:34 

Repito aqui o que já escrevi no facebook:
"Muito sinceramente acho que as respostas a esse tipo de questionário não vão, de todo, ser estatisticamente demonstrativas da verdadeira realidade. Embora apoie e concorde, sem extremismos, com a Dulce Moreda e o Paulo Domingues relativamente às recentes situações por eles relatadas acho que este questionário e a maneira como as questões são colocadas, é, primeiro que tudo, revelador da opinião de quem o elaborou... Depois, e embora acredite na sinceridade e rigor de quem vai responder, acho que todos temos consciência de que toda a gente sabe perfeitamente o que responder para "ficar bem na fotografia"! ;o) Ou seja, "Não aceito" em toda a linha... talvez a duvida na parte do mobiliario urbano que, embora possa causar danos pessoais e alguns estragos, não se enquadra tão bem, como todas as outras questões, no tema Natureza! Resumindo e concluindo, dentro ou fora do geocaching, acho que todas as acções vão da consciência e civismo de cada um! Existem e vão existir sempre geocachers que andam nisto pelo prazer dos passeios, das paisagens, do convivio e que respeitam tudo o que os rodeia... existem e vão existir sempre pessoas com objectivos e comportamentos diferentes! Se podemos consciencializar as pessoas para mudarem os seus comportamentos? Sim, porque não..? Podemos e devemos tentar, da melhor forma possivel! Se conseguimos..? Não sei.. provavelmente não de toda a gente! Vivemos num mundo de opiniões e comportamentos diferentes, o que não é necessariamente mau! Acredito e quero acreditar que a grande maioria dos geocachers pratica um geocaching amigo da Natureza! E que assim continue...! E desculpem este bla bla bla todo! ;o)"

E Acrescento:

prodrive Escreveu:Já respondi. Gostei muito do inquérito e acho que fazem falta mais acções de sensibilização, não só aqui no fórum, mas um pouco por toda a sociedade.

Estás convidado a escrever uns artigos (ou quem se sinta habilitado para o fazer) para o portal, sensibilizando para os impactos negativos que o Geocaching tem no meio ambiente e na melhor forma de os minorar.

Leave no trace :)

Concordo!
Imagem
ImagemImagemImagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 20 out 2011, 00:04

Mensagem Post: #13 a quinta 17 mai 2012, 13:05 

Como a Dulce me respondeu no facebook, não alinho em Palhaçadas!!!!

Este inquérito é uma palhaçada, as perguntas e as respostas são feitas de forma tendenciosa, cada caso é um caso, na maioria das perguntas as respostas de forma consciente terão sempre de ser dadas de forma a nos identificarmos com extremismos ambientais. Qualquer coisa como resposdes "aceito" e és um criminoso que quer destruir o mundo, "não aceito" e sou um fanático ecológico que reciclo a água com que tomo banho para a beber, que só me desloco a pé ou de bicicleta para não poluir o ar.

Geocaching vs Natureza

Que tipos de cache/localização admites como tendo uma relação jogo (hobby)/ambiente aceitável.

Qualquer cache em qualquer local, pois pisam-se sempre pequenas plantas e/ou animais.

* Aceito
* Não aceito
* DEPENDE

Minha resposta: DEPENDE existem caches que não concordo sejam elas no meio da natureza, seja no meio de uma cidade.
Cada caso é um caso e deve ser analisado com ponderação e consciência, não concordo com exageros nem extremismos.

Caches em que se tenha de pisar jardins ou similar para lhe aceder.

* Aceito
* Não aceito
* DEPENDE

Pisar jardins? Relva? Sim claro. Jardins tipo botânicos? destruir canteiros? NÂO.
Nesta pergunta somos levados a dizer simplesmente que NÂO, um parque como por exemplo o dos Jerónimos deve ser utilizado e pisado.

Caches a simular mobiliário urbano.

* Aceito
* Não aceito
* DEPENDE

DEPENDE, se for a simular um caixote do lixo, não. Se for uma caixa de correio, por exemplo, SIM

Caches muito dissimuladas e sem dica, em zonas sensíveis, que levam frequentemente a alguns estragos na envolvente.

* Aceito
* Não aceito
* DEPENDE

As coordenadas batem certo? A qualidade de sinal GPS é boa? Existem poucos locais onde esconder a cache? SIM
Não é por ser numa zona sensível que pode levar a destruição. Criar caches que só para dificultar a vida com
mau sinal de GPS em zonas sensíveis? NÂO

Caches enterradas.

* Aceito
* Não aceito
* DEPENDE

Define enterradas??? ter um tubo na parede onde apenas 1cm da cache está abaixo do chão? SIM
Uma cache que está totalmente enterrada, por cima tem terra (não pedras) NÂO.

Caches em qualquer muro.

* Aceito
* Não aceito
* DEPENDE

Qualquer muro de pedra ou de cimento??? De cimento? SIM
Um muro de uma construção antiga? Um muro que se consegues (mais ou menos bem) tirar pedras? NÂO

Caches em muros de pedra solta.

* Aceito
* Não aceito

* Não aceito

Uma pergunta que consigo responder de forma direta!!! NÃO

Caches em que a busca posso provocar pequenos danos na propriedade alheia.

* Aceito
* Não aceito
* DEPENDE

A propriedade alheia incluir a cache do owner?? Pequenos danos incluir aos pouco ir criando caminhos pelo meio
de uma propriedade? SIM.
Destruir significa partir o portão? destruir uma vedação? Destruir canteiros? NÂO

Caches em arvores (sobreiros), mas removendo apenas cortiça.

* Aceito
* Não aceito

PALHAÇADA!!!! Tópico da cache obesidade abdominal....

Caches em arvores, utilizando pequenos furos e/ou pregos/parafusos.

* Aceito
* Não aceito
* DEPENDE

O que se entende por pequeno? Qual o tamanho e idade da arvore? É feito/posto numa zona da arvore que já se apresenta ressequida
ou numa zona que se vê que está nova?

Caches em arvores, seja qual for o dano, desde que não mate a arvore.

* Aceito
* Não aceito

Por amor de deus!!!!!!!!!!!!!

Caches em arvores, seja qual for o dano, que se lixe a arvore que há por aí muitas.

* Aceito
* Não aceito

Sem comentários...

Caches em que a sua busca prejudique a fauna local, sendo esta abundante.

* Aceito
* Não aceito
* DEPENDE

Se for para uma barragem (pesca permitida) e acampar, SIM vou pescar um belo peixe para o jantar. Apanhar caracóis? SIM
A fauna está em vias de extinção, é proibido pescar? NÂO

Caches em que a sua busca prejudique a fauna local, mesmo que sejam espécies protegidas e/ou em vias de extinção.

* Aceito
* Não aceito

Segunda pergunta que consigo responder de forma direta!!! NÃO
Se bem que devia ser melhor explicado o que se entende por prejudicar.

Caches em que a sua busca prejudique, ou mesmo mate, a fauna, flora e o próprio homem, o que interessa é a cache.

* Aceito
* Não aceito

Aqui bateu mesmo, mesmo no fundo do circo.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #14 a quinta 17 mai 2012, 13:17 

Vamos lá a ver uma coisa. As guidelines, por muito que insistam, são bem claras:

- Geocaches are never buried. If one has to dig or break ground to hide or to find the cache, then the cache is not permitted.

- Geocache placements do not damage, deface or destroy public or private property. Caches are placed so that the surrounding environment, whether natural or human-made, is safe from intentional or unintentional harm. Property must not be damaged or altered to provide a hiding place, clue, or means of logging a find.

- Wildlife and the natural environment are not harmed in the pursuit of geocaching. Geocaches are placed so that plant and animal life are safe from both intentional and unintentional harm. In some regions geocaching activity may need to cease for portions of the year due to sensitivity of some species.

Creio que estes três pontos são bem claros. Se não percebem, leiam de novo. Não é uma questão de aceitação ou não aceitação. Uma geocache que viole qualquer um deles _não pode ser publicada_.

Caso tenham alguma dúvida adicional, contactem um dos revisores voluntários.
--
BR

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 16 nov 2010, 00:26

Mensagem Post: #15 a quinta 17 mai 2012, 13:23 

para mim, a parte discutível... se eu espetar um tubo 3 cm's no chão para fixar a cache, não estou a enterrar a cache.será que se classifica como breaking ground? até aí duvido

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 20 out 2011, 00:04

Mensagem Post: #16 a quinta 17 mai 2012, 13:51 

Bruno, as guidelines são "GUIDE", tradução à letra "guia", regras de orientação.

Podes começar a arquivar Milhões de caches porque QUALQUER cache que esteja no mato, volto a dizer, QUALQUER cache que esteja no mato provoca: "intentional and unintentional harm" pisar um formiga é claramente provocar danos, pisar uma erva é causar danos...

Eu entendo a tua posição como revisor, mas sei e conheço-te e não és extremista. O que se está aqui a debater é o extremismo. Eu concordo e sigo as Guidelines mas até a própria GS, como sabes, abre excepções que à primeira vista vão contra as guidelines. Aqui o bottom line é a rigidez e o extremismo da coisa. Se te lembras no caso da cache aqui ao pé da PT, eu fui um dos que criticou e achou mal o que foi feito.

Como é? Best effort, não é? Então vamos-nos esforçar para ser moderados, coerentes e conscienciosos.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #17 a quinta 17 mai 2012, 13:56 

Caros,

Não querendo alongar-me neste tema, queria apenas deixar um parecer.

Ultimamente tem me chegado muita informação e solicitação para resolução de situações provocadas por caches colocadas e que são encontradas ou do conhecimento de não-geocachers que têm uma palavra a dizer sobre esta temática (Biodiversidade, Ambiente).

Infelizmente, não tenho possibilidade de responder a todas a solicitações e não posso continuar a dar resposta a situações que estão a crescer de forma exponencial, quer porque o número de caches colocadas tem aumentado muito, quer porque o números de pessoas que têm conhecimento do geocaching tem aumentado de forma exponencial também.

Se até ao um determinado momento acreditava que fosse possível "controlar" a actividade de modo a ter em conta o respeito pela Natureza e a propriedade privada (ou interdita), a partir desse momento deixei de acreditar que seja possível controlar de algum modo esse processo, quer porque seria necessários recursos humanos mais alargados (muitos mais voluntários da GS) para "fiscalizar", quer porque não existe em Portugal uma entidade que se responsabilize pelo Geocaching e articule a actividade com as entidades nacionais (ou seja, não existe uma Associação ou Federação que represente a actividade legalmente), e quer porque a própria GS não tem (ou não demonstra através do seus canais) um verdadeiro interesse nesse controlo.

Assim, e falo por mim, não acredito que enquanto o rumo da actividade seja o actual (notório interesse económico e de rentabilidade da empresa que o gere em deterimento da qualidade) seja possível fazer algo. Por muitos inquéritos que se façam, por muitas chamadas de atenção que se façam aos revisores e à GS, não vai mudar o rumo da massificação e do natural "descontrolo" que isso implica.

Como somos poucos nesta "guerra" de dar prioridade à preservação da Natureza em vez do "jogo" de procurar e encontrar uma cache sem olhar a meios para, e os poucos não estão organizados, não me dá qualquer alento para o continuar a fazer. É uma "guerra" claramente perdida.
Enquanto não houver um grupo organizado, o que quer que seja, que em conjunto consiga produzir algo de construtivo e qeu de facto tenha efeitos práticos, não faz sentido continuar a ocupar tempo com isto.
Se alguém algum dia se quiser organizar nesse sentido podem contar comigo. Até lá, não me vou dar ao trabalho de sequer responder, não vale a pena, mesmo.

Há muito que o rumo do geocaching deixou de ser o rumo que eu pensava que seria e que gostaria. Há muito muito tempo mesmo, talvez em 2007, 2008, não sei precisar agora, mas só recentemente perdi toda a motivação para dar o meu tempo a algo em que não acredito. Lamento.

Assim, agradeço ao Paulo o seu trabalho e tempo dispendido, mas sei que não vai dar em nada. Até pode resolver uma ou duas situações, como já o fez, mas vão ao mesmo tempo aparecer mais 10 novas que vão depois dar 10 vezes o trabalho que ele está a ter agora.

Se alguém quiser algum esclarecimento adicional ou até falar abertamente sobre este tema comigo, pode fazê-lo à vontade usando os contactos disponíveis. Agradeço que não se desenrrole aqui uma nova "novela" em torno deste tema e que todos os posts que aqui sejam colocadas sejam concretamente sobre este tema e no sentido de encontrar soluções e dar boas sugestões.
Obrigado a todos pelo tempo dispendido, e ainda bem que afinal à pessoas que se preocupam com esta temática.
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #18 a quinta 17 mai 2012, 14:16 

Não sou assim tão pessimista em relação ao Geocaching, que no fundo não é mais do que uma extensão do civismo de cada individuo.

Parte de cada um de nós, mais do que o respeito pelas Guidelines, o respeito pelos os nossos próprios princípios.

Acho muito positivo estamos aqui a discutir este tema tão pouco debatido no "Geocaching actual" e sensibilizar os novos Geocachers para o impacto negativo que a actividade pode ter no meio ambiente :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #19 a quinta 17 mai 2012, 19:57 

Em primeiro lugar obrigado a todos os que se deram ao trabalho de responder.

hulkman Escreveu:já agora uma sugestão para um próximo inquérito... se só pretendes uma resposta, tens que escolher outra opção, porque assim posso responder sim e não em simultâneo ;)

Eu não percebo nada disto [:I)], procurei soluções e apareceu-me esta. Só pelas respostas que obtive me apercebi que isso era possível.

jasafara Escreveu:Já respondi embora ache que as perguntas orientam um bocado a resposta ;)

O exemplo mais gritante é

Caches em qualquer muro.
Caches em muros de pedra solta.

Falta claramente

Caches em muros sólidos.

Outras opções para geo-holligans podem provocar respostas para o disparate...

Ao fazer o inquérito, como tinha a ideia do contexto de cada questão, fui pouco claro e ao reler vejo que algumas das questões têm uma interpretação diferente do que pretendia. Por exemplo nessa dos muros, ao referir-me a "qualquer muro" a ideia não era "qualquer" mas todos ou outro que não são de pedra solta. Tal como na primeira, a intenção era exactamente a oposta do que saiu, ou seja o extremismo.

WIMM Team Escreveu:Como a Dulce me respondeu no facebook, não alinho em Palhaçadas!!!!

Como já disse no Facebook, não vou responder a provocações e críticas destrutivas.
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #20 a quinta 17 mai 2012, 20:07 

clcortez Escreveu:Assim, agradeço ao Paulo o seu trabalho e tempo dispendido, mas sei que não vai dar em nada. Até pode resolver uma ou duas situações, como já o fez, mas vão ao mesmo tempo aparecer mais 10 novas que vão depois dar 10 vezes o trabalho que ele está a ter agora.

Obrigado Cláudio, infelizmente concordo contigo. Mas, a minha intenção não era assim tão altruísta, apenas pretendia saber se estava bem enquadrado ou não na comunidade, pelos primeiros resultados, parece-me que sim, que muitos pensam como eu. E, isso deixa-me mais confortável perante críticas. Embora, as minorias possam fazer muitos estragos a ponto de serem incontroláveis.
Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante