Dúvida Software

Ferramentas, utilitários e outro tipo de software de apoio à prática do geocaching e outras actividades de ar livre.

Moderadores: hulkman, migueis

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #21 a sábado 04 jan 2014, 01:24 

Re: Dúvida Software

lol, por acaso sou fâ do C:Geo, quando não tenho o GPS por perto.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #22 a sábado 04 jan 2014, 01:26 

Ei, isso do cachesense é a pagantes!!!

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #23 a sábado 04 jan 2014, 01:30 

EU testei-o, não simpatizei com o interface, com os métodos, com a organização, com o visual, e descartei-o. Uso o Cachesense para estudar planos de acção, por exemplo, quando estou em viagem, para ver as caches da imediaçoes e, usando a fotografia de satélite, como chegar até elas. E também, num cenário completamente diferente, para colmatar asneiras - é a cache que me esqueci de mandar para o GPS, a que tem o listing desactualizado por alguma razão que não entendo, etc etc.

P.S. - Isso do Cachesense, a última vez que olhei, só era a pagantes para uma versão melhorada cujas melhorias estavam longe de ser essenciais. Eu paguei, porque a facilidade de lidar com imagens de satélites era uma delas... e assim como assim, andei a pagar 25 Eur por ano à Garmin para ter Birdseye, bem podia pagar 3 Eur para todo o sempre a um bacano que faz um excelente trabalho.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #24 a sábado 04 jan 2014, 01:31 

OK... ele mudou a cena... já cá não está quem falou :-)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #25 a sábado 04 jan 2014, 01:35 

RuiJSDuarte Escreveu:Ei, isso do cachesense é a pagantes!!!

Mas tu chateas-te de dar 3,74€ por um programa que consideres bom?
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #26 a sábado 04 jan 2014, 01:38 

Pois... também não compreendo esta alergia. Quer dizer... compreendo... para a maioria de nós é uma herança de outros cenários e de outros tempos onde de facto nos sentiamos "roubados" pelos valores pedidos e então, feitos Robins dos Bosques roubavamos nós... mas longe vão os tempos dos MS Office a 700 Eur. Hey... são 3 Eur! Normal... é um bem, quere-se, paga-se. Quem trabalha tem direito à remuneração, sobretudo quando pede... 3 Eur.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #27 a sábado 04 jan 2014, 01:41 

Não, mas considero o C:Geo bom (mesmo muito bom) e é à borla. :)

Claro que sim, em relação ao pagamento de quem produz... era só o que faltava querermos tudo à borla. :)
A questão é quando arranjamos a "mesma coisa" free, e legal, como é o caso.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #28 a sábado 04 jan 2014, 13:34 

Ok, não é a minha onda! :) A minha cena é mesmo o GPS!
Utilizo o BaseCamp mais como gestão de trilhos e mapas onde as caches e afins ficam escondidinhos lá no cantinho e onde após as filtragens aparecem umas quantas no mapa... mas é uma cena de mapas e não de bases de dados como o programa que acompanha o Cachebox para o PC (ou o GSAK).
Utilizo o C:geo no modo Live da mesma forma que o Torgut utiliza o cachesence apenas quando o que necessito não está no GPS. Aparentemente o CacheBox fará algo do género... se o tempo permitir, amanhã testarei para ver se é tão ou mais simples/intuitivo que o C:geo em caso de "emergência".

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #29 a segunda 06 jan 2014, 00:54 

Pois eu uso o cachebox como tu usas o gps. Tenho todas as caches no wincachebox e depois vou exportando o que quero dependendo para onde vou. Nem sequer uso a parte live. Foram raras as vezes que fui live para obter as caches no cachebox.

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #30 a segunda 06 jan 2014, 10:04 

hulkman Escreveu:Pois eu uso o cachebox como tu usas o gps. Tenho todas as caches no wincachebox e depois vou exportando o que quero dependendo para onde vou. Nem sequer uso a parte live. Foram raras as vezes que fui live para obter as caches no cachebox.
Sent from my GT-I9505 using Tapatalk

E aí reside o cerne da questão.
Provavélmente utilizando os mesmos GPXs que retiro da Tool (para o BaseCamp) e colocando no Wincachebox obterei uma boa base de dados com (ainda) mais opções de filtragem para poder carregar o CacheBox, do que aquelas que tenho actualmente porque o BaseCamp não está voltado para as caches em si e sim para os mapas e trilhos. Coisa que o C.Geo não faz, ficando tudo o que tivermos disponivel no aparelho em si.

Agora, para uma utilização exporádica, em casos em que não disponha do GPS para o efeito acho que ambas têm alguns pontos bons.
É mais simples retirar as caches live no cachebox pois temos algumas definições que podemos alterar como o Raio e afins, no C:Geo tiras as 20 mais perto.
No cachebox as da ignore List também são descarregadas, no C:Geo não me lembro.

A grande diferença para mim estará no interface e na facilidade de interação com o mesmo, antes da habituação.
Sendo que no cachebox fiz 3 pesquisas em locais diferentes (Lisboa, Loures e Torres Novas) apreciei que ao ligar o programa ele me desse a opção logo de escolher a que queria, aparecem as três listas logo no inicio. Poupa-se tempo. No C:Geo temos de ir mudar a coisa.
Depois disto o facto de temos os botões todos ali (cachebox) no ecrã permite que se mude rápidamente de uma cache para outra e se leiam as listings e afins (no C:Geo temos de andar para a frente e para trás para o fazermos) e a interação com o mapa (um dos botões) permite que se tenha uma noção de onde andamos e a relação com as outras caches na área (no C:geo nunca fiz isto porque não é assim tão obvio, se não se estiver com o mapa live).
São pontos que me pareceram bons no CacheBox.

De resto, no que diz respeito à navegação, acho mais simples e "clean" o apresentado pelo C:geo.
Não percebi se se pode utilizar o mapa satélite no CacheBox, no C:geo é simples de o fazer, tal como escolher um qualquer dos outros.
A navegação por bussola no C:Geo é mais simples, o destaque é dado à mesma. No cachebox temos uma panólia de outros elementos no ecrã (no tablet não me fez diferença sem ser o ruído visual, no telemóvel deve fazer, muita) sendo que não consegui que a coisa apontasse para a cache (apesar da distância diminuir e de no final ambos me apresentarem um erro de 8 metros para o gz real - não tinha GPS para confirmar o erro "real").

Ps - no Cachebox não percebi como ou mesmo se dá para fazer o registo na hora.

Fiz a coisa sem definir ou alterar fosse o que fosse, num tablet de 7` e com net (exatamente o que tenho feito nas minhas poucas cachadas com o C:Geo).
Em termo de intuitividade não tenho dúvidas que chego a bons resultados mais fácilmente no C:Geo do que no Cachebox.
AnteriorPróximo

Voltar para UTILITÁRIOS/OUTROS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes