Quantidade vs Qualidade?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #1 a quarta 02 jun 2010, 13:15 

Quantidade vs Qualidade?

Indo amanhã visitar a Quinta da Regaleira e esperando conseguir fazer uma cache que há muito tempo tenho referenciada para fazer e com o mistério resolvido (aliás foi há tanto tempo que ontem não encontrava a solução e tive de o refazer...), estive a reler e analisar os logs efectuados.

Assim além dos interessantes comentários sobre frigoríficos [:)] e de aparentemente e espantosamente ainda não ter sido feita pelo Prodrive que não voltou lá depois de um DNF há mais de três anos, deparei-me com esta muito interessante note do Bargão Henriques, que achei deliciosa, por verificar que realmente o assunto em referência é mesmo recorrente [:D]. Por consulta á minha BD GSAK em 14 de Março de 2005 e que tenham sobrevivido até recentemente tínhamos 181 caches. Mesmo tendo em conta que poderá ter havido algumas centenas arquivadas, seriam sempre concerteza, menos de um milhar... E o pessoal já estava preocupado que a quantidade desse cabo da qualidade [:)]. Talvez actualmente já não se possa ser tão optimista como ele e afirmar que "O GEOCACHING EM PORTUGAL ESTÁ A SEGUIR UM RUMO MUITO BOM!!!!", mas que terão sido manifestamente exageradas todas as vozes que ao longo do tempo têm condenado a quantidade, tanto de caches, como de geocachers, isso para mim não oferece dúvidas [;)]. Entre muitas outras, refiro uma das mais recentes caches, em data de colocação (2010/05/28) e de um geocacher também recente (2009-11-01) e que não me parece ficar a dever (num dos eixos mais importantes realçados pelos Históricos que é o de mostrar sítios que merecem ser visitados) a muitas das mais antigas. Temos de ser optimistas e pensar que o Futuro será melhor do que o Passado, senão somos "Velhos do Restelo" [:)]
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #2 a quarta 02 jun 2010, 13:30 

Re: Quantidade vs Qualidade?

Curto e... conciso (sem chapéu de reviewer):

Estou farto das choraminguices do "antigamente é que era bom". Se não se habituam às mudanças, em particular no geocaching, não são obrigados a praticá-lo. Move on!

Até porque no "antigamente", já havia muitos disparates. A esmagadora maioria dos que se observam agora já foram inventados há anos atrás, aqui mesmo, em Portugal. Existiam em menor número. Tudo é proporcional.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #3 a quarta 02 jun 2010, 13:30 

Concordo! Apesar de actualmente existirem mais caches más que há uns 3 anos... também é verdade que existem mais caches boas... É a evolução natural das coisas!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #4 a quarta 02 jun 2010, 15:54 

Jasafara,
Parabens pela escolha do local para passar o feriado de amanhã!
A Regaleira é uma quinta absolutamente fascinante, visitei em 2009 mais ou menos por esta altura e prometi lá voltar porque meio dia soube a pouco!
A cache é "a cereja em cima do bolo", simplesmente adorei e espero que te divirtas tanto quanto eu me diverti naquelas galerias e túneis fabulosos!
Quanto ao assunto "Quantidade vs Qualidade", na minha opinião ha cada vez mais caches de elevadíssima qualidade em Portugal, eu vejo owners criativos, empenhados, tenho conhecido pessoas humildes, generosas, tenho feito boas amizades e continuo a divertir-me tanto ou mais como no meu primeiro dia de Geocaching.

Caches más? Sempre houve, continua a haver, e de certeza que a pior ainda está para vir.
So what?!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #5 a quarta 02 jun 2010, 16:44 

jasafara Escreveu:Mesmo tendo em conta que poderá ter havido algumas centenas arquivadas, seriam sempre concerteza, menos de um milhar... E o pessoal já estava preocupado que a quantidade desse cabo da qualidade [:)]. Talvez actualmente já não se possa ser tão optimista como ele e afirmar que "O GEOCACHING EM PORTUGAL ESTÁ A SEGUIR UM RUMO MUITO BOM!!!!", mas que terão sido manifestamente exageradas todas as vozes que ao longo do tempo têm condenado a quantidade, tanto de caches, como de geocachers, isso para mim não oferece dúvidas [;)]. Entre muitas outras, refiro uma das mais recentes caches, em data de colocação (2010/05/28) e de um geocacher também recente (2009-11-01) e que não me parece ficar a dever (num dos eixos mais importantes realçados pelos Históricos que é o de mostrar sítios que merecem ser visitados) a muitas das mais antigas. Temos de ser optimistas e pensar que o Futuro será melhor do que o Passado, senão somos "Velhos do Restelo" [:)]

Tudo tem a ver com a forma como olhas para o copo: Se o vires meio cheio, verás que há caches tão boas ou melhores que antigamente e se o vires meio vazio verás que há caches tão más ou piores que antigamente. Simples! Está tudo na tua cabeça.

jasafara Escreveu:... e de aparentemente e espantosamente ainda não ter sido feita pelo Prodrive que não voltou lá depois de um DNF há mais de três anos.

Efectivamente ainda não a encontrei. Estive lá há uns anos com a família e na altura fizémos DNF. Como é um recinto onde se paga para entrar, ainda não senti necessidade de lá voltar apenas para logar a cache. Concerteza que lá voltarei para revisitar a quinta (já perdi a conta às vezes que lá fui) e nessa altura procurarei novamente a cache. Não me faz comichão ter essa cache por encontrar. Pode ser que coincida com uma Milestone mais ou menos redonda ;)

Regular
Regular

Registado: domingo 16 mai 2010, 18:33

Mensagem Post: #6 a quarta 02 jun 2010, 20:14 

Com peso e medida ambas são necessárias.. e mesmo que de forma desmedida aparecem sempre extremos entre as caches medonhas e a excelência..

Acerca da mentalidade é como tudo... a história de no meu tempo.... no meu tempo... há e existirá sempre.. mas no meu tempo fazia-se geocaching, agora faz-se ainda mais se possível... Venham elas..

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #7 a segunda 07 jun 2010, 16:45 

No feriado de 3 de Junho, entre várias dezenas de caches que encontrámos, havia duas que nos deixaram completamente de queixo caído: Casa do Partriarca, um dos containers mais originais e criativos que já vi até hoje e Homenagem ao Fogueteiro que nos brindou com um magnífico container artesanal perfeitamente enquadrado no meio envolvente.

Tanto uma como a outra estão provalmente no Top 10 de containers mais originais que já vimos até hoje 8-)

Regular
Regular

Registado: quinta 03 jun 2010, 21:16

Mensagem Post: #8 a terça 08 jun 2010, 22:06 

Apesar de ser um geocacher a modos que recente, e com pouca experiencia, sou um daqueles que o bicho entrou para nao mais me largar e nao vou a lado nenhum sem ver se existe caches na zona
Mas nos "poucos" meses de geocaching ja reparei que existem cada vez mais (quantidade) caches e sinceramente acho que a quantidade neste caso nao é qualidade muito pelo contrario, acho que se poe cada vez mais caches apenas por por, cada vez mais se metem para dizer que sim e que se tem muitas o que a meu ver tira um bocado a intençao da coisa: a avaliaçao do local devia se rmais rigorosa e criteriosa assim como se devia pensar se o local tera o mesmo significado paisagistico, espiritual...para os outros.
A titulo de exemplo e sem referir a cahe em questao, qual é a logica de fazer uma cache para celebrar o aniversario de um ente querido ou colocar uma cache onde a menos de 200 metros ja existe outra com a mesma paisagem e intensao e/ou coocar cahes numa aldeia/vila só porque moramos ou temos casa de ferias lá e achamo la bonita o que nao falta sao aldeias bonitas...por isso nao ficam interessantes
acho que isso e um pouco falta de respeito sem contar que estas caches alem de nenhum valor intrinseco ai sao faceis de fazer é chegar e ja esta, ou seja sem dificculdade e sem interesse.
Nao seria de repensar a avaliaçao e por exemplo os primeiros 5 a chegar a cache avaliar em sim e nao e depois consoante a avaliaçao manter ou nao a cache??quem diz 5 diz 10...
Colocar caches por colocar nao vale de nada....e eu aqui na minha zona(sintra/ericeira) sei bem o que isso é ja perdi muito tmpo com cahes simples e sem merito algum.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #9 a terça 08 jun 2010, 22:22 

Shidoki Escreveu:...Nao seria de repensar a avaliaçao e por exemplo os primeiros 5 a chegar a cache avaliar em sim e nao e depois consoante a avaliaçao manter ou nao a cache??quem diz 5 diz 10....

Tens sempre a opção de fazeres tu uma leitura crítica ás logs anteriores e decidires se te parece interessante de fazer ou não. De resto parece-me perigoso ser 'polícia' do gosto. Se uma cache 'má' não estiver a ocupar uma coordenada que mereceria ser ocupada por uma 'boa' deixa haver caches más. Também existem muitas boas. Em sei que é dificel escolher e a tendência (pelo menos par mim) é ir a todas, mas se calhar temos de combater essa tendência e escolher as caches a fazer, como se escolhe um filme ou teatro a ver, vendo a descrição, as logs, etc.etc.
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 28 abr 2010, 15:10

Mensagem Post: #10 a terça 08 jun 2010, 22:24 

"shinoca" acho que estás a ofender muitos geocachers ao falares assim, ao generalizares e ao falares de algumas coisas.
este jogo é "livre", ou pelo menos tenta ser, de modo a que cada um pode jogar como quer e deseja, isto é dentro das guidelines e respeitando todos.
se não gostas de fazer caches em aldeias só porque sao mais uma aldeia, n faças. Eu vou continuar a fazer porque adoro conhecer cada um desses pequenos espaços.
se não gostas de caches faceis, "drive in e afins", não faças. Para mim uma cache como essa pode ser tão ou mais interessante que outra qualquer mais facil ou mais dificil, uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Podia eumerar mais um numero de coisas, mas acho que não vale a pena.
Resumindo, não gostas, não fazes. ;)
Rock Hard Ride Free!
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes