desigualdade de criterios

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

TB
TB

Registado: domingo 25 abr 2010, 12:58

Mensagem Post: #161 a terça 06 set 2011, 02:48 

Re: desigualdade de criterios

Algumas duvidas:

Todos aqueles que vêm aqui escrever que as caches nos muros são terríveis, já alguma vez reportaram essa situação aos revisores quando encontram uma num muro? Em todas? Ou limitam-se a escrever aqui no forum e a loga-las como se não se lembrassem onde as encontraram?

Já aqui foi demonstrado que caches enterradas são proibidas e caixas da electricidade são potencialmente perigosas e não devia ser utilizadas. Ainda não passaram 3 meses desde os premios Gps e as caches nomeadas sempre foram apresentadas como caches de topo e exemplos a seguir. Porque não retiram do concurso as enterradas e as escondidas em caixas de electricidade?

Se todos reportarmos aos owners e aos revisores as caches que estão em muros e elas não puderem continuar assim das duas uma: ou assistimos à maior transferência de esconderijos de caches alguma vez visto ou a um arquivamento em massa.
ImagemImagem ImagemImagem

Regular
Regular

Registado: sexta 11 mar 2011, 11:12

Mensagem Post: #162 a terça 06 set 2011, 09:26 

pimigas Escreveu:Algumas duvidas:

Se todos reportarmos aos owners e aos revisores as caches que estão em muros e elas não puderem continuar assim das duas uma: ou assistimos à maior transferência de esconderijos de caches alguma vez visto ou a um arquivamento em massa.

Para já sugeria que os revisores contactassem todos os owners e lhes pedissem que desactivassem as caches "irregulares".
Deveria ser interessante...

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #163 a terça 06 set 2011, 11:12 

É Bom lembrar que os containers das challenges não prejudicam o meio envolvente, portanto é sempre uma opção...
Os Americanos também proibiram containers nos parques e depois nasceram as Earthcaches...
Como vêm há muitas opções...
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: segunda 08 ago 2011, 18:35

Mensagem Post: #164 a terça 06 set 2011, 11:44 

IDILIO49 Escreveu:É Bom lembrar que os containers das challenges não prejudicam o meio envolvente, portanto é sempre uma opção...
Os Americanos também proibiram containers nos parques e depois nasceram as Earthcaches...
Como vêm há muitas opções...

Bem ao entrar as Challenges neste tópico vamos começar a falar de outro assunto que é ''quem é a favor ou não dos challenges'', contudo acho que não é a mesma coisa é como a earthcache...Não se tem aquele ''prazer'' de perder-mos 10, 15, 30 min. ou mais de uma hora a procura do ''tesouro'' [:D]

Senão se pode colocar em muro nenhum então que não se coloque, senão se pode colocar em aspersores então que não se coloque, como já aqui foi dito senão se pode colocar dentro de objectos que estejam enterrados mesmo que não seja ''todo enterrado'' então que não se meta, agora quem sai prejudicado nisto é quem é honesto, porque das poucas caches feitas que tenho (poucas comparadas com alguns ''Super Geocachers'' :D ), para ai 5% não destroiem património, mas isso deve-se ao facto de haver geocachers e geocachers. Muito honestamente tenho colegas com quem faço Geocaching que chamo a atenção para o sitio onde procuram eles até pedras de calçada arrancam... [V]
http://tesourosdeplastico.blogspot.com/ ''Mais um blog de Aventuras Geocachianas''
Imagem Imagem
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #165 a terça 06 set 2011, 12:03 

pimigas Escreveu:Todos aqueles que vêm aqui escrever que as caches nos muros são terríveis, já alguma vez reportaram essa situação aos revisores quando encontram uma num muro? Em todas? Ou limitam-se a escrever aqui no forum e a loga-las como se não se lembrassem onde as encontraram?

Não tenho o hábito de denunciar aos revisores caches nessas condições, mas tenho o hábito de alertar os owners para a situação, nos logs que escrevo e que são públicos para quem quiser consultar. Algumas vezes os owners respondem alegando que é um SUPER MURO, outras vezes olham para o lado e outras vezes crispam-se todos. Enquanto tiver consciência, continuarei a fazê-lo.
pimigas Escreveu:Já aqui foi demonstrado que caches enterradas são proibidas e caixas da electricidade são potencialmente perigosas e não devia ser utilizadas. Ainda não passaram 3 meses desde os premios Gps e as caches nomeadas sempre foram apresentadas como caches de topo e exemplos a seguir. Porque não retiram do concurso as enterradas e as escondidas em caixas de electricidade?

Não é objectivo da organização ter qualquer intervenção humana na selecção de caches, mas acho que sim, que esse deveria ser um critério de avaliação dos Geocachers aquando das votações.
pimigas Escreveu:Se todos reportarmos aos owners e aos revisores as caches que estão em muros e elas não puderem continuar assim das duas uma: ou assistimos à maior transferência de esconderijos de caches alguma vez visto ou a um arquivamento em massa.

A exepriência que tenho é que há cada vez menos as caches em muros, sobretudo nas caches novas. Volta e meia lá encontro uma cache bem antiga num muro de pedra, e penso: "que falta que o Geopt fazia em 2003!"
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 31 jul 2011, 19:54

Mensagem Post: #166 a terça 06 set 2011, 12:05 

Por muito que se tente, as caches nos muros, aspersores, enterradas pela metade etc vão continuar a ser um realidade.
Começar agora a desactivar caches penso não ser solução. Tentar começar do "zero" a partir de agora, poderá ser solução...mas a médio/longo prazo. É implementar uma regra clara e concisa sem que esta possa interferir em caches já publicadas até aqui. É +- como os contratos da banca :mrgreen:
Vai também partir da honestidade do owner na publicação da cache. Ok...o revisor pede-lhe uma foto...e ele em vez de tirar a foto ao muro tira a foto ao lado, mas depois efectivamente esconde a cache no muro pq é mais porreiro. Resultado? A cache é publicada ilegalmente, sem conhecimento real do revisor. Depois vão 2 tipos de geocachers fazer essa cache. O 1º...é um geocacher que se preocupa com a envolvência do local, encontra a cache, pondera sobre o muro, vê que até é sólido e pouco provável de ser destruído...e faz o log e parte para outra. O 2º geocacher, pensa exactamente como o 1º ... mas segue a regra e faz a denúncia da ilegalidade da cache.

2 cenários possíveis:
1º - O Geocaching continua a ser como sempre foi, em que muros continuarão erguidos e muros serão deitados abaixo,
2º - O Geocaching tornar-se-á uma caça à bruxa onde o mau ambiente devido às denúncias poderá vir ao de cima.

Tudo passa pelo civismo e consciência de cada um. Cabe a cada geocacher ter a noção do que está a fazer bem ou mal.

Não estou sinceramente a ver como instituir a proibição total de forma bilateral e de pleno concenso.

É a minha modesta opinião.

Geocoin
Geocoin

Registado: segunda 08 ago 2011, 18:35

Mensagem Post: #167 a terça 06 set 2011, 12:05 

avlis Escreveu:
pimigas Escreveu:Algumas duvidas:

Para já sugeria que os revisores contactassem todos os owners e lhes pedissem que desactivassem as caches "irregulares".
Deveria ser interessante...

Isso seria uma optima ideia se o pessoal fosse todo honesto, penso que grande maioria agiria correctamente e desactivava porque penso que muitas delas terão surgido como a cache que deu origem a este tópico (uma má interpretação das guidelines, como foi dito uma leitura a cinzento), que por má interpretação e por existirem tantas ''mal'' posicionadas os geocachers tende a meter caches identicas as que fizeram, por estupido que possa ser muitas das caches ''mal colocadas'' são as que dão mais gozo e prazer de se fazer pelo que são essas que são recordadas e essas que tendem a ser imitadas, dai o numero de caches irregulares cada vez ser maior, algumas os revisores apanham como foi o caso da minha porque os owners abrem o jogo mas aqueles que não o fazem e não lhe perguntam saem para jogo e vai aumentando as estatisticas. Contudo tambem haverá geocachers que ''cagam'' no assunto e não desactivam a cache só porque lhes foi pedido, ou bem que começam a ser arquivadas desde que bem justificadas por mais do que uma pessoa ou então não vale apena... [V]
http://tesourosdeplastico.blogspot.com/ ''Mais um blog de Aventuras Geocachianas''
Imagem Imagem
Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #168 a terça 06 set 2011, 12:07 

Não tenho o hábito de denunciar aos revisores caches nessas condições, mas tenho o hábito de alertar os owners para a situação, nos logs que escrevo e que são públicos para quem quiser consultar. Algumas vezes os owners respondem alegando que é um SUPER MURO, outras vezes olham para o lado e outras vezes crispam-se todos. Enquanto tiver consciência, continuarei a fazê-lo.

Aí está! Essa é a postura...a meu ver. Tudo passa pela educação e pelo cahamar à atenção.

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #169 a terça 06 set 2011, 12:08 

prodrive Escreveu:Não tenho o hábito de denunciar aos revisores caches nessas condições, mas tenho o hábito de alertar os owners para a situação, nos logs que escrevo e que são públicos para quem quiser consultar. Algumas vezes os owners respondem alegando que é um SUPER MURO, outras vezes olham para o lado e outras vezes crispam-se todos. Enquanto tiver consciência, continuarei a fazê-lo.

Aí está! Essa é a postura...a meu ver. Tudo passa pela educação e pelo cahamar à atenção.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #170 a terça 06 set 2011, 12:11 

jotapesantos Escreveu:Tambem se aflorou aqui um assunto que eu gostava de ver dicutido, por já ter tido uma situação com o SUp3rFM em que não fiquei convencido e gostava de a colocar a discussão para esclarecimento.

Trata-se do problema das caches enterradas.

Coloquei uma cache embutida na extremidade de um tronco de madeira, cuja outra extremedidade enterrei, sem usar nenhum instrumento (pá) para o fazer. Não está aqui em causa o sítio onde enterrei mas o método usado para a esconder.
Na altura tambem fui enviado para as GL da GS e lá não tambem não fiquei esclarecido, porque a única coisa que eu li foi que não se podem usar instrumentos para enterrar as caches. A cache não estava enterrada, só o tronco, e sem uasr instrumentos para o fazer.
Não era preciso escavar para encontrar a cache.

Era esse o problema que eu gostava de ver debatido, para ações futuras.

Esclareçam-me por favor .
Posso ou não esconder uma cache nessas condições?

Creio que aqui ainda há mais zonas cinzentas que nos muros de pedras. Confesso que no início também tive dificuldade de encaixe de algumas situações (não as dos aspersores, porque me parece senso-comum que não são um esconderijo didático). Contudo, na mesma linha de raciocínio dos muros de pedra que o Saw Castro tão bem sintetizou, compreendo e concordo em absoluto com os critérios estabelecidos.
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes