Que GPS comprar, outra perspectiva

O último grito em tecnologia... Novos Firmwares...

Moderadores: hulkman, migueis

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #1 a sábado 15 out 2011, 00:57 

Que GPS comprar, outra perspectiva

Muito se coloca esta questão: que GPS comprar para Geocaching? Depois, há sempre as indecisões entre os modelos que parecem mais adequados até que se toma a decisão final... e pelo caminho recolhem-se opiniões.

Mas o que eu quero dizer é algo diferente... que GPS comprar quando estamos nas mãos de um par de empresas abandalhadas que gozam de um estatuto de intocáveis mercê do quase monopolio de que usufruem? Quer dizer.. a coisas está de tal forma, depois de a Magellan ter abusado tanto que quase foi varrida do mercado, que actualmente é só mesmo a Garmin. E eu que tenho um Garmin Dakota. Que após a primeira semana de vida ia berrando devido a um bug, depois corrigido, e que me teria sido trágico se não tivesse algumas skills técnicas. Ao fim de 20 meses de vida, o revestimento aborrachado estava completamente esfolado, e aos 26 meses, já saiu todo. Também aos 26 meses, a memória interna está toda marada... para ai metade das vezes que se tiram as pilhas, não arranca e tenho que reinstalar tudo (System Software Missing). Agora, se quero usar GPS, ando com um netbook atrás e cabo mini USB. Repararam no timing cirúrgico? 2 meses após expirar a garantia. E agora faço o quê? Compro mais uma bosta Garmin?
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #2 a sábado 15 out 2011, 01:03 

Re: Que GPS comprar, outra perspectiva

O meu Magellan está quase a fazer 8 anos e continua uma maravilha. Precisão fabulástica. O ecran e as funcionalidades são uma treta, da década passada, mas continuo a gostar muito dele. Quando lhe pego, fico sempre com uma nostalgia do Geocaching "à antiga" que me proporcionou até há bem pouco tempo [:P]
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #3 a sábado 15 out 2011, 02:06 

O meu Magellan, antes de ter ficado abandonado numa cache, tinha perdido a borracha do joystick após dois meses de uso, e a tinta dos botões também ja era. Sem falar nos processos retorcidos do interface, desenhado por macacos de laboratório. Depois disso, a Magellan acabou de se enterrar com produtos cada vez piores. O facto de teres um equipamento do século passado e funcionar bem é algo irrelevante neste contexto.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Micro
Micro

Registado: domingo 25 abr 2010, 14:21

Mensagem Post: #4 a quarta 11 abr 2012, 08:07 

O meu Garmin Dakota10 "morreu" menos de 30 dias antes do fim da Garantia. Estou em Timor Leste e comprei-o em LIsboa. Contactos mail com o vendedor (de quem so tenho que dizer bem). Mando o GPS por correio (o vendedor acalmou-me, se não chegasse dentro da garantia eles davam a "volta", mais uma vez impecaveis) e tudo isto porque os Correios de Timor Leste são..O Gps chegou a Portugal e dai a uma semana recebi um mail a dizer "pode levantá-lo". Um amigo que veio de Portugal trouxe-mo. Ao abrir a embalagem UM GARMIN DAKOTA NOVO :-).
Isto tudo começou em 04 Março de 2012 a grantia Acabou a 27 de Março de 2012 e tenho-o comigo em TL desde ontem 10 Abril 2012. Que mais posso desejar?
Já o vendi e correu tudo tão bem que estou a pensar comprar um Magellan 510 eXplorist.
Doido? Talvez...
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #5 a quarta 11 abr 2012, 11:53 

Magellan, sempre!:)

Bem, estou a brincar até certo ponto, pois tenho um Magellan Meridian Platinum com 10 anos. Era uma máquina, topo de gama, na altura. Continua a ser um GPSr completamente adequando a actividades outdoor, ou fora de estrada. Não tem ecrâ a cores nem routing, mas uma excelente precisão. Outros pormenores como barómetro ou bússula faziam a diferença. A Magellan chegou a ser claramente um grande fabricante de GPSr de mão e náuticos, talvez até melhor que a Garmin à 10 anos atrás. Por exemplo, enquanto a Garmin tinha modelos com antena exterior a Magellan já tinha todos os modelos com antena interior.

No entanto, tal como já foi dito, a Magellan parou no tempo. Enquanto a Garmin lançava "brinquedos" cada vez mais "friendly" como os 60CS, com cores, routing e até jogos, ou seja, aquelas coisas que servem para alimentar o ócio em vez de puxarem pelos sentidos e cabecinha de cada um, a Magellan continuava estática, agora a tentar imitar a Garmin.
A Garmin destacou-se de tal forma que agora pode se dizer que manda neste mercado e tem cartas noutros. Quer dizer, terá até começar a cometer as asneiras típicas de quem está no topo, que é o desleixo e afastamento dos clientes finais, que afinal de contas é quem lhes paga a pensão de sobrevivência.
Hoje, a Garmin é sem qualquer dúvida a primeira escolha de quem compra um GPSr pela primeira vez e não conhece o mercado. É muito mais fácil chegar à Garmin do que a outro fabricante, a Garmin está em todo o lado, e uma boa parte que tem GPSr tem um.

Mesmo assim, continuo a dizer: antes de comprarem um equipamento GPSr ponderem as várias possibilidades. A Magellan continua no mercado e continua a ter máquinas muito boas, especialmente para o mercado náutico. Para eles o Geocaching é uma brincadeira, o que é pena, mas ainda tenho esperança que eles se virem mais para este nicho. Nitidamente a nós temos uma ideia da Magellan como um fabricante inferior à Garmin, mas apenas porque nós no ponto de vista de Geocacher não temos oferta da Magellan que nos satisfaça. Agora, se forem comprar um iate vão lá ver que máquina é que eles têm lá montada no tablier de madeira nobre em frente aos bancos de pele branca...;)
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sexta 20 jan 2012, 13:33

Mensagem Post: #6 a quarta 11 abr 2012, 12:12 

Eu tenho tb um Magallan Meridien Color e como deixei de ter actualizações para este GPS (inclusive comprei o sotfware de navegação para carro), optei em Janeiro para o Geocaching comprar um Garmin Etrex 20.
ImagemImagemImagem
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #7 a quarta 11 abr 2012, 12:13 

clcortez Escreveu:Nitidamente a nós temos uma ideia da Magellan como um fabricante inferior à Garmin, mas apenas porque nós no ponto de vista de Geocacher não temos oferta da Magellan que nos satisfaça. Agora, se forem comprar um iate vão lá ver que máquina é que eles têm lá montada no tablier de madeira nobre em frente aos bancos de pele branca...;)

Não tinha conhecimento desse pormenor, mas agora que o mencionas, tudo faz sentido.
Tive duas situações no mar em que a Magellan me deixou surpreendido.

- Quando tirei a carta de Patrão Local, na prova prática fomos num iate xpto para a barra do Tejo. O GPS que lá estava instalado era um Magellan, igualinho ao primeiro que tive/ainda tenho mas que pouco uso (excepto para tirar as coordenadas quando escondo uma cache nova).

- Na cartografia de origem do meu Magellan, melhor assinaladas do que as estradas estão as bóias de sinalização à entrada dos portos. Fiz a ligação de barco entre Setúbal e Tróia e diria que as bóias estão assinaladas com a precisão de uma cache ;)

Provavelmente não foi à toa que o nome da empresa foi inspirado num dos maiores navegadores: Fernão de Magalhães :)

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sexta 20 jan 2012, 13:33

Mensagem Post: #8 a quarta 11 abr 2012, 12:28 

Em termos de qualidade do material nada tenho a acrescentar à Magallan, agora o interface para o caching e software (gestão de caches, etc) acho que a garmin está imbatível e estou a comparar um Meridian Color (custou 600 + 200 aérios) com um Etrex em que a Ciclonatur incluí com mapas topográficos.
Se é para Caching claramente a Garmin!
ImagemImagemImagem
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #9 a quarta 11 abr 2012, 14:56 

prodrive Escreveu:Provavelmente não foi à toa que o nome da empresa foi inspirado num dos maiores navegadores: Fernão de Magalhães :)

Provavelmente..não mesmo! É que tem tudo a ver:)

E que tu eras o Patrão já tinhamos todos percebido... [8D]
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #10 a quarta 11 abr 2012, 15:12 

clcortez Escreveu:E que tu eras o Patrão já tinhamos todos percebido... [8D]

Apenas local [:D]

Voltar para GADGETS & GIZMOS