Como esconder uma letterbox hybrid

Um espaço onde poderás colocar todas as tuas dúvidas acerca das guidelines do geocaching.

Moderador: prodrive

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #61 a segunda 24 nov 2014, 08:12 

Re: Como esconder uma letterbox hybrid

Kinder Escreveu:
MightyReek Escreveu:Em todas as caches tem que haver uso de GPS em pelo menos um ponto.

Não são os misterios/puzzles em pontos intermédios que fazem com que uma cache seja Mistério.
O que faz uma cache Mistério é as coordenadas publicadas não serem as do 1º ponto e para encontrar as coordenadas do 1º ponto (ou do Final se apenas tiver 1 ponto), ter que se resolver algum tipo de enigma.

Enviado de cima de um tractor com o iPhone numa mão e uma chave de fendas na outra

Uma última questão. Então se eu der as coordenadas inicias na página da cache e depois para avançares na cache tiveres de ir resolvendo enigmas e avançar lendo pistas posso colocar com multi (e atributo field puzzle) ? É que a única diferença entre isto e uma letter é o carimbo?

Espero que não pareça uma pergunta absurda.

Sim.
Sem carimbo = Multi
Com carimbo = Letter

Enviado de cima de um tractor com o iPhone numa mão e uma chave de fendas na outra
Imagem Imagem Imagem Imagem

Site Admin

Registado: quarta 04 jul 2012, 00:23

Mensagem Post: #62 a segunda 24 nov 2014, 16:53 

MightyReek Escreveu:Uma Letter tem que ter um carimbo, não tem mais qualquer obrigação que as outras caches não tenham.
Se as coordenadas publicadas são do 1º ponto é uma Multi, se as coordenadas são irrelevantes e é necessário resolver alguma coisa para descobrir as iniciais é Mistério, independentemente do resto do progresso. Qualquer uma das anteriores tem que ter uso de GPS para descobrir pelo menos uma das Etapas. Se levar carimbo é Letterbox, se não levar não é...

Não tinha a ideia que a diferença fosse só esta!!

Normalmente crio uma multi quando quero fazer algo simples, com (muito) poucos pontos e com a indicação das coordenadas de um ponto para outro. Crio uma quando quero algo mais complexo, com alguma história a contextualizar a "coisa", e recorrendo o mínimo possível à utilização de coordenadas/gps.

Sendo o carimbo a única distinção entre uma multi e uma letterbox diria que, na verdade, o conceito de letter fica tão reduzido que este tipo de caches (letter) deixa de fazer sentido.

Tenho a impressão que a comunidade em geral, quando vê uma letterbox está à espera de algo invulgar.

TB
TB

Registado: sábado 23 fev 2013, 00:28

Mensagem Post: #63 a segunda 24 nov 2014, 17:05 

MightyReek Escreveu:
Kinder Escreveu:
MightyReek Escreveu:Em todas as caches tem que haver uso de GPS em pelo menos um ponto.

Não são os misterios/puzzles em pontos intermédios que fazem com que uma cache seja Mistério.
O que faz uma cache Mistério é as coordenadas publicadas não serem as do 1º ponto e para encontrar as coordenadas do 1º ponto (ou do Final se apenas tiver 1 ponto), ter que se resolver algum tipo de enigma.

Uma última questão. Então se eu der as coordenadas inicias na página da cache e depois para avançares na cache tiveres de ir resolvendo enigmas e avançar lendo pistas posso colocar com multi (e atributo field puzzle) ? É que a única diferença entre isto e uma letter é o carimbo?

Sim.
Sem carimbo = Multi
Com carimbo = Letter

Já me tinha apercebido que a diferença entre uma multi e uma letter, é muito reduzida, mas para ser uma letter, não precisa também obrigatoriamente de ter um documento que ajude na concretização da mesma?

Apesar de saber desta diferença quase insignificante, penso como o xptopt, pois quando vejo uma a ser publicada, penso sempre numa cache fora do normal e que terá algo de bastante diferente de uma multi, o sabor é outro.

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 27 ago 2014, 19:01

Mensagem Post: #64 a segunda 24 nov 2014, 17:47 

luis serpa Escreveu:
MightyReek Escreveu:
Kinder Escreveu:

Sim.
Sem carimbo = Multi
Com carimbo = Letter

Já me tinha apercebido que a diferença entre uma multi e uma letter, é muito reduzida, mas para ser uma letter, não precisa também obrigatoriamente de ter um documento que ajude na concretização da mesma?

Apesar de saber desta diferença quase insignificante, penso como o xptopt, pois quando vejo uma a ser publicada, penso sempre numa cache fora do normal e que terá algo de bastante diferente de uma multi, o sabor é outro.

Nunca fiz uma, mas pelas experiências que outros geocachers já trocaram comigo, penso que seja algo que seja memorável, algo que te vai marcar, uma aventura única.

Porque motivo houve 8 letterbox vencedoras num total de ?20? Premios GPS 2013?
Se calhar já teem a resposta.
:)

Uma letterbox tem de marcar pela originalidade e criatividade do owner, tens de ficar ansioso por descobrir o proximo ponto, nas outras apenas tens de descobrir as coordenadass finais.
Epá, não te xateies... vai fazer geocaching que isso passa ;)

Imagem
Imagem

TB
TB

Registado: terça 19 jun 2012, 21:50

Mensagem Post: #65 a segunda 24 nov 2014, 17:54 

Julgo que a letter tende a ser mais elaborada que uma multi...tenho a ideia que a multi é vista mais como uma viagem cultural por exemplo...e a letter leva mais a aventura. Tenho na ideia que a letter na dua listing costuma ter associada uma historia normalmente inventda pelo owner para proporcionar uma aventura diferente ao geocacher, uma involvencia diferente daí aproveitem para trabalhar maos no conteiner e em todo o conjunto...pelo menos é o que acontece por cá ( Madeira)

RubenVasconcelos

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: domingo 11 set 2011, 09:32

Mensagem Post: #66 a segunda 24 nov 2014, 17:57 

Além disso uma multi funciona mais à base de coordenadas e a letter mais por pistas.
Imagem

TB
TB

Mensagem Post: #67 a segunda 24 nov 2014, 17:59 

Exactamente

RubenVasconcelos

TB
TB

Registado: sábado 23 fev 2013, 00:28

Mensagem Post: #68 a segunda 24 nov 2014, 18:26 

É verdade que quando vejo uma letter, automaticamente associo a uma cache bem elaborada e com uma vertente mística por trás da mesma, mas de um ponto objectivo, não considero que esta é mais bem elaborada que uma multi ou até uma mistério que tenhas várias etapas. Já fiz caches destes dois tipos, cujos containers são bem arranjados, possuem enigmas ao longo da mesma e até possuem também histórias fictícias na página da listing, que também por vezes, está muito bem elaborada, pelo menos falando na minha experiência na Terceira. Mesmo assim, sabendo isso, quando vejo uma letter, fico sempre entusiasmado e intuitivamente penso que será uma boa cache, mas isto também pode advir do facto de existirem apenas 8 na ilha.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 16:44

Mensagem Post: #69 a segunda 24 nov 2014, 18:28 

Isso é tudo a ideia que têm, mas de facto o Mightyreek já explicou as diferenças.

Tudo o que vêem numa Letterbox Hybrid pode estar numa Multi e vice-versa, só que a Letterbox tem que ter o Carimbo.
Of all the things I've lost, I miss my mind the most. Let see if I can find it with a GPS.

TB
TB

Mensagem Post: #70 a segunda 24 nov 2014, 18:59 

Sim sem duvida o carimbo é a diferença marcante. Mas como diz o luis serpa...tambem quando vejo uma letter associo logo a uma cache diferente e fico a espera de algo mais surpreendente que não apenas o carimbo no final.

RubenVasconcelos
AnteriorPróximo

Voltar para DÚVIDAS SOBRE GUIDELINES

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes