Opá... Neste assunto posso dar-te umas luzes... Espero ainda ir a tempo.
Neste momento as 3 melhores action cameras em termos de relação qualidade/preço são:
GoPro Hero HDContour HD 1080pDrift HD170Com uma ligeira vantagem para as duas primeiras, pelas suas melhores capacidades weatherproof e pelo modo de gravação a 60fps (720p) que permitem.
Não é perfeitamente claro, qual é a melhor.
As opiniões favorecem a GoProHD, na imensa diversidade de sistemas de fixação e numa leve melhoria de imagem, quase imperceptível em relação à Contour.
Esta "melhoria" de imagem deve-se provavelmente ao facto da GoPro saturar um pouco mais que a Contour (mais esbatidas) dando a ideia de imagens mais "bonitas".
De qualquer forma, este facto é irrelevante, dado que tudo isso deve e pode ser corrigido depois, na edição.
Diferenças principais e efectivas entre as duas são, 170º de tela e submersão até 60m na GoProHD, versus, 135º e prova de água (não submersível) para a ContourHD
No comparativo da Motociclismo de Novembro, a GroProHD venceu por 1 ponto sobre a ContourHD, e no popular site
point.of.view.camerasa GoProHD continua a ser dada como a melhor.
Se o teu critério for qualidade de imagem e versatilidade, eu acho que entre as duas, o factor decisivo será mesmo o preço!
A Drift tem duas vantagens em relação às outras duas. Controlo remoto e um pequeno LCD que permite avaliar logo a imagem (se bem que, com lentes a 170º não há receios em que as coisas fiquem fora da objectiva).
A imagem da Drift é também muito boa. Os suportes de fixação são do sistema RAM, faz 0.5m submersa, não sendo à prova de água com a utilização do microfone externo.
A experiência que tenho é com as GoPro. Neste momento tenho uma GoProHD, que substituiu uma GoProSD (modelo anterior). É sobre estas que te posso falar.
O interface é um pouco tosco, mas depois de configurada na prática, só vais utilizar dois botões. Os sistema de fixação é extremamente simples e eficiente. Tens essencialmente 3 tipos de fixação. Por braçadeira (para fixar a qualquer tubo), por uma poderosa ventosa (para superfícies lisas, vidro, plástico e metais) e por adesivo. Os adesivos fixam uns suportes que permitem o encaixe e desencaixe da máquina. Estes adesivos são do tipo 3M VHB (Very High Bond), ou seja de espuma de acrílico, e servem na indústria para fazer soldagens a frio, entre metais e outros materiais. Uma fixação realmente perturbante. Finalmente tens ainda algumas opções de fixação por fita.
As câmaras são robustas até mais não, desde que fechadas no seu invólucro, que lhes confere a robustez e capacidade de descerem até 60mts de profundidade debaixo de água. São totalmente fiáveis.
O único problema que lhe consigo apontar, é o facto desta GoProHD estar sujeita ao efeito de embaciamento. Dado que a câmara se encontra encerada numa caixa de acrílico em determinadas situações, tende a acumular condensação junto à lente. Para esse fim, a GoPro comercializa umas tiras de silicone gel, para colocar dentro da caixa a fim de minorar o problema.
E pronto, acho que é tudo o que te posso dizer sobre estes fabulosos gadgets.
Neste momento, o preço de qualquer uma delas ronda (por cima) os 300€. A GoPro pode ser adquirida através de vários kits, tendo cada um deles um conjunto de suportes diferentes.
É um gadget caro, que apenas recomendo se efectivamente existirem necessidades de uso com alguma frequência. Não é uma câmara de mão (embora possa ser usada assim), falta-lhe uma série de características para poder ser usada desta forma convenientemente (LCD, zoom, etc).
Alguma questão, estás à vontade.
Espreita a minha galeria no vimeo:
http://vimeo.com/user3071191/videosTens aqui também outros vídeos interessantes do tipo de utilização possível (tem em atenção que a edição final, tem também uma importância elevada no efeito final):
Efeito slowmo das 60fps:
Pelos ares:
Literalmente pelos ares:
Efeito interessante de pole mount:
Mais uma imagens fantásticas:
Cumps!
Daniel.