Spot e/ou similar

O último grito em tecnologia... Novos Firmwares...

Moderadores: hulkman, migueis

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #1 a quarta 19 jan 2011, 19:26 

Spot e/ou similar

No tópico [Tour] Aldeia da Pena o jasafara falou no Spot e no Tópico da 7º arte voltou a falar. Parece-me ser um "zingarelho" muito interessante, principalmente para pessoas que como eu, gostam de andar na montanha sozinhos e muitas vezes com condições atmosféricas adversas. Mas, os custos são um bocado altos (eu sei/acho ;) que a minha vida vale mais, mas...). Alguém conhece algo parecido? E, não era possível criar um programinha para os télélés inteligentes para enviar umas mensagens automáticas? Eles até têm GPS e em muitos tarifários as mensagens são grátis!

Ficava-se limitado a zonas que tenham rede, mas a cobertura até não é assim tão má, em alguns sítios [:I)] Outro problema seria a bateria com o GPS sempre activo.

Eu sei que isso pode ser feito manualmente, mas, pelo menos eu, quando estou na montanha não me lembro muito dessas coisas ;) Vá lá que ultimamente já faço uns telefonemas a dizer que vou começar determinado percurso!
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #2 a quarta 19 jan 2011, 19:36 

Re: Spot e/ou similar

Paulo_Domingues Escreveu:No tópico [Tour] Aldeia da Pena o jasafara falou no Spot e no Tópico da 7º arte voltou a falar. Parece-me ser um "zingarelho" muito interessante, principalmente para pessoas que como eu, gostam de andar na montanha sozinhos e muitas vezes com condições atmosféricas adversas. Mas, os custos são um bocado altos (eu sei/acho ;) que a minha vida vale mais, mas...). Alguém conhece algo parecido? E, não era possível criar um programinha para os télélés inteligentes para enviar umas mensagens automáticas? Eles até têm GPS e em muitos tarifários as mensagens são grátis!

Ficava-se limitado a zonas que tenham rede, mas a cobertura até não é assim tão má, em alguns sítios [:I)] Outro problema seria a bateria com o GPS sempre activo.

Eu sei que isso pode ser feito manualmente, mas, pelo menos eu, quando estou na montanha não me lembro muito dessas coisas ;) Vá lá que ultimamente já faço uns telefonemas a dizer que vou começar determinado percurso!

Para principio de conversa uma explicação.
A grande vantagem do SPOT é funcionar por satélite e portanto ser utilizado em zonas sem cobertura GSM. Por isso os custos são mais elevados, visto basear-se em SMS via satélite (no caso do SPOT os GlobalSat). Existem tanto quanto sei vários esquemas de localizadores GSM com custos muito menores. Na verdade o enviar o SMS com as coordenadas GPS parece-me fácil. A vantagem do SPOT e de outros localizadores GSM é disponibilizarem sites onde se pode seguir o track.
Em Portugal não sei se haverá assim muitas zonas sem cobertura GSM, mas admito que em algumas zonas remotas ainda existam áreas mal cobertas... Por exemplo no Rio Teixeira não havia cobertura...
No entanto eu comprei o SPOT especialmente para as minhas expedições Africanas em que fora das localidades e principais eixos viários não há cobertura GSM.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #3 a quarta 19 jan 2011, 19:39 

já viste estes:

http://handheld.softpedia.com/get/GPS/G ... 4759.shtml
http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=549517

isto para windows mobile... deve haver coisas destas para várias plataformas!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #4 a quarta 19 jan 2011, 20:24 

Outra questão que se tem de ter atenção é que para um sistema deste ser eficaz tem de se ser disciplinado... A vantagem do SPOT é que como é um sistema proprietário que só serve para aquilo, só temos de nos preocupar em o ligar de manhã e desligar à noite e de estar sempre em linha de vista com os satélites (no pará-brisas se no carro, ou pendurado numa mochila se em andamento). Com um telemóvel isso já é mais complicado, por norma estão dentro dos bolsos o que se mantêm a cobertura GSM pode fazer perder a do GPS. E depois há a questão da bateria que já foi referida. O SPOT com pilhas de lítio funciona ininterruptamente durante 10 dias a enviar as coordenadas periodicamente.
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #5 a quarta 19 jan 2011, 20:58 

E, agora têm mais um brinquedo novo que parece ainda mais interessante!!

Sem dúvida que este é o sistema ideal, mas os outros poderiam "desenrascar" com custos menores ou mesmo nulos.

Os custos, pelo que vi, parece-me que são cerca de 180 € na compra mais cerca de 150 € por ano (dependendo das opções), confirmas?
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #6 a quarta 19 jan 2011, 21:49 

eu cheguei a fazer uma coisa no trabalho para este fim... de forma a seguir os comerciais. Mas enviava para um servidor da empresa, ligando-se de 15 em 15 minutos. Como era um serviço, corria sem ser necessária interacção do utilizador, desligando a internet de seguida... procurando na net é capaz de haver algo semelhante, mas para enviar sms!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #7 a quarta 19 jan 2011, 21:51 

Paulo_Domingues Escreveu:E, agora têm mais um brinquedo novo que parece ainda mais interessante!!

Sem dúvida que este é o sistema ideal, mas os outros poderiam "desenrascar" com custos menores ou mesmo nulos.

Os custos, pelo que vi, parece-me que são cerca de 180 € na compra mais cerca de 150 € por ano (dependendo das opções), confirmas?

Ainda não tinha visto a outra geringonça...
É verdade estou a pagar €149 por ano com todas as opções ativas, incluído a de resgate (que espero que nunca precise, mas que sei quem já a utilizou a partir da Sibéria...)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #8 a quarta 19 jan 2011, 21:52 

hulkman Escreveu:eu cheguei a fazer uma coisa no trabalho para este fim... de forma a seguir os comerciais. Mas enviava para um servidor da empresa, ligando-se de 15 em 15 minutos. Como era um serviço, corria sem ser necessária interacção do utilizador, desligando a internet de seguida... procurando na net é capaz de haver algo semelhante, mas para enviar sms!

Sim. De certeza que há. O problema mesmo é manter a recepção GPS activa para que o SMS consiga enviar as coordenadas... Isso para um carro ou camião é muito fácil. A pé já não é bem assim.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #9 a terça 25 jan 2011, 12:47 

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 17 nov 2010, 13:35

Mensagem Post: #10 a terça 25 jan 2011, 13:53 

Confesso que não consigo perceber a real vantagem deste em relação ao PT - tirando redes sociais e ser à prova de água... Mas depende do telemóvel, e se cairmos à água, não serve de muito termos o spot sequinho com o telemóvel a pitgar... Para além de ser mais um ponto de falha - se o telemovel fica sem bateria o spot não funciona... E se houver algum problema, é mais fácil carregar num botão do spot (que para funcionar correctamente tem de estar acessível, seja num braço, seja pendurado na mochila) que sacar o telemóvel do bolso, abrir a aplicação, e carregar num botão da aplicação... (em relação a este ponto já me calei - já vi isto na página):

On device SOS button for standalone emergency operation

;-)
Imagem
Próximo

Voltar para GADGETS & GIZMOS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes