Desafios-G Janeiro 2019 - Almeidara

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Regular
Regular

Registado: segunda 06 ago 2012, 00:48

Mensagem Post: #61 a quinta 31 jan 2019, 20:50 

Re: Desafios-G Janeiro 2019 - Almeidara

Excelente desafio! E, este mês, a existência do Desafio foi mesmo um factor determinante para ir encontrar umas geocaches!
Então, das 104 que o jasafara amavelmente juntou na bookmark, conhecia 20 [uma delas com duplo DNF recente].

Este mês conheci mais 3, superando assim o Desafio. Ainda não coloquei os registos em dia, mas coloco em breve.

Para começar estive em Lobriga pros lados dos Hermínius, onde eventualmente o Sr. Comínio e a sua esposa deram à luz um forte bebé de seu nome, Viriato, há uns 2200 anos atrás.

Depois passei pelas encostas da Serra do Caramulo em busca de uma cache dedicada a um percurso cheio de vitamina C e pontos de interesse, mas que não tive oportunidade de percorrer ainda.

Para terminar, estive num local que, supõe-se assinalar/comemorar a realização do sacrifício, de um porco, ordenado por dois romanos, Rufino e Tiro, e oferecido por dois povos, os Viaminicori e os Petravioi, a duas divindades indígenas, Crouga e Ioeva.

Obrigado prodrive pelo desafio, concordo que a listing é meio caminho andado para a satisfação com as geocaches "Almeidara". Dá-me imenso gozo quando uma geocache me leva a pesquisar mais sobre um determinado local.
Parabéns a todos que se desafiaram, e um Bom GeoAno Novo à comunidade (geopt-) !

E venha o próximo! [:P]

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #62 a quinta 31 jan 2019, 21:49 

J.Greg Escreveu:...Para terminar, estive num local que, supõe-se assinalar/comemorar a realização do sacrifício, de um porco, ordenado por dois romanos, Rufino e Tiro, e oferecido por dois povos, os Viaminicori e os Petravioi, a duas divindades indígenas, Crouga e Ioeva...]

Às vezes as listings do Almeidara são um pouco ficcionadas...mas nada de grave.
O Prof. José Hermano Saraiva também tinha algumas teses não muito consensuais no ponto de vista histórico e não deixava de ser um fantástico comunicador [:D]
Imagem Imagem

TB
TB

Registado: terça 16 set 2014, 15:02

Mensagem Post: #63 a quinta 31 jan 2019, 23:29 

J.Greg Escreveu:Excelente desafio! E, este mês, a existência do Desafio foi mesmo um factor determinante para ir encontrar umas geocaches!
Então, das 104 que o jasafara amavelmente juntou na bookmark, conhecia 20 [uma delas com duplo DNF recente].

Este mês conheci mais 3, superando assim o Desafio. Ainda não coloquei os registos em dia, mas coloco em breve.

Para começar estive em Lobriga pros lados dos Hermínius, onde eventualmente o Sr. Comínio e a sua esposa deram à luz um forte bebé de seu nome, Viriato, há uns 2200 anos atrás.

Depois passei pelas encostas da Serra do Caramulo em busca de uma cache dedicada a um percurso cheio de vitamina C e pontos de interesse, mas que não tive oportunidade de percorrer ainda.

Para terminar, estive num local que, supõe-se assinalar/comemorar a realização do sacrifício, de um porco, ordenado por dois romanos, Rufino e Tiro, e oferecido por dois povos, os Viaminicori e os Petravioi, a duas divindades indígenas, Crouga e Ioeva.

Obrigado prodrive pelo desafio, concordo que a listing é meio caminho andado para a satisfação com as geocaches "Almeidara". Dá-me imenso gozo quando uma geocache me leva a pesquisar mais sobre um determinado local.
Parabéns a todos que se desafiaram, e um Bom GeoAno Novo à comunidade (geopt-) !

E venha o próximo! [:P]

Este relato é o melhor exemplo da qualidade das caches do almeidara, e de como suscitam em quem lê as listings a vontade de de saber mais. A listing é mesmo metade da satisfação, concordo plenamente.

jasafara Escreveu:Às vezes as listings do Almeidara são um pouco ficcionadas...mas nada de grave.
O Prof. José Hermano Saraiva também tinha algumas teses não muito consensuais no ponto de vista histórico e não deixava de ser um fantástico comunicador [:D]

Acho que nas caches ficcionais se percebe bem que é ficção. Já no caso do Prof. José Hermano Saraiva, uma pessoa ouvia embevecida, mas não sabia bem onde começava a aldrabice. Não que isso me impedisse de gostar de ouvir.

Aproveito para atualizar o meu palmarés com os logs já feitos:
GC1WHYV - Palácio do Visconde de Juromenha
GCXT34 - Mastermind [Lisboa]
GCWQ23 - São Jerónimo [Lisboa da Expansão]
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 22 jul 2012, 18:14

Mensagem Post: #64 a sexta 01 fev 2019, 00:13 

Verdade!

No caso da Lost Tribe a história da listing é ficção ou, no limite, baseada numa lenda local. Se assim for, lendas de ataques de formigas gigantes é coisa que abunda para aqueles lado. Inclusive, na minha terra Natal, a Mêda, existe uma lenda semelhante.

A verdade é que, de qualquer modo, o antigo povoado medieval, parece ter sido abandonado à pressa. Levaram tudo excepto as pedras da igreja.

Aquando da visita pouco descobri acerca do Bogalhal Velho. Apenas que antes se denominava de Santa Maria de Porto de Vide. Para além das ruínas o enquadramento paisagístico é um assombro!

No próximo mês fará um ano que se iniciaram estes desafios. E olhando para trás apenas me trazem excelentes memórias dos bons momentos que me proporcionaram.

Espero sinceramente que o entusiasmo se mantenha por muito tempo!

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #65 a sexta 01 fev 2019, 11:18 

Obrigado a todos os que se desafiaram e também pelo feedback dado, que nos motivou a prestar mais atenção às caches do almeidara e ao seu extraordinário legado :)

TB
TB

Registado: terça 16 set 2014, 15:02

Mensagem Post: #66 a sexta 01 fev 2019, 19:51 

ZéSampa Escreveu:Verdade!

No caso da Lost Tribe a história da listing é ficção ou, no limite, baseada numa lenda local. Se assim for, lendas de ataques de formigas gigantes é coisa que abunda para aqueles lado. Inclusive, na minha terra Natal, a Mêda, existe uma lenda semelhante.

A verdade é que, de qualquer modo, o antigo povoado medieval, parece ter sido abandonado à pressa. Levaram tudo excepto as pedras da igreja.

Aquando da visita pouco descobri acerca do Bogalhal Velho. Apenas que antes se denominava de Santa Maria de Porto de Vide. Para além das ruínas o enquadramento paisagístico é um assombro!

No próximo mês fará um ano que se iniciaram estes desafios. E olhando para trás apenas me trazem excelentes memórias dos bons momentos que me proporcionaram.

Espero sinceramente que o entusiasmo se mantenha por muito tempo!

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk

Não fazia ideia que formigas gigantes, ou formigas em geral, faziam parte do imaginário do interior de Portugal. Fui a ver e parece que é mesmo uma coisa séria:
http://www.lendarium.org/tag/3714/

Sobretudo para explicar o abandono de povoações, desde Meda a Gavião.

Quem diria que o imaginário popular português também tem muito de ficção científica...
Anterior

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes